Gravadores "Legend": história, características, revisão de modelos
Gravadores de fita cassete portáteis "Legenda-401" foram produzidos na União Soviética desde 1972 e muito rapidamente, de fato, se tornaram uma lenda. Todos queriam comprá-los, mas a capacidade da fábrica de instrumentos da Arzamas não era suficiente para atender à crescente demanda. Uma continuação lógica na história do lançamento foi a versão atualizada do toca-fitas Legenda-404, lançado pela primeira vez em 1977. Para aqueles que eram proprietários felizes da tecnologia soviética ou interessados em raridades, contaremos mais sobre a "Lenda" do passado.
História do fabricante
No início dos anos 70 do século passado, as empresas militares receberam a tarefa de organizar a produção de bens de consumo para cobrir seu déficit. Nesse sentido, em 1971, na Fábrica de Instrumentos de Arzamas em homenagem ao 50º aniversário da URSS, decidiu-se organizar a produção de um gravador de fita cassete de pequeno porte. Durante esse período, os jovens mudaram ativamente de ouvir discos para usar fitas cassete, e o lançamento de novas tecnologias foi muito relevante.
O lançamento foi agendado prontamente, menos de um ano se passou desde a formulação da pergunta até o lançamento do próprio produto. Em março de 1972, o primeiro Legend-401 apareceu. Seu protótipo era um gravador doméstico. Sputnik-401, que também não apareceu do zero. A base de seu dispositivo foi usada modelo "Desna", lançado três anos antes dos eventos mencionados, em 1969. Desna tornou-se o produto do empréstimo da tecnologia Philips EL-3300 importada e vários outros produtos de 1967.
A fábrica da Arzamas produziu algumas das peças para a montagem do gravador de forma independente, os componentes que faltaram vieram de outras empresas.
A empolgação em torno da "Lenda" começou desde os primeiros dias de vendas. O número de produtos manufaturados crescia de ano para ano, mas ainda faltava:
- 1972 - 38.000 peças;
- 1973 - 50.000 peças;
- 1975 - 100.000 peças.
Esses números, impressionantes para as capacidades da planta, foram uma gota no oceano para o poderoso recurso humano da União Soviética. Todos sabiam sobre a Lenda, mas poucos a seguravam em suas mãos. A popularidade e a grande escassez do produto levaram os organizadores da Loteria de Roupas e Dinheiro da Rússia a incluí-lo na lista de presentes desejáveis. E os trabalhadores da emissora de rádio e televisão de Nizhny Novgorod usavam o "Legend-401" para suas atividades profissionais.
Sem fazer alterações especiais, a empresa continuou com sucesso a produção de gravadores desta marca até 1980. Hoje o lendário equipamento está guardado no Museu da História da Fábrica de Instrumentos de Arzamas. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer não apenas a aparência, mas também avaliar o som do aparelho, já que os raros itens estão em ótimo estado.
"Legenda-401" tornou-se a base para um modelo ainda mais popular - "Legenda-404", cujo lançamento começou em 1981. O equipamento recebeu duas vezes o Selo Estadual de Qualidade.
Peculiaridades
Os gravadores Legend ficaram agradavelmente surpresos com suas dimensões compactas. Apesar da portabilidade, a técnica foi dotada de recursos adicionais.
- Além das funções de gravação e reprodução, o aparelho funcionava como receptor de rádio. E a julgar pelos comentários de usuários coletados no Museu de História da APZ, ele lidou bem com sua tarefa adicional. Para isso, uma unidade especial removível (rádio cassete) foi incluída com o gravador, e serviu como um receptor de rádio de ondas longas.
- Apesar do uso diário, o gravador tinha capacidade de repórter e, por isso, passou a agradar os funcionários da televisão Nizhny Novgorod, que usaram os produtos quase até a década de 2000.... O dispositivo estava equipado com um microfone MD-64A autoalimentado com um botão de controle remoto. Além disso, os repórteres elogiaram seu peso leve, tamanho pequeno, invólucro de poliestireno "indestrutível" durável e estojo de couro com uma alça de ombro confortável.
Visão geral do modelo
A fábrica de instrumentos Arzamas, que leva o nome do 50º aniversário da URSS, produziu várias modificações no famoso gravador Legend.
"Legend-401"
O modelo foi produzido de 1972 a 1980. O Sputnik-401 tornou-se o protótipo desta tecnologia nacional, portanto havia uma semelhança na colocação de microcircuitos, baterias e outros componentes principais. Mas o design do caso era visivelmente diferente... Foi decorado com uma capa de plástico translúcido, além de um espetacular elemento especial que esconde o alto-falante.
O modelo, como já foi mencionado, estava equipado com uma fita cassete de rádio, um microfone de repórter, uma fita cassete para gravação de som e um estojo de couro.
"Legend-404"
O lançamento de um gravador portátil classe IV ocorreu na fábrica de instrumentos Arzamas de 1977 a 1989. Era um modelo de cassete com fonte de alimentação universal. Fala e música foram gravadas em um aparelho cassete MK60. O equipamento era alimentado por rede elétrica e bateria A-343. Ele tinha uma potência de saída de 0,6 a 0,9 W, o rádio operava na faixa de ondas longas ou médias.
"Legend M-404"
Em 1989, o "Legend-404", tendo sofrido algumas alterações, passou a ser conhecido como "Legend M-404", e seu lançamento durou até 1994. A caixa e os circuitos apareceram em uma nova capacidade, o gravador agora tinha duas velocidades, mas o conector do rádio-cassete estava completamente ausente. E embora o novo modelo não tivesse mais a Marca de Qualidade do Estado, suas versões funcionais ainda são encontradas em museus e entre colecionadores de equipamentos antigos.
Princípio da Operação
Durante o seu lançamento, o gravador portátil Legend passou por várias modificações. Os modelos foram aprimorados levando em consideração a hora atual, a estrutura interna e o exterior da caixa foram alterados. Mas tudo começou com os parâmetros e o princípio de funcionamento, que são dados a seguir, referem-se à fonte da "Lenda" dos Arzamas.
O gravador tinha parâmetros de 265x175x85 mm e peso total de 2,5 kg. Foi alimentado com energia da rede elétrica e da bateria А343 "Salyut-1", cuja capacidade era suficiente para 10 horas de operação contínua. O dispositivo possuía várias trilhas de gravação de som, suas velocidades eram:
- 4,74 cm / s;
- 2,40 cm / s.
O registro foi realizado na faixa de trabalho de 60 a 10.000 Hz. O som em duas faixas da cassete MK-60 era:
- usando a velocidade básica - 60 minutos;
- usando velocidade adicional - 120 minutos.
O processo de funcionamento do dispositivo não parou em temperaturas de -10 a +40 graus Celsius.
Hoje, as capacidades do gravador soviético "Legend" estão desatualizadas há muito tempo, mas a qualidade com que esses produtos foram produzidos permite que ele funcione até agora.
É improvável que pelo menos um desses dispositivos modernos possa se orgulhar de tal longevidade funcional.
Para informações sobre os recursos dos gravadores "Legend", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.