Gravadores de fita de Júpiter: história, descrição, revisão de modelos
Durante a era soviética, os gravadores de fita para bobina de Júpiter eram muito populares. Este ou aquele modelo estava na casa de todo apreciador de música. Hoje em dia, um grande número de dispositivos modernos substituiu os gravadores clássicos. Mas muitos ainda sentem saudade da tecnologia soviética. E, talvez não em vão, porque tem um grande número de vantagens.
História
Para começar, vale a pena voltar no tempo e aprender um pouco sobre a história da marca Júpiter. A empresa surgiu no início dos anos 1970. Então ela praticamente não tinha concorrentes. Ao contrário, o fabricante precisava oferecer constantemente ao público algo novo que atendesse às necessidades dos consumidores.
O desenvolvimento deste gravador começou no Instituto de Pesquisa de Kiev. Eles criaram equipamentos de rádio domésticos e vários dispositivos eletromecânicos. E foi lá que apareceram as primeiras amostras de gravadores soviéticos, montados com base em transistores convencionais.
Usando esses desenvolvimentos, a fábrica de Kiev "Comunista" começou a produzir gravadores em grandes quantidades. E também havia uma segunda fábrica popular localizada na cidade de Pripyat. Fechou por motivos óbvios. A fábrica de Kiev em 1991 foi renomeada para JSC "Radar".
O icônico "Júpiter" não recebeu apenas um grande reconhecimento dos cidadãos da URSS. Um dos modelos, o "Jupiter-202-stereo", foi premiado com a Medalha de Ouro da Exposição de Realizações Econômicas da União Soviética e a Marca de Qualidade do Estado. Esses prêmios foram muito altos na época.
Infelizmente, desde 1994, os gravadores de Júpiter não são mais produzidos. Portanto, agora você só pode encontrar produtos que são vendidos em vários sites ou leilões. A maneira mais fácil de encontrar esse tipo de equipamento é em sites com anúncios, onde os proprietários de aparelhos de música retrô exibem seus aparelhos a preços bastante baixos.
Peculiaridades
O gravador de Júpiter agora atrai simplesmente pelo fato de ser uma raridade. Afinal, quanto mais se avança, mais muitas pessoas querem voltar a algo simples e compreensível, como os mesmos reprodutores de vinil ou gravadores de rolos e rolos.
Júpiter não é um dispositivo que não pode ser adaptado ao mundo moderno.
Se necessário, você pode gravar novas músicas de sua coleção de músicas favoritas em rolos antigos. A vantagem é que as bobinas são de alta qualidade, portanto, esse esquema permite gravar sons de forma limpa e sem interferências.
Até as músicas modernas tocadas neste gravador retrô obtêm um som novo e melhor.
Outra característica dos gravadores soviéticos é a um preço relativamente baixo. Principalmente quando comparado à tecnologia moderna. Afinal, agora os fabricantes perceberam a demanda por aparelhos musicais retrô e começaram a criar seus produtos de acordo com novos padrões. Mas o custo de tal gravador de grandes empresas europeias geralmente chega a 10 mil dólares, enquanto os gravadores retro domésticos são várias vezes mais baratos.
Visão geral do modelo
Para considerar as vantagens de tal técnica com mais detalhes, vale a pena prestar atenção a vários modelos específicos que foram muito famosos ao mesmo tempo.
202 estéreo
Vale a pena começar com um modelo lançado em 1974. Foi ela uma das mais populares de sua época. Este gravador de fita de 4 faixas e 2 velocidades foi usado para gravar e reproduzir música e fala. Ele poderia trabalhar tanto horizontalmente quanto verticalmente.
Os parâmetros que distinguem este gravador de outros são os seguintes:
- você pode gravar e reproduzir som com uma velocidade máxima de fita de 19,05 e 9,53 cm / s, tempo de gravação - 4X90 ou 4X45 minutos;
- tal dispositivo pesa 15 kg;
- o número da bobina usada neste dispositivo é 18;
- coeficiente de detonação em porcentagem não superior a ± 0,3;
- é bastante grande, mas ao mesmo tempo pode ser guardado tanto na vertical como na horizontal, podendo ser encontrado em qualquer apartamento.
Se necessário, a fita neste dispositivo pode ser rolada rapidamente e a música pode ser pausada. É possível controlar o nível e o timbre do som. E também o gravador tem um conector especial onde você pode conectar um telefone estéreo.
Na criação deste modelo de gravador, foi utilizado um mecanismo de drive de fita, que nas décadas de 70 e 80 era utilizado por fabricantes como Saturn, Snezhet e Mayak.
"203-stereo"
Em 1979, um novo gravador bobina a bobina apareceu, ganhando a mesma popularidade que seu antecessor.
"Jupiter-203-stereo" diferia do modelo 202 por um mecanismo aprimorado de acionamento de fita. E também os fabricantes começaram a usar cabeças de qualidade superior. Eles se desgastaram mais lentamente. Um bônus adicional é a parada automática da bobina no final da fita. Era muito mais agradável trabalhar com tais gravadores. Dispositivos começaram a ser exportados. Esses modelos foram chamados de "Kashtan".
"201 estéreo"
Este gravador não era tão popular quanto suas versões posteriores. Começou a ser desenvolvido em 1969. Foi um dos gravadores semi-profissionais de primeira classe. A produção em massa de tais modelos começou em 1972 na fábrica de Kiev "Comunista".
O gravador pesa 17 kg. O produto foi projetado para gravar todos os tipos de sons em uma fita magnética. A gravação é muito limpa e de alta qualidade. Além disso, você pode criar vários efeitos sonoros neste gravador. Isso era uma raridade na época.
Como escolher um gravador de bobina para bobina?
Gravadores de fita bobina a bobina, assim como toca-discos, têm uma segunda chance na vida. Como antes, A tecnologia soviética atrai ativamente conhecedores de boa música. Se você escolher um gravador retrô de alta qualidade "Júpiter", ele irá deliciar seu proprietário com som "ao vivo" de alta qualidade por um longo tempo.
Portanto, embora os preços para eles não tenham disparado, vale a pena procurar um modelo adequado para você. Ao mesmo tempo, é importante entender como encontrar um produto realmente bom, para distingui-lo de equipamentos de baixa qualidade.
Agora você pode comprar dispositivos de bobina a bobina por um preço alto e economizando um pouco.... Mas você não deve comprar cópias muito baratas. Se possível, é melhor verificar o estado da tecnologia. A melhor opção é fazer ao vivo. Ao fazer compras online, você precisa olhar as fotos.
Depois de comprar o gravador, é muito importante guardá-lo de maneira adequada. A tecnologia retro precisa fornecer um microclima ideal. E também as fitas devem ser armazenadas no lugar certo. O equipamento retro deve ser mantido longe de ímãs e transformadores de energia para não prejudicar a qualidade. E também a sala não deve ser úmida e a temperatura elevada. A melhor opção é um local com umidade entre 30% e temperatura não superior a 20 °.
Ao armazenar as fitas, é importante que elas fiquem em pé. Além disso, eles devem ser rebobinados periodicamente. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por ano.
O que se segue é uma análise em vídeo do gravador Jupiter-203-1
O comentário foi enviado com sucesso.