Gravador "Saturno": história, descrição, princípio de operação
O gravador de bobina a bobina "Saturn" foi produzido pela fábrica de Omsk que leva seu nome. Karl Marx do início da década de 70 do século XX. Havia vários modelos no total, os mais bem sucedidos são: "Saturn 201", "Saturn 202". Os gravadores tinham várias características notáveis e eram muito populares na União Soviética.
História da criação
Toca-discos "Saturn 201 estéreo" trabalhou em transistores, começou a ser produzido em Omsk no final dos anos 70 do século passado (1977). A unidade tinha quatro pistas e duas velocidades. A qualidade da gravação foi excelente, não inferior à de um gravador de fita de marca japonesa ou alemã. Infelizmente, o design e design do modelo deixaram muito a desejar, era difícil comparar com produtos da "Grunding" ou da "Sony". Os fabricantes ocidentais sempre deram grande atenção à apresentação dos eletrodomésticos.
O "progenitor" deste modelo foi Saturno 301, o dispositivo é muito bem-sucedido em termos de construção. O modelo teve boa procura, sendo produzido desde 1972. Havia um relógio comparador, da moda para aquela época, mostrando o nível de gravação, um contador de rebobinamento de fita. A gravação podia ser ouvida através dos alto-falantes e fones de ouvido embutidos, a qualidade do som era excelente, não inferior a de seus homólogos estrangeiros.
Faixa de reprodução de saída linear:
- a uma velocidade de 19,06 cm / s - 18 MHz;
- a uma velocidade de 9,54 cm / s - 12,5 Hz;
- nível de detonação;
- coeficiente de detonação: 19,06 cm / s - ± 0,16%, 9,54 cm / s - ± 0,26%;
- Nível de timbre LF - 15,5 dB;
- potência para alto-falantes embutidos - 2 watts;
- alto-falante externo - 6 watts;
- potência da rede - 50 W;
- dimensões - 413x363x164 mm;
- peso - 11,7 kg.
A limpeza do gravador e a manutenção preventiva não foram muito difíceis. Após a desmontagem do painel, todos os blocos ficaram à vista, localizados ao alcance do mestre.
Características do gravador de bobina
No gravador bobina a bobina, a fita teve um papel decisivo, foi nela que todas as informações foram acumuladas. Para Saturno, um filme com largura de 6,26 mm era adequado. Em termos de espessura, havia opções (microns):
- 56;
- 38;
- 28;
- 18.
Os filmes do primeiro tipo foram considerados mais duráveis, sua desvantagem era que mais tensão era necessária para um ajuste mais apertado ao elemento de leitura. O gravador Saturno tinha recursos suficientes, qualquer tipo de fita funcionava nele sem complicações.
A desvantagem do filme "espesso" era que cabia 170 metros a menos em uma bobina grande. Na maioria das vezes, foram utilizadas bobinas com filme de espessura média, embora seu fator de resistência fosse visivelmente inferior. A melhor fita adequada para gravadores Saturno é Svema e Slavich. Dos análogos estrangeiros no gravador "Saturno", as fitas foram tocadas melhor de todas:
- Sony;
- BASF;
- Agfa.
A BASF foi considerada a mais perfeita, tinha uma base mais forte e melhores características técnicas, o filme com adição de cromo foi especialmente apreciado.
Princípio da Operação
O modelo básico para gravadores "Saturno" era Júpiter 203 estéreo. Possui a segunda categoria de complexidade, bom esquema de layout. A originalidade do dispositivo foi dada pelos reguladores - “sliders”, assim como pelos gráficos de várias frequências. O “Saturno” possuía um filtro dinâmico para baixar o UWB, naquela época era considerado uma inovação, pois dava vantagens adicionais ao modelo.
"Saturno" pode soar em alto-falantes externos e embutidos. A potência é de apenas 8 watts. Saturn 202 estéreo»É fabricado desde 1982 em uma fábrica em Omsk.
Peculiaridades:
- posição de trabalho - vertical;
- reguladores de frequência de volume "deslizantes";
- há um filtro de frequência (UWB "Mayak");
- pedir carona;
- desligamento automático;
- o painel frontal possui um conector para conectar um controle remoto;
- as bobinas são tão grandes quanto possível, ajuste no. 18.
Gravador TTX:
- movimento do filme - 19,06 e 9,54 cm / seg;
- as frequências variam de 39,9 a 29 MHz;
- peso do gravador - 17,1 kg;
- "Saturn 202-2" - cabeças, mecânica, LPPM;
- coeficiente de detonação: 19,06 cm / s - ± 0,14%. 9,54 cm / seg - ± 0,26%;
- ruído - 52 dB;
- potência - 2x10 W;
- consumo de energia - 96 W;
- parâmetros - 478x392x212 mm;
- sistema acústico - peso 2x10,1 kg;
- potência - 13,3 W.
Sem acústica, o gravador era bastante caro, mais de 500 rublos, junto com os alto-falantes, o custo aumentou para 655 rublos. Foi possível comprar este dispositivo com hora marcada.
Nesses modelos, havia uma carona, depois de tocar as músicas e encerrar a fita, um desligamento automático funcionava após alguns minutos. Os botões de controle de trabalho eram convenientes:
- gravação;
- reprodução;
- retroceder;
- Pare.
Para a sua época, os modelos Saturno eram mecanismos progressivos, distinguiam-se favoravelmente com um bom nível de reprodução sonora. O nível de gravação também foi excelente e correspondeu ao nível dos padrões mundiais. Em operação, o aparelho se destacou por sua confiabilidade e simplicidade de design.
Em comparação com as contrapartes estrangeiras, o custo do gravador era três vezes menor.
Para informações sobre o princípio de operação do gravador Saturno, veja o próximo vídeo.
Eu tinha um Saturn 201, uma ótima máquina, desculpe, não estéreo. E agora vivo, provavelmente preciso limpar um pouco.
O comentário foi enviado com sucesso.