Lustres modernos no interior
O lustre pode caber com muita facilidade e graça em qualquer interior, além disso, é uma parte indispensável dele. Agora o mercado está saturado com vários modelos e marcas dessas luminárias - dos clássicos e provençais aos modelos modernos no estilo art déco e minimalismo. Mas em tal abundância, o principal é não se confundir, pois só um lustre bem selecionado pode iluminar e enfatizar todas as vantagens de uma sala e esconder suas deficiências.
Propósito
Para escolher o lustre certo e ele foi capaz de cumprir seu objetivo principal - iluminar a sala, alguns critérios devem ser levados em consideração. Claro, existem muitas dessas regras, mas você deve, antes de tudo, prestar atenção aos principais e mais importantes deles:
- Um papel significativo na escolha de um lustre é desempenhado pelos parâmetros da sala a que se destina; se a sala for grande o suficiente, um pequeno lustre não será suficiente, pode simplesmente não caber no interior, e vice-versa, se a sala for pequena, o lustre volumoso bloqueará a visão inteira e estragará o design.
- É necessário selecionar um dispositivo de iluminação de acordo com a orientação geral do estilo da sala. Se a sala for feita em um estilo clássico, o lustre minimalista parecerá deslocado, o conjunto único será quebrado.
- O mesmo está relacionado à semeadura - observando um único estilo, você precisa selecionar as lâmpadas correspondentes.
O desenho do teto é de grande importância na escolha de um lustre.
- É importante evitar o acúmulo de sujeira e poeira, por isso é melhor escolher um dispositivo que possa ser facilmente esfregado e limpo, sem abundância de peças e enfeites.
- Desde que a retroiluminação já esteja instalada na divisão, o lustre deve ser selecionado com base neste parâmetro. Deve ser lembrado que para o correto funcionamento do dispositivo e seu belo design no interior, todos os fatores acima são levados em consideração, além disso, é necessário levar em consideração os métodos de controle do dispositivo de iluminação.
Isso se deve ao fato de que em alguns modelos todas as lâmpadas são acesas ao mesmo tempo, em outros a sequência é observada.
Projeto
Ao escolher um lustre para uma sala, um aspecto importante será o seu design. Para entender qual modelo é adequado para uma sala específica, o conhecimento do design do dispositivo de iluminação terá um papel importante.
Inicialmente, deve-se prestar atenção ao corpo do modelo - parece uma luminária suspensa ou apenas uma base com uma base, então é colocado um cartucho, no qual são inseridas posteriormente as lâmpadas, assim como os difusores. Como regra, uma tampa é fixada a essa estrutura por cima, cobrindo a fiação e outras conexões. Em seguida, você deve considerar o refletor, não está em todos os modelos. Em geral, atende à ideia principal - a distribuição da luz por todos os cantos da sala, e o difusor, por sua vez, responderá à uniformidade de tal distribuição.
Se estamos a falar de uma solução estilística ou de design no design de um lustre, então as cortinas e os abajures são responsáveis por isso.
Ao escolher vários modelos, o material para fazer esses elementos decorativos será importante e, quanto maior for a qualidade, mais caras e refinadas serão as lâmpadas.
Às vezes, materiais comuns podem atuar como um material - vidro, plástico e metal, mas as soluções modernas e arrojadas para interiores também implicam na presença de seda ou outro tecido. Esses materiais parecem bastante vantajosos em um determinado interior, mas têm a capacidade de inflamar.
Abajures de tecido de alta qualidade praticamente não entram em contato com a lâmpada em si, os fabricantes responsáveis prestam especial atenção a isso. Junto com o tecido, papel ou madeira será uma opção interessante de design para o lustre. Em salas de grandes dimensões, pode-se fazer um abajur largo ou vários pequenos lustres com cortinas.
Se os tetos da sala forem bastante baixos, então lâmpadas de teto são adequadas, elas também irão aumentar visualmente a sala, adicionar espaço e ar.
Seleção de montagem
Para escolher o lustre certo, você deve primeiro decidir sobre o tipo de fixação no teto. Atualmente, existem dois tipos principais de lâmpadas - teto e pendente.
Em primeiro lugar, é necessário determinar os parâmetros da sala, quão alto ou baixo são os tetos, bem como navegar no seu material e decoração. Além disso, as preferências interiores desempenham um papel importante na seleção de um lustre.
Se for considerado um lustre pendente, que geralmente também é chamado de clássico, então ele possui elementos decorativos retorcidos. Com o design certo, eles terão uma aparência refinada e elegante, embora não sobrecarreguem todo o interior com sua imponência. É claro que esses lustres são adequados apenas para salas com tetos altos e grandes dimensões em geral, caso contrário, eles não se encaixam de forma alguma no ambiente. Adicionalmente, é importante referir que para fixar tal candeeiro ao tecto, será utilizada uma suspensão, que, via de regra, é uma mola, uma corrente decorativa ou uma haste, por vezes utiliza-se um gancho ou a lâmpada é colocada sobre uma vara.
Por isso, haverá uma pequena distância entre o lustre e o teto, o que também não acrescenta espaço a uma pequena sala.
Se a sala não pode se orgulhar de grandes parâmetros, a melhor opção seria uma luminária de teto fixada diretamente no teto, sem correntes ou ganchos. Esses lustres estão localizados bem alto, as crianças não podem alcançá-los, portanto, esses modelos são frequentemente colocados em quartos de crianças.
Ao adquirir um lustre assim, cuja luz se refletirá no teto, você deve ter cuidado com as opções de regulagem da luz das lâmpadas.
Se a sala estiver escura, apenas uma lâmpada de teto não será suficiente para ele; arandelas ou lâmpadas de piso também serão necessárias.
A principal solução de design do nosso tempo é um lustre de teto em forma de placa ou uma cortina redonda. Com essas lâmpadas, a luz é refletida para cima, o que cria uma atmosfera confortável na sala. Se a sala não tiver iluminação suficiente, então é melhor abandonar uma sombra escura ou fosca, eles não irão espalhar luz suficiente. Ao colocar uma lâmpada de teto, você deve prestar atenção ao material de que o teto é feito - se for concreto, então a luz de uma lâmpada de qualquer potência não tem medo dela.
Se a sala tem tectos tensos ou se utiliza madeira na decoração, então é melhor escolher uma luz mais suave - lâmpadas de halogéneo ou fluorescentes serão uma boa opção.
No entanto, as lâmpadas de teto têm suas desvantagens - se uma lâmpada queimar, não é muito fácil substituí-la.
Recursos de instalação para teto falso
Comprar e instalar um lustre de teto falso não é uma tarefa fácil. O fato é que o material com o qual esse teto é feito vai se esticar e mudar já a 80 graus Celsius, por isso as lâmpadas devem ser selecionadas com o mínimo de transferência de calor. A dissipação excessiva de calor pode até alterar a cor do material de tensionamento.Inicialmente, a luminária não é fixada ao tecto falso, mas sim à sua versão original, por assim dizer rascunho, através de um gancho.
É necessário cuidar da compra do suporte antes de instalar o teto, pois é imprescindível calcular os furos para o lustre. Você não deve comprar uma lâmpada com peças de montagem redundantes, pois o material do teto tenso se deformará.
Se houver desejo de adquirir um lustre de teto, então você terá que enfrentar certas dificuldades que estão associadas a uma viga de montagem bastante grande, por isso, o teto terá que estar bastante danificado. Se você der um pequeno deslize, o material pode estragar e cair.
Existem também peculiaridades com os tetos brilhantes, já que tendem a refletir os raios, portanto, se você deseja que a luz seja difusa, é necessário cuidar de uma capa protetora ou caixa na parte superior da lâmpada. Nessa situação, um lustre de cristal pode ser uma opção adequada - o teto refletirá lindamente seu brilho. Você também pode instalar uma lâmpada semicircular, ela aumentará o tamanho da sala, espalhando luz ao longo do teto brilhante.
Com a instalação adequada, haverá algum espaço livre entre o teto de tiragem e o teto falso, que pode ser utilizado para ocultar os fios ou, se houver necessidade, o dispositivo para alimentar luminárias de baixa tensão. No entanto, existe uma grande probabilidade de que muitas vezes se deteriorem e, portanto, é melhor colocá-los em locais de fácil acesso. Esses dispositivos podem ser necessários para lâmpadas halógenas ou LED.
Para evitar completamente o aquecimento do teto pelas lâmpadas, deve-se escolher um lustre pendente com detalhes voltados para baixo ou para o lado. Ao mesmo tempo, a distância mínima que deve haver entre o teto e os elementos de iluminação que geram o aquecimento é de 20 cm, neste caso é necessário aumentar para 40 cm.
Uma boa opção para evitar o aquecimento do tecto falso é um reflector em chapa de aço. Essa proteção irá protegê-lo contra desgaste e deformação.
Potência necessária
Ao comprar um lustre, quase antes de tudo, você precisa pensar sobre qual área de iluminação este dispositivo terá:
- Só é necessário iluminar certas áreas da sala;
- Iluminando toda a sala.
Se a resposta clara ainda não for clara, você pode escolher lâmpadas com iluminação regulável, pois elas fornecem a capacidade de diminuir e diminuir a intensidade a critério do proprietário. Também é possível selecionar a chamada iluminação de diferentes níveis - além da principal em forma de lustre, você também pode instalar uma luminária de chão ou uma arandela.
Se a altura do teto da sala não ultrapassar três metros, as lâmpadas para o lustre devem ser selecionadas com base nos seguintes fatores:
- Se a sala exigir boa iluminação, será necessário comprar lâmpadas de 20 watts. Como regra, cozinhas ou salas de estar requerem luz forte.
- Com um nível de iluminação médio, a potência proposta será de 15 a 18 watts, tais lâmpadas podem ser instaladas em berçário, banheiro ou escritório.
- Quando é necessário diminuir completamente a luz, lâmpadas de 10 ou 12 watts são adequadas - para um quarto, por exemplo.
Como resultado, obtemos a potência de iluminação total se adicionarmos uma separada para cada lâmpada - a sala será iluminada por um lustre com uma potência de 150-300 watts, a cozinha será caracterizada por uma iluminação de 120 a 150 watts, mas no quarto 100 watts serão suficientes. Quando for impossível determinar exatamente a potência da iluminação, você pode comprar lâmpadas um pouco mais brilhantes, mas então ajustar remotamente a distribuição da luz pela sala.Isso permitirá que você faça até mesmo na sala mais clara uma luz fraca, se necessário, e a lâmpada pode ser usada como uma luz noturna.
Ao comprar um lustre, em primeiro lugar, deve-se atentar para os seguintes pontos: quanta energia ele consome, quais os modos de conexão disponíveis, bem como o material de que o cartucho é feito.
Tipos de lâmpadas
Ao comprar um lustre, é muito importante entender que tipo de lâmpada é adequado para ele. Há uma divisão em tipos principais, cada um com suas próprias características:
- As mais promissoras e amplamente utilizadas atualmente são as lâmpadas LED, eles são muito amigos do ambiente. Se eles forem instalados em uma sala com teto falso, seu ponto positivo adicional será revelado - uma pequena quantidade de dissipação de calor. Além disso, essas lâmpadas são bastante duráveis e têm uma longa vida útil. Em termos de design de interiores, eles também estão em uma posição vantajosa, pois fornecem luz pura. Claro, eles também têm um preço negativo - um preço bastante alto, mas uma longa vida útil paga por tal investimento.
- As lâmpadas fluorescentes não são as mais comuns e de alta qualidade., eles emitem sons irritantes durante a operação e queimam em uma freqüência invejável, no entanto, existem modelos mais modernos que foram aprimorados, tornaram-se mais eficientes em termos de energia e duram muito tempo. Essas lâmpadas têm uma desvantagem significativa - podem despressurizar, após o que substâncias prejudiciais à saúde humana entram na atmosfera. Além disso, a luz dessas lâmpadas é muito forte, irrita os olhos; as lâmpadas fluorescentes são apresentadas em um segmento de preço bastante alto;
- A aparência mais familiar para muitas pessoas são as lâmpadas incandescentes., sua principal vantagem é que são representados por uma gama bastante ampla de pedestais. O preço baixo e a diferenciação de capacidades para diferentes modelos também são agradáveis, mas a vida útil de tais produtos não é muito longa. Um problema adicional é que elas consomem comparativamente mais eletricidade do que as lâmpadas economizadoras de energia atualmente em uso, e é por isso que agora estão sendo produzidas cada vez menos.
Ao escolher lâmpadas para um lustre, você precisa se concentrar não tanto na aparência, que, claro, também é importante, mas na potência, que afeta a intensidade da luz no ambiente e a quantidade de eletricidade consumida.
Materiais de manufatura
Para que o lustre se encaixe organicamente no interior, além de parâmetros como potência e design, você também precisa estar atento ao material de fabricação. Diferentes materiais são caracterizados por diferentes características, eles correspondem a uma certa direção estilística.
- Lustre de vidro, parece muito gracioso e elegante, no entanto, durante a operação, você pode encontrar o fato de que é difícil de limpar, é frágil e facilmente danifica. Claro, agora existe uma variedade de produtos repelentes de poeira que tornarão a limpeza mais fácil. Naturalmente, se a sala for decorada em estilo barroco, o lustre de cristal vai caber perfeitamente.
- Lustre de metal será muito mais forte do que o cristal, cobre, latão ou bronze são usados na produção, o revestimento também varia de folheado a ouro a níquel ou cromo. Pelo seu design, a lâmpada de metal é muito interessante, os elementos decorativos ornamentados complementarão o interior de alta tecnologia. O forjamento é frequentemente usado na fabricação de lustres de metal.
- Às vezes, a madeira é usada para fazer um lustre., mas esses modelos são mais típicos para casas de campo ou chalés, eles criam uma atmosfera confortável na sala. No entanto, é importante lembrar que eles são mais suscetíveis às condições ambientais do que outros - podem pegar fogo na ausência de um controle adequado de temperatura e também costumam ser atacados por insetos. Uma opção interessante seria um abajur de tecido, pois acrescentará aconchego ao ambiente.Além disso, devido à sua flexibilidade, os designers costumam fazer experiências com este material, e o lustre pode se tornar um acento original e muito elegante da sala.
- Lustres de plástico são muito comuns e são apresentados no mercado com uma ampla gama de modelos. Apresentam vantagens significativas: estão localizados num segmento de baixo preço, darão mais acesso à luz, ao contrário dos mesmos modelos metálicos, e também são adequados para salas com quaisquer condições, não requerem quaisquer condições especiais de funcionamento. Os tons de tais lustres, apresentados em várias cores, embora não pareçam luxuosos e elegantes, serão funcionais e fáceis de usar. Porém, vale atentar para a composição do plástico na hora da compra - ele não deve conter formol, caso contrário, quando aquecido, pode se desprender e prejudicar o corpo humano.
Cores recomendadas
Para que o lustre se encaixe organicamente no interior, também é importante pensar no esquema de cores. Não vale a pena experimentar muito, pois os especialistas observam que apenas alguns tons contribuem para o relaxamento ou, pelo contrário, para o vigor, por isso lustres coloridos nem sempre são uma boa opção.
Se a lâmpada for amarela ou rosa claro, de acordo com muitos designers, isso favorece a criação de aconchego e uma atmosfera geral relaxante no ambiente. A laranja aumenta o apetite e acelera os batimentos cardíacos, a faixa verde caracteriza-se como a mais calma e agradável aos olhos, relaxa e permite descansar. Uma lâmpada azul, lilás e turquesa pode reduzir a excitabilidade e a pressão, enquanto a violeta, ao contrário, agirá de forma deprimente na psique de uma pessoa na sala.
Os tons de marrom do abajur serão adequados apenas em uma sala decorada em bege ou cores claras e quentes, então será criado um ambiente confortável. O mesmo vale para o lustre wengé, embora não seja realmente uma cor, ao invés, um nome geral para lustres luxuosos em uma gama de cores do marrom aveludado ao dourado com veios pretos. Lustres com abajures dessas cores ficarão bem em interiores clássicos ou barrocos.
Escolhendo um design
Ao decorar uma sala, você deve entender que os lustres vão caber organicamente nela apenas se o leitmotiv estilístico for mantido. Por exemplo, se você precisa mostrar unidade com a natureza, pode usar um lustre feito de chifres ou flores, e também pode instalar uma luminária de parede feita de conchas. É importante lembrar que você não pode exagerar com elementos decorativos, caso contrário, você pode arruinar até mesmo o interior mais bem-sucedido. Quando se trata de uma sala de estar de alta tecnologia ou minimalista, você pode instalar um pequeno slide iluminado, e pingentes ou um lustre musical também parecerão interessantes.
A decoração de um quarto infantil moderno dita cores claras simples, mas os acentos na forma de uma lâmpada são bastante aceitáveis. Para uma criança em idade pré-escolar, um lustre de sol ou uma lâmpada de nuvem são bastante adequados. Borboletas e bolas decorativas são apropriadas em um berçário para meninas ou meninos, mas muitas delas podem afetar negativamente a direção geral.
Clássicos ou art déco podem aceitar luminárias de vitral, que adicionarão vivacidade e sofisticação ao design, e se a sala for decorada em um estilo de fusão, uma luminária circular servirá. A escolha é enorme - de banhados a ouro a lustres de cobre com luz difusa suave, o que tornará o ambiente aconchegante, mas ao mesmo tempo estiloso e elegante.
Instruções de estilo
Como mencionado várias vezes antes, existem certos estilos que ajudam a escolher a decoração geral da sala e aos quais todos os seus elementos devem obedecer. Existem várias direções principais, cada uma das quais se adequa a diferentes lustres.
- Os clássicos são caracterizados por lustres pendentes ornamentados, eles podem ser de cristal ou de vidro.Em uma sala com um design clássico ou barroco, lâmpadas de teto de plástico definitivamente não são adequadas, que, por sua vez, se encaixam perfeitamente no estilo moderno ou de alta tecnologia. Você pode usar motivos retangulares ou outros motivos geométricos na iluminação. Criando a atmosfera do futuro, o minimalismo é usado - é caracterizado pelo metal, cromo ou vidro. Esses lustres parecem futuristas e o interior é moderno.
- Se você precisar instalar um lustre em uma sala de estilo country, você pode escolher modelos de vime que irão adicionar um pouco de sabor rural ao ambiente e torná-lo confortável e aconchegante para sentar com uma xícara de chá.
Características da seleção para diferentes quartos: dicas de design
Os designers recomendam que, ao escolher a iluminação, em primeiro lugar, foque no propósito da sala. O quarto é caracterizado por belos lustres com iluminação suave; para a sala de estar, a luz precisa ser mais forte. Para o quarto das crianças, você pode escolher uma tonalidade colorida. É dada preferência ao esquema de cores verdes, que acalma a criança e ao mesmo tempo a tonifica. Lustres pendentes são típicos de tetos altos, mas se for possível instalar apenas uma luminária de teto, os designers recomendam pensar em uma segunda luz.
Para uma segunda luz na sala ou no quarto, pode instalar um candeeiro de pé ou uma arandela, vão tornar o ambiente mais agradável e descontraído. Ao criar o interior de uma casa de campo, uma lâmpada de madeira ou muitas lâmpadas de halogênio embutidas são usadas se você precisar iluminar bem a superfície de trabalho da cozinha em tal casa.
No banheiro, uma longa lâmpada LED ou halógena, montada atrás de um espelho ou no teto de uma sala, tem sido usada com bastante frequência. Na maioria das vezes, os designers recomendam o plástico como material principal para banheiros e cozinhas, uma vez que é bastante econômico e fácil de limpar.
Principais fabricantes
No mercado moderno da área da luz, existem muitos modelos de lustres, existem fabricantes americanos, alemães, chineses e até russos. Mas os mais populares e de alta qualidade são as lâmpadas Omnilux e Cosmos.
Omnilux oferece uma ampla gama de modelos, de lâmpadas pendentes a lâmpadas de assoalho. Eles se posicionam como uma marca da classe econômica, mas com modelos de alta qualidade, amostras dos quais são adquiridos em exposições europeias, e então um fabricante na China faz réplicas exatas. Isso permite que você reduza significativamente o preço.
O fabricante de lustres Cosmos não é muito conhecido na Rússia, mas esta marca oferece modelos futuristas que cabem em um interior de fusão ou alta tecnologia.
No próximo vídeo você poderá apreciar o lustre Omnilux.
O comentário foi enviado com sucesso.