Características do cultivo de tremoços a partir de sementes

Contente
  1. Horário ideal de desembarque
  2. Coleta e preparação de sementes
  3. Como semear?
  4. Mais cuidados
  5. Possíveis problemas

O tremoço é uma flor muito bonita e muito conhecida entre os jardineiros e paisagistas. A planta é interessante não apenas em termos de propriedades decorativas. Por exemplo, sabe-se com certeza que os antigos romanos e gregos o usavam como principal alimento para o gado e como remédio com o qual muitas doenças eram curadas.

Hoje, os tremoços podem ser vistos em jardins domésticos, bem como em parques e jardins, onde a flor se destaca efetivamente contra o fundo de outras áreas verdes do jardim e costuma ser a peça central de arranjos de flores. Devido à alta popularidade da planta, a questão de sua reprodução de sementes é bastante relevante tanto para jardineiros profissionais quanto para jardineiros amadores.

Horário ideal de desembarque

O tempo para plantar tremoços depende de como você planeja cultivar a planta. Por exemplo, para o plantio de sementes de mudas, o momento mais favorável é a primeira semana de março. Se a semeadura for planejada para ser realizada imediatamente em campo aberto, não há um prazo claro para isso. Nesses casos, você precisa se concentrar apenas nas condições climáticas da região, bem como na probabilidade de retorno das geadas à noite. Então, nas regiões do sul do país pode ser a segunda década de abril, enquanto nas latitudes do norte pode ser em meados ou mesmo no final de maio.

Além da semeadura na primavera, ocorre também a semeadura no outono, quando as sementes são semeadas em campo aberto um mês antes do início do inverno - na última semana de outubro. Semear "antes do inverno" tem algumas vantagens em relação a um evento de primavera. Em primeiro lugar, as sementes são lançadas no solo aquecidas durante o verão e, em segundo lugar, no período de inverno passam por um processo de estratificação natural, o que aumenta significativamente a sua germinação na primavera. As sementes do plantio de outono começam a florescer na próxima temporada, por volta de meados de agosto, enquanto as sementes plantadas na primavera florescem apenas no próximo ano.

Além do momento da primeira floração, não há nenhuma vantagem fundamental da semeadura de outono em relação à de primavera: o tremoço é uma planta absolutamente despretensiosa e costuma crescer com tanta força que involuntariamente age como uma erva daninha para safras nobres.

Coleta e preparação de sementes

O tremoço pode ser propagado em um lote pessoal de várias maneiras, das quais a semente é a mais acessível, embora não a mais eficaz. Isso se deve ao fato de que os novos espécimes geralmente não herdam todas as características da planta-mãe, e o tremoço roxo ou rosa clássico cresce a partir da maioria das sementes. Isso é especialmente verdadeiro para aquelas plantas, para o cultivo das quais foram utilizadas as sementes de nossa própria coleção.

Portanto, para que a flor herde as melhores qualidades varietais e a cor desejada, é necessário usar apenas sementes adquiridas.

Em geral, o método de criação de tremoços por sementes é um processo muito criativo e interessante e permite obter as cores mais inesperadas. Além do mais, com a ajuda de sementes, grandes áreas podem ser semeadas em pouco tempo, o que não pode ser feito de outras formas.

Se você decidir coletar as sementes de tremoço por conta própria, deverá se preparar para esse evento com antecedência. Por esta monitore de perto o início do amadurecimento dos frutos e corte as vagens pouco antes de começarem a abrir. Se não houver possibilidade de monitoramento diário, você pode amarrar previamente algumas das vagens mais fortes e bem secas com um pano macio, leve e respirável, no qual os grãos serão despejados quando as portas forem abertas. As sementes coletadas são retiradas de sacos de pano, espalhadas em uma folha de papel, bem secas e colocadas em um frasco de vidro ou pano ou saco de papel.

As sementes não perdem a germinação por 5-6 anos.

Se for decidido plantar as sementes na primavera, então para aumentar a porcentagem de germinação, a casca superior da semente é aberta suavemente com uma tesoura ou lixa. Se nem um nem outro estiver disponível, a integridade da casca pode ser quebrada de outra maneira. Para isso, as sementes são colocadas em um freezer e imediatamente mergulhadas em água fervente por 1 minuto.

Devido à queda brusca de temperatura, a casca dura racha e a semente ganha acesso à água. Em seguida, o feijão é colocado em uma ponta de gaze úmida, coberto com a outra ponta, colocado em um pires e colocado em local aquecido. De vez em quando, o tecido é borrifado a partir de um borrifador, sempre úmido.

Por meio das incisões, a semente ganha acesso à água e incha rapidamente. Essas sementes se distinguem pela germinação amigável e rápida, enquanto os grãos despreparados germinam por muito tempo e não ao mesmo tempo.

Jardineiros experientes recomendam colocá-los brevemente em uma solução de permanganato de potássio ou qualquer fungicida, o que garantirá a destruição de bactérias e fungos nocivos.

Depois que a maioria das sementes germinou, elas são misturadas com um pó feito de velhos tubérculos de tremoço e plantadas em um substrato. Esse procedimento fornece às mudas as bactérias necessárias para promover um melhor crescimento e desenvolvimento da flor. Nenhuma preparação prévia da semente é necessária antes da semeadura no outono.

Como semear?

Cultivar tremoços não é difícil, mesmo para jardineiros novatos. O principal é plantar corretamente as sementes e cuidar bem da planta. A propagação de sementes envolve duas formas de plantio de feijão - para mudas em um recipiente especial e em terreno aberto.

Em casa

O plantio de sementes de tremoço para mudas é feito em substrato nutritivo, que você pode comprar na loja ou preparar por conta própria. Por esta em uma proporção de 2: 2: 1, misture o gramado, turfa, areia e acenda completamente a mistura resultante no forno. O tempo de calcinação é de cerca de 20 minutos a uma temperatura do ar de pelo menos 200 graus. Se não for possível inflamar o substrato, você pode derramar com água fervente ou uma solução de permanganato de potássio.

Caixas de mudas, cassetes de plantio ou potes de turfa podem ser usados ​​como recipientes para mudas. Ao usar o último, a proporção de turfa no substrato caseiro é reduzida à metade. A principal condição deve ser a presença de um orifício de drenagem por onde sairá o excesso de água. O solo é colocado no recipiente selecionado, umedecido e levemente compactado. Em seguida, as sementes são colocadas na superfície do substrato, prensadas a uma profundidade não superior a 2 cm e polvilhadas.

Se copos ou potes são usados, uma semente é colocada em cada um deles. Se o plantio for feito em caixas comuns, a distância entre as sementes adjacentes deve ser de no mínimo 5 a 7 cm, então o solo é irrigado em spray, coberto com filme ou vidro e removido para local aquecido. Uma vez por dia, a estufa artificial é desmontada por 15-20 minutos e o plantio é arejado.

Umedecimento é realizado conforme necessário, evitando que o substrato seque.

Os tremoços brotam rápido o suficiente e, 7 a 14 dias após o plantio, quase todas as sementes germinam. Assim que isso acontece, o filme é removido e as plantas são reorganizadas em uma janela ensolarada. Algumas semanas antes de plantar no jardim, as plantas começam a endurecer. Para isso, as mudas são levadas para a rua, aumentando a cada dia o tempo de permanência ao ar livre.

Ao mesmo tempo, as plantas jovens gradualmente se acostumam ao vento leve e à luz solar direta, após o que se adaptam rapidamente a um novo lugar.

Depois que 2-3 folhas aparecem em cada tremoço e a temperatura do solo ultrapassar 10 graus, as mudas são transplantadas para um terreno aberto. Para fazer isso, cave buracos profundos a uma distância de pelo menos 30-50 cm um do outro, drene o fundo com argila expandida, tijolo quebrado, areia e brotos de plantas. Não vale a pena atrasar o transplante das mudas para um local definitivo, pois, devido ao intenso crescimento do sistema radicular, o risco de lesioná-lo durante o transplante aumenta a cada dia. Após o plantio, as plantas são regadas e o círculo do tronco é coberto com agulhas, palha ou turfa.

Em terreno aberto

Ao plantar sementes em terreno aberto na primavera, o solo deve ser cuidadosamente preparado. Os tremoços preferem crescer em solos argilosos e arenosos com uma reação ligeiramente alcalina ou ligeiramente ácida. Se o solo do país é muito ácido, deve ser cal. Para isso, é adicionada farinha de dolomita no outono a uma taxa de 3 kg por 1 m2.

Este procedimento é realizado no máximo uma vez a cada 4 anos. Os solos alcalinos, por outro lado, são ligeiramente acidificados pela adição de turfa a eles na proporção de 5 kg por 1 m2.

Depois de adicionar aditivos, o solo é bem escavado e deixado para o inverno. Na primavera, eles escavam o solo novamente e começam a plantar mudas ou sementes nele. Os tremoços preferem áreas bem iluminadas com pouco sombreamento natural. A má iluminação faz com que a planta gravite em torno da luz, o que prejudica as suas propriedades decorativas.

As sementes são enterradas 2 cm e polvilhadas com terra peneirada. Umedeça o plantio conforme necessário, tomando cuidado para não tirar as sementes do solo. Depois que 5-6 folhas aparecem nos brotos, o plantio é ralo, deixando os brotos mais fortes e mais fortes.

Você pode plantar tremoços em terreno aberto no outono, e esse método é o mais simples e eficaz.

Para isso, nos últimos dias de outubro ou início de novembro, dependendo do clima da região, o material seminal é brevemente embebido em solução a 50% de "Fundazol" e semeado em canteiro de solo fértil, aprofundando não mais do que 2,5 cm. Em seguida, o plantio é coberto com turfa e deixado para o inverno. Na primavera, depois que a neve derrete, os tremoços começam a germinar ativamente e se desenvolver rapidamente, e na segunda metade do verão já deliciam os proprietários com as primeiras flores.

Mais cuidados

Para crescer um tremoço bonito e saudável, você precisa seguir regras simples de cuidado. Por esta você precisa regar, alimentar e capinar a planta na hora certa, além de protegê-la de pragas, prepará-la para o inverno e tratá-la de doenças.

  • A rega regular é necessária apenas para uma planta jovem, que está em fase de enraizamento. As flores adultas são regadas conforme necessário durante os meses muito secos e na preparação para a floração.
  • Durante o período de florescimento (na primeira quinzena de julho) os tremoços precisam ser alimentados com preparações de fósforo e potássio. Para fazer isso, tome 5 g de cloreto de potássio e 20 g de superfosfato por 1 m2 de terreno. Fertilizantes contendo nitrogênio não são usados ​​para tremoços. As flores de alimentação começam a partir do segundo ano após o plantio.
  • De vez em quando, o solo ao redor das plantas é suavemente afrouxado, ao remover ervas daninhas, e para evitar a exposição do colo da raiz, também batem.
  • Para aumentar o efeito decorativo e aumentar a duração da floração devem ser retirados os rebentos desbotados, estimulando-se o surgimento de novos rebentos, capazes de florir novamente no final do verão.
  • Tremoços altos são frequentemente usados ​​em projetos paisagísticos e atuar como pano de fundo para espécies raquíticas. Para evitar que as plantas quebrem com as rajadas de vento, recomenda-se construir um suporte junto às mesmas.
  • No final da floração, na primeira década de outubro, as folhas e os pedúnculos são cortados, coletando as sementes... O solo ao redor da flor é coberto com serragem seca, coberto com ramos de abeto e deixado para o inverno. Na primavera, com o início dos primeiros degelos, o abrigo deve ser desmontado, caso contrário as raízes podem começar a apodrecer.

Possíveis problemas

Ao cultivar tremoços, alguns problemas podem ser encontrados, como infestações de pragas e doenças infecciosas.

  • Entre os insetos que mais incomodam os tremoços, podem ser notados os pulgões. É especialmente perigoso durante o período de brotamento, durante o qual o pulgão começa a beber o suco da flor, o que leva ao ressecamento e ao murchamento prematuro dos botões e folhas. Para destruir pulgões, recomenda-se borrifar os arbustos de tremoço com preparações como "Fufanon" e "Bi-58 New".
  • A planta freqüentemente sofre com as larvas da mosca do broto e do gorgulho do nódulo. Este come com prazer a folhagem e os pontos de crescimento dos tremoços, e suas larvas devoram o sistema radicular da flor. Para destruir os besouros adultos, os arbustos são tratados com uma solução de qualquer inseticida, por exemplo, "Kemifos", e "Pochin" ajuda a lidar com as larvas.

Quanto às doenças infecciosas, as mais perigosas para os tremoços são a ferrugem, a raiz e a podridão cinzenta, manchas de várias etiologias, murcha de fusarium e fomopsia. Em caso de detecção de tais infecções, as plantas são imediatamente tratadas com fungicidas e o método de cultivo das flores é revisado. Por exemplo, a maioria das doenças fúngicas e bacterianas ocorre como resultado da umidade excessiva do solo ou da remoção prematura de ervas daninhas. Nesse caso, deve-se escolher um local mais seco para a planta ou excluir a rega.

Uma série de doenças podem ser causadas por uma violação das regras de rotação de culturas: por exemplo, se os tremoços crescem no jardim há muito tempo, então o seu novo cultivo no mesmo lugar não é permitido antes de 3 anos .

De acordo com as observações de residentes de verão experientes, os tremoços crescem melhor em áreas onde os cereais já haviam crescido, o pior de tudo - depois das leguminosas.

    Depois deles, os tremoços costumam adoecer com fusarium, ceratoforose, fomopsia e todos os tipos de podridão. Os sintomas de todas as doenças são diferentes e apenas um jardineiro experiente pode determinar que tipo de doença a flor atingiu. Mas se as inflorescências começaram a desbotar, manchas marrons apareceram nas folhas, ou começaram a enrolar, as partes do solo da planta começaram a secar e os frutos pararam de se fixar - isso deve ser motivo de preocupação e servir como um sinal para iniciar medidas decisivas de combate à doença. Se todas as regras de cultivo forem seguidas e as plantas forem bem cuidadas, a maioria delas terá uma ótima aparência até os 5-6 anos de idade. Além disso, os tremoços degeneram e precisam ser substituídos.

    O próximo vídeo vai falar sobre as complexidades de semear e cultivar tremoços.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário