Lustres de cristal
Quando fica frio e úmido lá fora, você quer pelo menos que a casa seja leve e quente. A fonte de luz mais importante na maioria dos apartamentos é o lustre. E se também for cristal, então seu valor cresce em múltiplos.
Muitas pessoas associam lustres de cristal a luxuosos salões de palácios, onde correspondem totalmente ao esplendor circundante. Mas em conexão com a expansão do mercado nesta área, muitos fabricantes surgiram oferecendo lustres de cristal orçamentários, mas ao mesmo tempo bonitos e elegantes. Se você ainda não sabe quais são os tipos de lustres de cristal, como escolher a lâmpada certa e como cuidar dela mais tarde, este artigo é para você.
Peculiaridades
O cristal há muito é considerado um material especial, era dotado de propriedades curativas e até mesmo mágicas. Em termos de composição química, o cristal é o vidro, que, entre outras coisas, contém óxido de chumbo, o que o torna tão único. Ele aumenta o índice de refração da luz, que fornece, no sentido literal da palavra, a capacidade "brilhante" do cristal. Além disso, o óxido de chumbo confere plasticidade ao vidro e facilita o processamento do cristal.
Muitas coisas diferentes são produzidas de cristal: são pratos, joias e inclusive lustres de cristal. Este último demonstra mais claramente a beleza e graça do cristal, porque refletida de inúmeras superfícies, a luz é refratada centenas de vezes, e é assim que um incrível jogo de luz é alcançado. Até a lâmpada mais comum, decorada com pingentes de cristal, torna-se única.
Modelos
A principal característica pela qual as lâmpadas são divididas é o método de fixação. Seguindo essa característica, existem dois tipos: pendente e lustre de teto:
- Suspenso anexado com um gancho e cabide (geralmente uma corrente). Esses lustres causam uma impressão impressionante, sua beleza, elegância e luxo são fascinantes. Nós os encontramos em amplos foyers, salões, teatros e museus. Nem um único salão do palácio está completo sem uma cascata suspensa de cristal.
- Teto lustres de cristal são fixados no próprio teto, preservando o espaço livre, tornando-os adequados para espaços comuns, como um apartamento na cidade. Por exemplo, no quarto de dormir, seria uma ótima solução pendurar um candeeiro de braço com um abajur ou com persianas, complementado por pingentes de cristal.
Um sério concorrente do lustre pendente é um lustre de cristal com um anel e uma cúpula. Parece nada complicado, pelo contrário: pendentes graciosos criando uma cúpula invertida adicionam leveza e leveza ao interior. Não se esqueça deste tipo de lâmpada como uma arandela. Uma arandela de cristal em forma de uva na parede da sala será um destaque do interior, e uma cadeira confortável ao lado se tornará o lugar mais confortável da casa.
Para quem prefere ideias modernas e inovadoras, os engenheiros criaram um lustre de cristal com lâmpadas LED. Pode ser comandado por telecomando, alternando os modos de iluminação, consoante a hora do dia, a situação ou apenas o humor. A vantagem indiscutível de tal fonte de luz é o baixo consumo de energia elétrica e operação superconfortável.
Projeto
As lâmpadas modernas encantam com uma variedade de designs.Se antes a República Tcheca era considerada o principal fornecedor de fontes de luz de cristal, agora as fábricas de vidro na Espanha, China, Itália e vários outros países também criam um grande número de lustres de alta qualidade.
A competição saudável oferece uma variedade de soluções e formas estilísticas: pingentes, bolas e gotas - tudo isso oferece muitas opções para escolher um lustre. Neste caso, deve-se focar no projeto da sala para a qual a lâmpada é selecionada. Por exemplo, bolas ou velas forjadas seriam uma boa solução para um interior Art Nouveau.
Um lustre com lentes e pendentes em forma de borboletas vai combinar com o quarto de uma jovem tão enérgica e sofisticada. Os amantes da Idade Média podem recomendar uma lâmpada de cristal com forja. Ao pendurá-lo na sala e complementar o interior com uma lareira e uma alcatifa em forma de pele de animal selvagem, irá criar um ambiente indescritível da época.
Para pessoas famosas e influentes que valorizam a conformidade com o status, um lustre com cristal Swarovski seria uma escolha válida. Cada lente é submetida ao processamento de joias feitas à mão. A pureza do orvalho da manhã, a transparência de uma lágrima e o brilho da superfície da água sob o sol do meio-dia - isso não pode ser encontrado em nenhum outro tipo de cristal.
Tamanhos e formas
Um dos critérios mais importantes na escolha de uma fonte de luz é o seu tamanho. Um lustre muito pequeno não fornecerá luz suficiente e um lustre muito grande parecerá pretensioso e pesado. Para determinar o tamanho ideal, existe uma fórmula especial: o diâmetro mínimo é a soma do comprimento e largura da sala e multiplicado por 5, e o diâmetro máximo é igual à soma do comprimento e largura da sala multiplicado por 10. Ou seja, para uma sala de 6 m por 10 m você vai precisar de um lustre com diâmetro de 80 cm a 160 cm. Na sala de jantar, guie-se pelo tamanho da mesa, no quarto - pelo tamanho da cama.
A configuração da moldura do lustre também pode ser qualquer:
- Em escritórios, salas de recepção e outras salas onde você precisa entrar em sintonia com um clima de trabalho de negócios, é lógico usar quadrado e retangular lustres de cristal. Eles adicionam completude e rigor à atmosfera. Além disso, lustres geométricos são aplicáveis em corredores, uma vez que não ocupam muito espaço.
- Lustres de teto quadrado têm um efeito especial com losangos e bolas amarradas em fios de cristal... A refração e o reflexo da luz de tais elementos criam um brilho incrível que envolve suavemente o ambiente.
- Redondo ou oval a beleza do cristal é uma boa opção em quase todos os interiores. Pendure-o em sua sala de estar e ele criará uma atmosfera especial de riqueza e abundância. Pingentes elegantes vão encher a sala com leveza e ilusão de magia. Com uma lâmpada de cristal, você pode se sentir como um verdadeiro mestre.
- Em salas limitadas por tetos baixos, os designers sugerem o uso de plano lustres de cristal. Eles consistem em um painel pressionado contra o teto, ferragens de metal e lâmpadas, que podem ser LED ou halógenas. Esta opção pode ser utilizada no quarto de uma criança, por ser a mais à prova de vandalismo e segura.
Cores
Ao contrário dos estereótipos, as belezas do cristal podem ser não apenas transparentes e brancas, mas também coloridas. Mas então surge a pergunta: qual lustre escolher - neutro ou colorido? É claro que neste quesito vale a pena focar no design geral, levando em consideração o estilo, a paleta e também o congestionamento de detalhes.
Um lustre tradicional transparente se encaixa perfeitamente em um interior clássico e calmo.
Lustres em tons de bege, esfumados e prateados serão universais para a maioria dos interiores. Lustres coloridos são mais usados como fontes de luz em interiores modernos. Por exemplo, um interior monocromático em cores suaves pode ser diluído com almofadas azuis e um lustre do mesmo tom.
Para uma ideia mais clara, vamos ver onde um lustre de cristal de uma tonalidade ou de outra será aplicado com mais sucesso:
- Branco. O branco é um clássico.Qualquer interior e qualquer estilo aceitarão com gratidão um lustre branco, enchendo a sala com sutileza e elegância.
- Preto. As luminárias pretas dão ao quarto uma atmosfera dramática e gótica. Por isso, é uma boa opção para estilos como glamour, barroco e minimalismo. Se todos os detalhes forem escolhidos corretamente, o lustre será um toque de acabamento eficaz no interior escolhido.
- Vermelho e rosa. O vermelho é a cor da sensualidade e da paixão. Ele sempre atrai o olhar e é capaz de chamar toda a atenção para si, portanto, o principal é não exagerar com ele. Em interiores glamorosos e modernos, um lustre de cristal vermelho será bastante apropriado.
Além disso, lustres em tons de vermelho ficarão vantajosos na cozinha, criando pratos apetitosos adicionais e tornando-os mais saborosos. Todas as meninas adoram rosa, então lâmpadas rosa também serão relevantes nos quartos das meninas.
- Azul, azul e turquesa. Muitas pessoas associam o azul ao céu, leveza e serenidade, razão pela qual os lustres dessas sombras são muito populares. Eles são adequados para uma ampla variedade de designs e fornecem muitas soluções estilísticas diferentes. Uma das tendências da moda são os lustres com cercadura em azul e turquesa. Pendure-os em sua área de jantar para uma cozinha elegante e glamourosa.
- Verde. Um lustre de cristal verde é como uma lufada de ar fresco. Certamente, vai iluminar qualquer interior e dar-lhe um toque limpo e fresco.
- Prata e cromo. Os lustres de cromo podem ser usados em um estilo moderno de alta tecnologia. O cromo serve como um excelente refletor de luz e brilha intensamente ao sol.
- Amarelo. Um lustre com uma tonalidade amarela é uma das poucas opções infelizes. Esse lustre não terá expressividade, porque a luz emitida pelas lâmpadas inicialmente parece amarela.
Combinações de materiais
Não pense que o cristal exclui o uso de outros materiais. Por exemplo, a combinação de pingentes de cristal e uma máscara de tecido fino conferem leveza e sofisticação à lâmpada. Os tons de porcelana representam confiabilidade e luxo, enquanto os acessórios de latão demonstram durabilidade e estabilidade.
Os pingentes e as cortinas de vidro também podem ser elegantes e bonitos. Por exemplo, o vidro tcheco, também chamado de cristal, na verdade não é cristal: são dois materiais diferentes. Mas ninguém contestará a beleza e o luxo do vidro tcheco.
Fabricantes populares
Se você perguntar a seus pais sobre de quem foi o lustre que eles compraram antes, então, sem dúvida, eles responderão que foi a República Tcheca. Naquela época, era o fabricante de cristais mais popular. No entanto, agora a situação mudou e as empresas tchecas têm muitos concorrentes:
- Um dos fabricantes mais caros e prestigiosos é a marca Swarovski... Uma pequena arandela feita desse tipo de cristal custará US $ 1.000 e, por uma lâmpada grande, você terá que pagar algumas dezenas de milhares de dólares. Não é de surpreender que os lustres de cristal Swarovski sejam encontrados apenas em casas de pessoas famosas, coberturas e corredores.
- Outra empresa conhecida pela produção de cristal - Asfour, Egito. Os preços de seus produtos são muito mais baixos do que os da Swarovski, mas os lustres Asfour não são menos elegantes e também chamam a atenção.
- Na Itália, os lustres são produzidos por empresas como Mariner, I. Veneziana Lampadari e J. Vila... Eles geralmente usam motivos florísticos e cópia de desenhos históricos.
- Produtos e serviços Firmas espanholas tem a mais alta qualidade e pode competir não só com marcas italianas, mas também com marcas alemãs.
- Os maiores produtores de cristais tchecos são empresas Preciosa e Bohemia Light Crystal... Os lustres de cristal da Boêmia foram um dos primeiros a aparecer na Rússia e são os que iluminam os corredores da Duma Estatal e do Kremlin.
- Lustres austríacos são considerados um dos líderes mundiais, lustres de teto de cristal Eglo e Globo (Áustria) são populares entre os compradores.
- Lustres de cristal da Alemanha É um ótimo investimento no futuro. Seu luxo e sofisticação são inegáveis. Como um vinho bom e caro, seu valor só aumenta com o passar dos anos. Você pode ter certeza de que passará o lustre alemão de geração em geração.
- Temos nosso próprio representante de negócios de cristal na Rússia - esta é uma cidade bem conhecida Gus Khrustalny... Muitas casas têm lustres feitos na Rússia e não têm menos valor do que os italianos ou egípcios.
- Se um lustre de cristal caro for muito caro para você, volte sua atenção para as lâmpadas Feito na china... Entre eles, você pode escolher uma opção decente com qualidade impecável e ao mesmo tempo econômica.
Acessórios para lustres
O cristal é um material muito sensível e frágil, portanto, às vezes, devido ao manuseio descuidado, uma coisa terrível pode acontecer a um lustre de cristal: uma peça se solta de algumas de suas partes. Nesse caso, não entre em pânico e corra imediatamente à loja para comprar um novo, pois ainda custa muito dinheiro. O elemento quebrado pode ser colado e se tudo for feito com cuidado, ninguém perceberá a quebra.
- Para realizar a restauração, é necessária cola de silicato.
- A peça a ser restaurada deve ser bem lavada com água e secada.
- Em seguida, a superfície do chip deve ser desengraxada para que a cola se fixe o mais firmemente possível.
- A cola deve ser aplicada o mais fina possível e, em seguida, o elemento deve ser pressionado contra toda a parte.
- Qualquer cola que tenha escapado deve ser removida com um pano macio até secar.
Como você pode ver, a solução de problemas é muito fácil.
Não desligue o dispositivo de luz de imediato, é necessário aguardar um pouco até que as peças fiquem completamente coladas.
Claro, também pode acontecer que o colapso seja mais significativo, e seu lustre sofra, por exemplo, um chifre inteiro ou sombra.
Essa opção também não é um desastre, já que, felizmente, existem lojas não só de lustres de cristal, mas também de suas peças de reposição. Eles têm uma grande seleção de pingentes, chifres e sombras, incluindo peças de reposição para modelos raros.
Além disso, outros acessórios como soquetes, conectores, ganchos e outros acessórios podem ser adquiridos lá.
Cuidado
Um lustre de cristal é definitivamente uma coisa muito bonita. Mas, ao mesmo tempo, requer cuidados cuidadosos, pois se a poeira não for removida a tempo, o brilho do cristal vai esmaecer. Existem muitos sprays de limpeza de cristal diferentes por aí agora, então o processo não leva muito tempo e não deve assustar você.
Antes do procedimento de "banho", é imprescindível desligar a luz. Em seguida, você precisa borrifar o limpador no lustre e limpar todas as peças com um pano seco. Lembre-se que as lentes são muito frágeis, seja extremamente cuidadoso e atencioso. Claro, se houver muitos pingentes, o evento pode atrasar, mas o resultado com certeza vai agradar a você e seu lustre vai brilhar de uma nova maneira.
Aliás, agora surgiu no mercado um spray especial com efeito antiestático, que evita que o pó se assente. Esses produtos facilitam ainda mais o processo de cuidar de um lustre de cristal.
Dicas de Seleção
As opções de design para lustres de cristal são muito numerosas. O candeeiro pode ter várias formas e tamanhos, ser decorado com pendentes, fios, persianas e candeeiros em forma de velas. Existe até um ditado que diz que este interior deve ser combinado com o lustre original, e não vice-versa.
Muitos ficam parados com a ideia de que um lustre de cristal só pode ser pendurado em uma sala grande, mas não é o caso. Mesmo para o banheiro, você pode pegar uma pequena lâmpada bem cuidada, cujos pingentes em forma de gota serão associados a gotas de água. A principal coisa a lembrar é o tamanho.
- Para salas pequenas e tetos baixos, é melhor usar pequenos lustres, eles também podem ser elegantes e bonitos. Não esconda o espaço com detalhes desnecessários como velas ou pingentes, opte por um modelo de teto plano.O espaço das salas e corredores, pelo contrário, permite a utilização de lustres pendentes em cascata (claro, desde que haja espaço suficiente).
- Os fãs de ideias originais podem encontrar uma solução para si próprios na forma de um lustre incomum, por exemplo, na forma de um navio. Não hesitem, artesãos habilidosos, podem recriar até os menores detalhes, e a alegria dos seus amigos será proporcionada a vocês.
- No quarto, guie-se pelo interior circundante, esquema de cores e tamanho da cama. Não sobrecarregue a sala com detalhes de lustre excessivamente chamativos e luz brilhante. Lembre-se de que a luz difusa é a luz mais adequada para um ambiente, então compre um modelo para que a luz refrate e reflita nos elementos do aparelho.
Para que o lustre forneça luz suficiente, o número de lâmpadas deve ser levado em consideração. A taxa de iluminação em uma área residencial é de 15 W por m². m. Consequentemente, por exemplo, um lustre de três lâmpadas é adequado para um pequeno quarto de até 10 metros quadrados, e uma lâmpada com 5-6 lâmpadas ou mais será necessária para uma grande sala de estar.
Hoje, qualquer pessoa pode comprar um lindo lustre que satisfaça todos os seus desejos. Na hora de escolher, guie-se pelo seu gosto, mas não negligencie os conselhos dos profissionais, e assim o lustre lhe trará não só luz, mas também alegria.
Lustres de cristal no interior
Ao escolher um lustre, muitos olham com inveja as opções de cristal, mas acreditam que tal beleza não vai caber em seu interior. Na verdade, um lustre de cristal pode caber facilmente em quase qualquer interior, o principal é escolhê-lo corretamente.
Moderno
Hoje em dia, o estilo moderno está se tornando muito popular. Este estilo confere ao quarto um aspecto moderno e permite-lhe fugir dos estereótipos enfadonhos no design de apartamentos. Portanto, se a pompa excessiva não lhe agrada e ao mesmo tempo quer ir além dos limites estritos, o lustre Art Nouveau será uma boa opção.
Provença
Outro destino popular é a Provença. Foi-nos dado pelos franceses e, acima de tudo, é adequado para casas de campo, onde parece mais harmonioso.
Lustres de cristal neste sentido são bastante comuns, geralmente são decorados sem pretensões desnecessárias, possuem um desenho floral e lâmpadas de velas. Este tipo de lâmpadas ficará muito bem na cozinha, na sala de jantar ou no quarto. Eles vão encher a sala de aconchego e criar uma atmosfera de conforto.
Clássico
Claro, você também não pode negligenciar os clássicos atemporais. Um lustre de cristal clássico é uma garantia de sofisticação e elegância. Os clássicos sempre se encaixam perfeitamente na cozinha, no quarto e na sala de estar. Normalmente, lustres clássicos são usados para iluminar salas de estar, em cujo ambiente trazem solenidade e sublimidade.
Uma variedade de lindos lustres de cristal estão no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.