Descrição da magnólia e as regras para seu cultivo
Magnolia é uma árvore atraente que ficará linda em quase qualquer lugar. Esta planta é considerada caprichosa. Mas se você cuidar bem dele, vai deliciar regularmente os donos do sítio com suas flores delicadas e perfumadas.
O que é isso?
Magnolia é um grande arbusto ou árvore decídua. Esta planta pertence à família das magnólias. Sua altura pode variar de 5 a 25 metros. A casca da magnólia é geralmente marrom ou cinza-acinzentada. O sistema radicular desta planta é muito sensível. Portanto, ele tem medo de danos mecânicos, bem como de mudanças bruscas de temperatura.
Ao descrever arbustos de magnólia, você precisa prestar atenção às suas flores. Seu tamanho é geralmente na faixa de 5 a 35 centímetros. Os botões podem ser brancos, rosa pálido, escarlate ou creme. A floração da magnólia pode ocorrer tanto no início da primavera quanto nos primeiros dias do verão. As flores têm um cheiro muito doce. Os frutos que se formam no local das inflorescências são em forma de cone. Dentro há sementes pretas. É com eles que a planta se reproduz no ambiente natural.
Espalhando
A pátria desta delicada planta é a China. Foi a partir daí que a magnólia foi introduzida na Europa. Agora esta planta pode ser vista em muitos países. Na zona natural, é encontrada no Leste Asiático, bem como na América.
Magnólias também são cultivadas na Rússia. Em geral, a planta prefere regiões quentes. Mas, se desejado, pode ser cultivado na Rússia central. O principal é escolher as variedades mais adequadas para isso.
Espécies e variedades populares
Existem agora muitas variedades diferentes de magnólia. Eles parecem diferentes e diferem em suas necessidades.
- Siebold. Esta árvore geralmente atinge uma altura de 9-11 metros. A folhagem é muito grande. As flores crescem em diâmetro até 8-10 centímetros. Esta planta pertence à lista de plantas resistentes à geada. Portanto, pode ser cultivado na Rússia ou na Bielo-Rússia.
- Ovate inversamente. A altura média desta árvore é de 13-15 metros. Possui tronco e galhos muito fortes. A casca dessa magnólia é cinza escuro. Nas extremidades de todos os caules estão folhas largas e alongadas. As flores dessa magnólia são grandes e têm um aroma memorável. Eles são de cor cremosa. Essas plantas parecem muito boas não apenas durante o período de floração, mas também durante o resto do ano. Esta magnólia também é resistente à geada. Cresce bem à sombra. Mas a planta ainda precisa ser bem cuidada. É especialmente importante regá-lo regularmente.
- Pontudo. Esta magnólia também é conhecida como azul. Essa planta se espalhou pelo mundo a partir da América do Norte. Na natureza, ela cresce nas florestas, bem como perto de rios de montanha. Esta é uma árvore muito grande. Atinge uma altura de 25-30 metros. A planta jovem tem uma forma alongada para cima. A magnólia fica mais redonda com o tempo. A folhagem apresenta uma tonalidade cinza esverdeada. As flores desta variedade de magnólia não são muito grandes. Mas eles parecem muito bonitos.
- Medicinal. Esta variedade de magnólia é originária da China. Suas flores perfumadas lembram nenúfares espetaculares em sua aparência. Além disso, suas pétalas são mais nítidas e estreitas nas bordas. Na Europa e na Rússia, esta planta é bastante rara.
- Em forma de estrela. Esta magnólia parece muito delicada e delicada. Ela apareceu no Japão. A magnólia arbustiva é pequena em tamanho. Seus ramos são marrom-acinzentados. As flores têm diâmetro médio de 10 centímetros. Eles se assemelham a grandes estrelas em sua forma. Existem magnólias como rosa e branco.
- Lírio. Esta magnólia é especialmente popular entre os jardineiros. Sua pátria é a China. Na Europa, a magnólia com flor de lírio apareceu há cerca de 200 anos. Suas flores são exuberantes e muito bonitas. Seu cheiro é muito leve e discreto. A superfície interna das pétalas é branca clara e a externa é vermelha. Esta magnólia floresce no final de abril ou início de maio.
- Cobus. Esta planta é comum no Japão e na Coréia do Sul. Chegou à Europa há cerca de 150 anos. Os arbustos inferiores são encontrados em jardins e parques. As folhas dessa magnólia são de um verde rico. A parte inferior é de cor clara. A magnólia começa a florescer apenas com a idade de 10-12 anos. Isso acontece no meio da primavera. As flores são grandes e de aroma agradável. O diâmetro dessas flores é de 10 centímetros.
- Flor grande. Esta magnólia luxuosa tem um tronco cilíndrico. A copa da árvore é muito densa. As folhas são verdes escuras e as flores grandes são brancas. Eles cheiram muito bem e doces. Após a floração, frutos brilhantes aparecem na árvore. Eles são em forma de cone e de tamanho pequeno. A planta se desenvolve e cresce muito lentamente. Possui boa resistência à geada. Esta magnólia cresce bem em ambientes urbanos.
- Soulange. Este popular híbrido foi criado no início do século XIX. Tem o nome do cientista que o criou. Agora, essas magnólias são populares em todo o mundo. Na Rússia, é perfeitamente possível cultivá-los nos subúrbios. São resistentes às mudanças de temperatura e também pouco exigentes na composição do solo. A altura média de um arbusto de magnólia é de 5 a 7 metros. As flores são grandes. Sua cor pode ser diferente. Existem magnólias rosa claro e escuras.
- Branco. Este tipo de magnólia é de tamanho compacto. Flores brancas aparecem no arbusto no início da primavera. Têm um aroma muito agradável. Magnolia adora lugares ensolarados e bem protegidos do vento. Esse arbusto ficará ótimo sozinho e ao lado de outras plantas.
- Brooklyn. Magnolia "Yellow Bird" foi criada no final do século passado. O híbrido único agradavelmente agrada com suas flores espetaculares. A árvore cresce muito rapidamente. Sua altura média é de 5 a 6 metros. A coroa da magnólia do Brooklyn é pequena. Tem uma bela forma piramidal. Os primeiros botões aparecem nele no final da primavera e frutos - no início do outono.
Aterrissagem
Na natureza, a magnólia cresce em locais com alta umidade e climas quentes. Portanto, tendo decidido cultivá-la no seu sítio, deve-se cuidar da escolha correta da zona de plantio. A magnólia deve ser plantada em um local ensolarado. Recomenda-se colocá-lo longe de árvores altas com copas largas. Caso contrário, ficará constantemente na sombra. A árvore também deve estar bem protegida do vento. Você precisa prestar atenção às características do solo. Magnolia adora solo neutro e ligeiramente ácido. É muito importante que ela seja fértil. As mudas também devem ser escolhidas corretamente. Na verdade, a qualidade do material de plantio depende da rapidez com que a planta pode criar raízes no local.
A altura da muda deve estar entre 90-100 centímetros. Em um tronco jovem de uma planta saudável, existem de um a dois botões. O sistema radicular da Magnolia deve ser bem desenvolvido e hidratado. Você pode plantar a muda selecionada em seu site na primavera e no outono. Mas muitos jardineiros dizem que é melhor fazer isso na segunda quinzena de outubro. Assim, a planta terá tempo de criar raízes antes mesmo do início da geada.Na primavera, as mudas são plantadas em abril.
É muito importante garantir que o clima esteja quente nas próximas semanas antes do pouso. Afinal, mesmo pequenas geadas podem prejudicar gravemente uma árvore jovem.
O próprio processo de plantio de magnólias consiste em várias etapas.
- O solo deve ser bem cavado. Na área selecionada, você precisa cavar um buraco de tamanho adequado. Deve ser bem grande. O tamanho do buraco é geralmente três vezes o tamanho do rizoma.
- Em seguida, uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do poço. Para isso, pode-se usar tijolos quebrados ou restos de ladrilhos cerâmicos. De cima, tudo deve ser coberto com uma camada de areia e depois com solo nutritivo.
- No centro do buraco, você precisa consertar a muda. Além disso, também precisa ser coberto com uma mistura de solo e nutrientes.
Depois disso, a terra deve ser calcada e regada. Depois que o líquido for completamente absorvido, o local próximo ao fundo do barril deve ser coberto com cobertura morta. Para isso, pode-se usar serragem seca ou turfa. A cobertura do solo em tempo hábil protege as raízes da árvore contra o ressecamento.
Cuidado
Tanto logo após o desembarque quanto no futuro, a magnólia precisa de cuidados especiais. Os jardineiros precisam realizar regularmente as atividades necessárias.
- Rega. Magnolia é uma planta que adora umidade. Ela precisa de hidratação regular e completa. Nesse caso, vale a pena acompanhar de perto a condição do solo. Não deve ser alagado. É necessário regar as plantas pela raiz. Sempre use água morna para isso.
- Afrouxamento. Se o solo no círculo próximo ao tronco não foi coberto com cobertura morta, o solo neste local deve ser regularmente afrouxado. Isso deve ser feito com muito cuidado. Normalmente, o solo é solto com um forcado. Outras ferramentas de jardinagem podem facilmente ferir as delicadas raízes da magnólia.
- Top dress. Para que a planta se desenvolva rapidamente e floresça regularmente, ela deve ser fertilizada regularmente. Nos primeiros dois anos, você pode passar sem se alimentar. A planta tem nutrientes suficientes que foram introduzidos no solo quando o arbusto foi plantado. As magnólias que crescem ao ar livre são alimentadas, geralmente na primavera. Para o trabalho, é melhor usar fertilizantes compostos, que podem ser adquiridos na maioria das lojas. Tendo decidido alimentar a árvore, é importante ler atentamente as instruções de preparação. Vale a pena usar o fertilizante na dosagem correta. Não exagere na magnólia. Isso pode fazer com que a folhagem seque.
- Poda. Ao cultivar magnólia no jardim, é importante podar regularmente o arbusto. Este procedimento é realizado após o final da floração. Todos os ramos enfraquecidos e secos são removidos, assim como os brotos que engrossam a copa. É muito importante cuidar adequadamente do arbusto após a poda. Cortes frescos devem ser cuidadosamente untados com var. Os arbustos de magnólia não são podados na primavera. Este procedimento pode causar o enfraquecimento da planta. Portanto, será muito difícil cultivar uma magnólia grande e bonita.
- Preparando-se para o inverno. Tanto nas regiões frias quanto na faixa do meio, é importante preparar adequadamente os arbustos para o inverno. Afinal, a magnólia é particularmente sensível ao frio. No outono, os arbustos podem ser alimentados com antecedência. Antes das primeiras geadas, o tronco da magnólia deve ser embrulhado em estopa. Nesse caso, é importante tentar não machucar os galhos da planta. O solo no círculo próximo ao tronco precisa ser bem coberto com cobertura morta. A camada de serragem ou ramos de abeto deve ser espessa o suficiente.
A magnólia cresce rapidamente e floresce regularmente quando bem cuidada.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras principais de propagar a magnólia em casa.
Sementes
As sementes de magnólia amadurecem no final do verão. Neste momento, você precisa coletar frutas dos arbustos. Eles precisam ser dispostos em papel ou em uma folha de jornal. Quando os frutos estão secos, você precisa tirar as sementes deles. Este material de plantio é colocado em um recipiente com água. Eles ficam lá por vários dias. Em seguida, as sementes são passadas por uma peneira.Após enxágue com água limpa, as peças são colocadas em um saco com areia úmida. É colocado na geladeira por três semanas.
Em seguida, as sementes precisam ser desinfetadas e colocadas em um recipiente com musgo umedecido. Deve ser coberto com filme plástico. As sementes germinadas são colocadas em um recipiente com solo. Após o plantio, é necessário esperar até que as mudas jovens germinem. As plantas podem ser transplantadas para um local de crescimento permanente apenas no início da primavera. O solo deve ser fértil e muito bem hidratado.
As mudas crescem bem devagar. No primeiro ano após o plantio para o inverno, eles devem ser completamente cobertos com turfa ou serragem. No futuro, o solo próximo às mudas é simplesmente coberto com uma cobertura morta.
Estacas
O material de plantio é colhido no início da primavera. Para o trabalho, é necessário escolher ramos jovens com base lignificada e copa verde. Na segunda quinzena de julho, as mudas, que antes eram armazenadas em local fresco, são plantadas na calda. É melhor plantá-los em uma estufa ou estufa.
Em poucas semanas, a planta será capaz de criar raízes. Para que a magnólia crie raízes rapidamente, a sala deve ser ventilada regularmente e o solo deve ser regado. Em geral, as estacas são uma maneira bastante fácil de propagar magnólias, o que é adequado até mesmo para jardineiros novatos.
Camadas
Este método é adequado para arbustos. Na primavera, você precisa escolher um galho próximo à superfície do solo. Na base, deve ser puxado com fio de cobre e dobrado até o chão. A fuga deve ser cuidadosamente consertada. Um corte circular bem feito deve ser feito na borda do galho.
O corte deve ser tratado com um preparo que acelere o processo de crescimento da raiz. Em seguida, esta seção do galho deve ser coberta com musgo umedecido e envolvida com filme plástico. Após algumas semanas, pequenas raízes aparecerão no local do corte. Assim que se tornam longas o suficiente, as camadas devem ser cortadas da base do arbusto. Eles o cultivam em condições de estufa. Já no próximo verão, a planta pode ser plantada em área previamente preparada.
Doenças e pragas
O crescimento e o desenvolvimento normais da magnólia costumam ser prejudicados por doenças. Uma das doenças mais comuns é a clorose, a partir da qual as folhas de magnólia ficam amarelas. O tratamento desta doença é realizado com sulfato de cobre comum. As doenças fúngicas também podem prejudicar uma árvore ornamental. A fim de prevenir doenças de arbustos, o solo não deve ser superalimentado ou alagado. Se você notar sinais de doenças fúngicas, as magnólias devem ser tratadas com fungicidas imediatamente.
Pragas como pulgões, tripes e ácaros também são perigosos para os arbustos. Você precisa combatê-los usando acaricidas. Se houver roedores na área, armadilhas ou veneno podem ser colocados ao lado de magnólias.
Exemplos em paisagismo
A magnólia fica linda tanto à distância de outras árvores quanto em plantações em grupo. Ao planejar plantá-la em seu site, você deve prestar atenção aos belos exemplos do uso de uma árvore no projeto paisagístico.
- Becos. Se houver espaço suficiente no local, você pode plantar um beco inteiro de magnólias lá. O principal é que todos tenham luz solar suficiente. Magnólias plantadas em uma fileira parecem muito bonitas e tornam o local um lugar verdadeiramente fabuloso.
- Pouso único. Magnólia, plantada sozinha, também parece espetacular. Não plante flores ou quaisquer outras plantas sob ele.
- Ao lado do gazebo. A magnólia que floresce lindamente na primavera também fica ao lado do gazebo. Árvores altas com galhos crescendo para cima valem a pena plantar em tal lugar.
Se você escolher a variedade certa de magnólia, além de cercar a árvore com amor e carinho, vai deliciar os proprietários do local com lindas flores da primavera por muito tempo.
O comentário foi enviado com sucesso.