Gravadores "Nota": características e descrição dos modelos
No mundo moderno, estamos sempre e em todos os lugares rodeados por música. Nós a ouvimos quando cozinhamos na cozinha, limpamos a casa, viajamos e apenas andamos de transporte público. E tudo porque hoje existem muitos dispositivos modernos, compactos e convenientes, que você pode carregar com você.
Este não era o caso antes. Os gravadores eram enormes, pesados. Um desses dispositivos era o gravador Nota. É sobre ele que será discutido neste artigo.
Sobre o fabricante
A Usina Eletromecânica de Novosibirsk ainda existe e agora leva o nome de Associação de Produção de Novosibirsk (NPO) "Luch". A empresa iniciou seus trabalhos durante a Grande Guerra Patriótica, em 1942. Produzia produtos para a frente, que eram usados em cargas para as famosas "Katyusha", minas de profundidade, bombas aéreas. Após a vitória, a fábrica foi redesenhada para bens de consumo: brinquedos para crianças, botões, etc.
Paralelamente a isso, a empresa dominou a produção de fusíveis de radar, e depois - componentes para mísseis táticos. No entanto, ele não parou de trabalhar com bens civis, desenvolvendo produtos domésticos de rádio-técnicos. Em 1956, o eletrogramofone Taiga tornou-se a primeira "andorinha", e já em 1964 o lendário "Note" foi produzido aqui.
Este gravador bobina a bobina era único, bem desenhado e bem desenhado, e seu circuito era diferente de qualquer outro criado anteriormente.
O dispositivo rapidamente se tornou popular entre os consumidores. Muitos dos que já usavam um gravador bobina a bobina em casa o trocaram facilmente por um aparelho mais moderno. Um total de 15 modelos foram desenvolvidos sob esta marca.... Há 30 anos, 6 milhões de produtos Nota deixaram a linha de montagem do empreendimento.
Recursos do dispositivo
Era possível gravar sons e músicas em um deck reel-to-reel. Mas o gravador não conseguia reproduzi-lo: era necessário conectar o decodificador a um amplificador, cujo papel poderia ser desempenhado por um receptor de rádio, TV, reprodutor.
O primeiro gravador "Nota" foi caracterizado por:
- a falta de um amplificador de potência, por isso teve que ser conectado a outro dispositivo;
- a presença de um sistema de gravação de duas trilhas;
- velocidade de 9,53 cm / seg;
- duração da reprodução do som - 45 minutos;
- a presença de duas bobinas nº 15, cada uma com 250 metros de comprimento;
- espessura da fita - 55 mícrons;
- tipo de alimentação - da rede elétrica, cuja tensão deve ser de 127 a 250 W;
- consumo de energia - 50 W;
- dimensões - 35x26x14 cm;
- pesando 7,5 kg.
O gravador de fita bobina a bobina "Nota" naquela época era considerado um sistema acústico de alta qualidade. Seus parâmetros e capacidades eram muito superiores aos de outras unidades domésticas criadas de 1964 a 1965. Vale destacar também que seu custo foi inferior ao de seus antecessores, o que também influenciou na formação da demanda pelo produto.
Considerando todas as características do dispositivo acima, não é de se surpreender que o gravador set-top box fosse popular entre a população.
Visão geral do modelo
Devido ao aumento da procura, o fabricante decidiu que, para maximizar a satisfação das necessidades dos amantes da música, é necessário produzir modelos novos e melhorados da unidade de bobina "Nota".
Já em 1969, a Usina Eletromecânica de Novosibirsk estava ativamente envolvida na produção de novos modelos de gravador. Assim nasceram as versões cassete e duas cassetes.
Toda a gama é dividida em dois tipos - tubo e transistor... Vamos examinar mais de perto os modelos mais populares de cada tipo.
Luminária
Os gravadores de fita de tubo foram os primeiros a serem produzidos.
"Mas lá"
Foi criado por engenheiros em 1969. Esta é uma versão modernizada da primeira unidade. Seu corpo é feito de aço de alta qualidade. Este dispositivo tem sido usado como um complemento para receptores domésticos, televisores ou amplificadores de baixa frequência.
"Nota-03"
Ano de nascimento - 1972. Dispositivo móvel leve que, se desejar, pode ser transportado simplesmente colocando-o em uma caixa especial.
Parâmetros do gravador de fita:
- a velocidade da fita magnética - 9,53 cm / seg;
- frequência de faixa - de 63 Hz a 12.500 Hz;
- tipo de alimentação - rede elétrica de 50 W;
- dimensões - 33,9x27,3x13,7 cm;
- peso - 9 kg.
Transistor
Esses gravadores começaram a aparecer um pouco mais tarde que os gravadores de tubo, a partir de 1975. Eles foram produzidos na mesma fábrica de Novosibirsk, apenas novos elementos, peças, tecnologias e, é claro, a experiência foram usados no processo.
A gama de gravadores de fita transistorizada é representada por vários modelos.
"Nota - 304"
Este é o primeiro gravador transistorizado desta linha. Durante o desenvolvimento do tampo, seu antecessor, "Iney-303", foi tomado como base. O dispositivo era um anexo monográfico de quatro pistas. A grande vantagem desse modelo de transistor era que qualquer meio de áudio poderia ser usado como fonte de reprodução de som.
Tecnicamente, parâmetros e funcionalidade:
- a capacidade de ajustar o volume e o nível de gravação;
- faixa - 63-12500 Hz;
- movimento da fita - 9,53 cm / seg;
- consumo de energia - 35W;
- dimensões - 14x32,5x35,5 cm;
- peso - 8 kg.
Este gravador de decodificador é um dos dispositivos mais leves e compactos que este fabricante já desenvolveu. As características e funcionalidade do aparelho são bastante elevadas, o material é de alta qualidade, por isso não houve problemas durante o funcionamento.
"Note-203-stereo"
Foi produzido em 1977. Para gravação de som, foi utilizada fita magnética A4409 -46B. A gravação e reprodução podem ser controladas usando um indicador de dial especial.
Foi caracterizado pelos seguintes parâmetros técnicos:
- velocidade da correia - 9, 53 cm / seg e 19,05 cm / seg (este modelo tem duas velocidades);
- faixa de frequência - de 40 a 18.000 Hz a uma velocidade de 19,05 cm / se 40 a 14.000 Hz a uma velocidade de 9,53 cm / s;
- potência - 50 W;
- pesando 11 kg.
"Note-225 - estéreo"
Esta unidade é considerada o primeiro gravador de fita cassete de rede estéreo. Com a ajuda dele, foi possível reproduzir gravações e fonogramas de alta qualidade, para gravar sons em fitas cassete. Lançamos este gravador em 1986.
Foi caracterizado pela presença de:
- sistemas de redução de ruído;
- indicadores de seta, com os quais você pode controlar o nível de gravação e o modo de operação da unidade;
- cabeça magnética sendastoy;
- Modo de pausa;
- pedindo carona;
- contador.
Quanto aos parâmetros técnicos deste dispositivo, são os seguintes:
- frequência de faixa - 40-14000 Hz;
- potência - 20 W;
- dimensões - 27,4x32,9x19,6 cm;
- peso - 9,5 kg.
Este gravador tornou-se uma verdadeira descoberta, e absolutamente todos os amantes da música que já estavam cansados de enormes carretéis fizeram fila para adquirir esta criação única para si próprios.
Os dois consoles-decks mencionados acima foram muito populares ao mesmo tempo, uma vez que a gravação de áudio reproduzida a partir deles era de altíssima qualidade.
"Nota-MP-220S"
O dispositivo foi lançado em 1987. Este é o primeiro gravador de fita estéreo soviético de duas cassetes.
Este dispositivo tornou possível fazer uma gravação com uma qualidade suficientemente alta, para regravar um fonograma em uma fita cassete.
O dispositivo é caracterizado por:
- velocidade da correia - 4,76 cm / seg;
- faixa - 40-12500 Hz;
- nível de potência - 35 W;
- dimensões - 43x30x13,5 cm;
- pesando 9 kg.
Provavelmente, no mundo moderno em que vivemos, ninguém usa esses dispositivos.Mas, mesmo assim, eles são considerados raridades e podem até hoje fazer parte de uma grande coleção de algum amante inveterado da música.
Os gravadores soviéticos "Nota" eram feitos de uma qualidade tão elevada que funcionam perfeitamente até hoje, agradando com a qualidade de gravação e reprodução de som.
Uma visão geral do gravador de fita estéreo Nota-225-estéreo no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.