Gravadores "Românticos": características e programação

Contente
  1. Característica
  2. O alinhamento
  3. Características de operação

Um dos gravadores mais populares para o período de 70-80 do século passado foi uma pequena unidade "Romântica". Era confiável, com preços razoáveis ​​e de qualidade sonora.

Característica

Considere as principais características utilizando o exemplo de um dos modelos de gravador da marca descrita, nomeadamente "Romântico M-64"... Este modelo foi um dos primeiros dispositivos portáteis destinados ao consumidor médio. O gravador pertencia à 3ª classe de complexidade e era um rolo de duas pistas.

Outras características deste dispositivo:

  • a velocidade de rolagem da fita foi de 9,53 cm / s;
  • o limite das frequências reproduzidas é de 60 a 10.000 Hz;
  • potência de saída - 0,8 W;
  • dimensões 330X250X150 mm;
  • o peso do aparelho sem baterias era de 5 kg;
  • trabalhou de 12 V.

Esta unidade pode funcionar com 8 baterias, uma fonte de alimentação para funcionar com a rede elétrica e uma bateria de carro. O gravador era de construção muito robusta.

A base era uma estrutura de metal leve. Todos os elementos internos foram anexados a ele. Tudo foi revestido com uma folha de metal fina e elementos que podem ser fechados de plástico. As peças de plástico tinham um acabamento decorativo em folha.

A parte elétrica consistia em 17 transistores de germânio e 5 diodos. A instalação foi feita de forma articulada sobre placas de getinax.

O gravador foi fornecido com:

  • microfone externo;
  • fonte de energia externa;
  • bolsa em couro sintético.

O preço de varejo na década de 60 era de 160 rublos e era mais barato do que outros fabricantes.

O alinhamento

Um total de 8 modelos de gravadores "Românticos" foram produzidos.

  • "Romântico M-64"... Primeiro modelo de varejo.
  • "Romântico 3" É um modelo melhorado do primeiro gravador da marca descrita. Ela recebeu uma aparência atualizada, outra velocidade de reprodução, que era de 4,67 cm / s. O motor tem 2 controles de velocidade centrífuga. O conceito também sofreu uma mudança. O compartimento da bateria foi aumentado de 8 para 10 peças, o que possibilitou aumentar o tempo de operação de um conjunto de baterias. Na produção, foram utilizadas placas de circuito impresso. O resto das características permaneceram inalteradas. O novo modelo custava mais caro e o preço era de 195 rublos.
  • "304 Romântico"... Este modelo era um gravador de fita de quatro pistas, bobina a bobina, com duas velocidades, 3º grupo de complexidade.

O aparelho tinha uma aparência mais moderna. Na URSS, tornou-se o último gravador desse nível e foi produzido até 1976.

  • "Romântico 306-1"... O gravador de fita cassete mais popular nos anos 80, que podia se orgulhar de alta confiabilidade e operação sem problemas em comparação com seus concorrentes, apesar de suas pequenas dimensões (apenas 285X252X110 mm) e um peso de 4,3 kg. Produzido de 1979 a 1989. e sofreu pequenas alterações de design ao longo dos anos.
  • "Romântico 201-estéreo"... Um dos primeiros gravadores soviéticos, que tinha 2 alto-falantes e funcionava em estéreo. Inicialmente, este aparelho foi criado em 1983 com a marca "Romantic 307-stereo", e passou a ser vendido em massa com o nome "Romantic 201-stereo" em 1984. Isso aconteceu devido à transferência do aparelho da 3ª classe para 2 grupos de dificuldade (naquela época havia uma mudança geral de classes em grupos de dificuldade). Até o final de 1989, foram produzidas 240 mil unidades desse produto.

Ele era amado por um som melhor e mais limpo, ao contrário de outros modelos da mesma classe.

As dimensões do modelo descrito eram 502X265X125 mm e o peso era de 6,5 kg.

  • "Romântico 202"... Este gravador portátil tinha uma pequena circulação. Produzido em 1985. Pode lidar com 2 tipos de fitas. Um indicador apontador para registro e carga residual da bateria foi adicionado ao design, bem como um contador para a fita magnética usada. Equipado com um microfone embutido. As dimensões deste dispositivo eram 350X170X80 mm e o peso era de 2,2 kg.
  • "Romântico 309C"... Um gravador portátil, produzido desde o início de 1989. Este modelo pode gravar e reproduzir o som de fitas e cassetes MK. Equipado com a capacidade de ajustar a reprodução, tinha um equalizador, alto-falantes estéreo embutidos, busca autônoma para a primeira pausa.
  • "Romantic M-311-stereo"... Gravador de duas fitas. Ele foi equipado com 2 unidades de fita separadas. O compartimento esquerdo destinava-se à reprodução do som de uma cassete e o compartimento direito destinava-se à gravação de outra cassete.

Características de operação

Os gravadores "Românticos" não diferiam em nenhum requisito especial de operação. Além disso, eles eram praticamente impossíveis de matar. Alguns modelos de cassete, como 304 e 306, as pessoas gostavam de levar para a natureza, e então tudo acontecia com eles. Eles foram esquecidos pela noite na chuva, encharcados de vinho, cobertos de areia nas praias. E o fato de que poderia ter caído algumas vezes, você não precisa dizer. E depois de todos os testes, ele ainda continuou a trabalhar.

Os gravadores desta marca eram a fonte preferida de música alta entre os jovens daquela época. Como a presença de um gravador, a princípio, era uma novidade, muitos quiseram demonstrar seu “gadget” favorito.

Eles eram usados ​​na maioria das vezes nos níveis de som mais altos possíveis e ao mesmo tempo não perdiam a potência sonora.

Uma visão geral do gravador "Romantic 306" está no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário