Lustres em estilos populares
Um lustre é um elemento único de iluminação e do interior de qualquer sala. Dependendo da sua aparência, pode não só complementar o design, mas também tornar-se o seu centro visual, definindo o estilo do seu quarto, cozinha, sala de estar.
Não há nada de surpreendente no fato de que hoje há um grande número de tendências e direções inteiras na decoração deste detalhe de interior. Encontrar um lustre que seja adequado em termos de qualidade e aparência visual não é tão difícil. Às vezes, basta ter uma ideia de como você gostaria de ver sua casa.
Direções modernas
Recentemente, vários estilos modernos estão ganhando popularidade. Isso se deve ao fato de que nessas áreas é muito mais fácil escolher o tipo de lustre que vai caber em quase todos os interiores. Além disso, a escolha é facilitada pela grande variação no design geral e na decoração das luminárias.
É importante notar que as tendências modernas não se limitam de forma alguma a várias opções modernas ou de alta tecnologia. A maioria deles representa uma nova abordagem de clássicos há muito esquecidos.
Chalé
Por exemplo, os lustres em estilo chalé, também conhecidos como estilo "caça", estão ganhando popularidade, o que está diretamente relacionado às suas características decorativas. Em geral, as lâmpadas deste estilo são caracterizadas por grosseria deliberada e aparência maciça. Os pastores alpinos já foram considerados os fundadores desta tendência, decorando as suas casas com candeeiros cuja criação foi inspirada em objectos naturais.
Agora, essa tradição é totalmente observada. Um lustre em estilo chalé pode se parecer com quase tudo: um bloco áspero de pedra, um grande pedaço de gelo, um pedaço de madeira. Ao criar esse elemento de decoração e iluminação, podem ser usados chifres de animais, na maioria das vezes artificiais, peças de madeira escura ou ferro forjado.
Uma das principais regras do estilo de caça é o tamanho impressionante do lustre. Se você não o seguir, a lâmpada simplesmente se perderá em sua própria decoração.
Vintage
O vintage também continua popular. Essa direção nunca perde sua relevância, pois sempre ganha pela elegância e suavidade das formas.
Em geral, os candeeiros vintage são adequados para quem gosta de sofisticação e um ligeiro toque de antiguidade no design da sua casa.
O lustre pode ser decorado, por exemplo, sob um clássico poste de luz. Cobre, latão e bronze são freqüentemente usados na manufatura.
Estilo ecológico
Para os conhecedores de leveza, beleza natural e segurança da saúde, o chamado estilo ecológico é adequado.
Nesse caso, a única e inviolável regra é o uso de materiais naturais na confecção de um lustre.
Assim, por exemplo, você pode encontrar lâmpadas, cuja moldura é feita de vários tipos de madeira, bambu, tecido de uma videira ou palha, esculpido em osso.
Shabby chic
Menos conhecido, no entanto, também é bastante popular, é a direção chique gasto.
É caracterizada por características marcantes de conforto doméstico, romantismo leve e gentileza.
O problema é que nem todo salão ou loja especializada pode oferecer lustres pendentes chiques e surrados.
Essas lâmpadas podem ser decoradas com um acabamento de lã macio, uma vez que o design de uma sala nesta direção requer uma combinação de móveis estofados e seus arredores.
A regra de ouro do shabby chic é a abundância de decorações feitas à mão, ou seja, feitas à mão.
Por exemplo, abajures de crochê decorados com padrões em forma de flores são bastante populares.
Minimalismo
Muito mais simples e mais baratos são os lustres minimalistas. Via de regra, são lâmpadas de teto que não só economizam espaço, mas também chamam a atenção pelo seu laconicismo. Formas suaves e leves, a falta de abundância de decoração - tudo isso permite que você use esses lustres para decorar seu quarto em qualquer design moderno.
Futurismo
Claro, não apenas as direções retro são populares hoje. Os estilos industrial, techno ou mesmo futurista encontraram seu lugar na fabricação de elementos de iluminação. Podem ser lâmpadas LED de formas muito invulgares, desempenhando uma função puramente decorativa, ou lustres completos com um design moderno, como "OVNI" ou "Saturno".
Clássico
Além dos estilos modernos populares, que começaram a adquirir relevância apenas recentemente, existem tendências clássicas. São conhecidos na cultura do design de interiores e de iluminação há muitos anos, mas ainda não perderam a sua relevância, tendo apenas se adaptado ligeiramente às tendências modernas.
Art Deco
Os lustres na direção art déco permanecem bastante conhecidos. Este estilo combina sofisticação e sofisticação com sucesso, enquanto os lustres não parecem deliberadamente maciços e pomposos. A sua decoração é dominada por inclusões de motivos da Grécia ou do Egito, sendo as cores preferidas o preto ou o castanho chocolate.
Vale ressaltar que os lustres de teto Art Déco são ótimos, mesmo para salas com uma altura de teto média, pois podem economizar espaço livre com sucesso.
Barroco
O estilo barroco, que se originou na Itália antiga, também não perde sua relevância entre os conhecedores do design clássico. É caracterizado por uma combinação de texturas, linhas e cores incomuns. Quanto às lâmpadas de teto, os lustres barrocos chamam a atenção com uma combinação bem-sucedida de pompa e leveza.
Na maioria das vezes, trata-se de lustres de várias camadas, cujo material principal é o vidro real. Variações de vidro e cristal multicolorido também podem ser usadas.
Barroco demonstra soluções de design incomuns para luminárias, graças às linhas complexas e decoração em forma de conchas, flores, castiçais antigos.
Os tons de cristal fornecem uma luz suave, mas brilhante e atraente, tornando esses lustres a escolha ideal para uma sala de estar espaçosa.
Estilo império
Outra tendência clássica é o estilo do Império Estalinista, que muitas vezes também é chamado de estilo do Império Imperial. Esta é uma solução bastante incomum para a decoração de elementos de iluminação, mas também ganhou popularidade.
O estilo do Império Estalinista é caracterizado pela conquista da grandeza e pompa do estilo em detrimento de materiais e técnicas clássicas. Os lustres deste tipo distinguem-se por linhas estritas de formas e simetria dos braços. Na decoração, é popular o uso de elementos de tema militar, o formato de asas, folhas de louro e águias.
O corpo de um lustre de estilo Império é geralmente de bronze ou dourado. A forma do núcleo é geralmente em forma de pêra, e uma corrente bastante grande é usada para fixar o lustre no teto.
gótico
O estilo gótico, que nos veio da Inglaterra medieval, oferece uma escolha mais ampla em termos de decoração. Estes podem ser lustres em forma de aro de madeira ou metal, com lâmpadas separadas que os atraem pela sua simplicidade e minimalismo.
Por outro lado, o gótico também sugere a possibilidade de usar formas mais complexas que se assemelham a vários tecidos e padrões.
Na decoração, a preferência é mais frequentemente dada à ornamentação com orifícios, a utilização de elementos como folhas de uva ou carvalho, hera e vinhas.
Punk cibernético
Muito mais específico é o estilo cyber-punk, que encontrou sua aplicação no design de elementos de iluminação. Neste caso, os lustres são abundantemente decorados com vários elementos mecânicos, engrenagens, arames densos, dobradiças.
Etnoestilos
Muitos fabricantes de iluminação profissional são inspirados por influências étnicas e nacionais. Não é de estranhar que, como no caso da concepção geral da sala, você possa escolher um lustre em um estilo étnico específico para coroar todo o interior.
Claro, hoje existem muitas tendências étnicas no design. Os estilos étnicos mais comuns de luminárias:
- Chinês. Este é um estilo que chama a atenção por sua quase total ausência de qualquer conceito permanente. Esses lustres podem ter uma forma cúbica estrita ou, ao contrário, uma aparência muito elegante e lisa. Na decoração, via de regra, encontram-se diversos motivos específicos, como hieróglifos, folhas e brotos de bambu.
- inglês, também conhecido como estilo britânico, atrai com clareza e simplicidade. Estes são candeeiros clássicos e elegantes, decorados com tecidos em tons pastel.
Esses lustres criam o efeito de calor, conforto e tranquilidade. Os modelos mais caros são feitos de bronze ou outras ligas pesadas.
- Como a iluminação centralizada não é muito popular nos Estados Unidos, americano o estilo do lustre é lacônico. Pode ser uma lâmpada de cristal ou de cristal com uma moldura de cobre ou latão.
Talvez a principal característica seja a utilização dos materiais mais naturais e ecológicos. Além disso, grande atenção é dada não apenas à qualidade, mas também à funcionalidade de tais elementos de iluminação;
- Popular agora escandinavo o estilo também é chamado de estilo de mar frio. Isso é totalmente justificado pelas peculiaridades desse design das lâmpadas. É caracterizada por esquemas de cores incomuns, como céu nublado, âmbar natural ou uma costa arenosa. As formas dos candelabros, pelo contrário, distinguem-se pela simplicidade e minimalismo, o que é uma combinação de muito sucesso, que atrai um estilo tão mediterrâneo.
- árabe o estilo das lâmpadas é literalmente um luxo chamativo e alto custo. Ao mesmo tempo, não é necessário usar materiais caros como o ouro natural, uma vez que o efeito é obtido pela combinação de elementos decorativos e formas. Na maioria das vezes, os lustres árabes têm sombras na forma de cúpulas ou bolas, decoradas com uma abundância de vários cachos e pingentes. Perfurações encaracoladas de plafonds também são comuns;
- marroquino estilo - são lustres que são literalmente tecidos com os fios mais finos de prata, latão ou bronze. Uma filigrana tão requintada é desenhada na forma de formas complexas como um hexágono e decorada com um vitral feito de vidro multicolorido;
- grego o estilo das lâmpadas está intimamente ligado à antiguidade e à era dos mitos. Via de regra, são lustres do tipo pendente forjados bastante maciços, que são fixados com correntes. Plafonds são feitos na forma de tochas, tigelas e elementos na forma de folhas de louro são frequentemente usados para decoração.
Dicas de Seleção
Encontrar o lustre certo para sua casa não é tão difícil, apesar da grande abundância de estilos e tendências diferentes. Para que o elemento de iluminação pareça harmonioso e complemente o interior geral da sua casa, não se esqueça das dicas a seguir:
- Nem sempre é necessário focar na iluminação centralizada da sala. Você pode economizar espaço e escolher um lustre para se adequar ao estilo geral e complementar a iluminação com uma arandela de parede ou uma luminária de chão. No entanto, não se esqueça de que você precisa de um lustre e uma luminária de chão no mesmo estilo;
- Na sala, você precisa escolher um modelo grande lustre. As opções góticas ou uma lâmpada de várias camadas no estilo império são perfeitas;
- Na hora de escolher um lustre para o quarto, não se deve esquecer do conforto e do aconchego. A opção ideal é considerada o estilo art déco, shabby chic ou inglês. Como regra, são esses lustres que se encaixam facilmente em quase todas as opções de design de sala;
- Não se esqueça que existem lustres de diodo para a casa, que podem desempenhar não apenas uma função decorativa. Eles podem ser uma ótima opção para uma sala pequena como um corredor;
- Lustres de teto suspenso geralmente são adequados apenas para salas com tetos altos, pois podem exigir muito espaço extra. No entanto, alguns estilos minimalistas, como art déco, podem ser usados com sucesso, mesmo em espaços pequenos.
No vídeo abaixo, veja uma seleção de lustres incríveis feitos de materiais de sucata em um estilo chique gasto.
O comentário foi enviado com sucesso.