Por que a ferrugem apareceu nas framboesas e como tratá-la?
Framboesas são uma cultura muito popular que muitos residentes de verão decidem cultivar. Esta planta pode sofrer de várias doenças. No artigo de hoje, analisaremos por que as framboesas sofrem de ferrugem e como tratar essa doença.
Visualizações
A ferrugem da framboesa é uma das doenças infecciosas mais comuns. A doença é causada por fungos microscópicos, eles são chamados de ferrugem. A doença é caracterizada pela ocorrência frequente, principalmente em áreas de clima úmido. Em primeiro lugar, trata-se da região do Mar Negro e do Extremo Oriente.
As formas mais comuns de ferrugem são preto e branco. Ambas as doenças demonstram diferenças no que diz respeito não apenas aos patógenos, mas também às manifestações sintomáticas.
Preto
A ferrugem negra pode ser ativada pelo perigoso fungo Phragmidium rubi idaei (Pers). A propagação da doença ocorre em vários estágios.
- Com o início da estação da primavera, manchas muito pequenas com uma tonalidade amarela brilhante começam a aparecer no topo das folhas. É um esporóide que se assemelha a pequenas almofadas.
- Crescimentos esféricos marrons aparecem na parte inferior.
- No futuro, essas bolas certamente vão escurecer, e após a queda das folhas no outono, o parasita consegue sobreviver com tranquilidade ao inverno bem na folhagem, escondendo-se assim das baixas temperaturas.
A olho nu, é possível identificar as manifestações do tipo de ferrugem da framboesa em consideração apenas por pontos amarelados nas folhas. Normalmente, esses pontos são numerosos e são claramente visíveis. Além disso, a doença em questão pode ser determinada pela queda precoce das placas das folhas da planta.
É necessário levar em consideração o fato de que o aparecimento de uma praga perigosa pode afetar negativamente não só o nível de rendimento, mas também a estabilidade da cultura no inverno.
laranja
Este tipo de ferrugem da framboesa pode ser causado por outro fungo perigoso chamado Gymnoconia peckiana. Certos indicadores da doença em questão são os mesmos que no caso da ferrugem negra. No entanto, existem sintomas que diferem da doença anterior.
- No período do início da primavera, surge nas framboesas um grande número de rebentos fracos com folhagem com deformação.
- Você também pode notar que as partes inferiores das placas de folha são cobertas por bolas, que se caracterizam não por marrom, mas por uma cor laranja brilhante.
- Gradualmente, as folhas afetadas começam a secar e enrolar. Eles caem com a chegada de junho.
Colunar
Uma forma da doença, como a ferrugem colunar, também é distinguida. Esta doença é caracterizada pelas seguintes manifestações.
- Na maioria das vezes, a doença se faz sentir no meio da estação de cultivo.... Ao mesmo tempo, manchas amareladas não muito brilhantes começam a cobrir o topo das placas das folhas. Um residente de verão pode notar que crescimentos incomuns de um tom laranja apareceram em sua parte inferior. Esses elementos são ferrugem com esporos. Externamente, esses sintomas lembram muito o mosaico de folhagem.
- Com o tempo, esses esporos assumem a forma de cabelos amarelados. É possível vê-los bem apenas através de uma lupa - são esporos de cogumelos de inverno Cronartium ribicola Dietr.
- Gradualmente, as folhas da planta infectada começam a secar e, em seguida, caem dos galhos muito cedo... Perto de meados de agosto, o arbusto fica quase 25% nu e, no outono, a folhagem não permanece nos galhos.
Razões para o aparecimento
A principal causa da manifestação de uma doença chamada ferrugem é a infecção pelos esporos dos fungos acima. Organismos microscópicos começam a parasitar folhas de framboesa e se multiplicam com a mesma rapidez.
Mesmo que a cultura seja fornecida com cuidado competente e regular, é impossível eliminar e prevenir completamente a ferrugem.
Vejamos os principais fatores que podem desencadear a ativação de uma doença grave da framboesa.
- Muita rega pode facilmente causar ferrugem.
- A doença geralmente ocorre se as plantações de framboesas são muito grossas. Isso é especialmente verdadeiro para o alto nível de umidade do ar.
- Cuidados inadequados são outro motivo comum para o aparecimento de ferrugem nas framboesas. Por exemplo, se o residente de verão não retirar as folhas caídas, isso pode levar ao fato de que a praga hibernará sem problemas, após o que continuará a parasitar nos arbustos.
- Se for percebido que o pouso está doente, isso pode indicar um verão muito chuvoso, bem como certas características do clima de uma determinada região.
Medidas de controle
Uma variedade de medidas de controle são eficazes contra a ferrugem. Um residente de verão pode usar produtos químicos especiais, remédios populares, técnicas agrícolas ou medicamentos modernos, como o bio. Vamos considerar quais são os recursos de todas as técnicas listadas.
Produtos químicos
Os fungicidas são mais comumente usados para tratar framboesas. São compostos sintetizados artificialmente. Esses agentes demonstram uma eficiência muito alta na luta contra a ferrugem da framboesa, mas ao mesmo tempo podem diferir em um certo nível de toxicidade.
Por isso, é melhor usar esses fundos antes de colocar os frutos. Durante o período de floração, o uso de fungicidas não é permitido.
Atualmente, os residentes do verão usam uma variedade de produtos químicos para tratar framboesas da ferrugem. Com a ajuda deles, é possível tratar eficazmente a doença em questão. Os melhores são os seguintes produtos populares:
- líquido de bordeaux;
- Pico da Abiga;
- "Poliram DF";
- "Kuproksat";
- "Cumulus DF".
Remédios populares
Muitos jardineiros, jardineiros, para se livrar dos problemas com as framboesas, recorrem ao uso de remédios populares testados pelo tempo. É preciso levar em consideração o fato de que eles são realmente eficazes nas fases iniciais do desenvolvimento da doença.
A principal vantagem dos remédios populares é seu conteúdo natural. Nenhum composto tóxico é esperado em tais misturas.
É permitido o uso de soluções e tinturas caseiras em quase todos os momentos. Não é proibido fazer isso pouco antes da colheita da framboesa.
Vamos conhecer algumas receitas populares de remédios populares que são eficazes no combate à ferrugem.
- Você precisa tomar 10 ml de solução de álcool iodado. Este componente deve ser dissolvido em 10 litros de água. Depois disso, a composição resultante pode ser usada para processar as plantas 3 vezes a cada dois dias.
- É necessário cortar e moer o absinto, encher o balde com ele até a metade. O líquido em temperatura ambiente é adicionado ao absinto, após o qual é enviado para infusão em um espaço sombreado até que uma espuma característica seja formada. Na próxima etapa, a mistura precisará ser filtrada e diluída com líquido 5 vezes. As framboesas da ferrugem precisam ser processadas de várias maneiras.
- 2/3 dos baldes são enchidos com cinza de madeira e, em seguida, água é derramada. Os ingredientes devem ser infundidos ao sol, mexendo ocasionalmente. Quando a superfície da solução adquire uma tonalidade amarelada, a tampa deverá ser cuidadosamente drenada e o restante deverá ser diluído 2 vezes com água. Depois disso, você pode lidar com o tratamento de plantas contra a ferrugem.
- Você precisa de 5 colheres de sopa de carbonato de sódio... Deve ser dissolvido em 10 litros de água.A esses componentes principais também são adicionados 100 g de sabão em pó na forma de aparas. A mistura deve ser infundida por várias horas, após o que a folhagem da framboesa deve ser bem pulverizada com a solução.
Técnicas agrotécnicas
É possível se livrar da doença da framboesa por meio de vários métodos agrotécnicos. Esses procedimentos são usados principalmente para prevenir a ferrugem. A sua principal essência resume-se a manter o plantio competente e o cuidado dos arbustos.
Considere as regras básicas que devem ser seguidas para combater as doenças das plantas.
- O plantio de framboesas não deve ser excessivamente espesso, caso contrário, a planta será suscetível a muitas doenças.
- O arbusto deve ser podado regularmente. A coroa da framboesa deve ser bem desbastada.
- As folhas caídas no outono devem ser removidas imediatamente, sem adiar esta operação para mais tarde.
- De vez em quando, o residente de verão deve examinar cuidadosamente o mato para avaliar sua condição. Se a folhagem afetada for encontrada, ela deve ser completamente removida. Se houver muitos desses elementos, eles devem ser removidos junto com os brotos.
- O arbusto de framboesa não deve ser plantado na área onde a framboesa anterior crescia 1-2 anos antes.
Deve-se ter em mente que os predecessores mais ideais das framboesas são as leguminosas anuais, os cereais, o alho, o pepino, a cebola e a abobrinha.
É necessário garantir que morangos, tomates, batatas e outras culturas de erva-moura não coexistam com framboesas.
Biológicos
Para salvar as plantas de doenças, você pode recorrer ao uso de produtos biológicos modernos. No cerne de tal popular entre os residentes de verão, significa que existem cepas de vários microrganismos. Eles são capazes de matar efetivamente "provocadores" de doenças pretas e laranja. Ao mesmo tempo, tais medicamentos não são caracterizados pela toxicidade, portanto, podem ser utilizados ainda na fase de plantio da frutificação (uma semana antes da colheita).
Os mais populares e eficazes são os seguintes produtos biológicos:
- “Respeito 25%”;
- Strektar;
- Fitolavin, VRK;
- "Akanto Plus, KS";
- Fitosporin;
- "Abacus Ultra, SE".
Profilaxia
Prevenir a ferrugem é muito mais fácil do que tentar curá-la mais tarde. Vamos considerar em detalhes várias das medidas preventivas mais eficazes que protegerão as plantas de doenças.
- É importante escolher os locais certos para o plantio de framboesas. Evite plantar em terras baixas ou muito perto de outras plantas ou edifícios na área.
- Deve-se evitar o espessamento excessivo das plantações de framboesa. Mesmo que o tamanho do lote seja pequeno, é melhor “sacrificar” uma das mudas do que colocá-las em locais fechados. A menor distância permitida entre os furos é 70-80 cm.
- No período do início da primavera, até os botões incharem, as framboesas devem ser tratadas com absolutamente qualquer produto químico ou biológico. Também é permitido o uso de uma mistura de uréia na concentração de 8%. Com isso, é possível prevenir o desenvolvimento de ferrugem, bem como saturar a planta com as substâncias e nutrientes necessários.
- As folhas caídas devem ser removidas imediatamente e depois queimadas ou simplesmente transferidas para uma longa distância da framboesa.
- A poda da framboesa deve ser feita de vez em quando. Com isso, será possível evitar o espessamento da coroa.
- É muito importante seguir todas as outras regras para cuidar da planta. Não devemos esquecer de capinar, soltar o solo, fazer curativos adequados, bem como cobertura morta.
O comentário foi enviado com sucesso.