Lustres no estilo de "provençal" e "country"
Todos os anos, os designers oferecem novos modelos de luminárias para vários interiores. Alguns elementos saem de moda, substituindo outros, novos materiais e tecnologias de produção são usados, mas lustres e lâmpadas no estilo "provençal" e "campestre" não perdem sua relevância no interior há mais de um século.
Peculiaridades
O estilo provençal remonta ao século 19 nas regiões do sul das aldeias e vilas de pescadores francesas. O sul da França é banhado pelo sol, campos de lavanda, plantações de videiras, prados com flores silvestres estão espalhados ao redor. A paisagem do sul da França e os motivos rústicos se refletem no estilo provençal: nas cores, formas, materiais utilizados.
Os estilos "Provence" e "country" têm muito em comum, sendo na verdade sinônimos. Traduzido do francês "Provença" é um bairro, uma província. "Country" é traduzido do inglês como uma aldeia.
Assim, ambos os estilos representam motivos rústicos em móveis, lâmpadas e lâmpadas.
Os lustres rústicos são procurados há mais de um século. Graças às suas formas graciosas, sombras e abajures incomuns, luminárias de estilo country e provençal são usadas em salas de vários estilos e funções: de banheiros a salas de estar e quartos.
Os lustres no estilo "country" ou "Provence" possuem uma série de características que garantem a popularidade deste tipo de luminárias:
- alta transmissão de luz de abajures e materiais abajures - luminárias deste estilo enchem a sala de luz, criando o efeito de uma sala iluminada pelo sol;
- uso de materiais naturais - a moldura do lustre é feita de madeira, metal, cerâmica, é utilizada a tecnologia de combinar madeira e metal. Tecidos naturais (linho, seda, chiffon), madeira entalhada, vidro, cerâmica, cristal são usados como materiais para cortinas e abajures;
- usando cores pastéis e suaves - a paleta de cores dos lustres no estilo "country" e "Provence" cria o efeito de um produto queimado ao sol, o lustre não atrai atenção ativa, leve e flutuante com abundância de detalhes interessantes e elementos decorativos;
- motivos florísticos como na moldura do lustree nas cortinas e cúpula de abajures - uma moldura de madeira entalhada, em forma de videira, em bases de metal. Utiliza-se a técnica de forjamento à mão ou aço de forma ornamentada, a cúpula de argila ou vidro é pintada com ornamentos florais, os tecidos do abajur podem ser em uma pequena flor ou com padrões abstratos que lembram as ondas do rio;
- a fim de conseguir uma melhor iluminação da sala lustres são instalados junto com arandelas, lâmpadas de parede, lâmpadas de assoalho, feitas no mesmo estilo;
- lustres e lâmpadas no estilo de "country" e "Provence" no interior não são apenas uma fonte de luz artificial, mas também um importante elemento de decoração;
- lâmpadas no estilo de "country" e "Provence" é permitido o uso em salas de outros estilos: estilo eco, americano moderno, clássico e outros.
Visualizações
Lustres no estilo "country", "Provence", dependendo do método de montagem, podem ser:
- teto;
- suspenso.
Lustres de teto montado em uma prancha até o teto. Sua peculiaridade é que a altura do lustre não pode ser ajustada. A moldura da luminária está localizada perto do teto.Braços de lustre cobrem cortinas ou pequenos abajures. Este tipo de montagem é adequado para salas com tetos baixos.
Lustres pendurados montado em um gancho, que é montado no teto, e com a ajuda de uma forte corrente, o comprimento do lustre é ajustado. Esta opção de montagem permite colocar um maior número de elementos decorativos inerentes aos estilos de “Provença” e “sertaneja”, e não sobrecarregar o aspecto. A versão suspensa do lustre é adequada para salas espaçosas com pé-direito de 2,7 metros.
Tanto os lustres de teto quanto os pendentes consistem em uma base (moldura), os fios elétricos são mascarados na base e a base pode se ramificar em vários braços, cada um contendo um suporte para lâmpada. O cartucho do lustre pode ser usado como decoração:
- plafonds;
- abajures;
- lâmpadas abertas em forma de velas.
Materiais e formas
O estilo rústico-provincial envolve o uso de materiais naturais, muitas vezes esses materiais que podem ser encontrados à mão.
Os materiais para a base dos lustres campestre e provençal são:
- Madeira;
- metal (bronze, prata, níquel e outros).
A base do lustre de madeira tem formas suaves e sinuosas, elementos florísticos incomuns são esculpidos, uma reminiscência de plantas entrelaçadas, ramos flexíveis de árvores e arbustos e uma videira.
A base de metal em modelos caros é feita de metal forjado à mão, dando formas ornamentadas e curvas incomuns. Esse lustre será bastante pesado. Mais opções de orçamento com uma base de metal são feitas pelo método de estação de forjamento de acordo com estênceis preparados. As bases forjadas de metal têm a forma de ramos, caules de flores, formas abstratas suaves e leves.
Tanto a base de madeira quanto a de metal do lustre são desprovidas de cantos vivos, as formas são aerodinâmicas e suaves com muitos cachos e curvas. A base de metal tem um efeito desgastado, é envelhecida em várias formas de tingimento e pátina. Freqüentemente, há uma base combinada de madeira com elementos de metal ou vice-versa.
As modernas tecnologias de produção possibilitam o uso de plástico especialmente reciclado como base, que se assemelha visualmente à madeira ou ao metal. O preço desse produto será muito mais baixo, e você só pode distinguir o material pelo toque.
Para cortinas e abajures, materiais como são usados:
- porcelana;
- cerâmica;
- tecidos naturais (seda, linho);
- Madeira;
- cristal;
- copo.
Plafonds e abajures podem ser monocromáticos, mas mais frequentemente eles têm ornamentos florais, curvas suaves que lembram ondas ondulantes, com menos frequência padrões geométricos são usados.
As tonalidades das cortinas e abajures são bastante simples em sua geometria: cones, esferas, hemisférios, trapezoidais. Em um estilo rústico, o uso de assimetria e formas abstratas com ângulos agudos é inaceitável: isso vai atrapalhar a harmonia de percepção do interior como um todo.
A decoração da base da lâmpada com elementos de cristal e vidro cria uma atmosfera de pompa e elegância, caso em que não há plafonds ou abajures nos lustres no estilo "country" e "provençal", abajures em forma de velas são usadas.
Cores
A paisagem rural provincial é de fácil percepção visual, não contém elementos chamativos e contrastantes. Esta paleta de cores é inerente aos lustres de estilo country e provençal.
No design de luminárias nesses estilos as seguintes cores são usadas:
- azul;
- lilás;
- amarelo;
- bege;
- cor de rosa;
- hortelã;
- Branco;
- Marfim;
- onda do mar;
- turquesa;
- Laranja.
As cores são escuras e transparentes, lembrando tintas desbotadas pelo sol. Uma cor brilhante ou saturada (preto, vermelho, azul) pode ser usada como uma linha fina para pequenos elementos.
A gama de cores dos lustres country e provençais parece natural, natural, refletindo as cores e os tons do sul da França, rios e campos.
Como escolher luzes de teto
A escolha de uma luminária de teto é a etapa final dos trabalhos de renovação e design. O estilo das luminárias deve corresponder ao estilo geral da sala. Candeeiros de estilo campestre e provençal irão complementar melhor os quartos do mesmo estilo. Se os lustres anteriores desses estilos eram usados principalmente para decorar casas de campo e vilas, agora esse tipo de iluminação é usado ativamente em casas e apartamentos na cidade.
Esse lustre vai decorar a cozinha feita de materiais naturais e adicionar charme e romantismo. Modelos suspensos no estilo "country" e "Provence" resolverão facilmente o problema de zoneamento de uma pequena área da cozinha. Acima da área de trabalho, holofotes são usados para melhor iluminação, e um provençal ou lustre em motivos rústicos caberá bem acima da área de jantar.
O principal é que as cores dos plafonds ou abajures, elementos decorativos ecoam as cores das toalhas de mesa, guardanapos e a cor da fachada da cozinha. Os designers usam a repetição de elementos de decoração (franjas, babados, borlas) em têxteis de cozinha e decoração de lustres.
Para a cozinha, vale a pena escolher lustres com persianas ou abajures de metal ou cerâmica, que vão facilitar a remoção de fumos e depósitos de gordura. Têxteis em abajures são aceitáveis ao usar impregnações especiais, o que evitará a absorção de queimaduras no tecido.
Lustres de teto ou pendente no quarto de uma menina ou de um jovem casal terão uma aparência aconchegante, elegante e romântica. As cores pastel das luminárias irão encher a sala com uma luz suave. Para o quarto, você pode escolher com segurança modelos com abajures de tecido, cortinas esculpidas, franjas decorativas e franjas.
Um movimento de design ideal se o tecido do abajur e o tecido das janelas combinarem.
Para um quarto, recomenda-se selecionar um lustre, arandelas ou lâmpadas de piso do mesmo estilo, o que permitirá variar a saturação da luz.
O estilo francês da sala de estar será complementado por lustres de estilo country e provençal. Para a sala de estar, não há restrições quanto à escolha dos materiais do lustre. Para uma sala de estar ampla e pomposa, você pode escolher luminárias suspensas ricamente decoradas com cristal ou contas de vidro com estrutura de metal forjado ou madeira entalhada.
Ao decorar uma sala de estar no estilo americano Art Nouveau ou Tiffany, os lustres country e provençais também parecem orgânicos. O estilo da Tiffany envolve o uso de formas fluidas, decoração funcional e elementos naturais no design de interiores.
A cor principal da Art Nouveau americana é azul celeste, turquesa. Os tons pastéis calmos da sala de estar em estilo Tiffany serão complementados por lâmpadas feitas de materiais naturais em tons pastéis. Para tal sala de estar, você deve escolher cortinas e abajures feitos de vitrais, cerâmicas, tecidos naturais.
Ao escolher uma lâmpada para qualquer ambiente, você deve confiar em uma série de princípios gerais:
- para divisões com tectos baixos, opte por candeeiros com montagem no tecto; para divisões altas e espaçosas - pendente, com possibilidade de ajustar o comprimento;
- a cor da lâmpada, cortinas, abajures devem diferir em vários tons da cor das paredes ou ser elementos claros contra o fundo de todo o interior;
- para salas escuras, vale a pena escolher lâmpadas com um grande número de lâmpadas, o material das cortinas e dos abajures deve se dissipar bem, e não absorver o fluxo luminoso.
Lustres elegantes em um interior moderno
A versão de iluminação em forma de lustres hoje retorna a popularidade que um dia foi perdida. Num interior moderno, os lustres não são apenas uma fonte de luz artificial, mas também um importante elemento decorativo, sem o qual o estilo da divisão ficará incompleto. A tendência principal no design de interiores moderno é o uso de materiais naturais, o que também se aplica a luminárias.
Os lustres ocupam um lugar especial em interiores no estilo "country" e "provençal". A combinação de madeira e metal, cristal e bronze, cerâmica com elementos de madeira vão decorar qualquer interior.
Lustres vintage no estilo "country" e "Provence" continuam na moda, relevantes e de alto status. Bases forjadas de lustres intrincados com ornamentos decorativos feitos de cristal ou vidro lapidado e lâmpadas de velas abertas são as favoritas em salas de estar espaçosas, tanto em apartamentos na cidade quanto em residências de campo.
Lustres populares em interiores modernos, cujas sobremesas decorativas são discretas, mas permitem a cada vez dar uma nova olhada neste elemento de design e captar novas notas na base ou nos abajures da luminária.
Para ainda mais ideias de design de interiores com lâmpadas de estilo Provence, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.