Tudo sobre magnólia estelar
Os proprietários que procuram decorar seus jardins com uma árvore de flores lindas, muitas vezes optam pela magnólia estrela magnífica. Isso é bastante natural: as flores desabrocham muito antes de as folhas aparecerem, e seu aroma inebriante se espalha por todo o jardim. O que você precisa saber para fazer essa árvore crescer? Vamos descobrir.
Descrição
A magnólia estrelada, também chamada de magnólia stellata, é uma árvore caducifólia, menos frequentemente um arbusto. Vamos considerar suas principais características.
- A altura de uma planta adulta chega a 2,5 m, o crescimento anual é de 15 cm.
- O diâmetro da coroa é 2,5-3 m, tem a forma de uma esfera ou oval.
- A aparência da flor assemelha-se a um asterisco com numerosas pétalas alongadas - "raios", que podem ter de 12 a 24 peças. Seu diâmetro é de 8 a 10 cm e a tonalidade das pétalas do estrelado clássico é branco e creme.
- O aroma das flores da estrela de magnólia é doce de maçã e mel.
- A floração começa quando a temperatura do ar atinge + 15 ° C e dura 3 semanas.
- As folhas da planta têm a forma de uma elipse estreita, com 10-12 cm de comprimento e 3-4 cm de largura, sendo a parte superior da folha verde escura e a inferior mais clara, ligeiramente pubescente.
- Magnolia stellata é famosa por sua boa resistência de inverno. Ama o sol, mas cresce parcialmente à sombra.
- O tamanho reduzido e as excelentes qualidades decorativas da árvore tornam possível utilizá-la com sucesso em paisagismo.
Variedades populares
Agora vamos nos familiarizar com a variedade varietal da estrela de magnólia.
-
Royal Star. Variedade arbustiva atingindo 3 metros de altura. As flores são brancas como a neve, as pétalas crescem nelas em 2 fileiras. Variedade muito resistente à geada - capaz de suportar temperaturas tão baixas quanto –30 ° С.
-
Rosea. Arbusto de dois metros com uma exuberante copa esférica. As flores são bastante grandes, com pétalas rosadas (podem chegar a 20) e um aroma forte e brilhante. A árvore tolera o inverno normalmente.
- "Doutor Massey". Ela floresce profusamente e continuamente. O botão é rosa no início, mas quando floresce, as pétalas mudam de cor para branco como a neve e tornam-se terry. A planta atinge uma altura de 2,5 M. A robustez invernal da variedade é boa.
-
Jane Platt. De acordo com muitos jardineiros, a variedade mais bela de magnólia é a stellata. A cor das pétalas é rosa, estão localizadas em 3-4 fiadas, o que torna a flor fofa, lembra um crisântemo. O diâmetro da flor também é impressionante - até 20 cm, a variedade é resistente à geada.
- Estrela de Ouro. Raramente encontrado, é um híbrido de magnólia estrelada e magnólia pontiaguda. Ela floresce abundantemente, tem um tamanho compacto. O tom das pétalas é amarelo pálido, cremoso, seu número em uma flor é de 14 peças. Ela floresce de 7 a 14 dias mais tarde do que outras variedades, devido ao qual floresce por mais tempo.
Aterrissagem
Para cultivar com sucesso uma magnólia no canteiro de seu jardim, você precisa escolher o local certo para o plantio de uma muda. É melhor "acomodá-lo" no sul ou sudeste do jardim, onde os raios do sol incidem durante todo o dia - isso se aplica a plantações solitárias e em grupo. Mas há uma coisa a se considerar: a exposição constante ao sol fará com que a magnólia apareça muito cedo, e você não poderá desfrutar plenamente de sua floração.Existe uma solução para este problema: plantar uma estrelada à sombra de árvores altas.
Eles "cobrem" o crescimento jovem dos raios solares escaldantes e ao mesmo tempo não interferem no pleno crescimento e desenvolvimento das plantas.
Se os invernos em sua área forem rigorosos, é melhor colocar a magnólia perto da parede do prédio no lado sul - isso irá protegê-la dos efeitos dos ventos frios e das correntes de ar. As geadas no final da primavera podem "matar" as flores, mas não são perigosas para a árvore em si.
Seleção de solo
Magnolia stellata é bastante exigente na composição da terra. Acima de tudo, ela "gosta" de solos férteis, soltos e permeáveis com uma reação neutra (pH 6,5-7) ou ligeiramente ácida (pH 5,5-6,5).
Para cultivar uma árvore com sucesso, você precisa conhecer uma série de nuances.
- Não criará raízes no solo calcário - o sistema radicular da planta irá parar de se desenvolver. Para diminuir o pH, é necessária a adição de turfa com alto teor de ácido.
- Se o lençol freático for muito alto e o solo ficar constantemente alagado, o crescimento das estreladas pode diminuir.
Escolha de uma muda e época de plantio
Recomenda-se comprar plantas jovens em março ou no outono. Na maioria das vezes, as árvores são colocadas à venda já plantadas em recipientes ou com torrões de terra nas raízes.
Como regra, não há folhas nelas e, se houver, não deve comprá-las - essas mudas não criarão raízes após o plantio em terreno aberto.
A propósito, sobre este mesmo plantio, as opiniões dos jardineiros profissionais são as seguintes - é melhor adquirir e transplantar uma magnólia jovem no final do outono e por isso:
- se você plantar no solo na primavera, durante o verão ele adquirirá brotos que não terão tempo de amadurecer antes do tempo frio, e a árvore simplesmente congelará, enquanto no outono as mudas diminuem o crescimento e a prontidão para o inverno é melhor;
- na primavera, o crescimento jovem é mais caro e, no outono, você pode obter um bom desconto.
Pouso em terreno aberto
Vamos analisar o algoritmo de ações.
- Estamos preparando uma cova de plantio - seu diâmetro deve ser 2 a 3 vezes o volume do sistema radicular da muda.
- Misture o solo que removemos do buraco com turfa e composto podre na proporção de 2: 1: 1. Se a densidade do solo for muito alta, você pode adicionar um pouco de areia.
- No fundo da cova escavada, colocamos uma camada de drenagem de 20 cm, composta por fragmentos de tijolo, brita e argila expandida. Em seguida, despeje areia (cerca de 15 cm) e, em seguida, nossa mistura preparada de turfa e composto, onde a árvore será colocada. Instalamos no meio da fossa com muito cuidado para não danificar o sistema radicular.
- Nós transplantamos a jovem magnólia por transbordo diretamente do recipiente onde ela cresceu, junto com o torrão de terra. Se você vir raízes secas, provavelmente a árvore não criará raízes.
- O colar da raiz deve estar 3-5 cm acima do nível do solo.
- Encha completamente o buraco com terra, tampe levemente, regue bem a muda. Assim que a umidade for absorvida, forre o círculo do tronco com palha de turfa e cubra com casca de conífera para manter a umidade do solo.
Cuidado
Não basta plantar uma árvore, é preciso cuidar dela com qualidade.
Rega
A umidade ideal para a estrela de magnólia é de 55-65%. Se você mora em uma região de clima temperado, precisará manter esse nível artificialmente com a ajuda de regas regulares. Stellata não tolera a ausência prolongada de chuva, embora se adapte gradualmente às condições de vida.
Abrigo no inverno
Antes do início da geada, o círculo do tronco precisa ser coberto com cobertura morta. A camada de cobertura morta deve ter cerca de 40 cm.
A própria muda é recoberta com agrofibra, serapilheira ou pano grosso.
Deve ser lembrado que A estrela de magnólia pode sofrer não apenas com a geada, mas também com o degelo. Se de repente esquentar muito no inverno ou no início da primavera, a árvore terá botões e, com a próxima queda de temperatura, ela simplesmente morrerá.
Poda
Stellata não precisa de poda - apenas a remoção periódica dos brotos secos.
Top curativo
Os fertilizantes minerais universais são os mais adequados. Aplicação - uma vez a cada 1-2 meses durante os primeiros 5 anos de vida da árvore. É necessária uma solução de concentração fraca, eles são regados com magnólia.
Se o solo for alcalino, é necessário monitorar o teor de ferro nele, pois sua falta pode levar à clorose. A alimentação com fertilizante de micronutriente quelatado pode ajudar a nivelar esse problema.
Reprodução
Magnolia stellata se reproduz de forma vegetativa, mas o faz com muita relutância, e mesmo os jardineiros profissionais nem sempre têm sucesso. Ao cortar e dividir o arbusto, ele não se reproduz. Resta apenas um método, cujos resultados dão frutos - a reprodução por estratificação.
- Um broto flexível com mais de 3 anos é tirado e preso ao solo com suportes de jardim. O local onde a estratificação toca o solo é ligeiramente entalhado.
- Uma camada de solo é derramada por cima - cerca de 10 cm.
- Após 2-3 anos, as estacas podem ser separadas da árvore-mãe e transplantadas para outro local.
- Para uma reprodução e enraizamento mais bem-sucedidos, recomenda-se tratar as incisões com estimulantes de crescimento, fixando nelas um algodão embebido em solução por 2 horas.
Doenças e pragas
Não importa o quão bem você cuide de sua magnólia, você não pode protegê-la de todos os infortúnios. mas é melhor conhecer o inimigo de vista, para que a luta contra ele tenha mais sucesso.
- As pragas mais maliciosas que podem destruir uma árvore são a toupeira e o musaranho. Rompendo as passagens no solo, eles roem as raízes. No mesmo degrau do pedestal com eles está um arganaz, que também estraga o sistema radicular, organizando nele uma despensa para seus suprimentos. Como lidar com eles? Existem várias saídas: o uso de escarificadores ultrassônicos e uma variedade de fiandeiras, além do plantio de mudas em cestos de arame especiais.
- No verão, a magnólia é atacada por um ácaro-aranha. Alimenta-se da seiva dos brotos e das folhas, razão pela qual logo secam e caem. Para destruir esse parasita, são utilizados agentes acaricidas e insectoacaricidas. Se a árvore não estiver muito afetada, você pode borrifá-la com Fitoverm, Aktofit; para lesões mais extensas, Actellik é recomendado.
A droga "Neoron" destrói não apenas os próprios insetos, mas também seus ovos.
- Percevejos, tripes, pulgões retirado com a ajuda de "Fitoverma", "Aktofit", "Aktara".
-
Para combater o botrytis grey, ash, scab use uma solução de fungicida. Mancha bacteriana tem medo de sulfato de cobre.
Exemplos em paisagismo
Veja como a magnólia em forma de estrela decora a paisagem:
-
uma árvore solitária, cujo círculo próximo ao tronco é forrado de pedras, lembra um estilo oriental;
- o cascalho decorativo da cor do tijolo destaca perfeitamente o verde do arbusto e flores "estrelas" brancas nele;
- A combinação de variedades com flores de diferentes tonalidades dará vida e brilho ao seu jardim.
O comentário foi enviado com sucesso.