Lustres para cozinha: opções de design e dicas de escolha

Contente
  1. Paleta de cores
  2. Projeto
  3. Opções de estilo
  4. Qual escolher?
  5. Lindos exemplos no interior

Ao planejar um design de interiores, absolutamente todos os detalhes importam: uma pintura na parede ou uma cadeira. Isso não é surpreendente, porque uma coisa escolhida de forma analfabeta - e o conceito de design será violado. É por isso que é tão importante comprar um lustre adequado ao organizar uma cozinha.

Paleta de cores

A cor do lustre é muito importante, sua tonalidade não é menos importante do que as características técnicas e o estilo da lâmpada. Se o lustre não é um elemento decorativo separado, não se deve chamar muita atenção para ele, e se a decoração da sala é simples, então é melhor, pelo contrário, torná-lo um destaque brilhante no interior. Normalmente esses produtos são feitos de plástico ou vidro, a superfície brilhante parece muito fácil, não sobrecarrega a decoração do espaço da cozinha.

Recentemente, os lustres transparentes tornaram-se muito populares. Eles são ideais para qualquer interior, enquanto os plafonds não interferem com a penetração da luz na sala e a iluminação é forte.

Lustres transparentes combinam bem com qualquer esquema de cores usado na decoração de paredes e móveis. Eles complementam perfeitamente os tons claros, se encaixam perfeitamente em interiores escuros e não contrastam com os tons brilhantes.

Os lustres em tons escuros (preto, roxo, azul marinho ou marrom) são produzidos a partir de um material opaco, geralmente vidro ou plástico. Essas lâmpadas costumam ficar bem em uma cozinha branca: o efeito é produzido pelo jogo de contrastes. Não vale a pena comprar tal lâmpada para interiores escuros: neste caso, haverá muito pouca luz, o que dá uma impressão bastante deprimente.

Tons brilhantes são usados ​​para cozinhas decoradas com cores discretas. As lâmpadas criam realces brilhantes e têm todas as chances de se tornar um verdadeiro destaque na decoração do quarto.

Qualquer paleta de cores pode ser usada: tons de vermelho, amarelo, laranja, verde ou lilás são muito populares. Eles enfatizam o design, tornando-o mais elegante. No entanto, não exagere com acentos originais: a forma do lustre deve ser a mais comum, já que aqui a cor das cortinas desempenha o papel principal.

Os acessórios metálicos ficam ótimos em designs modernos. Os detalhes cromados complementam perfeitamente a alta tecnologia, fusão, bem como loft e outros estilos semelhantes, e a forma da luminária, neste caso, pode ser qualquer: desde os modelos mais simples até estruturas complexas em vários níveis.

Projeto

De acordo com suas características de design e construção, os lustres são divididos em lâmpadas de teto ajustáveis ​​em altura e lâmpadas pendentes. Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os lustres suspensos são uma cortina com lâmpadas fixadas ao teto com uma suspensão especial. Normalmente, é um cabo, corrente ou cabo forte. O comprimento da suspensão geralmente depende da altura dos tetos da sala, bem como do brilho desejado da luz artificial. Plástico, cristal, papel, madeira ou outros materiais são usados ​​como material para a fabricação de cortinas. Existem algumas modificações nos lustres pendentes, para que todos possam escolher o design que melhor se adapta ao interior da cozinha.

O modelo de teto é fixado diretamente no teto, apresentando uma combinação bem-sucedida de conveniência e ergonomia. Para salas baixas, esta opção é considerada ideal.

Plafonds, como no caso de lâmpadas pendentes, são feitos de uma variedade de materiais. Eles podem diferir em forma, cor, superfície fosca ou brilho.

Lustres de grife parecem elegantes e originais, mas ao mesmo tempo têm uma desvantagem: se a lâmpada queimar, então, para trocá-la, você terá que remover o plafond. No entanto, este inconveniente não é tão significativo e, via de regra, não desempenha um papel especial na escolha de um projeto de lustre para a cozinha.

O tipo de fixação depende muito das características do espaço da cozinha. Por exemplo, em salas baixas, os modelos pontuais serão ótimos e, em um espaço pequeno, produtos redondos compactos com fixação no teto serão bons. As cozinhas estreitas parecem harmoniosas com lustres alongados. Este é um modelo muito conveniente porque você pode instalar o número necessário de lâmpadas.

Se o cômodo for espaçoso, um grande lustre acima da área de jantar ficará elegante nele. É melhor dar preferência a modificações em várias camadas com elementos forjados e pendentes decorativos.

Opções de estilo

Tradicionalmente, um lustre é escolhido em um estilo clássico, mas as tendências modernas em design de interiores ditar novos requisitos para os modelos de lâmpadas na cozinha.

  • Ao decorar uma sala com estilo vanguarda deve ser ousado e memorável, os detalhes brilhantes são importantes aqui: móveis, acessórios ou lustres. O que destacar é com você.
  • A principal característica do surrealismo É uma ilusão. Este estilo envolve o uso de coisas que parecem estranhas em seu novo propósito: por exemplo, um lustre de talheres seria o mais adequado para esse conceito de design. Os seguidores de Salvador Dali podem até adaptar o tambor para um abajur de cozinha.
  • Cubismo e construtivismo não sem razão, são considerados irmãos gêmeos. As características distintivas das direções são formas grandes e geometria estrita. Lustres em tais quartos são selecionados volumosos, rígidos, angulares e sem enfeites. Não há realces na iluminação: o efeito da decoração variada das paredes é suficiente para tornar o interior expressivo.
  • Alta tecnologia e minimalismo Eles se distinguem pela sensação de um espaço meio vazio: os estilos são caracterizados pela ausência de acessórios e um mínimo de móveis. Os holofotes são necessários aqui.
  • Para realizar o conceito no estilo grunge você deve pendurar lustres bonitos, luxuosos e caros feitos na versão clássica.
  • Para Registro no loft use sombras simples em uma suspensão longa.
  • Um estilo muito interessante é considerado ecletismo, cuja ideia principal é combinar o incongruente.
  • Estilo Boho a cozinha está decorada com um verdadeiro chique cigano: para que haja o maior número possível de elementos luminosos. Nesse caso, você pode pendurar absolutamente qualquer lustre, a única limitação é que você precisa de lâmpadas vintage, não modernas. Todos os elementos do projeto da cozinha devem ser consistentes com o mesmo espírito da época.
  • Para amantes do estilo ecológico é melhor prestar atenção aos produtos feitos de madeira ou cipó: esses lustres parecem simples, sem um indício desnecessário de alto custo.
  • Estilo sertanejo no interior, pode ser apresentado em várias direções: estilo russo, country ou provençal. Nestes casos, as instalações são estilizadas em estilo antigo. Para o país, haverá peças forjadas ideais e, em uma cabana russa, uma farpa parece boa.

Qual escolher?

Antes de escolher um lustre, você precisa decidir sobre os parâmetros técnicos da lâmpada. Primeiro, pense em qual área funcional da cozinha você planeja iluminar: a energia e o número de lâmpadas dependem disso. Ao planejar com antecedência, você pode ser mais cuidadoso com o consumo de eletricidade. Uma iluminação muito forte será incômoda e não permitirá que você relaxe, ao mesmo tempo, sombras fortes causam o aparecimento de sombras escuras, o que geralmente prejudica a percepção visual do interior.

Em quartos standard de 10-12 m². m. lâmpadas comuns de 100-120 W ou lâmpadas halógenas de 300 W serão o bastante. Se você pretende tornar a iluminação fluorescente, pode parar nas lâmpadas de 80 W. Se a cozinha for espaçosa, faz sentido pendurar dois lustres.

Ao comprar um lustre, você também deve pensar com antecedência sobre sua praticidade, recursos de instalação e os meandros da manutenção periódica.

Dependendo da fonte de luz, lâmpadas de vários tipos são utilizadas em dispositivos de iluminação, cada um com suas características técnicas.

  • Lâmpadas incandescentes. Eles são instalados com mais freqüência, eles são considerados as fontes mais populares de iluminação artificial.
  • Dispositivos de iluminação LED. As lâmpadas LED são bastante caras, mas ao mesmo tempo consomem eletricidade de forma mais econômica.
  • Lâmpadas halógenas. Fornece a iluminação mais brilhante. Eles têm um período de operação bastante longo, mas ao mesmo tempo sobreaquecem muito. As desvantagens incluem a necessidade de um sistema especializado para o descarte dessas lâmpadas.

É muito importante escolher o modelo do plafond de forma a conseguir a máxima iluminação da cozinha: a luz não deve ser muito forte, mas também fraca na cozinha não é adequada.

A iluminação deve criar condições confortáveis ​​para trabalhar e descansar nesta visita multifuncional.

Lindos exemplos no interior

A moda moderna dita as decisões de design mais ousadas na cozinha. Não há requisitos rígidos para a paleta de cores e a forma dos lustres na cozinha, a escolha de um design adequado é limitada apenas pela sua própria imaginação e pelas características gerais da decoração interior.

  • As fontes de luz transparentes são adequadas para qualquer esquema de cores da cozinha.

Em cozinhas iluminadas, lâmpadas brancas e pretas de estilo escandinavo são harmoniosas.

Os lustres coloridos ficam bem em interiores discretos: eles criam detalhes elegantes e brilhantes para interiores de cozinha.

A forma do lustre também é importante. Os lustres de várias camadas parecem muito impressionantes em cozinhas espaçosas - tornou-se um clássico decorar quartos com tetos altos com eles. Os estilos modernos - moderno, loft, grunge - exigem as soluções mais ousadas e elegantes: lustres das configurações mais inusitadas são adequados para eles.

As lâmpadas de madeira em casas ecológicas parecem bastante originais.

  • Uma solução interessante é colocar um lustre acima da mesa na área de jantar e usar as lâmpadas LED embutidas para iluminar a área de trabalho.

Para dicas sobre como escolher lâmpadas para a cozinha, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário