Lustres em leque

Lustres em leque
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Avaliações
  5. Coloque no interior

Um lustre com ventilador é uma invenção bastante prática. Combinando a função de resfriamento e equipamento de iluminação, esses modelos rapidamente ganharam popularidade e entraram com segurança no interior moderno.

Peculiaridades

Modelos de teto com ventilador têm uma série de vantagens inegáveis:

  • Elas economizar espaço instalações e eletricidade devido ao fato de que a função de dois dispositivos independentes é realizada por um dispositivo. Neste caso, a luminária e o ventilador funcionam independentemente um do outro e o acendimento de um não conduz ao funcionamento forçado do segundo. O consumo de eletricidade do ventilador é equivalente a uma lâmpada incandescente de 100 watts;
  • Comprar um lustre assim será mais barato.do que comprar um ventilador e iluminação separadamente. O dispositivo funciona de forma absolutamente silenciosa, não altera o microclima da sala, apenas distribui uniformemente os fluxos de ar;
  • O resfriamento do tipo pá não causa resfriados, em contraste com o ar condicionado, e é a opção mais orçamentária. Os modelos de teto são aprovados para uso na presença de pessoas alérgicas a poeira. O design não requer manutenção cara, é fácil de manter e instalar;
  • A presença de uma grande programação permite que você escolha um produto para qualquer interior... Para grandes instalações, é possível instalar vários produtos. O modelo é conveniente para uso em terraços e gazebos de verão, onde o uso de ar condicionado é inviável.

O modelo pode ser caracterizado tecnicamente da seguinte forma: o dispositivo é composto por um motor elétrico, um corpo e um dispositivo rotativo com pás.

O número de lâminas costuma ser de três a seis peças, mas existem modelos com uma ou até dez lâminas. Um dispositivo de iluminação está localizado sob o ventilador, que pode ser uma versão única ou consistir em várias persianas ou abajures.

O diagrama de ligação é realizado de forma que os fios da ventoinha e da lâmpada sejam encaminhados para um interruptor de dois botões, onde cada um dos botões ficará responsável pela sua função. Alguns modelos são equipados com um controle remoto que permite controlar o dispositivo remotamente.

Às vezes, uma corda ou corrente pendurada em um lustre é usada para ligá-lo. Nesses produtos, o relé da chave está embutido na caixa e para ativá-lo basta puxar o cabo até ouvir um clique.

Alguns produtos são equipados com reverso, com o qual você pode alterar o sentido de rotação das lâminas, e um sensor de velocidade que regula o número de rotações em função dos parâmetros definidos.

Os modelos são feitos de materiais ecológicos: vidro, metal, madeira, plástico e tecido. Alguns modelos são equipados com umidificadores e ionizadores de ar, o que torna mais confortável ficar no quarto com eles.

Variedades

Por tipo de anexo até o teto, os lustres com ventilador são divididos em pendente e teto.

Princípio tipo pendurado a estrutura consiste no fato de o produto ser suspenso em um gancho de aço, que é firmemente fixado no teto. Normalmente os ganchos vêm com um lustre e são projetados para um grande peso do produto. Os fios e os fechos são ocultados por uma caixa decorativa. Os lustres suspensos são adequados para tetos tensos e superfícies tradicionais. Apenas estruturas rígidas são utilizadas como suspensões, o uso de elementos flexíveis é inaceitável.

Lustres de teto são montados por meio de uma tira aparafusada ao teto e sobre a qual se apóia toda a estrutura. Os prendedores e os fios estão localizados entre o teto e a tira e não são visíveis lateralmente. Os lustres de teto são ideais para salas baixas - eles não têm uma suspensão longa e estão compactamente localizados sob o teto.

Existem dois tipos de ventiladores no sentido de rotação.

  1. As lâminas giram no sentido horário. Esses são os modelos mais orçamentários, muitas vezes não oferecem funções adicionais. Produtos com este tipo de rotação são adequados para uso no verão. As lâminas são projetadas de forma que o ar soprado seja direcionado para baixo, soprando uniformemente no ambiente.
  2. No segundo caso, a rotação é realizada em ambas as direções. Tais modelos são equipados com reverso, alterando o sentido de rotação das pás, controlador de velocidade e controle remoto. O custo desses produtos é mais alto, mas é compensado pela funcionalidade mais ampla do ventilador. A rotação no sentido anti-horário direciona as correntes de ar para cima.

Graças a isso, o ar frio sobe até o teto e desloca o ar quente, que começa a se dissipar e descer pelas paredes até o chão.

Como resultado dessa troca de ar, a temperatura ambiente torna-se confortável. Essa capacidade do ventilador de equalizar a temperatura do ambiente permite que o produto seja utilizado na estação fria.

Como escolher?

Ao escolher um lustre com ventilador, é necessário levar em consideração a área de sopro e os parâmetros de iluminação.

Se o lustre servirá como fonte de luz principal, então você deve escolher modelos com uma potência total de todas as lâmpadas de pelo menos 20 watts por metro quadrado de área. Para salas grandes, os modelos com várias lâmpadas são adequados com a capacidade de instalar lâmpadas economizadoras de energia ou LED.

A possibilidade de utilizar lâmpadas com baixa dissipação de calor é necessária na hora de escolher modelos com abajur de tecido ou madeira, a fim de evitar sua ignição. Se o lustre for usado como iluminação adicional ou no caso de instalação de vários modelos idênticos em uma grande sala, a potência total de todas as lâmpadas pode ser igual a 15 watts por metro quadrado.

Um critério importante para a escolha de um modelo é a extensão das pás do ventilador. A estadia confortável na sala com o aparelho ligado, assim como a aparência estética do produto depende deste parâmetro.

Para determinar corretamente o diâmetro das lâminas, é necessário subtrair a área total ocupada por móveis de grande porte da área total da sala. O valor restante deve ser dividido por 2,5. O resultado dos cálculos servirá de orientação na escolha do tamanho das lâminas. Para grandes áreas de instalações, seguindo a mesma fórmula, você pode determinar o número necessário de lustres.

Uma atenção especial deve ser dada ao comprimento da suspensão. A distância das lâminas ao piso não deve ser inferior a 230 cm. Portanto, as estruturas suspensas devem ser usadas apenas em salas altas, e as opções de teto são adequadas para tetos baixos.

Também é necessário levar em consideração a distância do ventilador a peças de móveis, cortinas e outros lustres: eles devem ser espaçados de forma a excluir completamente o contato mútuo.

A presença de funções adicionais no produto na forma de iluminação multicolorida, reverso, regulador de velocidade e controle remoto é escolhida pelo comprador de forma independente, dependendo do custo do produto que seja confortável para ele.

Lustres equipados com ionizador e umidificador são muito mais caros do que os modelos tradicionais.

Ao escolher um modelo, você deve levar em consideração o estilo da sala. Uma vasta gama de produtos permite-lhe escolher um produto tanto em interiores clássicos como modernos.

Produtos patinados com douramento se encaixam harmoniosamente nos estilos barroco e rococó, e designs com elementos de vidro e metal cromado ficarão ótimos no minimalismo e na alta tecnologia. Para estilos rústico e étnico, modelos feitos com elementos de madeira são adequados, e para um berçário, lustres feitos em forma de um helicóptero fabuloso são os ideais.

Avaliações

Lustres com leque têm uma procura merecida e muitas críticas positivas.

Os consumidores observam as seguintes vantagens dos produtos:

  • Possibilidade de iluminação e ventilação simultâneas da sala sem baixar a temperatura ambiente. Isso permite que você evite a hipotermia do corpo, o que é especialmente valioso em quartos de crianças.
  • O funcionamento silencioso do ventilador possibilita a instalação desses modelos em quartos e banheiros. A rápida remoção de odores e a intensa circulação de ar tornam os modelos indispensáveis ​​para a cozinha. A possibilidade de instalação em terraços, varandas e gazebos permite-lhe suportar com conforto o calor do verão;
  • A capacidade de controlar remotamente alguns modelos torna o uso de produtos conveniente e confortável. A presença de funções adicionais para umidificação e ionização do ar elimina a necessidade de adquirir dispositivos separados. Uma vasta gama de modelos com uma grande variedade de designs e cores permite-lhe escolher um produto para qualquer interior;
  • Ao contrário dos modelos de piso, o ventilador de teto está localizado fora da área onde os animais de estimação e crianças estão localizados, o que elimina completamente o risco de ferimentos ou objetos estranhos entrando nas lâminas rotativas;
  • O lançamento de produtos em uma ampla faixa de preços possibilita a compra de produtos tanto da classe premium quanto de opções bastante econômicas. O custo dos lustres com ventilador varia em média de 6 a 40 mil rublos. Os modelos não requerem manutenção cara e são fáceis de limpar.

Dos contras há um grande peso de produtos, a impossibilidade de utilização de lustres em ambientes com alta umidade e o alto custo de alguns modelos.

Chama-se a atenção também para a presença de ressonância sonora quando o ventilador está ligado quando lustres são usados ​​em tetos falsos com guias de metal.

Para evitar zumbidos, é necessário deixar um espaço entre o forro e os elementos externos de fixação do lustre.

Coloque no interior

A praticidade, funcionalidade e versatilidade do design explicam o grande interesse por este tipo de lustre. Esses produtos podem ser encontrados em residências e escritórios, estabelecimentos de alimentação e instituições infantis. Os modelos iluminam e refrescam perfeitamente o ambiente, encaixam-se harmoniosamente no interior e servem como uma decoração digna do design.

Para informações sobre como instalar um lustre com ventilador, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário