Lustres modernos
Um bom lustre é indispensável em qualquer apartamento moderno. É um elemento-chave na concepção de vários tipos de instalações e muitas vezes indica as preferências de gosto dos proprietários da casa. Modelos modernos de lâmpadas de teto representam obras de arte: soluções de design incomuns surpreendem e intrigam a todos.
Variedades
Múltiplas fontes de luz prevalecem no design moderno. Isso se deve ao desejo de mudar o ângulo de iluminação e o grau de sua saturação, dependendo do humor ou das necessidades. Essa abordagem leva a uma grande seleção de vários lustres, frequentemente complementando-os com lâmpadas e arandelas adicionais.
Os modelos diferem no tipo de instalação, são suspensos e próximos à superfície. Cada tipo tem suas próprias vantagens e permite que você encaixe harmoniosamente a estrutura no teto.
O mais comum - luzes pendentes... Um lustre suspenso é colocado no centro da sala, tem uma ou mais lâmpadas e está equipado com a capacidade de ligar todas ou parte das fontes de luz de uma só vez. O desenho é representado por chifres com persianas, posicionados para cima ou para baixo, embora existam variedades em forma de lâmpadas diversas, decoradas com cristal ou outra decoração. Um lustre com quatro ou seis tons foscos é um tipo de luminária amplamente usado em muitas casas e apartamentos.
Uma característica distintiva dos lustres modernos é a regra de escolha: quanto mais lâmpadas houver na luminária de teto, maior será a sala em que ela será instalada.
Existe um certo algoritmo de cálculo: para uma sala com uma área de 13-14 metros quadrados, são necessárias 4 lâmpadas de 60 watts ou 7 lâmpadas de 40 watts.
Os lustres suspensos são fixados em um gancho especial incluído no kit. A altura e a direção da luz em tal mecanismo são reguladas por uma suspensão.
Subsuperfície teto As luminárias diferem em aparência e método de montagem. Neste projeto, não há cortinas volumétricas: o produto é uma "placa" monolítica redonda ou quadrada instalada sob o teto. Neste caso, as lâmpadas encontram-se escondidas de forma segura, o que permite a utilização desses lustres em ambientes com elevada humidade e em quartos de crianças.
O design compacto permite a instalação de produtos em ambientes com teto baixo.
Forma e design
Os lustres modernos são um elemento decorativo ao qual os designers prestam especial atenção. Hoje não existe uma única casa ou apartamento em que não haja tal móvel. Depende do estado de espírito da divisão, da ideia central do desenho e do regime de temperatura do fluxo luminoso, o que é especialmente importante para a saúde dos olhos.
Formas padrão que podem caber em qualquer interior - redondas e quadradas. Eles podem ser planos ou volumosos, versáteis ou incomuns. O design da luminária pode seguir o estilo clássico, ideias modernistas e muitos outros, sendo realizado com mecanismo de montagem suspensa ou no teto.
Os lustres de cristal são uma técnica de design única. A luz, ao passar pelo cristal, é refratada de forma surpreendente, criando um jogo de raios que confere ao ambiente uma solenidade e elegância. As dimensões dos lustres de cristal às vezes são surpreendentes. Em locais públicos (teatros, sociedades filarmônicas, cinemas e salas de concerto), modelos volumosos são instalados, os análogos para apartamentos são menores em tamanho.
A forma dos modelos pode depender de vários fatores:
- características da forma da sala;
- contornos de móveis existentes;
- ideia geral de design.
O design dos modelos é multifacetado e muitas vezes semi-antigo, imitando a abrasão da superfície e a aspereza das formas. Os fabricantes modernos usam diferentes técnicas de decoração na produção, o que permite que os produtos tenham uma aparência harmoniosa no teto em diferentes posições (no centro, assimetricamente). A decoração depende do estilo, ideia do projeto, tipo de cômodo (diferente na sala de estar, quarto, berçário, biblioteca doméstica, escritório).
A abordagem moderna permite muitas possibilidades para decorar lâmpadas centrais com uma ampla gama de tamanhos.
Os modelos usam diferentes fontes de luz. Devido às sombras, não cegam os olhos, não criam um fluxo luminoso brilhante, pelo que o ambiente da divisão onde são utilizadas é sempre abafado e misterioso. Por exemplo, lâmpadas vintage são muito incomuns, elas têm suas próprias variedades.
As principais lâmpadas utilizadas para iluminação central em apartamentos modernos são os LEDs. Eles são ecologicamente corretos, não emitem substâncias nocivas durante a operação e se diferenciam pelo consumo mínimo de energia.
Numa casa de campo cujas paredes são feitas ou decoradas com madeira, a sala de acolhimento dos hóspedes pode ser em estilo antigo, iluminada por um lustre com base em madeira. Esse detalhe interior é bastante maciço, está suspenso por correntes de metal e tem uma forma redonda ou quadrada. Para adicionar uma comitiva a ele, lâmpadas que imitam velas são selecionadas.
Os lustres Tiffani continuam a ganhar popularidade. Há um toque oriental nesses modelos, eles se encaixam perfeitamente no interior clássico, country e moderno. Os plafonds de tais dispositivos de iluminação são feitos de acordo com o princípio do vitral (quando a luz está acesa, brilhos multicoloridos e tintas brincam no teto).
Material
O espectro de matérias-primas utilizadas na produção dos lustres modernos é variado, está dividido em materiais básicos e acabamentos.
Os materiais mais comuns para fazer a base de um lustre são madeira e metal. Plafonds e itens decorativos são feitos de vidro, plástico, plástico, cristal, tecido, papel.
Cada material de acabamento possui vantagens e desvantagens, portanto, na escolha é preciso contar com as características de cada matéria-prima.
Em condições de grande popularidade e alta demanda por produtos do segmento econômico, fabricantes se oferecem para escolher lustres feito de plástico... Esses produtos são leves, fáceis de cuidar, têm uma paleta de cores rica e parecem modernos. Existem materiais sintéticos de alta qualidade que são difíceis de distinguir do metal, madeira ou vidro.
A desvantagem dos produtos é a toxicidade: o plástico e o plástico, quando aquecidos, emitem substâncias nocivas para o ar.
Pano e papel atualmente não tão populares, eles são menos práticos, portanto, raramente são usados para decorar tons. Eles acumulam poeira, enxugá-los não é a melhor maneira. Mas é fácil mudar a paleta de cores criando novos tons de um material de uma cor diferente.
A desvantagem do acabamento é a incompatibilidade do uso de lâmpadas incandescentes nesses lustres: esquentam, o que pode provocar a queima do material.
Completamente metal lustres parecem elegantes e incomuns. Elementos de um tipo industrial há muito foram incluídos em nossa vida, mas nem todo mundo está pronto para usá-los em casa. Eles dificilmente podem ser chamados de aconchegantes, mas você pode definitivamente chamá-los de elegantes e modernos. A desvantagem dos modelos é seu volume e peso pesado.
De madeira lustres são peças fundamentais e volumosas com correntes e acessórios de metal. Eles parecem enormes, um tanto rudes e dificilmente se encaixam na atmosfera de um apartamento comum. Mas em uma casa privada, grandes espaços com tetos altos serão iluminados de forma harmoniosa.
Cor
Escolher uma cor não é fácil. É preciso chamar a atenção e bater no interior:
- Para uma iluminação mais clara, escolha um lustre de cor clara (como o branco).Ele transmite luz perfeitamente, parece leve e arejado.
- Se você deseja criar uma atmosfera de luz natural, não compre luminárias com tons enlameados e coloridos (por exemplo, um lustre vermelho pintará toda a sala de vermelho).
- Se o desejo de comprar um lustre de cor brilhante prevalecer, considere modelos com tons transparentes ou translúcidos: amarelo, azul, verde. Essas cores estão próximas dos tons naturais naturais, elas transmitem melhor a luz.
- Combinações de cores diferentes em uma peça são a escolha do negrito. Um lustre de vidro pode consistir em muitos elementos variados (em tons de vermelho, amarelo, azul, roxo, verde).
Ao escolher esse tipo de lustre, você precisa considerar: ele parecerá benéfico em uma sala bem iluminada com paredes brancas ou claras, mas os elementos de decoração - almofadas, molduras, padrão de carpete - devem duplicar as cores do lustre.
- Os modelos dourados são atraentes. Eles parecem luxuosos e caros no teto. Uma opção mais democrática é o bronze ou metálico.
Estilos
Cada estilo arquitetônico corresponde ao estilo de design de interiores, por isso é fácil escolher o lustre apropriado:
- Modelos inteiramente em metal ou com tons de vidro de formas geométricas claras combinam com o estilo alta tecnologia... Materiais e cores "frios" complementam o ambiente, trazendo a ideia ao ponto final. Atualmente, existem dois tipos de tons de iluminação LED: frio e quente. Para um estilo de alta tecnologia, escolha a primeira opção.
- Leões e leoas seculares escolhem luxo... Essas luminárias têm tons profundos de sombras (preto profundo, bordô ou vermelho, aqua profundo, roxo escuro). Material - veludo macio ou cetim. Elementos de vidro brilhantes são bem-vindos. O metal usado geralmente é dourado.
- Boho difere em uma mistura de várias cores e estilos. É ideal para quem adora experiências arrojadas no interior. Quase não há regras: o principal é que tudo ao redor é colorido, brilhante, saturado e cada canto é preenchido com diferentes dispositivos interessantes. Lustres coloridos para este estilo são apenas uma dádiva de Deus.
- Lustre no estilo clássico - modelo alfarroba com cinco, seis tonalidades de cor clara, olhando para baixo ou para cima. Outra opção é um lustre de cristal, também adequado para o estilo Império.
Se na versão clássica é um produto elegante e modesto, o estilo Império do palácio pressupõe uma luminária chique, enorme e brilhante que vai combinar com a grandiosidade do ambiente circundante.
- Shabby chic implica algo leve, leve, arejado e infinitamente fofo. Lustres de alfarroba com tons de renda e molduras de estuque de rosas cor de rosa são o estilo ideal. Os materiais podem ser muito diversos, mas não pesados.
- Estilo escandinavo difere em moderação. Nada brilhante, nada excepcional, tudo vai direto ao ponto. Mesmo nessas condições, é possível escolher um lustre bonito e moderno, mas não exagere.
- Iluminação oriental - o oposto completo do estilo escandinavo estrito. Vitrais coloridos, seixos brilhantes, cachos e outros atributos do verdadeiro oriente vão encher a casa de cores e cores. Dourado e decoração abundante são bem-vindos.
Dicas de Seleção
Para salas diferentes, é necessário levar em consideração as especificidades da iluminação de uma sala particular:
- Escolhendo um lustre para o corredor, eles partem da forma e do objetivo principal. Em um corredor longo e estreito, focos localizados ao longo das paredes a uma distância de 70-80 cm, ou modelos de lustres com uma sombra, que devem ser posicionados de forma semelhante aos holofotes, são adequados. O design deve ser compacto e conciso.
- Para a sala de estar, opte por um grande lustre, pensado para um grande número de lâmpadas, que tem a possibilidade de alterar a quantidade de elementos acesos simultaneamente.
- Na cozinha, é conveniente iluminar separadamente a área de trabalho. O lustre principal em um interior moderno está pendurado sobre a mesa.Esse tipo de iluminação ajuda a dividir a cozinha em uma área para cozinhar e uma área para refeições.
- Lindas ideias para o quarto - modelos chiques e arejados completos com arandelas, luminárias de parede ou mesa de cabeceira com um fluxo luminoso mais difuso.
Lustres modernos no interior
Um conjunto aconchegante e incomum de lâmpadas com temas orientais adiciona cor e originalidade.
O luxuoso estilo império precisa de um fluxo luminoso brilhante e excelente.
O boho ousado e brilhante permite incluir motivos orientais, chique industrial e, especialmente, adora elementos feitos à mão.
Os adeptos do estilo escandinavo irão apreciar a geometria clara e as cores contrastantes do interior.
Para informações sobre como escolher o lustre certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.