Tremoço perene: descrição, variedades, plantio e cuidados
O tremoço perene é uma planta despretensiosa usada com sucesso na agricultura, paisagismo e na confecção de buquês leves de verão. Os residentes de verão e os floricultores amadores o apreciam especialmente por suas belas e brilhantes inflorescências que podem transformar tanto um jardim natural selvagem quanto um luxuoso parque de estilo francês. Esta planta enraíza-se facilmente no local, permite diversos métodos de reprodução. Plantar e sair também não é um incômodo e leva um mínimo de tempo.
O tremoço perene pode ser uma verdadeira descoberta para quem deseja encontrar um canto do jardim bem decorado ou um canteiro de flores estiloso. A descrição das variedades permite apreciar a cor e a variedade decorativa desta magnífica planta de mel.
Peculiaridades
O tremoço perene é uma planta que ocorre naturalmente na América do Norte, nos Andes e nas Cordilheiras, a uma altitude de 4800 m, enraíza-se bem no clima mediterrâneo, mas também no clima da zona central russa parece bastante normal. Nos locais onde crescem, essas flores desempenham um papel muito importante, fornecendo nitrogênio ao solo. Os tremoços perenes no final da época de floração podem ser usados para fazer fertilizantes orgânicos.
A descrição da planta indica que pertence à família das leguminosas. As sementes maduras dessas flores estão em vagens em miniatura. A planta tem um caule reto, para cima, folhas exuberantes e excepcionalmente cortadas. Em um arbusto, muitos brotos são formados, terminando em inflorescências semelhantes a cachos. O tremoço perene possui um rizoma carnudo e espesso, bem adaptado para alimentar a planta durante todo o período de seu crescimento. Os caules atingem 120 cm de altura, recobertos por grandes folhas localizadas na parte inferior e sustentadas por longos pecíolos. Na forma selvagem, as flores são sempre azuis, as plantas cultivadas são mais variadas em cores. Os grãos e as próprias sementes são menores do que os de outras subespécies de tremoço.
Os tamanhos do pincel florido são bastante variados. Mas mesmo os menores exemplares chegam a 30-35 cm de comprimento. Em formas gigantes, o pincel pode chegar a 1 m. Cores vivas, formato cônico, floração longa e abundante - essas são as vantagens pelas quais os tremoços perenes são escolhidos para o plantio .
Variedades
Todos os tremoços perenes são geralmente subdivididos em vários tipos principais. Entre elas estão as que florescem no mesmo ano, bem como as plantas que não têm pressa em formar um cacho de inflorescências. Além disso, a classificação é baseada no tipo de flores. Eles são terry, semi-duplo, simples. O tremoço perene é representado hoje por muitas variedades de reprodução e híbridos. Basicamente, os especialistas prestam atenção na consolidação de uma cor rara ou no aumento do tamanho das inflorescências. A maioria das plantas perenes entre os híbridos do tremoço perene. No entanto, outras espécies também interessam aos amantes desta bela flor. As variedades mais memoráveis e vibrantes são apresentadas a seguir.
- "Yellow Flame" de Lupin Russell. Uma espécie híbrida, caracterizada por um aroma delicado e delicado, cresce até 100 cm. Floresce em grandes cachos amarelos brilhantes de até 45 cm de comprimento.O período de maior decoratividade é relativamente curto, do início de junho à primeira década de julho.
- "Aristocrata". Tremoço perene com flores brancas como a neve, crescendo até 1 m. Os caules desta variedade são muito fortes e duráveis, a planta adora o sol, necessita de intensa radiação ultravioleta, não tem medo de geadas. As inflorescências densas ficam bem em buquês, decoram canteiros de flores e gramados.
- "Meu castelo". Tremoço perene com uma variedade de cores, na maioria das vezes a variedade escarlate com inflorescências em forma de torre. A variedade cresce até 1 m, o pedúnculo corresponde a quase metade de toda a altura. Possivelmente floração remanescente em agosto.
- "Minarete". Uma variedade de baixo crescimento com um racemo grande (até 30 cm) com uma altura total do caule de 50 cm. O arbusto consiste em flores muito próximas umas das outras. Difere na capacidade de florir no ano do plantio, com semeadura precoce. Geralmente floresce bem cedo, em junho e início de julho, e torna-se uma verdadeira decoração do jardim graças a uma brilhante mistura de flores - roxas, amarelas, rosas, brancas, vermelhas.
- "Scarlet Sails". Variedade bastante alta, podendo atingir 130 cm de altura. Grandes inflorescências de cor escarlate saturada são formadas nos caules ao longo da estação, de junho a setembro. A variedade é excelente tanto para o cultivo em mixborders quanto para a formação de canteiros de flores, adequados para o corte de buquês.
- "Condessa". Uma planta perene que cresce até 1 m de altura, a variedade tem uma forma piramidal de inflorescências, de uma invulgar cor rosa com pétalas com nervuras brancas. Difere em alta resistência à geada. Quando cultivado no local, é adequado para cortar buquês, plantar em gramados, canteiros de flores.
- Lulu. Uma perene de baixo crescimento, tem a capacidade de floração remanescente, se após a primeira onda de formação do pedúnculo em junho, eles foram removidos dos caules a tempo. A planta atinge uma altura não superior a 60 cm, o que a torna uma boa opção para jardins e canteiros de flores.
- "Tutti Frutti". Tremoço perene alto com inflorescências piramidais. A variedade cresce até 1 m, forma brotos de floração já no ano de plantio.
- Damasco. Um tom suculento de alperce das inflorescências adorna o jardim de junho a meados de julho. Esta variedade apresenta inflorescências muito grandes e excelentes propriedades decorativas. Os tamanhos das escovas conseguem 35-40 cm.
- Roseus. Tremoço perene com um original e delicado tom rosa de pétalas. A altura das plantas chega a 100-110 cm, dos quais até 40 cm cai em grandes e exuberantes pirâmides de inflorescências. O período de florescimento é curto - de junho a julho.
- "Princesa Julianne". Uma rara e bela variedade com flores branco-rosadas. Os pincéis são em forma de vela e 35-40 cm de comprimento com uma altura total do caule de 110 cm. As flores perenes em julho, decoram o jardim até agosto.
A maioria das variedades híbridas populares de tremoço perene surgiram graças aos esforços do criador britânico Russell. Em seu trabalho, ele enfatizou a introdução da variedade na gama de cores características das pétalas desta planta. Hoje os tremoços de Russell são uma espécie de marca de qualidade, confirmando o trabalho de seleção impecável. Entre os mais populares estão o Schlossfrau rosa-branco, o Kronleuchter amarelo profundo, o Schloss principal vermelho e o branco puro Burg Fraulein.
Como plantar?
Recomenda-se que os tremoços perenes sejam colocados no jardim na primavera, mas o plantio no outono também é possível, pelo menos um mês antes do início da geada. Para plantar em terreno aberto, escolha áreas bem iluminadas e ensolaradas, sombras claras são permitidas. É necessário afrouxar completamente e processar a terra com antecedência. O solo não deve ser pesado, muito denso, é melhor adicionar areia e turfa, caso contrário, a floração dos tremoços terá que esperar muito tempo. Não é recomendado plantar esta planta perene em locais com um nível muito alto de água subterrânea, áreas úmidas. Outras recomendações para a escolha de um local de destino incluem:
- tipo de solo - argiloso ou arenoso de composição ligeiramente alcalina ou ligeiramente ácida;
- uma boa drenagem, respirabilidade e permeabilidade à umidade são muito importantes;
- com o aumento da acidez, o calcário é introduzido no solo, com alcalinização - turfa.
Os tremoços perenes devem ser transplantados para um novo local a cada 3 anos. É bom que os cereais anteriores cresçam no local.
As sementes são geralmente semeadas em meados de abril, então a primeira floração pode ser esperada em agosto. Ao plantar no outono, a semente fica enterrada no solo até outubro, depois é deixada para o inverno. Mudas de primavera darão floração abundante em junho-julho. Em alguns casos, os tremoços perenes florescem apenas no segundo ano. O cultivo de mudas em vasos e recipientes é possível, seguido de transferência para campo aberto. O método de propagação mais fácil requer uma sequência específica de ações.
- No outono, prepare o solo para o plantio subsequente de plantas. Pode ser usado imediatamente ou deixado até a primavera.
- Efetuar o tratamento antifúngico de sementes com solução de "Fundazol" a 50%.
- Coloque o material de plantio no solo com uma depressão não superior a 4 cm. A distância entre as plantas adjacentes não deve ser inferior a 35 cm.
- As sementes podem germinar apenas em temperaturas positivas. Ao semear no outono ou em solo arenoso, aprofundam-se mais. Para o inverno, o local de desembarque é isolado com turfa.
As sementes permanecem viáveis por muito tempo. Por 5 anos, o material de plantio é considerado adequado para uso. Algoritmo de ações cultivando mudas.
- Caixas estão sendo preparadas, furos de drenagem são feitos no fundo, solo para flores pronto é colocado dentro. Ao fabricar uma mistura de solo por conta própria, ela deve consistir em turfa e solo de grãos em 1 parte e areia na quantidade de 1/2 parte.
- A semeadura é feita no início da primavera. Você pode acelerar a germinação da cultura, primeiro arranhando a casca de couro das sementes com uma agulha.
- As colheitas são colocadas no solo com um ligeiro aprofundamento. Não é necessário mergulhá-los muito longe.
- A criação de uma mini estufa de filme ou vidro ajuda a acelerar a germinação. Manter o recipiente até a germinação em local quente e úmido.
- Os primeiros brotos devem aparecer após uma semana. Quando a 4ª folha aparece, é necessário transplantar as plantas resultantes para o terreno aberto. Não demore com isso, caso contrário, a taxa de sobrevivência será baixa.
Seguindo as regras de plantio, você pode facilmente conseguir forçar rapidamente plantas saudáveis e fortes e seu subsequente cultivo bem-sucedido em campo aberto.
Como cuidar bem dele?
Ao organizar o cuidado dos tremoços perenes já plantados, é importante levar em consideração todas as características dessa planta. Ele foi aconselhado a criar abrigos naturais ou artificiais que protegem as plantações do vento e da corrente de ar. Você pode colocar um arbusto alto e denso próximo a ele, o que permite eliminar o impacto negativo sobre os brotos do lado de fora. A planta definitivamente precisa de muito sol, isso afeta o brilho da cor e a intensidade da floração. Mas a umidade do ar não importa, a flor tolera bem as diferentes condições climáticas.
O principal cuidado com o tremoço perene baseia-se na remoção regular de ervas daninhas durante o primeiro ano de vida. Além disso, para melhorar a nutrição das raízes, é imperativo soltar o solo. Como padrão, a floração do arbusto permanece abundante e bela por 5 anos. Além disso, suas propriedades decorativas se deterioram. Assim, é necessário atualizar o plantio justamente no 6º ano para conseguir o aspecto mais atraente de um canteiro de flores ou de borda mista.
Como regar?
Os tremoços perenes não toleram a umidade e a estagnação da umidade no solo. Quando alagado, a podridão da raiz pode começar, o que pode levar à morte da planta. A organização da rega deve ser feita de forma que a cultura receba umidade suficiente durante o primeiro ano de cultivo. Durante este período, ocorre um crescimento intensivo da raiz. A partir do segundo ano, a umidade abundante não é mais necessária, mas nos períodos de seca vale a pena cuidar adicionalmente da planta.
A rega no primeiro ano após o plantio é realizada principalmente à noite. Recomenda-se preliminarmente soltar completamente o solo, remover ervas daninhas dele. É dada especial atenção ao tremoço perene na primavera, ao preparar a planta para a floração. Em média, na ausência de chuva, recomenda-se regar 2 vezes por semana.
Como fertilizar?
O tremoço perene no primeiro ano após o plantio não precisa de alimentação adicional. Uma planta de dois anos precisa de complexos minerais ricos em fósforo e potássio. O nitrogênio é acumulado pelo rizoma sem influência externa e não é necessário aplicá-lo. A cobertura é realizada anualmente na primavera - antes que o tremoço perene floresça. A planta responde bem à introdução de fertilizantes naturais, cinzas de madeira, misturas orgânicas. A farinha de dolomita é adicionada a solos ácidos. De forma correta e em tempo hábil, a alimentação proporciona floração abundante de tremoços perenes, contribuindo para o aumento de sua resistência a diversas doenças.
O que fazer após a floração?
Ao cultivar tremoço perene, é recomendável prestar muita atenção e cuidar dele durante e após a floração. Para torná-la abundante e duradoura, vale a pena retirar regularmente as inflorescências murchas, sem esperar que sequem e caiam. Esta abordagem permite prolongar o processo de formação de novas cores. Além disso, com os devidos cuidados, a probabilidade de uma segunda onda de formação de inflorescência no final do verão ou início do outono aumenta.
A preparação para o inverno também é importante. Após o término da floração, é necessário cortar todas as folhas e inflorescências do tremoço perene para que ele não desperdice energia na manutenção de sua viabilidade. Além disso, na véspera do inverno, é recomendável cobrir o solo completamente com turfa ou serragem. Para evitar o congelamento do tremoço, é imperativo monitorar a condição do colar da raiz - ele não deve ser exposto.
Métodos de reprodução
O tremoço perene se propaga por sementes ou vegetativamente, por estacas. Ele pode ser cultivado por semeadura própria e pelo cultivo especial de mudas. A semente pode ser colhida a partir do momento em que o feijão fica amarelado. Você não precisa esperar muito, depois de quebrar a casca da caixa será tarde demais. O processo é bastante complicado, trabalhoso e ocorre em várias etapas.
Apesar de o método de propagação de semeadura ser bastante popular, ao usá-lo não será possível obter híbridos que herdem as qualidades parentais da planta. É por isso que verdadeiros conhecedores do tremoço perene tentam se reproduzir por meio de estacas. Nesse caso, a cor das pétalas permanecerá 100%, assim como as propriedades varietais. Ao enxertar, o procedimento será o seguinte.
- Escolha entre as plantas de plantio com mais de 3 e menos de 6 anos.
- Selecione as estacas em contato com o colar da raiz, inclua parte dele no material de corte.
- Os botões de renovação na base do caule são cortados com uma faca.
- Coloque as estacas preparadas em um substrato arenoso em uma estufa ou vaso.
- Aguarde a formação de um sistema radicular independente. Mudas prontas precisam ser transplantadas para um local permanente.
Se o tremoço perene já está crescendo no local, mas apenas variedades híbridas estão presentes, vale a pena usar estaquia como método de propagação.
Doenças e pragas
Entre as pragas que ameaçam o tremoço perene pode ser notado afetando mudas e sementes jovens.
- Podem ser larvas de besouro. Lagartas esbranquiçadas em forma de anel, grossas, enroladas e se alimentam de raízes, estragam as mudas jovens, destruindo-as em pouco tempo.
- Gorgulhos. Esses besouros-praga deixam larvas muito vorazes que minam folhas, botões, pecíolos e brotos.Freqüentemente, gorgulhos aparecem em tremoços já afetados por doenças fúngicas.
- Wireworm. A praga afeta o sistema radicular, que no tremoço é um caule maciço e bem desenvolvido. Seus ataques podem interromper rapidamente a nutrição normal da planta.
O principal perigo dos insetos-praga desse grupo é durante o período de crescimento da planta, na primavera. Neste caso, existe apenas um método de luta - o tratamento do solo, que permite eliminar as condições de desenvolvimento favoráveis aos parasitas. Para o tremoço perene na idade adulta, esses insetos são perigosos.
- Aphid. Uma praga cujas colônias inteiras podem se tornar um problema sério para o jardim. No tremoço, afeta a pele, suga os sucos e leva ao aparecimento de clorose. As culturas de fungos estão se proliferando ativamente nos tecidos afetados.
- Bombeiro. Atinge as folhas, quando as lagartas aparecem, elas se enrolam, as pragas podem comer vagens com sementes e até pétalas de flores.
- Thrips. Pequenos insetos que se alimentam de sucos de plantas podem gradualmente levar à morte do tremoço perene. Thrips são muito difíceis de se livrar.
Entre as doenças que afetam os órgãos das plantas, as mais perigosas são a ferrugem, a podridão das raízes, o fusarium. Essas são doenças infecciosas que afetam facilmente grandes populações de tremoços varietais. Além disso, eles não são protegidos contra vírus - um mosaico que causa mutações e outras fontes de perigo. A principal forma de lidar com as infecções é a recuperação do solo seguida da introdução de calcário, o tratamento das plantas com fungicidas, se os rebentos estiverem muito danificados são podados pela raiz.
Uso em paisagismo
No projeto paisagístico, é recomendado o uso de tremoço perene em plantações em grupo - em uma combinação de diferentes variedades da mesma espécie ou em combinação com outras plantas. Os desembarques com diferentes alturas parecem espetaculares. A planta parece harmoniosa em mixborders e em canteiros de flores. As plantas perenes multicoloridas combinam-se muito bem com delfínios brilhantes, floxes.
A proximidade do tremoço perene com os hospedeiros, íris e astilbe será bem-sucedida. Quando plantada ao lado de árvores frutíferas e arbustos, a planta atua como um fornecedor adicional de nitrogênio, que é necessário para aumentar a fertilidade do solo. Em um canteiro de flores, os tremoços devem necessariamente ocupar um lugar central, criando um efeito decorativo único.
Dando vida às paisagens das espécies, você pode usar variedades altas como pano de fundo para outras culturas. Além disso, as opções anãs e subdimensionadas são adequadas para plantações de bordas ao longo de cercas baixas, sebes e gazebos.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do tremoço perene, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.