Como lidar com o besouro da framboesa?

Contente
  1. Descrição da praga
  2. Métodos básicos de luta
  3. Medidas de prevenção

As framboesas são provavelmente uma das frutas mais deliciosas e doces, que podem ser azedas, vermelhas, amarelas, pretas, azuis. Não é surpreendente que todos a amem, e não só as pessoas, mas também muitos representantes de insetos. Uma das pragas mais perigosas é o besouro da framboesa. Quase todo residente de verão experiente, o jardineiro sabe que é desse inseto que a colheita da framboesa deve ser protegida.

Se outra pessoa não sabe o que é esse inseto, sua aparência, quão perigoso é e como lidar com ele, este artigo é para você. Aqui você encontrará todas as informações detalhadas sobre a praga e, o mais importante, aprenderá como se livrar dela.

Descrição da praga

O besouro da framboesa é um membro da família dos coleópteros. Na maioria das vezes, ele vive nas florestas em arbustos de framboesa selvagem. Mas acontece que eles escolhem chalés de verão para toda a vida - lá eles se estabelecem em arbustos de framboesa e amora-preta.

O besouro da framboesa pode ser reconhecido por suas características externas:

  • a forma do corpo é oval;
  • o comprimento não excede 4 mm;
  • a cor do besouro pode ser marrom, preto ou cinza escuro;
  • o corpo da praga é coberto por numerosas vilosidades;
  • a barriga de um inseto é avermelhada;
  • as antenas são pequenas, em forma de clube, os bigodes são amarelos ou brancos;
  • as garras têm entalhes que ajudam o inseto a segurar firmemente os caules.

Com a chegada de maio, o besouro inicia a época de acasalamento, após a qual o inseto bota os ovos diretamente no botão da framboesa, que começa a florescer. Uma embreagem pode conter muitos ovos minúsculos de até 1 mm de diâmetro.

Depois de um certo tempo, uma larva sai de cada ovo. Seu comprimento pode ser de até 7 mm.

As larvas comem exclusivamente bagas e folhas, são muito perigosas. Com uma grande população delas, o arbusto de framboesa pode não só murchar, mas também morrer.

Você pode notar a praga apenas quando a temperatura externa sobe para + 15 ° C. O besouro sobe à superfície do solo e começa a comer framboesas ativamente. Antes disso, o inseto está no solo, onde hiberna a uma profundidade de 20 cm.

Métodos básicos de luta

Como você pode ver, o besouro da framboesa é bastante perigoso. Ele, de fato, pode prejudicar o arbusto de framboesa, e não apenas os frutos já maduros, mas também afetar o desenvolvimento posterior da planta. Conhecendo informações precisas sobre como o besouro vive, se desenvolve e onde põe os ovos, você pode se livrar delas, se não para sempre, pelo menos por um período razoavelmente longo.

Para fazer isso, você pode recorrer a vários métodos. Vejamos quais métodos existem para lidar com o besouro da framboesa.

Químico

Depois de encontrar as pragas nas framboesas, o primeiro passo é comprar produtos químicos especiais, com os quais, segundo os fabricantes, é possível destruir o besouro da framboesa, se livrar dele para sempre.

Os meios mais eficazes são:

  • "Confidor";

  • O "Fufanon" é uma preparação química muito concentrada, utilizada desde que os arbustos de framboesa sejam fortemente afetados pelo besouro e a sua população seja muito elevada;

  • "Karbofos" - também é usado exclusivamente se o número de insetos for muito grande.

Cada um dos medicamentos acima é eficaz. Mas não se esqueça que cada um deles contém reagentes químicos muito perigosos e substâncias que podem tanto salvar as framboesas da invasão de insetos quanto prejudicá-las. A segunda é possível se as instruções não forem seguidas ao usar o medicamento. É imprescindível preparar a solução nas proporções indicadas pelo fabricante.

Não se esqueça da sua própria segurança. Você precisa combater o besouro com produtos químicos em equipamentos de proteção individual.

É imprescindível o uso de luvas, óculos de segurança para que o produto não entre nos olhos e, melhor ainda, máscara para proteção do aparelho respiratório. É aconselhável que o medicamento não entre em contato com a pele.

Biológico

Os biológicos são mais suaves.

  • “Bitobaxicilina”. É importante usá-lo na primavera, quando o besouro já veio à tona. Seu uso pode reduzir o número de pragas.
  • Fitoverm. A droga é usada nos meses de junho e julho, período em que as framboesas começam a dar frutos. A substância prejudica os besouros, mas não as bagas.

Produtos biológicos são usados ​​no combate ao besouro da framboesa, mas apenas quando sua população é pequena.

Se houver muitos insetos e eles já puseram ovos, você precisa usar armas químicas. O mesmo deve ser feito se já surgiram larvas glutonas.

Agrotécnica

As técnicas agrotécnicas são os métodos mais simples e econômicos de lidar com o besouro das framboesas. Eles incluem várias atividades.

  • Após a escavação, acrescente substâncias que espantem o besouro da framboesa para o solo, a saber: cinza de madeira e pó de tabaco.
  • Polvilhe o solo com cobertura morta. Pode ser turfa, serragem ou húmus. A presença dessas substâncias na superfície da terra impedirá que os besouros rastejem para fora.
  • Com a chegada da primavera, quando já está quente o suficiente lá fora e, provavelmente, o besouro já vive no mato, é preciso tentar se livrar dele. Alternativamente, você pode usar encerado ou oleado. Eles precisam ser espalhados sob os arbustos, e os besouros devem ser sacudidos de cada galho de framboesa.
  • Você precisa plantar framboesas o mais longe possível das árvores frutíferas. Maçã e pêra são alimentos complementares para os besouros da framboesa.
  • Inspecione os arbustos regularmente. E caso encontre framboesas, livre-se delas.

Folclórica

Muitas vezes, para não usar vários produtos químicos e não prejudicar os arbustos de framboesa, agrônomos e moradores de verão recorrem a métodos tradicionais de controle de pragas. Você pode se livrar do besouro da framboesa usando essas ferramentas.

  • Solução de permanganato de potássio. Pode ser comprado na farmácia, então a solução é simplesmente preparada. Para 1 grama de permanganato de potássio, são necessários 20 litros de água, os componentes são misturados. A solução resultante deve ser tratada com framboesas no início da primavera.
  • Solução de mostarda. Para preparar a solução, você precisará de mostarda seca, pó e água. A mostarda em pó na quantidade de 150 gramas é misturada com uma pequena quantidade de líquido para obter uma consistência espessa. Depois a massa resultante é diluída em cerca de 12 litros de água. Com esta solução, as framboesas são processadas antes da floração.
  • Solução de refrigerante. A solução de refrigerante deve ser aplicada antes que o ovário comece a aparecer nos arbustos. Para preparar a solução, é necessário misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 10 litros de água.

Medidas de prevenção

Para reduzir o risco de aparecimento de uma praga nas framboesas, é imprescindível realizar atividades que protejam o arbusto de baga. Trata-se, antes de mais, do cumprimento de todas as regras de tratamento da framboesa.

Vamos dar uma olhada no que deve ser feito.

  • Para garantir uma boa circulação de ar, é imperativo desbastar os arbustos.
  • No outono, você precisa cortar as framboesas. Este procedimento é realizado anualmente. E se nos caules restarem ninhadas de ovos de besouro da framboesa, a poda permite eliminá-los completamente.
  • Os caules cortados não devem ser deixados nas framboesas. É aconselhável retirá-los e queimá-los.
  • Ao longo da temporada de verão, o solo sob os arbustos deve ser solto. É desejável aprofundar em 3 cm.
  • Durante a colheita de outono, o solo entre os arbustos de framboesa deve ser escavado. E se você vir algo no solo que se pareça com uma ninhada de ovos ou os próprios besouros, remova-o.
  • Na primavera, você precisa processar os arbustos com uma mistura de bordeaux.
  • Sob nenhuma circunstância as ervas daninhas devem aparecer nas framboesas. Eles precisam ser limpos ou limpos regularmente.Isso deve ser feito, pois é sobre as ervas daninhas que podem viver os besouros da framboesa e outras pragas, que ficam apenas esperando a framboesa florescer e frutificar.

Alguns especialistas e agrônomos experientes aconselham cobrir os arbustos de framboesa com um pano transparente ou gaze. Esse material protegerá os botões do besouro da framboesa, que se formam, e não interferirá na entrada de luz solar. Assim que o arbusto começar a florir, o tecido pode ser removido.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário