Revisão de doenças e pragas da framboesa

Contente
  1. Visão geral das doenças fúngicas
  2. Doenças virais
  3. Doenças bacterianas
  4. Controle de pragas
  5. Medidas de prevenção
  6. Variedades resistentes

As framboesas são cultivadas na Rússia há muito tempo. Portanto, jardineiros e jardineiros experientes sabem bem como lidar com várias doenças e pragas que afetam esta planta.

Visão geral das doenças fúngicas

Na maioria das vezes, as framboesas sofrem de doenças fúngicas. Eles são perigosos para plantas jovens e adultos.

Antracnose

Esta é uma das doenças mais comuns da framboesa. A antracnose ataca as plantas muito rapidamente. As folhas começam a sofrer primeiro. Manchas redondas de cor cinza-púrpura aparecem neles. No futuro, a folhagem começa a enrolar, secar e cair. A casca da framboesa fica cinza e racha. Se a doença afetar o arbusto durante a frutificação, ele seca junto com os frutos.

É impossível tratar uma planta doente. Ele é simplesmente removido e destruído.

Para evitar a infestação de framboesas, vale a pena escolher variedades resistentes para plantar no seu terreno. Na primavera, as plantas podem ser tratadas adicionalmente com uma solução de sulfato de cobre. Você pode plantar mostarda, cebola, alho ou calêndula ao lado da framboesa.

Mancha roxa

Esta doença também é chamada de didimella. Atinge as verduras e o tronco da framboesa. É muito fácil determinar os sinais de uma doença nos arbustos. Manchas roxas aparecem nos caules e na folhagem, que se tornam mais escuras com o tempo. A doença progride muito rapidamente, por isso os arbustos infectados devem ser destruídos imediatamente. A mancha roxa, como muitas outras doenças, não é curada.

Para manter a planta da framboesa saudável, é recomendável plantar as mudas no solo em clima seco. As plantas na primavera precisam ser tratadas com líquido Bordeaux. Após a floração, você pode pulverizar a área com fungicidas.

Podridão cinzenta

Esta doença leva rapidamente à morte das framboesas. Manchas cinzentas aparecem na folhagem e nas bagas. Anéis marrons podem ser vistos nos brotos. A doença afeta mais frequentemente os arbustos durante a frutificação. A alta umidade contribui para a rápida disseminação da doença.

É impossível salvar plantas doentes. Nenhum tratamento para as colmeias funciona. Portanto, as amostras doentes devem ser removidas junto com todos os restos da planta.

Oídio

Esta doença afeta as framboesas muito rapidamente. Uma leve floração aparece na folhagem e nos frutos. Pode ser branco ou cinza. A aparência da placa lembra poeira ou farinha. A placa torna-se mais densa com o tempo. Conhecendo esta descrição, você pode salvar as plantas em tempo hábil. Para fazer isso, todas as partes infectadas dos arbustos são cortadas e queimadas. A camada superior da terra é removida e, em seguida, polvilhada com cinzas.

Se isso não for feito, o arbusto infectado morrerá e a doença se espalhará ainda mais.

Mancha ulcerativa

Na maioria das vezes, manchas ulcerativas afetam arbustos de framboesa velhos. Manchas marrom-escuras aparecem nos caules, que crescem muito rapidamente. Posteriormente, também se formam fissuras profundas na crosta.

É impossível combater manchas ulcerativas. Os rebentos doentes devem ser cortados e queimados.

mancha branca

Esta doença é perigosa para framboesas normais e remanescentes. Manchas redondas aparecem na folhagem de plantas doentes. Com o tempo, a casca começa a rachar. Como regra, a doença afeta framboesas em junho. Desenvolve-se em condições de alta umidade.

Para evitar a propagação da doença, as plantas com sinais de mancha branca devem ser destruídas. Na primavera e no outono, o local deve ser tratado com líquido bordalês.

Murcha vertical

Esta doença geralmente afeta brotos jovens e anuais. A folhagem das framboesas doentes fica pálida no início e depois amarela. Manchas escuras aparecem nos brotos. A casca estala neles. Esta doença se desenvolve com mais freqüência no verão quente.

É impossível tratar framboesas de jardim. As plantas doentes devem ser destruídas imediatamente. Na primavera, é recomendável tratar as framboesas com Fitosporin.

Ferrugem

Esta doença afeta a folhagem. Manchas volumétricas de cor amarelo-laranja aparecem nele. Com o tempo, a doença leva ao murchamento dos caules.

Para prevenção, as plantas são tratadas com sulfato de cobre na primavera. Se as framboesas já estiverem infectadas com ferrugem, os arbustos terão que ser destruídos.

Doenças virais

As doenças causadas por vírus também representam uma séria ameaça para a framboesa. Existem várias doenças graves às quais os jardineiros devem prestar atenção.

  1. Vassoura de bruxa. Um grande número de brotos finos e fracos aparecem no arbusto infectado. Eles param de dar frutos. A doença geralmente não é curada. Os arbustos são simplesmente destruídos. No processo, também é importante eliminar as pragas que podem carregá-lo.
  2. Encaracolamento. Esta doença faz com que a folhagem fique amarela. Com o tempo, fica seco e quebradiço. Se a planta foi infectada durante a frutificação, a fruta ficará deformada e sem gosto. Para combater a doença, os arbustos devem ser destruídos. No lugar deles, vale a pena plantar mudas saudáveis.
  3. Mosaico. Esta doença geralmente afeta arbustos durante o período de floração ou imediatamente após o seu término. Após a infecção, os rebentos abrandam o seu crescimento e tornam-se fracos. É impossível lutar contra esta doença viral. Os arbustos só podem ser eliminados.

Se a framboesa foi gravemente afetada por uma das doenças virais, após a destruição dos arbustos, não devem ser plantados novos em seu lugar. O local precisa de um "descanso".

Doenças bacterianas

Esse grupo de doenças também é bastante comum. Existem dois tipos de câncer mais perigosos para as framboesas.

  • O primeiro é o raiz. Como resultado da doença, as raízes da framboesa começam a apodrecer. Essa doença pode se manifestar em qualquer estágio do desenvolvimento dos arbustos. As plantas ficam fracas. Portanto, é muito mais difícil para eles sobreviverem ao calor ou ao frio extremo. Para prevenir o desenvolvimento dessa doença, vale a pena escolher mudas com raízes fortes e saudáveis ​​para o plantio. Antes do plantio no solo, eles podem ser tratados com sulfato de cobre.
  • O segundo tipo de câncer é chamado de câncer do tronco. Após a infecção da planta com esta doença, tumores em forma de pente aparecem na superfície do tronco. Os tumores brancos tornam-se escuros com o tempo e também endurecem. Os botões de uma planta infectada morrem. Por causa disso, deixa de dar frutos. Também é impossível curar a planta. Resta apenas queimá-lo.

Controle de pragas

Várias pragas também são perigosas para as framboesas.

Ácaro da framboesa

Esses insetos são muito pequenos em tamanho. Eles vivem em tecidos foliares. A folhagem afetada é coberta por protuberâncias. As veias das folhas se deformam com o tempo. Então a folhagem seca e cai. Para o controle de pragas, você pode usar drogas como "Fufanon" ou "Kemif".

Ácaro-aranha

O tamanho dessa praga também é muito pequeno. Os carrapatos podem ser esverdeados, amarelos ou laranja. Os ácaros da aranha também danificam ativamente a folhagem. Com o tempo, ele começa a amarelar, deformar e secar. Nos galhos das plantas, também é possível notar uma densa teia de aranha, cujo número aumenta a cada dia.

Para o controle de pragas, recomenda-se que as plantas sejam tratadas com Fitoverm. Para destruir completamente o ácaro-aranha, os arbustos deverão ser pulverizados 2 a 3 vezes.

Gorgulho

Essa praga também é chamada de besouro da flor da framboesa. Os gorgulhos adultos são pretos. As larvas dessas pragas são brancas acinzentadas. Os gorgulhos roem ativamente a folhagem, enfraquecendo as plantas. Percebendo folhas em pequenos buracos, você precisa começar a lutar contra essas pragas. Inseticidas fortes são usados ​​para esse propósito.

A pulverização é melhor feita à noite ou de manhã cedo.

Pulga

A pulga da framboesa ataca muitas vezes as plantas em julho. Ela come a folhagem, deixando pequenos buracos nela. A pulga é prejudicial não só para as framboesas, mas também para a madressilva. Inseticidas fortes são usados ​​para combatê-lo.

Sawfly

É um pequeno inseto com asas transparentes e corpo verde claro. O perigo para as framboesas é representado pelas larvas da mosca-serra. Eles roem a folhagem da framboesa. É bastante difícil percebê-los, pois preferem se esconder por dentro das folhas.

Para evitar a propagação de pragas, a área deve ser borrifada com "Fufanon" ou outro meio semelhante na primavera. O reprocessamento deverá ser realizado no verão.

Mosca da framboesa

Os insetos são de cor cinza acastanhada. Eles aparecem no site no final da primavera. As moscas se alimentam do néctar das flores e suas larvas roem ativamente os brotos. Se as pragas gostarem do local, podem destruir 70-80% da framboesa. Você também pode usar Fufanon para combater as moscas da framboesa.

Os jardineiros que gostam de usar apenas remédios populares em seu site podem tratar as framboesas com uma solução à base de sabão em pó.

Mariposa

A mariposa da framboesa é pequena. As asas das pragas são finas e cobertas de pelos finos. As lagartas são amarelas. Eles danificam ativamente a folhagem. Para combater as pragas, o local é tratado com "Fufanon" antes da floração.

Traça fumegante

As asas dessas borboletas escuras são decoradas com manchas em forma de diamante e listras amarelas. As lagartas também são de cor marrom escuro. As mariposas fumarentas são noturnas. As lagartas jovens danificam a folhagem muito rapidamente. Isso é muito ruim para o estado das plantas. Qualquer inseticida adequado pode ser usado para controlar pragas.

Colher

Uma colher de terra (ou cinza) também pode se acomodar em uma árvore de framboesa. As borboletas são grandes. Suas asas são azul-acinzentadas. As lagartas da colher são grandes e escuras. Eles têm quatro crescimentos brancos nas costas. Vale a pena esperar o aparecimento dessas pragas em seu site em maio. As lagartas destroem as folhas da framboesa muito rapidamente. Você pode proteger os arbustos de pragas, tratando-os na primavera com "Fufanon".

Besouro da framboesa

Os besouros adultos são pretos ou avermelhados. Eles danificam ativamente as flores e as folhas da framboesa. Se um besouro se instalar na framboesa, as bagas que crescem lá ficarão vermiformes. Eles são o lar de lagartas amareladas.

Para proteger os arbustos de pragas, eles são tratados com infusões de plantas com um aroma pungente. O bicarbonato de sódio também pode ser usado para combater. Para preparar uma solução a partir dele, uma colher de sopa do produto deve ser extinta com água fervente e, em seguida, diluída em um litro de água.

Se não houver muitos besouros no local, eles podem ser coletados manualmente. Recomenda-se pré-processar as bagas colhidas de minhocas antes de usar. Normalmente, eles são simplesmente colocados em um recipiente com água por alguns minutos.

Noz

Borboletas pequenas com asas transparentes cobertas de manchas pretas podem ser vistas freqüentemente em áreas de framboesa. Eles representam um grande perigo para os arbustos. Após o ataque dessas pragas, crescimentos volumosos aparecem na folhagem. Com o tempo, as folhas secam e caem.

É melhor usar inseticidas de alta qualidade para combater o quebra-nozes. Adequado para usinas de processamento e infusão de pó de tabaco, dente de leão ou cascas de cebola.

Medidas de prevenção

Para proteger a framboesa de pragas e doenças, é importante aderir às seguintes medidas preventivas.

  1. Podar as plantas jovens regularmente. A poda higiênica pode ajudar seus arbustos a crescerem mais rápido e torná-los mais saudáveis.As plantações também devem ser desbastadas regularmente.
  2. Trate a framboesa com equipamentos de proteção. Para proteger os arbustos de doenças, recomenda-se borrifá-los com sulfato de cobre ou outros meios semelhantes na primavera.
  3. Limpe a área após a colheita. Recomenda-se que todos os resíduos da planta sejam descartados imediatamente.
  4. Desenterre o site no outono. Isso permite que você se livre de pragas que hibernam no solo.
  5. Regue e alimente os arbustos regularmente. Você pode fertilizar os arbustos com curativos complexos e remédios populares, por exemplo, ácido bórico. Também é aconselhável se livrar das formigas em tempo hábil. Principalmente se estiverem ao lado da framboesa.

A área com arbustos vale a pena conferir regularmente. Nesse caso, será muito fácil perceber sinais de doenças ou pequenas pragas.

Variedades resistentes

Infelizmente, não existem variedades de framboesa totalmente resistentes a todas as doenças. Mas os criadores conseguiram criar várias variedades fortes de arbustos.

  1. "Damasco". Esta framboesa cresce bem nas regiões centrais. Frutifica desde o início de agosto. As bagas que crescem nos arbustos são grandes e têm um sabor agridoce.
  2. "Brilhante". Este tipo de framboesa é resistente às doenças e pragas mais comuns. Os arbustos podem ser plantados na maioria das regiões da Rússia.
  3. O gigante amarelo. Essas framboesas raramente são afetadas por doenças ou pragas. A planta vai prosperar em regiões frias.
  4. "Meteoro". Esta framboesa é resistente à maioria das doenças fúngicas. A variedade é precoce. Os frutos desta framboesa são muito saborosos e doces.

Todas as plantas jovens devem ser saudáveis. Recomenda-se comprá-los de fornecedores confiáveis.

Resumindo, podemos dizer que não é fácil lidar com as pragas e doenças das framboesas. Mas o resultado definitivamente vale a pena, pois as plantas saudáveis ​​encantam os donos do sítio com uma excelente colheita.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário