A história da invenção do gravador
Um gravador é um dispositivo para gravar e reproduzir som. Nos tempos soviéticos, esse dispositivo era muito popular e era encontrado em quase todas as casas. No entanto, apesar do uso tão difundido de gravadores, nem todos sabemos como o aparelho foi inventado.
No material de hoje, vamos ajudá-lo a responder às perguntas sobre quando e por quem o gravador foi inventado, como eram seus antecessores, quais foram os primeiros modelos de gravadores.
Quando foi inventado?
Historicamente, o processo de criação de um gravador demorava muito. Então, pela primeira vez, o gravador apareceu apenas 40 anos após a primeira tentativa de gravar som. A primeira tentativa de inventar a própria unidade ocorreu em meados do século XIX, ou seja, em 1857. Foi feito por L. Scott.
Naquela época, o inventor criou o chamado fonautógrafo. Com este dispositivo, um esquema de som visível foi criado, mas deve ser destacado que não foi reproduzido. A agulha desta unidade percebia vibrações sonoras e, portanto, os valores eram exibidos em um cilindro especial na forma de uma linha curva.
A próxima data mais importante da história é 1877. O fonógrafo foi criado este ano. Com este dispositivo, o som pode ser gravado e reproduzido. Se falamos do desenho do fonógrafo, é importante notar que sua base era um eixo de torção, que foi embrulhado em papel alumínio e coberto com cera. Uma agulha passou pela superfície do eixo, criando sulcos especiais, e também neste momento um som foi feito do lado de fora. No entanto, o fonógrafo não durou muito, pois seu design não era confiável o suficiente.
Dez anos depois, em 1887, foi inventado o gramofone, cujo dispositivo era muito semelhante ao de um fonógrafo. No entanto, a agulha não passou por uma haste de torque especializada, mas por uma placa redonda de celulóide.
Todos esses eventos se tornaram os pré-requisitos para a criação e o surgimento do gravador como o conhecemos hoje. Cientistas de todo o mundo trabalharam na invenção do dispositivo. No entanto, muitas vezes graças aos seus esforços, outros dispositivos apareceram, com nomes e funções diferentes.
Se falamos da data imediata da invenção do gravador, então esse evento historicamente importante ocorreu em 10 de dezembro de 1898.
Quem inventou?
O mérito da criação do gravador pertence ao especialista dinamarquês Voldemar Poulsen. Na realidade, ao contrário da crença popular, esse dispositivo não foi inventado de propósito, mas por acidente. Acontece que Voldemar Poulsen queria pregar uma peça no amigo e gravar um eco no aparelho. Ele conseguiu dar vida à sua ideia ao inventar um gravador.
Então, Voldemar Poulsen revisou a publicação de Smith em The Electrical World. No entanto, ele modificou ligeiramente as idéias de Smith. Para criar o dispositivo, ele pegou fio de algodão, serragem de aço e arame de metal. Naquela época, o engenheiro chamou sua invenção de telégrafo. Ele se tornou o progenitor do gravador moderno.
Com o tempo, este dispositivo foi modificado. Em 1925, o som era gravado no aparelho por meio de um microfone elétrico de tamanho compacto.
Os cientistas começaram a apresentar uma ampla variedade de ideias:
- usando corrente de polarização para melhorar a qualidade do som;
- substituição da fita de aço por papel ou plástico, mas análogo revestido de metal;
- uso de cabeças de gravação em forma de anel.
Assim, um grande número de especialistas esteve envolvido na criação do dispositivo: Pfleumer, Schüller, Karmas e outros.
Características dos predecessores
A invenção do gravador não aconteceu imediatamente. Vários protótipos precederam o arranjo moderno.
Telégrafo
O telégrafo é o primeiro gravador da história. O projeto do telégrafo (agora conhecido como gravador) consistia em um fio e um cilindro. Nesse caso, o fio foi enrolado no cilindro. O próprio cilindro executava movimentos circulares como um relógio. É preciso lembrar também que, em vez de um fio comum, Voldemar Poulsen usou uma corda de piano.
É óbvio que tal mecanismo tinha várias desvantagens. Portanto, era bastante volumoso em tamanho e também exigia uma grande quantidade de arame para seu funcionamento, já que o consumo em si era enorme. Por exemplo, podemos dar os seguintes números: para gravar 20 segundos de som, foi necessário gastar cerca de 50 metros de cordas de piano.
A invenção acidental de Voldemar Poulsen, da Dinamarca, fez sucesso em todo o mundo. Esta invenção recebeu prêmios de prestígio e grandes prêmios em competições internacionais. Depois que o trabalho do cientista recebeu ampla publicidade, ele começou a aprimorar sua "criação". Poulsen inventou um modelo que consiste em bobinas e fita fina. Esse design acabou sendo muito mais eficiente e lembrava mais os gravadores modernos.
Shorinophone
Este dispositivo foi criado por nosso compatriota e batizado em sua homenagem. Shorinophone foi lançado em 1931.
Esta unidade pode ser classificada como dispositivos portáteis. Para gravar ou reproduzir som, você deve inserir uma fita cassete nele. Esta fita deve ser retrocedida. O processo de gravação ocorre graças a um elemento especial - o chamado cortador. Realiza movimentos vibratórios e aplica uma ranhura sonora ao celulóide.
Se falarmos das características numéricas deste dispositivo, então podemos notar o fato de que cerca de 4 horas de som podem ser gravadas em um filme, cuja duração é de 150 metros.
Quais foram os primeiros gravadores?
O desenvolvimento da tecnologia de fita continua até hoje. Assim, os dispositivos de bobina e cassete foram substituídos por dispositivos digitais. Os primeiros modelos de gravadores são apresentados a seguir.
Carretel a carretel
Este dispositivo funciona graças a uma fita magnética especial. Deve-se ter em mente que esta fita é enrolada em bobinas, que podem ser feitas de metal ou de plástico. Na linguagem comum, essas bobinas são freqüentemente chamadas de bobinas.
Durante a era soviética, havia várias classes e categorias de tais dispositivos. Por exemplo, para gravação de som profissional em um estúdio, grandes unidades foram usadas. Eles permitiram gravar som com uma qualidade bastante alta. Ao mesmo tempo, havia também modelos mais compactos adequados para uso doméstico ou pessoal.
A característica positiva mais importante desses dispositivos é a alta qualidade de gravação e reprodução de som. Ao mesmo tempo, não havia necessidade de usar dispositivos técnicos adicionais ou ter profundo conhecimento especializado.
Entre todos os gravadores de fita bobina a bobina, os dispositivos multitrack se destacam. O número de faixas em tais unidades na configuração mínima é de 8 peças.
Cassete
Os gravadores cassete surgiram à medida que os engenheiros trabalhavam constantemente para melhorar o funcionamento da fita magnética.Então, em algum momento, surgiu a ideia de combinar várias bobinas de fita em um único corpo, que foi batizado de “cassete”. Gravadores de fita cassete entraram em produção em massa na década de 60 do século XX. A Philips foi a pioneira nessa área.
Ao reproduzir o som gravado com um gravador de fita cassete, você pode notar muito ruído. Esta desvantagem (em comparação com dispositivos do tipo bobina) pode ser explicada pelo fato de que a velocidade de puxar a linha é bastante baixa. Além disso, a estrutura da fita magnética é altamente heterogênea.
Para eliminar essa desvantagem, sistemas especiais foram usados para suprimir ruídos indesejados.
Portátil
Este tipo de gravador tornou-se difundido devido ao seu tamanho compacto e saturação funcional. Tais dispositivos eram usados como gravadores de voz (por exemplo, por jornalistas durante entrevistas), bem como para gravação de música no local e alguns outros fins.
Assim, Mesmo no início do desenvolvimento da tecnologia de gravação de som, nomeadamente gravadores, existiam várias variedades de tais dispositivos. Essa variedade se deve ao fato de terem sido concebidos para diferentes finalidades. Além disso, alguns dos modelos são versões aprimoradas de dispositivos lançados anteriormente.
Desenvolvimento moderno de tecnologia
Atualmente, o tipo mais popular e difundido de gravador de fita é o Digital Audio Tape e o Digital Compacy Cassette. A operação desses dispositivos é baseada na codificação do sinal. Ele é convertido em código binário digital. Através desses dispositivos, você pode realizar gravações multicanais e reprodução de som de alta qualidade sem interferência aleatória.
No entanto, apesar do desenvolvimento da tecnologia, você pode encontrar gravadores de fita bobina a bobina. Por exemplo, esses dispositivos podem ser usados em estúdios de gravação. Ao mesmo tempo, os gravadores de fita multitrack são usados para uso profissional. Eles permitem que você grave sons individuais, altere sua configuração (por exemplo, volume). Em casa, podem ser usadas unidades de cassete convencionais, que atingiram seu pico durante a era soviética.
Assim, podemos concluir que a história da criação, desenvolvimento e transformação do gravador é bastante longa e interessante. Um dispositivo doméstico familiar passou por um grande número de estágios de seu desenvolvimento antes de se tornar um produto de massa popular.
Para o histórico de gravação, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.