Como são os percevejos das framboesas e como lidar com eles?
Os percevejos são verdadeiros amantes de arbustos de bagas. Por causa deles, as bagas adquirem um sabor e cheiro desagradáveis, e os próprios arbustos podem morrer. Como saber mais sobre a derrota da planta pelos percevejos e como lidar com esses parasitas, contaremos a seguir.
Descrição
O percevejo da framboesa é mais comumente entendido como percevejo, uma vez que é essa espécie mais encontrada em arbustos de framboesa. Este bug tem a forma de um escudo, e é por isso que as pessoas o chamam de nada mais do que um "bug de escudo". É um pequeno inseto de forma oval, cujo corpo é coberto por pêlos pequenos e finos e é protegido por uma forte concha. O tamanho desse parasita geralmente chega a 15 milímetros, não mais. Quanto à cor, muda consoante a estação do ano, enquanto o bigode e as asas são constantemente pintados de amarelado. Portanto, no período da primavera, ele é pintado em uma cor verde brilhante e, mais perto do outono, ele muda de cor para marrom. Essa mudança de cor permite que o inseto se camufle e se proteja dos pássaros, mas muitos dos pássaros não gostam muito deles. Além disso, esses insetos nocivos têm um odor característico, que se deve à presença de glândulas odoríferas especiais. Especialmente pode ser sentido se você comer uma baga sem perceber que o inseto está sentado nela. A presença de um odor desagradável é uma das propriedades do percevejo de que necessita para proteção e reprodução, uma vez que é este "aroma" que permite que as fêmeas se sintam atraídas pelos machos.
Se falamos sobre a nutrição dos parasitas, então sua dieta é bastante diversificada. Na maioria das vezes, eles preferem se banquetear com arbustos de framboesa e seus sucos, mas também não desdenham groselha, cerejas, groselhas, cerejas, madressilva e outras plantações de frutas vermelhas. E alguns dos insetos são capazes de comer a folhagem de tomates, pepinos, berinjelas e também de cereais. Esses insetos parasitas causam muitos danos à planta. Depois deles, um odor desagradável permanece nas bagas, mas o próprio arbusto começa a enfraquecer gradativamente, já que o inseto se alimenta de seus nutrientes. Por causa de suas picadas, a planta corre o risco de pegar uma doença fúngica, já que os patógenos podem penetrar facilmente nas feridas.
Além disso, esse parasita se reproduz com rapidez suficiente, eventualmente movendo-se para as plantas que estão localizadas nas proximidades. Assim, se você não lutar contra o inseto, ele é capaz de destruir a maior parte de suas frutas.
De onde eles vêm?
Um dos motivos do aparecimento dos percevejos são os restos de plantas antigas. Esses insetos nocivos vivem o suficiente, até 2 anos. Claro, eles precisam de um lugar onde possam sobreviver ao inverno. Folhagem velha é ideal para isso. Quando fica mais quente lá fora e a temperatura chega a +15 graus, os parasitas começam a deixar suas casas em busca de uma fonte de alimento.
Outro motivo é o cheiro das plantas. É com ele que os insetos nocivos mais frequentemente aprendem sobre o amadurecimento das bagas e rapidamente se aglomeram para se banquetearem. Depois de um tempo após a alimentação, os ovos do parasita podem ser encontrados no dorso das folhas do arbusto, que estão localizadas próximo à base das hastes. Além disso, as larvas começam a se desenvolver e destruir a folhagem e os frutos das plantações várias vezes mais ativamente.
Além disso, as pragas podem aparecer em plantas cultivadas se prados, florestas ou um cinturão de floresta estiverem localizados não muito longe da casa de verão.
Sinais de derrota
Quando os parasitas se banqueteiam nos arbustos de bagas, os frutos começam a se deteriorar logo, e isso pode ser notado em partes secas separadas. Um gosto e cheiro desagradáveis de frutas vermelhas também indicam o aparecimento de insetos nocivos.
Na folhagem de um arbusto atingido por um inseto, provavelmente haverá bordas ou buracos picados. Em breve, você notará que as folhas danificadas começam a amarelar e depois secar e morrer. Se os insetos se reproduzem e não são removidos a tempo, isso pode levar à morte de árvores e arbustos.
Medidas de controle
Químico
Esses fundos se distinguem por sua eficácia, mas devem ser usados apenas se simplesmente não for possível livrar-se dos percevejos de outras maneiras. Esses medicamentos são altamente tóxicos e, portanto, podem prejudicar não apenas percevejos, mas também humanos e plantas cultivadas. Na maioria das vezes, os jardineiros usam um produto químico como o Actellic. É capaz não só de combater os insetos, assustando-os, mas também de exterminá-los. Este remédio em pouco tempo tem efeito no corpo do parasita, o que leva à sua morte. O efeito do medicamento dura cerca de 2 semanas, após o que é necessário voltar a pulverizar.
Observe que os parasitas desenvolvem imunidade, podendo o medicamento perder sua eficácia, devendo ser utilizado em conjunto com outros meios, alternando-os constantemente. Como segunda ferramenta, você pode tomar "Karbofos", que também é altamente eficaz. É comercializado em diferentes formas: na forma de pó, na forma líquida, bem como na forma de cápsulas e comprimidos. Além disso, você pode usar e produtos químicos como, por exemplo, "Fufanon" e "Fosfamida". Eles são tão eficazes quanto os agentes acima mencionados.
Observe que A pulverização é melhor realizada em uma temperatura de 23-25 graus, enquanto o tempo não deve ser chuvoso, caso contrário, o tratamento será inútil e o procedimento terá que ser repetido. Ao usar produtos químicos, recomenda-se estar atento ao prazo de validade do medicamento, bem como seguir rigorosamente as instruções, observar os cuidados de segurança e utilizar equipamentos de proteção durante o processamento, incluindo luvas de borracha e máscara.
Agrotécnica
Na maioria das vezes, essas medidas visam prevenir o aparecimento de insetos nocivos, ao invés de combatê-los. Então, para evitar o aparecimento de parasitas, é necessário eliminar os restos de plantas velhas em tempo hábil - é desejável queimá-los todos.
Ao plantar arbustos, é recomendável evitar densidade excessiva e plantar arbustos jovens separadamente. Observe que esse tipo de medida será inútil se pragas também forem encontradas em arbustos vizinhos.
Biológico
As preparações biológicas diferem das químicas por serem completamente inofensivas para humanos e animais de estimação e para os próprios arbustos de bagas, junto com seus frutos. Eles são capazes de eliminar muitos parasitas, entre os quais há percevejos.
As preparações biológicas incluem um remédio como o Boverin. Foi feita uma preparação à base de esporos do fungo Bover, que, quando um inseto nocivo entra no corpo, começa a se desenvolver ativamente e a produzir toxinas. Em um futuro próximo, os parasitas começam a morrer rapidamente. Observe que, embora o Boverin seja um medicamento biológico e seguro, ele ainda é capaz de causar alergias em uma pessoa, portanto, é recomendável usá-lo como equipamento de proteção individual.
Outro agente biológico que pode combater eficazmente os parasitas nocivos é a Bitoxibacilina. É feito com bactérias que são patógenos de parasitas. No entanto, age um pouco mais lentamente - 2-3 dias após o uso e, além disso, possui um aroma não muito agradável.
Remédios populares
O uso de remédios populares dificilmente pode ser considerado eficaz na luta contra insetos nocivos. No entanto, eles são capazes de espantar os parasitas com a ajuda de um cheiro específico, mas para um efeito de longo prazo, você terá que processar arbustos de bagas com esses agentes regularmente.
Então, uma solução à base de mostarda pode ser usada para combater percevejos. Os insetos não toleram mostarda e, portanto, poderão assustá-los por um determinado período de tempo. Não é difícil fazer uma solução, para isso é necessário água pré-aquecida e pó de mostarda seca. Tudo isso deve ser agitado, após o qual a solução deve esfriar. Além disso, você pode realizar o processamento de arbustos, enquanto se deve prestar atenção à frente e atrás das folhas. Se falamos sobre proporções, então elas dependem apenas de quão crítica é a situação. Se não houver muitos insetos, 100 gramas de mostarda serão suficientes para 10 litros de água. Em casos avançados, a dosagem de pó de mostarda precisará ser aumentada.
Você também pode fazer uma solução para percevejos à base de casca de cebola. Você precisará de qualquer recipiente, metade do qual você precisa para encher com o componente principal e encher o espaço restante com água fria. A mistura deve ser infundida por 5 dias, após os quais deve ser diluída com água na proporção de 1 para 4 e utilizada para pulverização regular dos arbustos. Você pode armazenar essa solução por cerca de 2 meses em um local escuro e fresco.
Além do mais, você pode recorrer ao plantio de uma cimicifuga ramificada, que também é chamada de cohosh preto racemoso. Larkspur, raven, wrestler e hellebore também são adequados. Essas plantas devem ser plantadas entre os arbustos e cuidadas em tempo hábil. Eles, por sua vez, irão ajudá-lo a espantar os insetos nocivos das framboesas.
Profilaxia
Medidas preventivas ajudarão a prevenir o aparecimento e disseminação desses insetos em sua área.
- Primeiro, você precisa inspecionar regularmente os arbustos para a presença de parasitas. Isso ajudará você a percebê-los nos estágios iniciais, o que permitirá que você não recorra ao uso de produtos químicos.
- Os brotos secos e a folhagem do ano passado devem ser removidos e destruídos em um incêndio, mas é recomendável cavar o solo antes do inverno. Assim, os insetos que poderiam hibernar no solo ficarão no topo e morrerão por causa da geada.
- As ervas daninhas precisam ser eliminadas em tempo hábil, pois os parasitas podem se esconder nelas.
- Se você notar um bug na planta, não tenha preguiça de destruí-lo com as mãos e inspecionar todo o arbusto.
Infelizmente, todas essas medidas não podem proteger 100% suas plantas dos percevejos, mas, observando-as, é mais provável que você consiga prevenir sua propagação destruindo parasitas nos estágios iniciais.
O comentário foi enviado com sucesso.