Lustres para tetos tensos
Os tectos extensíveis há muito ganharam imensa popularidade no campo da reparação. Eles são lindos, elegantes e modernos. Mas, para tetos e lustres tensos, são necessários alguns especiais, várias características devem ser levadas em consideração. Para obter uma boa compreensão de todas essas nuances, você pode usar este artigo.
Quais lustres são adequados?
Para diferentes interiores, você pode usar diferentes tipos de modelos, mas para um teto falso você precisa de um lustre especial. A escolha de tais lâmpadas não é tão grande, mas conhecendo alguns requisitos (como o método de montagem, a estrutura das cortinas, a presença de isolamento térmico, etc.), é bem possível decidir qual lustre complementar é necessário para seu teto.
Visualizações
Uma grande quantidade de elementos de iluminação que se oferecem no mercado da construção permitem-lhe escolher o modelo que melhor se adapta ao interior da divisão. Para começar, considere os tipos de lustres, o que são em relação à montagem, fontes de luz e métodos de acendimento.
De acordo com os métodos de fixação, os lustres são divididos em suspensos e forros.
- Suspenso as luminárias são fixadas ao teto com um gancho e cabide. Um lustre de gancho é talvez a opção de iluminação mais comum. Com esse método, é importante levar em consideração a distância oculta pelo teto falso, uma vez que a suspensão ficará parcialmente escondida sob a capa esticada.
- Teto as lâmpadas são montadas usando uma plataforma especial que se ajusta perfeitamente ao teto e protege o teto de fortes aquecimentos. Para um lustre em uma tira, é melhor usar pequenas lâmpadas, por exemplo, na forma de velas. Trata-se de um modelo versátil, cujo desenho poderá escolher de acordo com o seu gosto.
Com este método, perfis reforçados ou ripas de uma determinada espessura são pré-colocados no local de fixação do lustre e é feito um furo técnico no forro. Portanto, é importante escolher um lustre com antecedência, antes de instalar o teto.
As luminárias embutidas são frequentemente utilizadas para tectos falsos. Eles estão localizados no espaço entre a superfície áspera e a tela, e ao escolher tal lâmpada, esta distância deve ser levada em consideração.
A vantagem indiscutível do sistema de iluminação embutido é que as fontes de luz podem ser instaladas em quase qualquer lugar do teto.
Muitas vezes, eles são complementados por um lustre tradicional, por exemplo, colocado em torno do perímetro da sala. Graças ao tecto tenso com lâmpadas, poderá distribuir acentos leves.
As luminárias concebidas para tectos tensos variam de acordo com os diferentes tipos de lâmpadas.
- As luminárias embutidas são normalmente utilizadas para tectos falsos. com lâmpadas halógenas... Suas vantagens são que eles são baratos, fornecem luz forte o suficiente e têm uma aparência bonita. O menos está em um aquecimento bastante forte, portanto, há uma limitação de energia para eles quando usados com tetos tensos. 20 W para espumas e 35 W para têxteis.
- E aqui Lâmpada LED, ao contrário dos halógenos, praticamente não esquentam, portanto são muito mais preferíveis. E os diodos também se distinguem pelo aumento do brilho, mas ao mesmo tempo não prejudicam os olhos. A única coisa que pode impedi-lo de comprá-las é o preço alto, mas se você considerar que as lâmpadas LED são muito mais duráveis do que as convencionais e consomem menos eletricidade, verifica-se que são muito mais econômicas de usar.
Os holofotes são um tipo separado de lâmpadas embutidas.
Características especiais:
- A capacidade de direcionar a luz em qualquer direção no ângulo desejado;
- Possibilidade de zoneamento de sala.
Spots são uma opção muito moderna e elegante para iluminar uma sala. No entanto, se você não tiver certeza de sua necessidade, não sobrecarregue o teto com várias fontes de luz.
Além de manchas, tetos falsos podem ser encontrados em muitos apartamentos. com holofotes... Estas são luminárias que criam iluminação direcional. Dos quatro tipos de holofotes (estacionário, suspenso, encaixe, com uma curva), encaixe é especialmente popular.
Vivemos no século 21 e a tecnologia não parou por muito tempo. Algumas décadas atrás, eles nem conseguiam pensar em um lustre com painel de controle. Agora é um sistema de iluminação popular e moderno. Graças ao controle remoto, a usabilidade atingiu seu nível máximo. Agora você pode ligar ou desligar a luz sem se levantar do sofá.
Se você adormeceu, por exemplo, durante a leitura de um livro, basta apertar um botão e poderá dormir em paz.
Outra tendência de iluminação ultra popular é lustre de aranha... É uma base de metal à qual se prendem fios longos e flexíveis com lâmpadas nas pontas.
Um lustre de aranha parece mais esteticamente agradável em interiores ultra-elegantes, por exemplo, em um estilo loft ou em um estilo industrial. Claro, se você tem medo de insetos, então tal lustre não é para você, caso contrário, pesadelos estão garantidos para você. Mas os amantes do design fora do padrão e de tudo incomum, o lustre de aranha certamente vai gostar.
Tamanhos e formas
Os designers estão constantemente criando lâmpadas em uma ampla variedade de formas e tamanhos. Existem lustres redondos, existem lustres quadrados, pequenos e grandes, lustres em forma de vários objetos. Todos eles podem ser usados em vários designs, incluindo tetos falsos.
Cerca de lâmpadas quadradas há um ponto de vista de que é melhor usá-los em um teto de gesso cartonado normal. Mas, na verdade, ficam muito bem em tetos falsos e, em geral, são aplicáveis em qualquer ambiente. Formas perfeitamente quadradas se encaixam em quartos com guarda-roupas embutidos e outros móveis com ângulos claros. O principal aqui é não exagerar no último.
Um interior no estilo do modernismo e, em particular, do cubismo, também é difícil de imaginar sem um lustre quadrado ou retangular.
Forma redonda os lustres, pelo contrário, são mais adequados ao estilo clássico. A ausência de cantos agudos em tal lustre contribuirá para a pacificação e regularidade. A simplicidade e a brevidade das formas redondas sempre estiveram e estarão na moda.
Esta forma de lustre como planoConcebido para apartamentos com tectos baixos. Seu tamanho compacto economiza espaço.
Mas ao escolher uma lâmpada plana, você precisa cuidar de duas nuances:
- A cortina plana deve ser equipada com um difusor de metal especial. Ele protege o teto de superaquecimento e reflete o calor para baixo, aumentando a iluminação do ambiente.
- Muito provavelmente, você terá que pensar em fontes de luz adicionais. O fato é que é difícil iluminar uma grande sala com tal lustre, mas em combinação com pontos ou intradorsos, parecerá expressivo e fornecerá excelente iluminação.
A forma e o design de um lustre plano dependem dos seus desejos, há uma grande seleção deles no mercado. Mas o tamanho vai depender da área da sala. Em geral, as dimensões de qualquer luminária são muito importantes para que se encaixe bem no interior geral. Para determinar o tamanho apropriado, existe uma fórmula: você precisa dividir a altura do teto por 4. O resultado obtido será o tamanho ideal do lustre.
Deve ser lembrado que grandes lustres são adequados apenas para quartos altos e espaçosos.
Normalmente, lâmpadas grandes podem ser encontradas em salões de montagem, foyers e grandes salões.Para a maioria das salas de tamanho normal, um pequeno lustre pode ser selecionado, normalmente com 30-60 cm de diâmetro.
Projeto
As tecnologias modernas tornam possível fazer não apenas tetos brancos simples, mas também criar vários padrões sobre eles. Ao mesmo tempo, o desenho pode ser muito diferente: flores, padrões e até imagens inteiras do enredo - tudo isso pode ser retratado na tela da capa da cortina pelo método de impressão de fotos.
A impressão de fotos em coberturas elásticas é uma oportunidade única de implementar todas as suas ideias e ideias no design de uma sala. Ao mesmo tempo, assim como a iluminação pode (e deve) complementar harmoniosamente a imagem, os desenhos ao redor do lustre ajudarão a focalizar esta última.
Por exemplo, o interior florístico de uma sala pode ser enfatizado com a ajuda de um ornamento ao redor do lustre na forma de uma coroa de flores. Ficará lindo e gracioso. A impressão de fotos ao redor da lâmpada na forma de frutas maduras e suculentas será uma ótima solução para a cozinha ou sala de jantar.
Se você descrever um mapa antigo em uma tampa articulada no quarto das crianças, a lâmpada na forma de um volante se encaixará perfeitamente. Os mini lustres são lâmpadas muito pequenas com um diâmetro não superior a 30 cm.
Como escolher o caminho certo?
Escolher um lustre para um teto falso não é tão fácil. É preciso levar em conta muitas nuances e peculiaridades para que juntas criem harmonia, e uma nova reforma irá deliciá-lo por muitos anos.
Na maioria das vezes, em conjunto com um teto falso, um lustre de placa é usado, com chifres e um plano. O mais popular é provavelmente um lustre com chifres. Mas deve ser lembrado que eles não podem ser direcionados para cima, a fim de evitar o superaquecimento da tela. Além disso, se a luz for direcionada para o teto, este terá círculos, que podem não ser do agrado de todos.
Em geral, escolha um modelo com chifres apontando para baixo e para os lados, então todos esses problemas podem ser evitados.
Em primeiro lugar, decida um lugar para um lustre. Talvez este seja um local central tradicional. Ou talvez você decida usar luzes embutidas modernas em todo o perímetro da sala. Decida qual objeto na sala é melhor enfatizar e qual pode ser deixado sem iluminação adicional.
Considere também a luz natural e o lado em que as janelas estão viradas.
Por exemplo, para uma sala com janelas para o norte, é melhor usar mais de um lustre de teto, mas complementá-lo com fontes de luz alternativas, embora seja desejável colocá-las em níveis diferentes.
A própria aparência do teto também influencia a escolha da luminária.
Um teto brilhante, inicialmente espetacular e autossuficiente, requer iluminação adequada. Um companheiro digno para ele será uma lâmpada de design incomum, por exemplo, um lustre de aranha. Irá fornecer excelente iluminação, jogo de luz e sombra e reflexão única ao máximo.
Você também pode usar lustres volumétricos com pequenas lâmpadas LED - sua sombra fria criará um efeito de cintilação fria.
Acontece que o teto falso é feito de materiais que imitam o cetim. Sua característica distintiva é um brilho perolado incomum. Sob diferentes condições de iluminação, seu matiz muda. Para um teto de tecido, é melhor ficar em pontos altos ou usar iluminação de faixa de LED.
É muito expressivo decorar o local onde a luminária é fixada no teto por meio de um encaixe de lustre. Parece uma estrutura plana padronizada, atrás da qual fios e outras peças de fixação estão escondidos.
Uma tomada bem escolhida é capaz de enfatizar a originalidade do desempenho da luminária e enobrecer o interior.
Para tectos falsos, são adequadas tomadas de materiais leves, como poliestireno expandido. Eles são colados no local onde o lustre está preso. Lembre-se que é fácil estragar o forro tenso com qualquer movimento desajeitado, então faça todas as modificações na tomada antes de montá-la na tela.Além disso, não se esqueça que quaisquer materiais irão carregar desnecessariamente o teto, então se você decidir comprar uma tomada para um lustre, escolha uma pequena e leve.
Por colocação
Cada cômodo da casa é como um pequeno mundo separado. E para cada um desses mundos, é importante escolher a fonte de luz certa. E se você tem tetos falsos em seus quartos, você precisa abordar este assunto com especial cuidado.
Sala de estar - a sala para a qual você leva os convidados, essa é a face do apartamento. Portanto, não há nada mais importante do que escolher a luminária certa para um teto falso.
A opção mais elegante em sua simplicidade é uma lâmpada pendente tradicional no meio da sala. Um lustre de cristal é o ideal, seu luxo atrairá os olhos de todos que entrarem no corredor e os pingentes de cristal espalharão a luz de maneira uniforme e delicada por todo o ambiente.
Uma pequena sala de estar será melhor iluminada por um lustre com uma pequena quantidade de elementos decorativos. Isso adicionará limpeza e elegância ao teto.
Tudo no quarto deve proporcionar descanso e relaxamento. A lâmpada não é exceção: é melhor que forneça uma luz difusa e calma, que não só promove relaxamento, mas também é benéfica para a visão.
Quanto ao design, deve coincidir com o interior da sala. Os tetos extensos escondem parte do espaço, então a iluminação adequada no quarto ajudará a ampliar visualmente o cômodo.
Existem dois conceitos de iluminação - europeu e americano, e se você tiver um teto falso em sua sala, então você deve segui-los.
O conceito europeu pressupõe uma única fonte de luz, geralmente central. Raramente, pode ser complementado com uma arandela ou luminária de chão.
Os americanos, por outro lado, usam muitas fontes de luz, lâmpadas, luminárias de parede, luzes de fundo e assim por diante. Vale a pena parar nesta opção se quiser zonear a sala.
Além dos cômodos principais da casa, há também os menores, mas, é claro, também precisam de iluminação. Por exemplo, a luz do corredor é de grande importância, porque é aqui que começa o seu apartamento.
Especialistas afirmam que um sistema de iluminação corretamente escolhido no corredor contribui para a ampliação visual do espaço, que costuma ser tão carente no corredor.
Devido ao facto de esta divisão normalmente não receber luz natural, são utilizadas luminárias de tecto, de parede ou de encastrar para criar um ambiente agradável. Para obter uma luz difusa confortável, você pode até usar não um, mas vários elementos de iluminação ao mesmo tempo.
Para que os olhos não se cansem, a potência das lâmpadas do corredor deve coincidir com o brilho da luz no resto dos quartos. Se você deseja economizar na iluminação do corredor, não deve fazer isso às custas das lâmpadas de baixa potência.
Isso afetará a primeira impressão de seus convidados e sua conveniência, porque com pouca luz é muito difícil limpar antes de sair de casa. Seria muito mais sensato usar neste caso lâmpadas economizadoras de energia, que economizam energia, mas fornecem luz suficiente.
O banheiro não é um cômodo visitado com tanta frequência, mas ninguém questionará a importância de uma iluminação bonita e correta nele.
Se forem instalados tectos tensos na casa de banho, as lâmpadas integradas serão uma fonte de luz ideal. Além disso, você pode escolher os dois holofotes e direcionar sua luz a seu critério, bem como lâmpadas padrão que não se projetam além da superfície do teto. Você pode organizá-los em torno do perímetro do banheiro ou em um padrão xadrez.
Se o banheiro for espaçoso o suficiente, você pode escolher um pequeno lustre em seu interior.
É importante lembrar que qualquer que seja a opção escolhida, as lâmpadas devem ser à prova d'água.
Por cor
Uma das vantagens indiscutíveis dos tetos elásticos é que podem ser feitos em uma grande variedade de cores.Os tetos mais populares são os tons de azul, verde, preto e chocolate.
E ao escolher uma fonte de luz, é importante considerar a cor que ficará pendurada no teto:
- É aconselhável complementar o teto falso com luz com uma lâmpada de contraste. Bronze, cobre ou outra sombra escura bastarão;
- Os tetos tensos em preto e chocolate criarão uma harmonia perfeita com um lustre branco ou de aço;
- Um teto brilhante e uma lâmpada curva incomum criarão um reflexo espetacular;
- O teto cor de chocolate em uma sala espaçosa é complementada de maneira ideal por uma iluminação oculta e um grande lustre de cristal;
- O teto padronizado combina bem com o acabamento dourado da luminária;
- Não use luzes embutidas ao iluminar tetos escuros, a menos que queira um céu estrelado.
Um teto tenso fosco pode ser comparado a um teto de drywall branco comum, a única diferença é que o primeiro é perfeitamente liso. Suas vantagens são que ele espalha a luz delicadamente e não ofusca. Um lustre com lâmpadas apontando para cima em um teto fosco dará muito menos luz, então escolha a opção oposta com lâmpadas apontando para baixo.
Uma opção ideal para uma superfície fosca seria uma luminária leve com cortinas fechadas.
Lindas opções no interior
O quarto é um lugar onde uma pessoa pode realmente relaxar e descontrair, e a iluminação adequada desempenha um papel importante neste processo. Portanto, a iluminação do quarto deve ser construída de forma a maximizar esse processo. Ao mesmo tempo, seja qual for a fonte de luz que escolher, mesmo que sejam várias, todas podem ser programadas para serem comandadas a partir do telecomando ou mesmo para se moverem, por exemplo, batendo palmas. No quarto, essa forma de alta tecnologia de ligar e desligar a luz é especialmente relevante.
Se tetos tensos forem instalados na sala, a iluminação do quarto pode ser muito diversa:
- Pode haver luz de fundo em todo o perímetro da sala, o que parece especialmente harmonioso em estruturas de vários níveis.
- A iluminação do quarto pode ser dividida em zonas, como luz mais forte na penteadeira e luz fraca acima da cama.
- O teto com várias luzes embutidas está se tornando muito popular. Esta opção de iluminação à noite criará uma atmosfera hipnotizante e, à noite, haverá luz suficiente.
- Se você optou por um teto falso brilhante, então arandelas, lâmpadas de assoalho e lâmpadas serão boas fontes de luz no quarto.
A iluminação do berçário requer muita atenção, pois a criança deve se sentir confortável e aconchegante nela. Se um teto falso for instalado no viveiro, é racional usar lâmpadas embutidas.
Em uma sala específica, eles oferecem muitas vantagens:
- Segurança do bebê, já que as fontes de luz embutidas ficam niveladas com o teto;
- Iluminação uniforme em todos os cantos da sala - é conveniente para a criança brincar e praticar;
- É impossível imaginar o zoneamento do espaço sem lâmpadas embutidas, e isso é especialmente verdadeiro para um berçário;
- Lâmpadas desse tipo podem dar a um teto tenso um design único, por exemplo, do espaço sideral ou do céu estrelado.
É claro que um sistema de iluminação embutido não é a única opção para um berçário com tetos tensos. Aqui você pode, por exemplo, pendurar um lustre plano.
Também proporcionará o uso mais seguro e a variedade de designs e formas possibilitará dar ao quarto do bebê um design único.
Métodos de fixação em um teto falso
Existem diferentes opções para anexar um lustre a um teto falso. É importante resolver este problema antes mesmo de instalar o forro, pois ao instalar a tela, deve-se instalar imediatamente os lustres.
Existem três tipos principais de fixação:
- gancho;
- placa de montagem;
- barra cruciforme.
O gancho do lustre é preso à sub-superfície antes de instalar o teto. Este é o método de montagem mais fácil.
O principal é determinar corretamente o local onde a luminária ficará pendurada: quando o teto for esticado, será problemático pesar mais que o gancho.
A placa de montagem é usada se a estrutura do lustre não prevê suspensão. Este tipo de fixação é uma plataforma para um lustre feito de uma barra de madeira de uma determinada espessura, que depende da distância entre a tela e a superfície rugosa. Essas plataformas de lustre podem ser compradas em uma loja de ferragens. Após a montagem no teto, são feitos furos na plataforma para o lustre. Para fazer isso, você pode simplesmente furar o teto tenso com cuidado, mas, por questões de confiabilidade, é melhor colar canecas de plástico finas nesses locais e, em seguida, fura-las.
A barra transversal é necessária para pendurar uma lâmpada enorme e pesada com um grande diâmetro. Na base desses lustres, geralmente há duas faixas de montagem em forma de cruz com orifícios. Para esta fixação, é feita uma tira de ripas de madeira do mesmo tamanho.
Além disso, no caso de uma base plana, você pode cortar um recesso para um lustre na tela do teto elástico. Ao mesmo tempo, um fino anel de plástico é colado na tela sob o lustre, o que garante a segurança do teto e permite a retirada do calor emitido pelas lâmpadas.
Em casos difíceis, quando a cornija do lustre tem uma base de grande diâmetro, os especialistas aconselham embutir o lustre no teto. Para isso, é feito um recorte no teto novamente ao longo do anel, e todos os detalhes de fixação estão escondidos nele, apenas a beleza e elegância do seu lustre de teto fica do lado de fora.
Para obter mais informações sobre como anexar um lustre a um teto falso, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.