Cultivo de alho-poró

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. As condições necessárias
  3. Mudas em crescimento
  4. Transplante para abrir terreno
  5. Cuidado
  6. Colheita e armazenamento

O alho-poró é fácil de cuidar e tem um sabor agradável. Portanto, é muito lucrativo cultivá-lo em seu site. Conhecendo certas características dessa cultura, qualquer jardineiro pode obter uma boa colheita de cebolas.

Datas de desembarque

Em primeiro lugar, é necessário decidir a época ideal para o plantio do alho-poró. Como esta planta é termofílica, é recomendável plantá-la no solo somente após o solo aquecer bem. O tempo de desembarque depende das características do clima local. Portanto, nos subúrbios e na região de Leningrado, o alho-poró é plantado em abril. Na Sibéria e em outras regiões frias, isso é feito mais tarde.

Ao plantar o alho-poró, você também deve levar em consideração as peculiaridades do tipo de cebola selecionado.

  • Cedo. Essas plantas são fracamente resistentes. Portanto, eles são plantados somente após o estabelecimento do clima quente. O alho-poró precoce está baixo. Sua folhagem é leve. Deve ser comido imediatamente. Essas cebolas não são adequadas para armazenamento a longo prazo.
  • Média. Essas cebolas são plantadas um pouco mais tarde. Seus arbustos não são tão altos. A folhagem das plantas é tenra e agradável ao paladar.
  • Atrasado. Essas variedades crescem mais lentamente. Seus caules são curtos, a folhagem é verde escura. Essas plantas podem ser armazenadas por muito tempo. Portanto, eles são colhidos na maioria das vezes para o inverno.

Antes de semear a cebola no solo, é importante saber a previsão do tempo. Não plante alho-poró em terreno aberto se houver previsão de geadas para um futuro próximo.

As condições necessárias

A escolha de um local para o cultivo de alho-poró deve ser tratada com responsabilidade. Deve-se prestar atenção aos seguintes pontos.

  • Qualidade do solo. A sementeira de cebolas é feita em solo fértil e solto. As plantas se desenvolvem muito pior em solos arenosos. A acidez do solo também desempenha um papel importante. Não deve ser muito alto. Se necessário, o solo deve ser desoxidado com cal ou cinza.
  • Iluminação do site. O alho-poró é uma planta que gosta de luz. Portanto, é recomendável plantá-lo em áreas bem iluminadas. Na sombra, o arco se desenvolverá muito lentamente. Por esse motivo, os canteiros de alho-poró estão sempre localizados longe de árvores altas e arbustos.
  • Temperatura. Recomenda-se plantar plantas somente depois que a temperatura subir para 4-6 graus Celsius. Para que a cebola cresça mais ativamente, a temperatura deve estar dentro de 20 graus.

Ao escolher um local adequado no jardim, vale a pena considerar quais plantas eram cultivadas lá antes do alho-poró. Os melhores predecessores são tomates, pepinos, repolho e cenoura. Não é recomendado plantar alho-poró onde antes cresciam outros tipos de cebola. Também é importante considerar quais vizinhos estão próximos à cebola. O alho-poró pode ser plantado ao lado de tomates, aipo ou cebola. Essas plantas não interferem umas nas outras. Portanto, eles podem ser plantados com segurança em uma área.

Mudas em crescimento

Você pode acelerar o processo de amadurecimento da cebola, cultivando-a usando o método de mudas. Este método é mais frequentemente usado em regiões onde os verões são muito curtos. Semear cebolas é recomendado no final do inverno. Antes de plantar as sementes, elas devem ser pré-tratadas. Este processo consiste em várias etapas.

  • Calibração. O esquema de seleção de sementes parece muito simples. O material de plantio deve ser colocado em uma folha branca. Em seguida, você precisa selecionar manualmente as sementes apropriadas. É desejável que sejam do mesmo tamanho.Nesse caso, as cebolas vão brotar ao mesmo tempo. Em seguida, as sementes devem ser colocadas em um recipiente com solução salina. Todos os grãos danificados irão flutuar em 30-50 minutos. Em seguida, as sementes devem ser retiradas do recipiente, enxaguadas em água corrente e secas.
  • Endurecimento. Antes de plantar sementes no solo, elas podem ser pré-endurecidas. Este procedimento os tornará resistentes ao resfriado e doenças fúngicas. O material de plantio deve ser envolto em gaze ou pano fino e colocado em água quente por alguns minutos. Depois disso, deve ser transferido para um recipiente com água fria. As sementes tratadas desta forma precisam ser secas.
  • Germinação. Para germinar as sementes adquiridas, elas devem ser dispostas sobre um pano ou gaze embebida em água. Em seguida, você precisa derramar o material de plantio sobre ele. Cubra as sementes com outro pedaço de pano. Depois disso, o material de plantio é colocado em local aquecido por vários dias. Durante esse tempo, as sementes têm tempo de germinar. Em seguida, eles devem ser secos em 24 horas.

Antes de semear, é importante escolher um recipiente onde as mudas vão crescer. Recomenda-se o plantio de grãos em pequenos recipientes com orifícios de drenagem. Podem ser recipientes ou xícaras individuais. Cada um desses recipientes é pré-desinfetado com uma solução de permanganato de potássio e, em seguida, preenchido com uma mistura de solo fértil, turfa e húmus.

Todos esses componentes devem ser misturados em proporções iguais.

Tendo enchido os recipientes selecionados com a mistura de solo, o solo deve ser regado abundantemente. Depois disso, as sementes podem ser plantadas no solo. Devem ser selados a uma profundidade de 0,5-1 cm A seguir, cada recipiente com sementes deve ser coberto com um filme transparente e deixado em local aquecido. Eles geralmente são colocados em uma janela ou em uma estufa.

Depois que as primeiras filmagens aparecem, o filme pode ser removido. Isso geralmente acontece 12-20 dias após o plantio das sementes. No futuro, as mudas precisam ser bem cuidadas. É regado regularmente com água morna sedimentada. Isso deve ser feito à medida que o solo seca. Se aparecerem ervas daninhas ao lado das mudas, você precisa se livrar delas. Você pode armazenar recipientes com ervas na varanda ou na estufa.

Jardineiros experientes recomendam o corte de mudas a cada 15-20 dias. Eles não devem ter mais de 10 centímetros. Este procedimento tornará as plantas mais fortes e os caules mais suculentos. Geralmente não há necessidade de alimentar mudas cultivadas em casa. Eles fazem isso apenas quando há falta de nutrição. Nesse caso, complexos minerais ou fertilizantes orgânicos são adicionados ao solo.

Transplante para abrir terreno

O plantio de mudas jovens em terreno aberto geralmente ocorre 40-60 dias após o plantio. O tempo exato depende das características da variedade. É possível determinar que as mudas precisam ser replantadas pelo aparecimento das plantas. Cada uma das mudas deve ter 3-4 folhas inteiras.

Antes de plantar as mudas, o solo deve ser cavado. É aconselhável adicionar fertilizantes orgânicos ao solo. Mudas verdes podem ser plantadas em sulcos longos e covas individuais. A profundidade de cada um deles deve estar dentro de 10 centímetros. A distância média entre as linhas é de 30-50 centímetros. Após o plantio das mudas no solo, a folhagem não pode ser cortada.

Antes do plantio, recomenda-se revestir as raízes da cebola com uma talha de barro e esterco podre. Os produtos são misturados em embalagens em proporções iguais. É muito importante regar abundantemente o jardim. Para regar, você deve usar água morna e bem estabilizada.

Cuidado

Para cultivar plantas fortes e saudáveis ​​em seu terreno, o jardineiro precisa se lembrar das regras da tecnologia agrícola.

Top curativo

Antes de mais nada, vale lembrar que as plantas precisam de alimentação regular. Se o solo foi bem preparado no outono, uma quantidade mínima de fertilizante pode ser usada na primavera. Na segunda metade do verão, as plantas são alimentadas com alimentos com alto teor de nitrogênio. A uréia é mais adequada para essa finalidade.

Mas os fertilizantes minerais podem ser substituídos por orgânicos.

Os mais populares são as infusões preparadas com esterco ou fezes de frango. Para prepará-los, é necessário usar alimentos estragados. Eles devem ser diluídos em água morna. Esses curativos enchem o solo de nitrogênio. Portanto, o alho-poró cresce muito bem após a fertilização.

Você também pode usar infusão de urtiga em vez desses produtos. A erva é colocada em um grande barril. Água quente é derramada lá. O conteúdo do barril deve fermentar por várias semanas. Depois disso, o produto é filtrado e utilizado na nutrição das plantas. Após a aplicação de qualquer um desses fertilizantes, os canteiros devem ser bem regados.

Rega

O alho-poró é uma planta que adora umidade. Portanto, canteiros com plantas verdes precisam de rega regular. É especialmente importante prestar atenção à umidade do solo durante os períodos de seca. Se as plantas carecem de umidade, seu desenvolvimento diminui. Além disso, a palatabilidade dos verdes também se deteriora.

Mulching

Para passar menos tempo regando e matando as ervas daninhas, o jardineiro deve reservar um tempo para cobrir os canteiros. É especialmente importante fazer isso para pessoas que cultivam alho-poró no campo e não podem gastar muito tempo cuidando das plantas. A tecnologia de cobertura morta das camas é muito simples. Coloque a cobertura morta orgânica em uma camada não muito densa. Neste caso, é importante que não entre em contato com os caules das plantas.

Remoção de ervas daninhas e soltura

Como o alho-poró gosta de solo leve e solto, as camas devem ser afrouxadas regularmente. Isso deve ser feito com cuidado, tentando não afetar o sistema radicular das plantas jovens. É importante remover todas as ervas daninhas no processo. Eles podem ser embutidos no solo logo após a remoção de ervas daninhas. Alguns jardineiros também os usam para criar fertilizantes verdes. Normalmente, as ervas daninhas são adicionadas à fossa de compostagem.

Produtos químicos para remover ervas daninhas não são recomendados. Isso pode danificar as plantas.

Hilling

Para que as plantas se desenvolvam normalmente, é importante amontoá-las regularmente. Faça isso de 2 a 4 vezes por temporada. Você pode usar qualquer ferramenta em seu trabalho. Spud as plantas precisam ser limpas. O solo deve ser derramado na base das plantas. Ao mesmo tempo, não permita que a terra entre nos seios da face do alho-poró. Para evitar isso, os caules podem ser embrulhados com papel e cuidadosamente amarrados com barbante.

Se as plantas se desenvolverem lentamente, é recomendável podá-las adicionalmente após o amontoamento. Normalmente, a folhagem é reduzida em um terço. Depois disso, mesmo as plantas enfraquecidas se desenvolvem muito mais rápido.

Proteção contra doenças e pragas

Como qualquer outra planta do local, o alho-poró pode estar sujeito a várias doenças. A doença mais perigosa que pode destruir esta planta é um mosaico viral. É transportado por pulgões. Manchas amarelas aparecem na folhagem de plantas doentes. As plantas podem ser salvas tratando-as com Fitosporina.

As doenças fúngicas também são perigosas para esta cultura. O mais comum é o oídio. A folhagem da cebola é coberta por manchas ovais. Eles aumentam de tamanho com o tempo. As folhas das plantas infectadas ficam inutilizáveis. Portanto, percebidos os sinais da doença, as verduras devem ser retiradas do local.

Protegendo as plantas de pragas, os jardineiros também devem prestar atenção aos conselhos de pessoas mais experientes. O maior perigo para o alho-poró é a mosca da cebola. Ele pode ser encontrado em maio. Se isso não for feito a tempo, as larvas podem destruir as verduras. Para combater a mosca da cebola, recomenda-se tratar os canteiros com pó de tabaco ou cinza de madeira. O produto seco pode ser simplesmente pulverizado sobre a área. Pimenta moída também ajuda a afastar as pragas.

Depois de usar qualquer um desses produtos, o jardineiro deve afrouxar cuidadosamente o solo.

Colheita e armazenamento

Você pode colher em momentos diferentes. É melhor desenterrar as primeiras variedades de cebola em agosto. A colheita das variedades tardias é adiada até o início da geada. Você pode cavar cebolas com uma pá ou um forcado. Se o solo estiver solto o suficiente, as verduras podem ser simplesmente puxadas para fora dele. Em seguida, a cebola deve ser cuidadosamente descascada do solo e cortada. Os jardineiros geralmente removem dois terços da folhagem verde. Depois disso, as plantas estão bem secas.

A safra colhida é enviada para armazenamento em uma adega ou porão. É muito importante que a temperatura nesta sala não seja superior nem inferior a + 2-3 graus. Nessas condições, o alho-poró pode ser armazenado por seis meses. Para prolongar a vida útil da cebola, ela deve ser colocada em um recipiente com areia.

As cebolas podem ser armazenadas na geladeira por 2 a 3 meses. É necessário enviar este produto para armazenamento após o corte da folhagem e raízes. Para armazenamento, o alho-poró deve ser acondicionado em sacos plásticos. Você deve colocar cebolas na seção de vegetais. Se sua casa tiver um freezer grande, as cebolas podem ser armazenadas nele. Normalmente, as verduras são cortadas com uma faca afiada e colocadas também em sacos plásticos. Dessa forma, a cebola ficará armazenada por cerca de seis meses.

Em vez disso, as verduras podem ser secas. Isso é feito de forma muito simples. Primeiro, as cebolas devem ser lavadas e secas. Depois disso, é cortado em círculos finos e seco.... Desta forma, as verduras colhidas são armazenadas em potes ou recipientes com tampas herméticas. Os verdes de alho-poró são ricos em vitaminas e muito saudáveis. É frequentemente utilizado para complementar saladas, sopas e pratos principais. Pode ser adicionado a vários pratos crus e congelados ou secos.

Em geral, o alho-poró é muito fácil de cultivar. Conhecendo todos os segredos, qualquer pessoa pode ter uma boa colheita de verdura.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário