Lustres para o quarto: como escolher

Contente
  1. Modelos
  2. Cores
  3. Projeto
  4. Como escolher o caminho certo?
  5. Onde o lustre deve ser localizado?
  6. Candelabro no interior do quarto

A iluminação doméstica é fundamental para o seu humor e bem-estar. O quarto é especialmente importante neste aspecto: quando escolhemos um lustre para uma divisão íntima, queremos encontrar um candeeiro bonito e fácil de usar.

Para entender como escolher lustres para um quarto, vale a pena estudar seus modelos, design, detalhes de compra, método de disposição e muito mais. Estas lâmpadas são únicas e têm muitas vantagens.

Modelos

Um lustre é uma luminária de teto suspensa ou montada na superfície. Tradicionalmente, é suspenso do teto para criar iluminação uniforme ou central na sala.

Há um grande número de modelos de várias formas e tamanhos que podem ser usados ​​para decorar um quarto:

  • Lustre de cristal de várias lâmpadas rodeadas por cristais de vidro que refletem a luz em toda a sala. Lâmpadas de ar neste estilo difundem luz brilhante, parecem muito ricas, mas não são adequadas para todos os quartos.
  • Lustre de tambor com um grande abajur ao redor das lâmpadas. Este tipo pressupõe o fornecimento de luz fraca, (a melhor opção para o quarto).
  • Companheiro lustre com uma série de tubos de luz estendendo-se de um ponto central e tendo lâmpadas nas extremidades. Alguns deles divergem simetricamente para formar um círculo, enquanto outros estão em ordem aleatória. Esse lustre ilumina a maior parte da sala se houver muitas lâmpadas (3-4 lâmpadas são suficientes para um quarto).
  • Lustre império luxuoso e tradicional. Possui duas secções, cujo topo é feito em forma de um pequeno cone. A parte inferior é um sino ou tigela invertido. O bloco consiste em cristais pendurados e as lentes decorativas dentro da lâmpada fornecem uma iluminação espetacular.
  • Cachoeira-lustre com cristais "fluindo para baixo", apresentados em muitas formas. A base do modelo pode ser redonda ou quadrada. Comum a este tipo de lustre é a combinação de uma lâmpada e cristais em forma de cachoeira. Este é um candeeiro muito romântico, um dos melhores para o quarto.
  • Lustre em camadas, cujos níveis variam de um a cinco. Para o quarto, os mais populares são os modelos de três braços com cortinas.
  • Lustre com moldura Euro em forma de persianas uniformes sobre moldura rígida, de formato simples (reto ou curvo). Essas luminárias têm de duas a seis lâmpadas, cuja direção da luz pode ser ajustada. Esses projetos são uma das melhores variedades para um quarto.
  • Teto ventilador de lustre, combinando duas peças de mobiliário, concebidas para iluminar e criar uma frescura refrescante em simultâneo no quarto.

Cores

Escolher a cor do lustre é uma questão de gosto, embora seja importante combinar estilo e propósito.

Existem associações tradicionais de cor e humor:

  • o laranja se assemelha ao sol, associado à alegria;
  • verde - com equilíbrio;
  • rosa - com grandeza e riqueza;
  • azul - com frieza e tranquilidade;
  • vermelho - com energia e interesse.

Existem duas opções para escolher a cor do lustre que o proprietário de um quarto pode aproveitar.

  1. O primeiro envolve o uso de um esquema de cores que corresponda à paleta geral da sala.
  2. O segundo método baseia-se na utilização do contraste (uma opção de acentuação que permite ao lustre sobressair, ser o principal objeto de decoração de interiores).

Um compromisso é possível - a escolha de um lustre com uma base feita de matérias-primas translúcidas (vidro, cristais ou plástico resistente ao calor). Essa lâmpada não contradiz os elementos de design e não chama a atenção para si mesma.

Os artesãos venezianos da ilha de Murano são os líderes na produção de lâmpadas coloridas. Graças a eles surgiu o termo "vidro de Murano". Eles produzem lustres com sombras multicoloridas e pingentes de cristal colorido, que podem decorar quartos de qualquer tamanho e estilo com raios cintilantes.

Como a lâmpada fica dentro de uma sombra colorida, a cor do vidro muda a iluminação, enchendo a sala de mistério e magia.

As lâmpadas coloridas podem ser monocromáticas e combinar um caleidoscópio de vários tons. Estes são os lustres multicoloridos modernos que combinam elementos de vidro lilás, dourado, branco, verde água-marinha, rosa e azul.

Normalmente, esses são modelos clássicos de alfarroba ou variações de um lustre complementar, em que a lâmpada não fica escondida na parte de trás do plafond. Essas lâmpadas têm pequenas lâmpadas de velas que enviam luz branco-azulada, fria ou suave e o brilho normal do espectro amarelo.

Você pode escolher uma ou outra lâmpada à vontade em uma loja especializada. O multi-lustre, por ser uma decoração do quarto, praticamente não altera o espectro de cores da iluminação: as lâmpadas são retiradas dos elementos de vidro coloridos.

Se você escolher um modelo com elementos decorativos multicoloridos, você precisa pensar em suas combinações com outros itens de interior. É preferível repetir a cor dos detalhes do dispositivo de iluminação central nos itens do interior do quarto - janelas, camas, poltronas ou carpete.

Projeto

O ponto de partida ao escolher um lustre para o quarto é determinar o estilo com que o quarto é decorado. Se os proprietários têm certas preferências de estilo, é muito mais fácil escolher um candeeiro e montar o design do quarto. Na maioria dos casos, ao organizar um quarto, procuram criar as condições mais convenientes e confortáveis, caracterizadas por um ambiente acolhedor. Na maioria das vezes, a base da ideia é consistente com o design no estilo clássico.

Lustres com lâmpadas de velas estão associados aos clássicos. Este tipo de luminária existe há muito tempo. Atualmente, esses modelos são mais frequentemente encontrados na forma de estruturas complexas de metal, cristal ou vidro, às vezes complementadas com plástico. Eles têm armações de bronze, metal, feitas em ouro antigo, cobre ou prata enegrecida.

Essas lâmpadas são penduradas em correntes decorativas, portanto, exigem tetos suficientemente altos para serem colocadas. Eles são decorados com inúmeros pingentes de cristal, lindos cachos de metal, às vezes rosetas padronizadas feitas de vidro ou cerâmica. Graças a um lustre tão bonito, você pode adicionar tons de romance, o espírito da antiguidade à atmosfera do quarto.

Os lustres de vidro Murano foram originalmente criados na Meca do vidro soprado na Itália. Hoje, o termo "murano" é usado para se referir a um estilo. Os motivos florais originais são frequentemente incluídos nas composições de design do modelo. O vidro Murano pode ser encontrado em muitas variações de cores e sua transparência permite um tom único de iluminação que pode adicionar interesse a quase qualquer quarto.

Os lustres Art Nouveau parecem simples e imponentes, são adequados para um quarto minimalista. Essas lâmpadas geralmente não têm decorações adicionais, além de abajures e suportes (em casos raros, há inserções que imitam tons amadeirados de wengé ou carvalho escuro).

Lâmpadas em forma de vidros pendurados, botões ou bolas têm uma aparência atraente. Lâmpadas alojadas sob essas cortinas ou dentro de provetas de vidro vêm em uma variedade de tamanhos.

Lustres incomuns na forma de um buquê de pequenas flores são lindos, cada um contendo uma lâmpada LED em miniatura. Os elementos metálicos de tais lustres possuem um revestimento eficaz (cromagem ou pulverização em bronze).

As lâmpadas podem ser direcionadas para baixo ou para cima, o que se reflete na direção do fluxo de luz e no grau de sua intensidade.

Para o quarto, você pode escolher uma lâmpada de design original na forma de ramos com um abajur de plástico resistente ao calor. Tal lustre é capaz de transformar o interior de uma sala especial, transformando-a em uma caverna misteriosa ou um recanto de matagal da floresta. Por exemplo, pode ser um modelo dos designers dinamarqueses Thyra Hilden e Pio Diaz.

A luminária foi concebida com a capacidade de alterar a potência de iluminação das lâmpadas LED, criando uma misteriosa sombra parcial na divisão.

Para decorar um quarto de estilo loft brutal, uma lâmpada de spot é adequada, bem como um lustre decorado em forma de lanternas do início do século XIX. Freqüentemente, nesses quartos, eles não têm cortinas: a lâmpada é lacônica e consiste em um arame, uma base, uma lâmpada.

Como escolher o caminho certo?

O tipo de lustre mais adequado para um quarto depende do estilo e do tamanho do quarto. A altura dos tetos também deve ser levada em consideração.

Como regra, escolha um tipo de lustre que não fique muito baixo. Uma exceção podem ser os quartos com tetos altos abobadados ou com vigas, que estão presentes em casas do pré-guerra, ou em chalés construídos de acordo com um projeto individual.

Se o proprietário quiser pendurar um abajur baixo no quarto de um apartamento típico, você não deve fazer isso na área da cama (caso contrário, existe o risco de tocá-lo apenas levantando a cabeça do travesseiro).

Para um quarto pequeno, uma lâmpada de tamanho modesto - um lustre de tambor - seria uma boa escolha. Um pequeno modelo elegante com abajur de seda feito por famosos mestres italianos, por exemplo, a marca Arte Lamp, vai decorar um aconchegante quarto no estilo moderno, provençal ou art déco, criando um ambiente de romance, ternura e conforto.

Para espaços pequenos, as luminárias planas que parecem pressionadas contra o teto são boas.

Estas são as lâmpadas da moldura Euro made in Spain, adequadas para um quarto moderno num estilo minimalista. Por exemplo, um lustre em miniatura da Cuadrax, consistindo em seis tons que lembram cubos de gelo cintilantes, fixado em um arco curvo cromado.

Quando a altura do teto permite, faz sentido projetar um quarto luxuoso com espelhos altos, cortinas pesadas e um lustre de cristal glamoroso.

Por exemplo, a luminária de estilo império Bagatelle, feita de cristal transparente com pingentes iridescentes. Concebida para um candeeiro, esta luminária será uma solução harmoniosa para criar um ambiente intimista no quarto, uma vez que pode trazer um ambiente relaxante e confidencial ao estilo.

Em regiões onde está muito quente, um lustre combinado com um ventilador será uma boa escolha para um quarto. As pás da ventoinha podem ter de quatro a seis, elas estão localizadas principalmente acima das cortinas e têm um formato diferente. O visual mais tradicional são as lâminas retas, com acabamento na cor da madeira ou revestidas com diversos borrifos.

Nas réguas, também existem lâminas em forma de meia-lua, além de feitas em forma de pétalas. As lâmpadas podem ser colocadas dentro de uma grande sombra redonda: neste caso, a luz do lustre não atingirá os olhos dos veranistas, o que é muito conveniente para o quarto.

Onde o lustre deve ser localizado?

O principal objetivo do lustre do quarto é a iluminação central do espaço. A sua luz decorativa e romântica foi concebida para acalmar e relaxar os proprietários tanto quanto possível após o trabalho. Portanto, não deve ser muito brilhante e agressivo.

A iluminação artificial não é capaz de criar a atmosfera certa, o que afetará a qualidade do relaxamento e manterá a tensão.

Existem situações em que é necessária uma iluminação totalmente brilhante e confortável no quarto.Quem gosta de ler na cama deve certificar-se de que a localização da lâmpada principal é suficiente para os olhos. É importante pensar na potência das lâmpadas, embora a intensidade do fluxo luminoso deva ser mantida em medida. Neste caso, é melhor posicionar o dispositivo de iluminação de forma que o brilho do mesmo não reflita no monitor do computador ou no painel da televisão.

A norma para um quarto é de 15 watts por metro quadrado. Para uma sala de 20 metros quadrados, a potência total das lâmpadas do lustre na superfície do teto deve ser de cerca de 300 watts.

Para uma sala longa, uma opção conveniente seria colocar dois lustres com interruptores separados. Para uma estadia confortável, é importante pensar onde é mais conveniente colocá-los (de preferência, é melhor que os interruptores possam ser alcançados sem sair da cama). Se possível, vale a pena comprar um lustre equipado com um interruptor remoto ou dimmer que permite alterar o modo de iluminação.

Para encaixar o lustre de maneira adequada e harmoniosa no quarto, você pode posicioná-lo acima do pé da cama, se não abaixar o modelo muito baixo. É desejável que as cortinas estejam voltadas para cima ou tenham um ângulo de inclinação ajustável: desta forma você pode ter certeza que a luz das lâmpadas não será muito forte e não irritará os olhos.

O abajur com as cortinas levantadas é considerada a melhor opção, embora o cuidado com tal dispositivo seja mais difícil - poeira e pequenos insetos se acumulam nos copos do abajur. Mas a sensação visual da expansão do ambiente, que é conseguida com o uso de tal luminária, vale a pena gastar um pouco mais de tempo limpando.

Se a luz do lustre não for suficiente, você pode instalar abajures na cabeceira da cama, adicionar uma arandela com base ajustável na parede no mesmo estilo do lustre.

A maioria das empresas especializadas na produção de luminárias está sempre feliz em oferecer coleções compostas de lustres, arandelas e pendentes, por isso não será difícil escolher harmoniosamente esses itens de interior.

Para um quarto muito grande, as fontes de luz devem ser a composição de um lustre fixado no teto e lâmpadas LED localizadas em diferentes níveis e planos para iluminar áreas específicas (roupeiro e espelho).

Quanto à altura de colocação, numa divisão onde não ultrapasse 2,5 metros, a solução ideal seria uma estrutura próxima à superfície, o mais próximo possível do tecto (lustre sobre haste - moldura Euro ou com uma grande sombra plana).

Candelabro no interior do quarto

Alguns lustres podem criar uma sensação de luxo no quarto. Eles conferem ao espaço um prêmio especial. Outros trazem simplicidade e concisão ao interior, portanto são especialmente relevantes em ambientes repletos de pequenos detalhes (por exemplo, uma sala de estar). Em cada caso, o lustre deve ser harmonioso, harmonizando-se suavemente com o ambiente.

Para um quarto espaçoso com pé-direito padrão, uma excelente escolha seria comprar um lustre de tambor com abajur de tecido. Pode ser seda ou organza em tom pastel: o tecido não escurece a luz das lâmpadas, suaviza seu brilho, cria uma sensação de sombra. Para realçar o efeito, tal lustre é complementado por pingentes de cristal, nos quais os raios de luz são refletidos, cintilantes e cintilantes.

Graças aos elementos de decoração escuros, esse lustre caberá em quase todos os interiores modernos, do estilo vintage ao minimalismo. Ela será capaz de complementar harmoniosamente móveis branco perolado, adequados para móveis de cores escuras ou douradas (por exemplo, a tonalidade de noz milanesa). Os detalhes cromados da moldura podem sobrepor-se aos elementos dos espelhos, à base da cama ou às pernas das cadeiras.

Um exemplo do design de um boudoir clássico de senhora será um design de quarto em tons de rosa, no qual um lustre chique em tom lilás multifacetado terá um papel decisivo.

Esta é uma versão clássica de um candeeiro pendente com seis braços com persianas rosáceas, nos quais são instalados candeeiros. A luz, neste caso, é direcionada para cima, pois as bordas das cortinas se sobrepõem ao tamanho das lâmpadas. Não fere os olhos e, refletido na paleta de vidro deslumbrante, assume um brilho rosado suave.

A decoração das paredes em rosa, o uso de uma manta fofa rosa claro como colcha e um tapete em delicado tom pastel enfatizam a beleza do lustre, que desempenha um papel solitário neste interior.

No caso de quando você deseja criar um quarto branco como a neve, uma reminiscência de nuvens de ar dos contos de fadas, você pode usar o destaque principal na forma de um lustre branco elegante com lâmpadas de velas.

Também é adequado para uma sala pequena, não reduzirá visualmente a altura dos tetos, graças ao tom perolado do revestimento. O entrelaçamento do desenho de aberturas, decorado com flores e folhas, permite que a luminária de teto crie o efeito de "flutuar" no ar, fundindo-se organicamente com as cores do interior.

Lâmpadas fora do padrão, feitas em forma de velas longas, parecem naturais nesta composição, aumentando a impressão de fabulosidade.

Uma lâmpada de cristal pode ser simples ou de várias camadas.

Em um estilo moderno, uma bola de luz em forma de geometria complexa pode ser feita de pingentes de cristal. Os elementos de tal lustre, fixados na base em uma estrutura estática, suavemente difundem a luz das lâmpadas e criam uma cintilação ao redor da lâmpada. O tecto extensível com acabamento brilhante ajuda a realçar este efeito.

Esse lustre pode ser usado para decorar um quarto em um estilo moderno, interiores de design tecnológico ou de alta tecnologia. É aconselhável escolher a cor do piso, móveis e cortinas em tons pastéis, para a harmonia, pode-se usar tons naturais e naturais.

Como escolher um lustre para o quarto, você pode descobrir no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário