Lustres em tons de azul: uma combinação no interior
A cor azul evoca muitas associações - céu, mar, geada, nevoeiro, oceano. A maioria deles é positiva. Esta é a cor da pacificação, tranquilidade, harmonia e silêncio, razão pela qual os aparelhos de iluminação desta cor são tão populares hoje em dia.
Peculiaridades
Segundo psicólogos, a cor azul promove relaxamento, alivia o estresse e reduz a emocionalidade. Para muitos, essa cor é a preferida, e cada proprietário tenta equipar a casa de acordo com suas preferências. Um lustre azul pode ser uma adição ao interior em cores celestiais ou pode servir como um destaque brilhante.
Se você está se perguntando em qual cômodo tal lâmpada seria apropriada, a resposta é simples - em qualquer cômodo, seja um quarto, sala de estar, berçário, hall ou cozinha. Um lustre azul pode decorar qualquer espaço, é claro, desde que seja harmoniosamente combinado com outros itens de interior.
Tipos
Primeiro você precisa decidir sobre o tipo de lustre. Pode ser no teto ou suspenso. Aqui está uma regra simples: quanto menor a sala, mais compacta deve ser a lâmpada.
Em uma sala com um teto baixo (não mais de 2,5 m), um lustre pendente chique com correntes parecerá pesado e fora do lugar. Mas a lâmpada de teto azul vai adicionar leveza ao interior. Mesmo em um quarto modesto, tal objeto criará um certo toque de romance. Em quartos com tectos baixos, lustres com pequenas cortinas, cuja luz é dirigida para cima, ficam bem.
Os lustres podem ser equipados com uma variedade de lâmpadas, desde fluorescentes a halógenas. No entanto, os mais populares e econômicos são as opções de LED. Eles parecem atraentes e modernos.
Existe um grande número de modelos interessantes no mercado (incluindo os retroiluminados), cuja cor pode mudar à vontade, alterando o “ambiente” da divisão. Por exemplo, lustres com estrelas e iluminação azul parecem um pouco misteriosos e definitivamente românticos.
O lustre de LED com controle remoto é uma solução pragmática para o quarto de uma criança. O gerenciamento nesses modelos é simples. Até mesmo uma criança em idade pré-escolar será capaz de ajustar, por exemplo, o brilho da luz. Ou você pode fazer isso da próxima sala.
A regra das "três cores".
Ao criar um interior harmonioso, os designers são guiados pela “regra das três cores”. A sua essência é que ao criar um esquema de cores harmonioso, damos 60% do espaço para a tonalidade principal, 30% para a adicional e 10% para o acento.
A escolha do azul como cor principal deve ser abordada com responsabilidade. Muito depende da "correção" da tonalidade. Uma sala em azul escuro pode parecer sombria, e o azul acinzentado é muito formal. Não escolha um lustre particularmente sofisticado. Um modelo simples, mas texturizado, com decoração minimalista, ficará bem. Uma solução adequada é uma luminária lacônica e de alta tecnologia.
Se o azul é uma cor complementar, é preciso manter o equilíbrio: o lustre deve ser perceptível, mas não "pesado".
As suspensões com sombras azuis darão conta dessa tarefa. Preste atenção aos modelos clássicos lacônicos, floricultura, loft, interessantes alta tecnologia. Talvez a sua decisão seja escolher um candeeiro ao estilo provençal.
Para um acento azul brilhante, você pode escolher o modelo mais eficaz. Uma estrutura de vários níveis, um lustre com enfeites de cristal, country, estilo oriental, um lustre "Tiffany" - aqui a escolha é quase ilimitada.
Estilos e tons
Na famosa paleta Panton, o azul tem 180 tons.
Os tons claros e escuros desta cor são percebidos de forma diferente no interior:
- lâmpadas de cor saturada trazem notas de frescor e frescor. Eles ajudarão a tornar o design da sala não enfadonho, ativo;
- tons claros de azul, como azul, água-marinha e turquesa, são usados para criar interiores arejados e discretos.
Cabides em uma paleta de azul complementam perfeitamente o design dos quartos em um estilo moderno, clássico e minimalista. Lustres brilhantes ficarão interessantes em um interior vintage ou em um estilo chique gasto.
Uma luminária com tonalidades azuis criará um ambiente acolhedor, mesmo que tenham tonalidades geométricas. Mas muitas vezes eles são executados em um estilo floral. Entre os modelos "light", há lustres muito mais "smart", decorados com miçangas e detalhes intrincados nos abajures.
Pingentes requintados são feitos simplesmente para Art Déco e Art Nouveau. A cor azul está em perfeita harmonia com a madeira natural, e esses lustres combinam bem com os estilos country e provençal.
Preste atenção às lâmpadas Art Nouveau. O fato é que o design de tais luminárias é universal. Os lustres modernistas são facilmente reconhecíveis. Suas estruturas leves são geralmente feitas de aço e vidro fosco. Eles são simétricos, aerodinâmicos, discretos e se encaixam facilmente em qualquer interior.
Opção "para os bravos" - um lustre de estilo de fusão. Uma característica distintiva de tais modelos está em sua extravagância, uma vez que o estilo em si é "a compatibilidade do incongruente". Uma forma incomum e um conjunto de várias texturas são características de tais dispositivos. Se você supõe que o lustre deve ser um destaque no interior, fusão, então a fusão é uma solução muito adequada.
Você pode aprender a fazer um lustre azul com suas próprias mãos no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.