Gravadores de cassete: uma visão geral dos tipos e regras de seleção
Cada vez mais, o passado está entrelaçado com nosso presente. E isso se aplica não apenas às memórias de uma pessoa, mas também às coisas daquela vida passada. Mais uma vez, vários tipos de tecnologia retro estão ganhando popularidade, incluindo gravadores de fita cassete. Na URSS, eles podiam ser encontrados em quase todas as casas. Hoje são adquiridos por colecionadores ou amantes da saudade dos velhos tempos.
História
Primeiro você precisa olhar um pouco para a história do surgimento do gravador de fita cassete. Afinal, nem todo mundo sabe que o primeiro deles surgiu na década de 30 do século passado. Além disso, aconteceu na pátria do Terceiro Reich. Esse dispositivo foi lançado pela C. Lorenz AG. Então, esse gravador tinha um fio magnético em seu núcleo. Mas esse dispositivo com fita magnética apareceu apenas na década de 50. Era Loewe Optaphon.
Na União Soviética, os "toca-fitas" não davam muita importância. Eles conseguiam com gravadores bobina a bobina ou, como eram chamados pelo povo, gravadores bobina a bobina. Em 1964, a Philips lançou um dispositivo de fita cassete portátil para reproduzir fitas previamente gravadas. Esse foi o motivo para pensar no lançamento de seus produtos. Afinal, as novidades "estrangeiras" começaram a se dispersar com estrondo.
Assim, em 1969, na fábrica de rádio "Proton" de Kharkov, foi desenvolvido um modelo soviético de um gravador de fita cassete, cujo análogo era o "dispositivo estrangeiro". "Primogênito" foi nomeado "Desna"... Com o tempo, vários outros modelos soviéticos, não menos famosos em sua época, foram lançados. No entanto, os gravadores "estrangeiros" ainda eram vendidos ativamente.
A popularidade dos "leitores de cassetes" foi capaz de durar até o início dos anos 90quando foram substituídos por gravadores de CD. Esse declínio ocorreu devido à melhora na qualidade do som. Modelos antigos caíram em desgraça e foram transferidos para os depósitos ou garagens de seus proprietários.
Quando voltaram a ser solicitados, foram retirados de seus esconderijos. Aqueles que gostavam de ouvir música em cassetes os guardavam para si, e aqueles que só queriam ganhar dinheiro com eles os colocavam à venda. Como havia poucos modelos de alta qualidade na União Soviética, foram os modelos importados que ganharam popularidade, o que era simplesmente impossível nos anos 80.
Hoje, alguns modelos de fabricantes japoneses custam mais de 6 mil dólares.
Dispositivo e princípio de operação
Para entender o que é um gravador de áudio comum desse tipo, você primeiro precisa se familiarizar com seu dispositivo, em quais componentes ele consiste.
- Mecanismo de drive de fita, ou na forma abreviada LPM, do qual a qualidade da gravação em si depende diretamente. Com sua ajuda, a fita magnética é puxada ao longo das partes funcionais da cabeça. Além disso, o LPM ajuda a realizar um retrocesso rápido, bem como uma série de outras operações. Nesse caso, esse mecanismo deve mover a fita no cassete em uma velocidade estritamente especificada e alimentá-la na unidade.
- Gravando, apagando e reproduzindo a cabeça magnética... Sua principal tarefa é interagir com um portador magnético. Como resultado, ele grava, apaga ou reproduz todas as informações. Alguns modelos de cassete têm duas cabeças e outros as três. A qualidade do som também depende da presença deles.
- Amplificador de gravaçãoqual é a fonte da entrada.
- Amplificador de reprodução.
- Fonte de energia, devido ao qual este dispositivo funciona.
- Unidades de controle e gestão, que deve incluir o indicador de nível de registro. Com ele, você pode controlar a detonação do som quando o gravador está funcionando. Portanto, se o som vibrar muito durante a reprodução, isso pode ser ajustado durante o processo de gravação.
- Diagrama cinemático, que é responsável pela presença de cadeias cinemáticas. Se houver cinemática demais, isso pode até causar uma interrupção no movimento da correia.
Visão geral da espécie
Os gravadores podem ser divididos em várias categorias. Em primeiro lugar, tal aparelho elétrico pode ser de um cassete ou de um cassete duplo. A primeira opção é usada apenas para gravar ou reproduzir sons. Com ele, a gravação só pode ser feita a partir de outras fontes que estão próximas. Já no segundo caso, é possível gravar uma gravação de som de uma fita para outra, diretamente em um gravador.
Além disso, esses aparelhos podem ser classificados em modelos modernos de som surround, bem como em modelos mais antigos. O primeiro deles, além do compartimento da fita cassete, pode ter uma entrada USB, com a qual uma pessoa pode ouvir qualquer informação. Alguns novos modelos de gravadores de rádio têm um rádio embutido que permite receber qualquer estação de rádio da cidade. Outros ainda, para além do compartimento para cassetes, possuem um compartimento para discos, que permite ouvir música de diferentes formas. Por mobilidade, os "leitores de cassetes" podem ser divididos em tipos como fixos e portáteis.
Estacionário
Esta versão do gravador de rádio difere de suas "contrapartes" por um peso bastante grande. Em alguns casos o peso pode ser de até 12 quilogramas... Além disso, eles não podem funcionar se não houver rede por perto.
No entanto, as vantagens de tais modelos incluem melhor qualidade de som.
Portátil
Quanto a este tipo de gravador, ele possui um pequeno peso, até 3 quilogramas, bem como pequenas dimensões. Uma característica desses modelos é que podem funcionar tanto com a rede elétrica quanto com baterias especiais. Portanto, esses gravadores de rádio costumavam ser levados em caminhadas ou em passeios e piqueniques comuns.
Top models
Ao longo de várias décadas, a produção de um grande número de gravadores foi estabelecida. Alguns deles foram feitos na União Soviética, outros em outros países do mundo. Os mais populares entre eles são os gravadores de rádio japoneses e chineses. Alguns modelos valem a pena familiarizar-se com mais detalhes.
Akai DX-57
Se antes os fabricantes dessa marca se especializavam apenas em gravadores, hoje eles ampliaram significativamente sua gama e se dedicam inclusive à produção de instrumentos eletrônicos. Por isso, essa marca ganhou notoriedade entre os músicos populares.
Akai DX-57 apareceu no início dos anos 90. Este modelo possui um fone de ouvido e um regulador de corrente.
Muitos especialistas acreditam que, em termos de desempenho, este gravador de rádio ultrapassou até mesmo a conhecida marca Sony.
Denon DR-M24HX
Esses gravadores já foram considerados os mais confiáveis. É importante notar que eles não perderam seu status até hoje. Seu lançamento remonta aos anos 80 do século passado. Os conhecedores de toca-fitas escolhem o Denon pelo fato de seu aparelho possuir 3 cabeças magnéticas, ajuste manual e mecanismo de acionamento. Além disso, com a redução de som Dolby, você pode ouvir suas gravações sem assobios.
Por alguns modelos, se forem de boa qualidade, os amadores podem pagar até 7 mil dólares.
Eumig 1000
De acordo com a descrição, essa técnica milagrosa é mais como uma pequena geladeira. O gravador de rádio pesa pelo menos 12 quilos. O som é tão "melodioso" que depois de tocar as músicas fica muito difícil ouvi-las em outros modelos.
A única desvantagem desse tipo de rádio é que é muito difícil de consertar e manter. Portanto, neste modelo não há correias, bem como motores bastante pequenos. Além disso, a faixa de frequência é de 22 mil hertz e a relação de ruído é de 78 decibéis.
Fase Linear 7000 MK-II
Este modelo não pesa mais de 18 quilos. Além disso, existem três cabeças disponíveis. A faixa de frequência é de 19 mil hertz e a proporção dos sinais de ruído é de 70 decibéis. O lançamento de gravadores de rádio ocorreu de 79 a 83 do século passado.
Bang & Olufsen BeoCord
Este gravador de rádio foi fabricado entre 81 e 87 do século passado. Tornou-se icônico não apenas por seu belo design, mas também por suas fortes características técnicas. Esse dispositivo é equipado com três cabeças magnéticas, um sistema de redução de ruído Dolby e um sistema de computador. A faixa de frequência é de 22 mil hertz.
Nakamichi 1000
Esses "decks de cassetes" são considerados os melhores modelos. Eles foram produzidos de 79 a 84 do século passado. O aparelho pesa 19 quilos, a faixa de frequência é de 25 mil hertz, 2 cabeças magnéticas estão disponíveis. Além disso, existe uma calibração automatizada computadorizada, que imediatamente aumenta seu status.
Pioneer CT-S740S
Este é um modelo doméstico de alta qualidade que poderia competir com uma marca tão conhecida como Nakamichi. Ele apareceu pela primeira vez nas prateleiras das lojas na década de 70 do século passado. Foi equipado com sistema de redução de som Dolby, que garantiu a qualidade da gravação do som. Naquela época era quase impossível conseguir esse modelo, mas tudo dependia da sorte.
Yamaha KX-300
O modelo de rádio japonês foi montado na década de 80 do século passado. O gravador possui 2 cabeças feitas de metais amorfos. Graças a isso, a qualidade do som é de alto nível. Em alguns casos, o modelo adquirido exige que a correia de transmissão seja substituída.
No entanto, o gravador de rádio Yamaha KX-300 difere dos outros na presença de um sistema de calibração automática de fita. Isso torna possível obter a gravação da mais alta qualidade.
Dicas de Seleção
Os amantes de gravadores estão tentando obter uma grande variedade de raridades em sua coleção. Em qualquer compra de um gravador de rádio "do passado", você deve prestar atenção a algumas das nuances.
Em primeiro lugar, você precisa saber que esse tipo de técnica é um dispositivo mecânico bastante complexo. É por isso quanto mais anos servirá a uma pessoa, maior será a probabilidade de quebra de várias peças sobressalentes... No entanto, o desgaste também depende diretamente de como o dispositivo foi tratado.
É por isso Antes de comprar qualquer gravador de cassetes, você precisa testá-lo... Afinal, aparelhos do século passado são famosos pelo fato de que em caso de mau funcionamento, mesmo em algumas ninharias, você pode simplesmente dizer adeus ao produto. Portanto, você não deve comprar tais equipamentos, esperando a oportunidade de repará-los.
Também é necessário familiarizar-se com o diagrama do modelo adquirido. Um gravador de rádio de alta qualidade deve ter dois ou três motores de acionamento, duas ou três cabeças. E também vale a pena prestar atenção aos dispositivos de um único cassete. Afinal, o modelo de dois cassetes tem muito mais detalhes. Isso significa que existe a possibilidade de que haja muito mais problemas. Além disso, hoje, provavelmente, ninguém pensaria em reescrever música de cassete para cassete.
Tendo decidido adquirir apenas um gravador de rádio, é melhor optar por modelos estrangeiros, cuja qualidade foi testada ao longo dos anos. Entre os gravadores de rádio soviéticos, vale a pena dar uma olhada em modelos como "Mayak-233" ou "Electronics MP-204"que eram populares nos velhos tempos. É muito mais provável que sejam de alta qualidade e durem muito tempo.
Resumindo, podemos dizer que os gravadores de fita cassete, ainda hoje, são de grande interesse para eles próprios. Alguém os compra para colecionar, alguém para realmente curtir o som original da música.
Independentemente de para que se compra o gravador de rádio, vale a pena escolher um produto com todos os cuidados.
Para uma visão geral dos gravadores de fita cassete, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.