Como lavar corretamente um lustre?

Como lavar corretamente um lustre?
  1. Como prevenir a poluição?
  2. Regulamentos de segurança
  3. Métodos de lavagem em casa
  4. Como fazer o cristal brilhar?
  5. Como lavar rapidamente sem retirar?
  6. Como cuidar das luzes de teto?

A limpeza do quarto é sempre um processo demorado para qualquer dona de casa. Tudo é especialmente complicado se for necessário limpar o lustre de qualquer contaminação. No entanto, conhecendo as regras e os princípios básicos deste procedimento, você pode não apenas economizar tempo e esforço, mas também dar à lâmpada uma aparência atraente.

Como prevenir a poluição?

Limpar um lustre é bastante difícil se você não tem certas habilidades, portanto, muitas donas de casa tentam com antecedência evitar o aparecimento de sujeira na superfície do lustre. Isso é especialmente verdadeiro para aquelas lâmpadas que têm uma forma incomum, um grande número de elementos adicionais, sob os quais uma camada inteira de poeira é criada. Os remédios mais procurados e populares para prevenir a contaminação indesejada incluem vários agentes antiestáticos, que estão disponíveis em todas as lojas especializadas em produtos químicos domésticos.

Existe uma grande variedade de seus tipos:

  • lenços impregnados com um composto que repele a sujeira,
  • sprays que são aplicados a superfícies,
  • géis cremosos que se dissolvem na água e com os quais se processa a lâmpada.

Ao utilizar estes produtos, a limpeza da casa torna-se mais agradável, já que basta processar bem a superfície apenas uma vez e deixar secar bem. A limpeza subsequente será necessária após pelo menos seis meses.

Na maioria dos casos, todos os meios para evitar a contaminação não exigem trabalho adicional - não há necessidade de limpá-los das lâmpadas, portanto, não se formam manchas na superfície.

Regulamentos de segurança

Muitos parecem que, ao lavar as lâmpadas, devem ser observadas as regras de segurança mais elementares, para que a limpeza seja realizada de forma mais rápida e eficiente. No entanto, os requisitos mais simples são os mais rápidos e os mais esquecidos:

  • Antes de mais nada, vale lembrar que antes de iniciar a limpeza, é bom desligar os aparelhos elétricos (de preferência da rede), e também é preciso esperar que as lâmpadas esfriem bem.
  • Caso não seja possível retirar o abajur e começar a limpar da sujeira do banheiro, deve-se cuidar da presença de uma escada (muitos usam uma mesa comum), bem como de que seja estável. O ideal é que, ao limpar, haja um parente ou amigo na casa que possa segurar e ajudar na limpeza do lustre.
  • A maioria das donas de casa, ao iniciar a limpeza, nem pensa no fato de que uma quantidade significativa de poeira e outros contaminantes podem causar reações alérgicas, portanto, antes de iniciar a limpeza, deve-se tomar cuidado com antialérgicos ou com uma máscara especial. Também é recomendado o uso de luvas de borracha, pois a maioria dos produtos de limpeza de iluminação podem irritar a pele.

As regras de segurança existentes implicam não só uma preparação cuidadosa para a limpeza, a fim de evitar consequências negativas para o ser humano, mas também para a própria lâmpada. Dependendo do material de que é feito, você deve selecionar os meios adequados para este tipo específico de lustre para remover a sujeira.

Por exemplo, não é recomendado lavar as cortinas de papel com lenços umedecidos ou trapos, elas se tornarão rapidamente inutilizáveis ​​com essa limpeza, é melhor para elas usar um espanador para remover a poeira e a borracha mais comum, com a qual será possível para remover manchas formadas na superfície da lâmpada.

Articulações e locais de difícil acesso podem ser tratados com um cotonete comum. Você também pode usar o rolo adesivo para uma limpeza mais segura.

Métodos de lavagem em casa

Todos os métodos de remoção de sujeira no dispositivo de iluminação são divididos em dois tipos: limpeza úmida ou seca. A sua escolha depende da sujidade da superfície dos lustres, é necessária uma limpeza completa ou apenas uma superficial será suficiente.

Limpeza à seco

Para a lavagem a seco, se a lâmpada estiver levemente manchada, você pode usar uma escova com cerdas macias. Muitas escovas especiais vendidas em lojas de produtos químicos domésticos já contêm agentes antiestáticos que evitam que a poeira permaneça na superfície do produto.

Ao limpar, você deve ter muito cuidado, pois há uma grande probabilidade de danificar a caixa do lustre se for muito intensamente exposta a ela.

Limpeza úmida

A limpeza úmida envolve, além dos tecidos ou trapos usados ​​para a limpeza, o uso de meios adicionais - por exemplo, um borrifador, que permitirá uma remoção mais completa da sujeira. Hoje, existe um grande número de ferramentas que simplificam o processo de limpeza. Pode ser um spray de limpeza que pode ser aplicado na superfície do lustre ou em um pano ligeiramente úmido para remover até as manchas mais antigas.

O mais importante nesta questão é limpar o mais cuidadosamente possível para não danificar a superfície.

Também populares são os agentes de limpeza, como espuma ou aerossol, que são vendidos em qualquer loja e têm preços bastante acessíveis. Com a ajuda deles, é possível limpar não só o lustre, mas também outras luminárias da sala. O detergente líquido que faz parte da sua composição remove facilmente a sujidade, basta lembrar os cuidados e saber que qualquer agente de limpeza é um químico que pode ter um efeito negativo na pele das mãos. Portanto, é necessário trabalhar com luvas.

Como fazer o cristal brilhar?

O cristal é o material que dá um toque especial a um ambiente. Seu uso na produção de luminárias foi um grande avanço no design de ambientes. Este é o tipo de material que pode desbotar com o tempo e não fornecer a mesma luz brilhante do primeiro dia após a compra e instalação. A principal contaminação da estrutura ocorre em decorrência da limpeza irregular da luminária, da deposição de poeira ou fuligem na superfície do lustre.

Dar a um lustre de cristal sua aparência original não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Você só precisa decidir sobre o detergente e as etapas de limpeza.

Como regra, essas lâmpadas têm muitos elementos adicionais, portanto, limpar um lustre com muitos pingentes tem suas próprias características:

  • Depois que o dispositivo foi desconectado da rede elétrica, é necessário desmontar toda a estrutura da luminária (esta será a tonalidade principal, assim como os inúmeros cristais e pendentes que fazem parte da luminária e conferem à luminária um design único).
  • Uma tigela de plástico deve ser usada para a limpeza., em que todo o procedimento ocorrerá. No ferro ou na cerâmica, há uma grande probabilidade de danos às peças pequenas que podem não quebrar, mas ficar arranhadas, o que fará com que a luz do lustre seja fraca e incorretamente espalhada no futuro.
  • Em primeiro lugar, você deve lavar o plafond.... Se tiver uma forma redonda, a tarefa é muito simples, mas os tons de cristal em formato quadrado requerem uma limpeza mais completa, uma vez que muito mais sujeira e poeira se acumulam nas juntas e paredes internas.
  • Depois disso, você pode lavar o resto dos elementos. (aqueles que são muito pequenos - com um cotonete).
  • Em seguida, seque bem cada elemento.depois de limpá-los com um pano ou guardanapo seco.

Se todo o procedimento foi feito corretamente, o lustre voltará a brilhar como novo.

Como lavar rapidamente sem retirar?

Os lustres são geralmente impressionantes em tamanho e, portanto, é bastante difícil removê-los do suporte para limpar a sujeira acumulada. Portanto, você deve usar uma escada e detergentes - isso permite que você suba até o nível da lâmpada e limpe-a sob o teto.

Após desligar a lâmpada da rede elétrica (ou até mesmo desligar a energia elétrica da distribuidora do apartamento ou do local), deve-se usar luvas de borracha para evitar efeitos indesejados na superfície de uma estrutura frágil. Além disso, as luvas de borracha seguram melhor os pequenos elementos de cristal e não há necessidade de se preocupar que durante o processo de lavagem eles escorreguem de suas mãos e se quebrem, caindo no chão (a propósito, você pode colocar um pano macio, um cobertor, um cobertor no chão para o caso de qualquer - ou dos elementos do lustre cair).

Durante todo o procedimento, é melhor certificar-se de que todas as manipulações sejam feitas não por um, mas na companhia de um auxiliar, que, por exemplo, colocará os elementos retirados em uma superfície grossa e macia.

Os pequenos elementos removidos são colocados em uma bacia de plástico com água morna e amônia diluída nela. Enquanto eles estão sendo limpos, você pode se livrar da poeira e da placa na cortina principal, que é aparafusada ao teto. Para fazer isso, limpe com um pano de gaze ou escova. É importante neste caso deixar a estrutura secar completamente para que não ocorra um curto-circuito no momento da ligação da eletricidade.

Se você não consegue limpar o plafond da sujeira forte e é difícil ficar em pé em uma escada por muito tempo, você pode usar vodca comum. Este é um bom agente de limpeza, porque, em primeiro lugar, é capaz de remover até as manchas mais antigas e sujas e, em segundo lugar, a vodka desaparece rapidamente sem deixar umidade excessiva e manchas na superfície. Se houver elementos decorativos em forma de entalhe no plafond, você pode limpá-los com uma escova de dente comum, pré-tratada em uma solução de amônia.

Caso nenhum dos elementos da lâmpada seja removido, pode-se usar sprays de limpeza ou aerossóis, que são vendidos em qualquer loja. Para isso, o piso deve ser coberto com jornais velhos ou trapos para não manchar a superfície. Em seguida, distribua uniformemente o agente de limpeza na superfície do lustre e após alguns minutos remova-o suavemente com um pano ou guardanapo. Neste caso, gasta-se mais tempo com a limpeza, mas o resultado será impressionante.

Como lavar corretamente um lustre sem removê-lo está no próximo vídeo.

Como cuidar das luzes de teto?

As lâmpadas de teto são capazes de criar não só a iluminação principal da sala, mas também conforto adicional. Excelentes resultados podem ser alcançados com os devidos cuidados. A eficiência dos lustres depende muito de como eles são usados ​​corretamente e são limpos regularmente de todos os tipos de contaminação. A limpeza da luminária não é apenas uma luz brilhante e constante, mas também o respeito pelo ambiente da divisão em que está instalada. O cuidado adequado do lustre aumentará seu desempenho e estenderá sua vida útil.

Vale atentar para a forma como o lustre é processado na hora de retirar a contaminação - devem corresponder totalmente ao material de que foi feito (por exemplo, para uma cortina de papel, o uso de umidade excessiva pode ser destrutivo e para um lustre de cristal, o mesmo efeito pode criar o uso de produtos sintéticos ásperos que podem arranhar a superfície do material).

Ao limpar objetos de cristal, vale a pena usar limpadores especializados que não formam uma película ou formam listras. Seque o lustre completamente após cada procedimento de limpeza por várias horas. É melhor tratar os elementos metálicos da luminária com aquelas substâncias que não são capazes de oxidá-los. A conformidade com essas regras simples prolongará a vida útil da fonte de luz na sala e a tornará mais brilhante e saturada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário