Gravadores de fita "eletrônicos": história e revisão de modelos
Inesperadamente para muitos, o estilo retro se tornou popular nos últimos anos. Por esse motivo, os gravadores “Eletrônicos” apareceram novamente nas prateleiras das lojas de antiguidades, que em uma época estavam na casa de quase todas as pessoas. Claro, alguns modelos estão simplesmente em um estado deplorável, mas para os amantes das coisas de uma época passada, isso não importa, porque até eles podem ser restaurados.
Sobre o fabricante
Um grande número de eletrodomésticos foi produzido sob a marca "Eletrônicos" na URSS. Entre eles está o gravador "Eletrônico". A fabricação deste aparelho elétrico era realizada por fábricas que pertenciam ao departamento do Ministério da Indústria Elétrica. Entre eles vale a pena notar a fábrica de Zelenograd "Tochmash", Chisinau - "Mezon", Stavropol - "Izobilny", e também Novovoronezh - "Aliot".
As séries, que eram produzidas para exportação, eram chamadas de "Elektronika". Tudo o que restou dessas vendas pôde ser visto nas prateleiras das lojas.
Características dos dispositivos
Para começar, deve-se notar que por causa do qual muitos estão comprando esses modelos de gravadores. Cada um deles contém uma pequena quantidade de metais preciosos. Seu conteúdo é o seguinte:
- 0,437 gr. - ouro;
- 0,444 gr. - prata;
- 0,001 g - platina.
Além disso, esses gravadores têm amplificador, fonte de alimentação e peças sobressalentes adicionais. Usando o microfone MD-201, você pode gravar de um receptor, um sintonizador e até mesmo de outro gravador de rádio. Você pode ouvir música pelo alto-falante, bem como pelo amplificador de som. Além disso, sem falhas, um diagrama é anexado a esse dispositivo. Usando-o, você pode consertar qualquer problema que apareça durante o uso.
Revisão dos melhores modelos
Deve-se notar que todos os dispositivos eletrônicos eram diferentes. Entre eles, havia modelos de cassetes e cassetes estéreo e carretéis.
Cassete
Em primeiro lugar, você precisa se familiarizar com o gravador de fita "Electronics-311-stereo". Este modelo foi produzido pela fábrica norueguesa "Aliot". Remonta a 1977 e 1981. Se falamos sobre o design, esquema, bem como o dispositivo, eles são os mesmos em todos os modelos. O objetivo direto do gravador é reproduzir, bem como gravar som de qualquer fonte.
Este modelo possui ajuste automático e manual do nível de gravação, capacidade de apagar registros e botão de pausa. Existem 4 opções para completar estes dispositivos:
- com microfone e fonte de alimentação;
- sem microfone e com fonte de alimentação;
- sem alimentação, mas com microfone;
- e sem fonte de alimentação e sem microfone.
Quanto às características técnicas, são as seguintes:
- a velocidade do comprimento da fita é 4,76 centímetros por segundo;
- o tempo de retrocesso é de 2 minutos;
- existem 4 faixas de trabalho;
- a energia consumida é de 6 watts;
- com baterias, o gravador pode funcionar continuamente por 20 horas;
- a faixa de frequência é de 10 mil hertz;
- o coeficiente de detonação é de 0,3 por cento;
- o peso deste modelo é de 4,6 quilogramas.
Outro modelo famoso de gravador de uma época passada é "Eletrônica-302". Seu lançamento remonta a 1974. Pertence ao 3º grupo em termos de complexidade e foi concebido para reproduzir sons. Usado aqui fita A4207-ZB. Com ele, você pode gravar de um microfone, de qualquer outro dispositivo.
A presença de um indicador de discagem permite controlar o nível de gravação. Sua seta não deve estar fora do setor esquerdo.Se isso acontecer, os elementos devem ser substituídos. Você pode ligar e desligar as gravações simplesmente pressionando uma tecla. Pressionar mais uma vez levantará imediatamente o cassete. Uma parada temporária ocorre quando você pressiona o botão de pausa e, após pressionar novamente, a reprodução continua.
As características do dispositivo são as seguintes:
- o movimento da fita ocorre a uma velocidade de 4,76 centímetros por segundo;
- a frequência da corrente alternada é 50 hertz;
- potência - 10 watts;
- o gravador pode funcionar continuamente com baterias por 10 horas.
Um pouco mais tarde, em 1984 e 1988, na fábrica de Chisinau, assim como na fábrica de Tochmash, foram produzidos mais modelos aprimorados "Elektronika-302-1" e "Elektronika-302-2". Conseqüentemente, eles diferiam de seus "irmãos" apenas nos esquemas e em sua aparência.
Baseado no conhecido gravador de fita "Spring-305" modelos como "Eletrônica-321" e "Eletrônica-322"... O acionamento da unidade de captação foi modernizado e o retentor da unidade de cabeça magnética foi instalado. No primeiro modelo, um microfone foi integrado adicionalmente, assim como um controle de gravação. Isso pode ser feito manualmente e automaticamente. O dispositivo pode funcionar em uma rede de 220 W e em um carro. Se considerarmos as características técnicas, então elas são as seguintes:
- a fita está girando a uma velocidade de 4,76 centímetros por segundo;
- o coeficiente de detonação é de 0,35 por cento;
- potência máxima possível - 1,8 watts;
- a faixa de frequência está dentro de 10 mil hertz;
- o peso do gravador é de 3,8 quilos.
Carretel a carretel
Os gravadores bobina a bobina não eram menos populares no século passado. Assim, na fábrica de Uchkeken "Eliya" em 1970, foi produzida a linha "Electronics-100-stereo". Todos os modelos foram projetados para gravar e reproduzir sons. Quanto às suas características técnicas, são as seguintes:
- a velocidade da correia é 4,76 centímetros por segundo;
- a faixa de frequência é de 10 mil hertz;
- potência - 0,25 watts;
- a energia pode ser fornecida por baterias A-373 ou pela rede elétrica.
Em 1983, um gravador foi produzido na fábrica da Frya com o nome de "Rhenium" "Eletrônica-004". Anteriormente, essa empresa se dedicava à fabricação de produtos apenas para fins militares.
Acredita-se que este modelo seja uma cópia exata dos gravadores de rádio Swiss Revox.
No início, todos os componentes eram iguais, mas com o tempo eles começaram a ser entregues de Dnepropetrovsk. Além disso, as usinas elétricas de Saratov e Kiev também começaram a produzir esses modelos. Suas características técnicas são as seguintes:
- a fita se move a uma velocidade de 19,05 centímetros por segundo;
- a faixa de frequência é de 22 mil hertz;
- a energia é fornecida pela rede elétrica ou por baterias A-373.
Em 1979, na fábrica de Fryazinsky "Reniy", o gravador "Electronics TA1-003" foi produzido... Este modelo difere dos outros pela presença de um design modular em bloco, bem como automação de alto nível. O dispositivo pode operar em vários modos. Existem botões como "Parar" ou "Gravar" disponíveis. Além disso, há um sistema de redução de ruído, um indicador de nível de gravação e um controle remoto sem fio. Quanto às características técnicas, são as seguintes:
- o movimento da fita ocorre a uma velocidade de 19,05 centímetros por segundo;
- a faixa de frequência é de 20 mil hertz;
- consumo de energia - 130 watts;
- o gravador pesa pelo menos 27 quilos.
Resumindo, podemos dizer que gravadores "Eletrônicos" eram bastante populares na União Soviética. E não foi em vão, porque graças a eles foi possível ouvir as suas músicas preferidas não só em casa, mas também na rua. Agora, ao contrário, não é um dispositivo para ouvir música, mas apenas um instrumento raro que atrairá os conhecedores dessas coisas.
Revisão do gravador "Electronics-302-1" no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.