Framboesa Didymella e seu tratamento
Didymella é um problema de saúde comum para as framboesas. Rapidamente enfraquece a vegetação, o que mais tarde leva à sua morte. Somente o tratamento oportuno pode eliminar a didimela e curar as plantas.
Descrição e sinais da doença
Com uma doença como a mancha roxa ou didimela, causada por fungos marsupiais patogênicos, caules e folhas são afetados. Nas hastes, na base, aparecem pequenas manchas lilases. Com o tempo, essa mancha começa a se espalhar para cima, cobrindo toda a planta. Em locais onde os esporos de fungos se reproduzem, os brotos começam a rachar, reduzindo a nutrição das framboesas. As áreas dos ramos afetados por esta doença ficarão quebradiças.
Nos rebentos do ano passado, a madeira vai secar gradualmente, o que irá causar a sua morte prematura. Os rins danificados pela doença não se abrem, às vezes eles formam processos patológicos. Após os brotos, a doença gradualmente passa para as lâminas das folhas.
Nesse caso, a superfície das folhas adquire coloração marrom com pequenas manchas. Mais tarde, grandes manchas marrons com uma borda amarela brilhante são formadas.
Causas
O agente causador da mancha roxa é um fungo. Ele pode ficar preso em pequenas rachaduras nas plantas e causar uma infecção. Os seguintes fatores contribuem para o aparecimento e disseminação de fungos nocivos:
- nível de umidade excessivo;
- espessamento de desembarques;
- a formação de pequenos crescimentos nos brotos;
- colocação muito próxima da água subterrânea;
- teor muito alto de elementos de nitrogênio no solo.
Quais variedades são resistentes?
Existem variedades de framboesas que podem se orgulhar de serem particularmente resistentes a esta doença. Aqui estão alguns deles.
- "Kirzhach"... Esta variedade pertence às espécies de meia temporada. Também é particularmente resistente ao degelo no inverno. O "Kirzhach" distingue-se por frutos bastante densos, um nível de produtividade relativamente alto.
- "Modesto"... Esta variedade de framboesa também é uma variedade de maturação média. Os arbustos são de tamanho médio. Todos os bagos são pequenos em tamanho, têm uma forma cónica, os frutos têm uma alta densidade.
- "Meteoro". Esta variedade de maturação precoce tem bagas vermelhas brilhantes que amadurecem totalmente no meio do verão. Os frutos podem ser armazenados por muito tempo após a colheita. Esta framboesa tem um aroma agradável e um sabor agridoce.
- "Bálsamo". Esta espécie é resistente a várias doenças e pragas. Os bagos distinguem-se por uma polpa densa mas suculenta.
Com os devidos cuidados, será possível colher uma grande safra anualmente.
Maneiras de lutar
Existem muitas maneiras diferentes de combater esta doença nas framboesas. Vamos considerar alguns dos métodos com mais detalhes.
- Tratamento sanitário. Regularmente, é necessário aparar as partes velhas e afetadas dos brotos do caule. Ao mesmo tempo, recomenda-se queimar imediatamente todas as partes removidas para que no futuro não se tornem a principal fonte de disseminação de infecções fúngicas.
- Uréia... Uma solução de ureia pode ajudar nos estágios iniciais da infestação de framboesa. Nesse caso, a concentração deve ser de 6 a 7%. A composição resultante é pulverizada nas plantas. Ao mesmo tempo, os arbustos precisam ser processados antes que os botões se abram, outro tratamento é realizado antes que os botões se abram.
- Líquido bordeaux. Este remédio permitirá que você trate muitas outras doenças das framboesas.Para pulverizar, use uma solução a 1%. O beneficiamento é feito três vezes por safra: no início da primavera, na época da formação dos botões florais, após a colheita dos frutos.
- Tintura de alho... Esse remédio popular só pode ajudar nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença. Para preparar essa composição medicinal para framboesas, misture 0,5 kg de cabeças de alho picadas e 3 litros de água. Tudo isso deve ser insistido por uma hora, após a qual a composição é decantada. O líquido precisará ser diluído com mais três litros de água, tudo isso é novamente insistido por cerca de uma hora. Em seguida, imediatamente antes do uso, adicione mais 4 litros de líquido e pulverize.
- Existem muitas outras tinturas úteis que podem ser feitas rapidamente em casa. Assim, os jardineiros costumam fazer composições com salsa, calêndula, alfazema e endro. Eles também vão assustar várias pragas.
- Fungicidas de cobre. Esses produtos químicos prontos devem ser usados estritamente de acordo com as instruções nas instruções. Os meios mais populares entre os jardineiros são os fungicidas "Skor", "Topázio", "Hom". Via de regra, o tratamento com essas substâncias é realizado após a colheita dos frutos. É melhor repetir a pulverização no próximo ano. Existem também fungicidas biológicos especiais (Fitosporin-M, Fitop-Flora-S). Eles permitirão não só destruir a didimella em framboesas, mas também terão um efeito preventivo.
Ao tratar uma cultura para didimela, é melhor adotar uma abordagem integrada. Você pode combinar tratamentos regulares com preparações especiais com pulverização com tinturas populares. Várias soluções medicinais são freqüentemente usadas não apenas para pulverização, mas também para irrigação.
Medidas de prevenção
Existem algumas medidas preventivas importantes a ter em mente para evitar manchas roxas em framboesas.
- Ajuste correto. Para excluir o aparecimento de tal doença na cultura, é necessário dar atenção especial às mudas. Somente plantas saudáveis e fortes devem ser plantadas em terreno aberto. Não deve haver rachaduras ou outros danos em sua superfície. A melhor opção seriam framboesas zoneadas, uma vez que já apresentam resistência suficiente a esta enfermidade. O solo para o plantio deve ser neutro. Evite plantar perto de lençóis freáticos. É melhor plantar essa cultura ao lado de ervas picantes, bem como flores que tenham odores pungentes (calêndula, malmequeres). Essas plantas espantam facilmente os insetos - portadores de infecções fúngicas, e também enriquecem o ar circundante com elementos úteis.
- Corte e desbaste... A poda de arbustos é realizada mais frequentemente no outono. Recomenda-se realizar o procedimento em tempo seco. Esse processamento envolve a remoção de todas as partes velhas, fracas e doentes da vegetação. Ao desbastar os arbustos de framboesa, todos os matagais densos são removidos, que são o local ideal para a propagação de fungos nocivos. É importante que haja circulação de ar entre as plantas.
- Mulching... Este procedimento é realizado tanto entre arbustos individuais quanto entre fileiras individuais. A cobertura morta evita o aparecimento de ervas daninhas, uma das transmissoras de fungos. E também permite que você mantenha o solo solto para que o ar possa passar.
- Afrouxamento... O procedimento é realizado na área próxima ao barril. Precisa ser feito a cada outono. O afrouxamento pode reduzir significativamente o risco de didimella. A profundidade de afrouxamento não deve exceder 7 a 8 centímetros. Caso contrário, o sistema radicular dos arbustos pode ser severamente afetado.
- Rega... Em climas secos e quentes, é recomendável hidratar adicionalmente os arbustos de framboesa. Você pode misturar água com cinzas de madeira nutritivas. Essa composição contribuirá para o enriquecimento do potássio, necessário para a manutenção da saúde da vegetação.
- O uso de uma treliça. Recomenda-se amarrar arbustos de framboesa em uma treliça. Isso permite proporcionar uma boa ventilação, além de evitar o espessamento das plantações.
- Top dress. A falta de vários nutrientes pode levar a um enfraquecimento significativo da imunidade das framboesas, o que faz com que a vegetação se torne suscetível a uma variedade de doenças.
O comentário foi enviado com sucesso.