Como lidar com os ácaros da aranha em framboesas?
Acredita-se que a prevenção seja a melhor solução contra a ocorrência de insetos e outras pragas nos arbustos com framboesas. No entanto, as medidas preventivas nem sempre podem proteger as plantas do aparecimento de ácaros nelas. Essa praga pode causar sérios danos às lavouras, é muito importante se livrar dela a tempo, usando medicamentos modernos e seguros. Além disso, para derrotar o parasita nas plantações hortícolas, é muito importante saber como ele se parece.
Descrição
O ácaro-aranha é um pequeno artrópode de tonalidade avermelhada ou esverdeada, dificilmente visível sem lupa, o carrapato não chega a 0,6 mm de comprimento, se falamos de fêmeas, os machos costumam ter metade do tamanho. Grandes colônias desta praga são especialmente visíveis.
A teia de aranha que esse parasita deixa nas plantas é a mais fácil de notar, principalmente na folhagem ou nos frutos, quase sempre pode ser vista.
É a teia de aranha que indica que esse parasita provavelmente atacou as framboesas.
O ácaro-aranha é muito despretensioso. Se ele se fixou nas framboesas, depois de um tempo poderá aparecer em arbustos, árvores e flores próximos. Além disso, ele gosta especialmente de plantas que crescem em uma estufa.
O ácaro-aranha é onipresente; está ausente apenas na Antártica. Alimenta-se dos sucos de uma variedade de plantas e é indiscriminado em sua dieta. Por isso, para além das framboesas, pode também estragar as uvas da horta e várias árvores de fruto.
Ao absorver os sucos das folhas e frutas, os ácaros parecem sugar a vida das plantas. Eles começam a ficar amarelos lentamente e desbotam. Se você não agir a tempo, mesmo em uma estação, a prole de um ácaro-aranha será capaz de destruir um arbusto inteiro de uma planta.
Outro perigo dessa praga é que ela carrega consigo uma variedade de doenças que podem ferir as plantas na presença de um carrapato. Freqüentemente, trata-se de doenças fúngicas, virais e de vários tipos bacterianas.
Se um ácaro parasita em arbustos de framboesa, eles perdem suas folhas muito rapidamente, crescem lentamente, pequenos parasitas podem ser visíveis no verso (parecem pequenos pontos avermelhados ou verdes), manchas de uma tonalidade acastanhada podem começar a aparecer nas folhas .
Razões para o aparecimento
A causa mais comum de infestação de arbustos de framboesa no jardim são eles próprios. Muitas vezes, vendedores inescrupulosos não realizam o tratamento prescrito das plantas, vendendo-as já infectadas. Se, na hora de escolher uma muda, aparecerem nas folhas teias de aranha ou várias manchas (de tonalidade branca a escura), é melhor recusar e escolher outra.
É importante saber que os ácaros muitas vezes hibernam no solo comprado. Por algum tempo, eles podem não aparecer, como dizem, até que surjam condições favoráveis para eles.
Para evitar o aparecimento do parasita, é recomendável desinfetar previamente qualquer solo comprado.
Um método de calcinação a quente é o mais adequado para isso.
Ovos de carrapatos podem ser carregados por pássaros, insetos e também por humanos. Os carrapatos podem ser facilmente trazidos para casa de uma horta infectada, onde começarão a se estabelecer com segurança nas plantas domésticas.
O ácaro-aranha é especialmente ativado em arbustos de framboesa em climas quentes e secos.
O que pode ser processado?
Nem sempre é possível se livrar de um ácaro-aranha na primeira vez, mas se um parasita for encontrado, isso pode e deve ser feito o mais rápido possível.
Para se livrar dos carrapatos, apenas preparações acaricidas especiais são usadas.
Os inseticidas contra insetos são impotentes aqui, porque um carrapato não é um inseto, mas um artrópode da classe dos aracnídeos.
Além dos produtos químicos, também existem os agentes biológicos, mas eles fazem efeito após algumas horas.
Os remédios populares costumam ser impotentes contra o ácaro-aranha, mas se a praga ainda não for grande, você pode tentar borrifar com decocções e tinturas em ingredientes de ervas. Mas é melhor usá-los para fins preventivos.
- Um dos remédios comprovados não apenas contra os carrapatos, mas também contra outras pragas das framboesas remanescentes é a infusão de alho. Muitos parasitas simplesmente não toleram seu cheiro se a planta for bem pulverizada com ele. Para obter a infusão, você precisa misturar 100-150 gramas de alho ralado com 1 litro de água. Insista no produto resultante - pelo menos 5-7 dias. Normalmente, 10 ml da infusão resultante é diluída em dois litros de água, por ser bastante concentrada.
- Outro remédio comprovado para ácaros incômodos é o vinagre. Uma colher de sopa de vinagre é diluída em cinco litros de água. A solução resultante é limpa com folhas de framboesa ou pulverizada completamente.
- Você também pode usar amônia na luta contra as pragas. Uma colher de sopa é diluída em 10 litros de água, e com ela as folhas são limpas de todos os lados.
Antes de iniciar o tratamento complexo de framboesas afetadas pelo ácaro:
- para começar, é muito importante cortar todos os ramos e folhas afetados;
- então, um produto químico deve ser usado para matar todos os carrapatos maduros;
- após 10-14 dias, o tratamento deve ser repetido, pois nesse período pode ter surgido uma nova colônia de parasitas.
Após os procedimentos básicos, a planta deve ser mantida saudável.
Como medida preventiva, pode-se usar medicamentos biológicos, além de tinturas caseiras.
Medidas preventivas
Para não ter que lutar contra o ácaro-aranha, você pode tentar prevenir seu aparecimento.
Quaisquer mudas novas, especialmente aquelas compradas de um vendedor duvidoso, são importantes para não plantar por um tempo ou não colocá-las ao lado de plantas permanentes no jardim. Você deve observar por algum tempo se a planta está infectada. Caso contrário, metade de um jardim terá de ser tratado. Além disso, nas mudas de framboesa adquiridas, além do carrapato, existem outros parasitas não menos infecciosos para as hortas, frutas e hortaliças.
É importante observar um conjunto de medidas agrotécnicas especialmente desenvolvidas por profissionais para o cuidado de arbustos com framboesas. É importante observar a rega ideal das plantas, não se esquecer da cobertura morta, da alimentação, bem como da prevenção oportuna, especialmente na primavera e após a colheita. É sabido que muitos insetos enfraquecem as framboesas e, portanto, os ácaros-aranha aparecem com frequência nelas. Também é muito importante remover as ervas daninhas das framboesas a tempo. Tudo isso deve ser feito constantemente.
Se as framboesas são cultivadas em uma estufa, é muito importante garantir uma circulação de ar constante e ótimas condições de temperatura., neste caso, será possível evitar o aparecimento do ácaro-aranha, que se sente especialmente confortável em estufas. É muito difícil removê-lo de lá, pois dezenas de arbustos podem ser infectados em um período muito curto.
Você pode aprender mais sobre os métodos de lidar com os ácaros da aranha no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.