Características de chalotas em crescimento

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Seleção de assento
  3. Preparação do solo
  4. Processamento de material de plantio
  5. Como plantar corretamente?
  6. Cuidado
  7. Doenças e pragas

Cebolas Ashkelon, charlottes, chalotas e até mesmo Velhos Crentes são apenas alguns dos nomes para chalotas. Primeiro ele apareceu na indústria de restaurantes, depois em todos os supermercados e agora também nos jardins. Porque é saboroso, saudável e apetitoso do ponto de vista decorativo, até exteriormente. Mas vale a pena entender em detalhes como fazê-lo crescer para que a colheita seja invejável.

Datas de desembarque

Felizmente, a cebola da família (outro nome comum para a cultura) é considerada uma planta resistente ao frio. Suportará com calma as flutuações de temperatura e, portanto, geralmente não há problemas com o plantio de cebolas em terreno aberto. Em princípio, assim que a neve derreter na primavera, ela pode ser plantada. Nas regiões do sul, isso é feito ainda no final de fevereiro, e nas regiões do norte - não antes do final de abril. Muitos benefícios podem ser encontrados no início do plantio. Por exemplo, a mosca da cebola, uma praga perigosa, simplesmente não consegue depositar as larvas no colo da raiz da colheita no final de maio.

A propósito, os horticultores experientes garantem que é melhor distinguir entre o plantio de cebolas, que são cultivadas para ervas e exclusivamente para uso sazonal, e cebolas, que são colhidas para a próxima estação (para armazenamento) e também para o plantio . Porque, por exemplo, para obter uma cabeça grande, você não pode cortar regularmente as penas de uma planta. E colher verduras para saladas e outros pratos, não funcionará para aumentar a cebola em si.

Aqueles que sabem pouco sobre as cebolas Ashkelon e as consideram uma cópia das cebolas, provavelmente se surpreenderão com a seguinte informação: as chalotas sempre crescem em ninhos, e as cebolas crescem sozinhas. Uma cabeça de chalota são alguns dentes que se assemelham a alho. Por fim, esta cebola é mais macia, a polpa mais bonita e o aroma também mais delicado. Não é tão exigente, você pode plantar mais cedo e amadurece mais rápido. E, o mais importante, mantendo as cabeças de cebola em temperatura ambiente, você não precisa se preocupar - elas não irão desbotar. As mesmas cebolas são muito mais caprichosas.

Seleção de assento

Escolher um local adequado para o cultivo de chalotas é metade da batalha. O local deve ser bem iluminado: o aquecimento com os raios do sol é de extrema importância para a futura colheita, à sombra esta planta se torna mais ou menos. Os melhores predecessores dessa cultura são pepinos, legumes, abobrinhas, repolho, tomate e batata. Mas você não pode cultivar chalotas onde alho, milho, beterraba, cenoura e vários representantes da família da cebola cresceram na última temporada.

Cultivar chalotas ao lado de cebolas é uma opção ruim. As plantas se cruzam facilmente, o que é uma desvantagem significativa para os indicadores de produtividade. É bom que as cenouras cresçam nas proximidades, porque, na comunidade da cultura, as pragas são qualitativamente espantadas. Pepinos, rabanetes, alface (vários tipos) e morangos são considerados bons vizinhos.

Solo de cebola precisa de moderadamente úmido, solto, com acidez fraca ou neutra.

Caso contrário, os bulbos serão pequenos, as penas passarão rapidamente de verde para amarelo. Em solo franco e arenoso, as chalotas são as melhores.

Preparação do solo

Claro, o solo é preparado com antecedência. Se você planeja plantar uma safra no período tradicional do início da primavera, terá que preparar a terra no outono. Os canteiros são cavados a uma profundidade de 25 cm, todas as ervas daninhas e restos de plantas são removidos do solo e, em seguida, fertilizantes são aplicados.

Receita de fertilizante por metro quadrado: 30 g de superfosfato, 3 colheres de sopa de cinza de madeira, 20 g de fertilizantes de potássio, 3,5 kg de composto / esterco podre e 1 colher de chá de uréia... E na primavera, será necessário aplicar fertilizante de nitrogênio (25 g por 1 metro quadrado) nos canteiros já formados e, em seguida, misturá-lo com o solo.

Se o plantio for planejado para o inverno (isso também é possível sob certas condições), o local é preparado no verão, mas a seqüência de ações será a mesma do plantio na primavera.

Processamento de material de plantio

O plantio futuro será útil para proteção contra doenças e também para estimular o crescimento da cultura. Tudo isso é considerado tratamento de sementes. E a semente é bulbos ou sementes.

Aprenderemos como preparar bulbos para o plantio.

  • Primeiro você precisa classificá-los.... Os melhores espécimes são considerados cabeças de 30 g, chegando a 3 cm de diâmetro. São eles que formarão a "família" multibulhosa. Se você pegar espécimes maiores, eles darão muitas cabeças, mas pequenas. E se você usar cebolas muito pequenas, elas terão baixo rendimento e você terá que saborear os deliciosos vegetais mais tarde do que de costume.
  • Uma semana antes do plantio, a semente selecionada é imersa em água morna por 8 a 10 horas. Sua temperatura aproximada é de +40 graus.
  • Antes do plantio, o colo da cebola deve ser cortado ao longo dos "ombros", isso vai estimular o crescimento mais rápido da vegetação.
  • Sevkas são embebidos por 25 minutos em uma solução de manganês ou fungicida... Isso desinfeta bem o material.

Se a tarefa principal é obter uma colheita precoce de verduras (nomeadamente, penas), as cebolas já germinadas são plantadas no solo.

Eles devem ser pré-aquecidos em uma sala quente com um nível de umidade elevado por pelo menos 2 semanas.

Acontece que se decide levar sementes para semear. Mas isso geralmente é feito para atualizar o material de plantio, ou seja, eles são plantados na primavera, e a cebola cresce no início do outono. Para que a semente seja de alta qualidade, as sementes devem ser germinadas: 1 ou 2 dias em pano de algodão úmido ou gaze. E para que a umidade não desapareça, as sementes são constantemente borrifadas com água morna. Em seguida, eles são secos e espalhados no jardim.

Como plantar corretamente?

Plantar é ainda mais fácil do que preparar sementes.

Veja como plantar chalotas ao ar livre.

  1. Observe a distância entre as linhas de pelo menos 30 cm (40 cm é possível).
  2. A distância entre as contas em uma fileira é de 20-30 cm.
  3. O espaçamento entre as sementes (se cultivadas a partir de sementes) será de 8 cm.
  4. Os bulbos são plantados a uma profundidade de 2 a 3 cm. Se a configuração for mais profunda, o crescimento dos verdes será retardado e o rendimento da variedade diminuirá. Se, ao contrário, não houver profundidade suficiente, as cabeças das plantas se projetarão do solo.
  5. Se as sementes são plantadas, elas são seladas 12 cm abaixo do fundo. Se a área for ao sul, a profundidade máxima é de 10 cm.

Após o plantio, os bulbos devem ser polvilhados com terra, que é misturada com cinza de madeira na proporção de 3 para 1. A terra deve ser regada. Em seguida, o plantio é coberto com uma camada de turfa ou húmus. A espessura dessa camada é de 4 cm. Se as chalotas forem plantadas no outono, seria bom cobrir os canteiros com ramos de abeto, que são removidos no início da primavera.

Como já foi observado, as chalotas não têm medo do frio.... Ele ainda vai durar -25 graus. E tudo que é ainda mais baixo, ele não consegue mais superar: cebolas congeladas reduzem decentemente seu rendimento.

Cuidado

Após a semeadura, a planta também precisa de cuidados. E isso é toda uma gama de atividades.

Rega

A estação de crescimento requer pelo menos três regas do canteiro. Mas sem esclarecimentos específicos, a água pode ser prejudicial.

O que você precisa saber sobre regar chalotas no país:

  • a rega abundante é necessária para a planta somente após a semeadura, então o solo deve simplesmente ser umedecido, tomando cuidado para que a terra não seque;
  • a organização da rega sempre se correlaciona com o clima - em dias chuvosos, não é necessária a umidificação artificial, mas se houver seca, definitivamente vale a pena regar a cama uma vez por semana;
  • 3-4 semanas antes do amadurecimento da cultura, a irrigação é minimizada, caso contrário, as penas da cebola amarelarão rapidamente ou até mesmo secarão.

No início de julho, a rega é totalmente interrompida. Se isso não for feito, os arbustos ficarão verdes com atividade excessiva. E os bulbos com abundância de penas tornam-se pequenos.

Top curativo

Durante a estação de crescimento, a alimentação deve ser pelo menos duas vezes ao dia. A primeira é realizada quando três penas são visíveis. Pode ser matéria orgânica: uma solução de verbasco na proporção de 1 para 10 ou uma solução de excrementos de pássaros na proporção de 1 para 15. 1 balde dessa composição vai para 10 quadrados de terra. Você também pode tomar uma mistura de nitrato de amônio e superfosfato: 10 a 10 por quadrado. Você pode usar 1 colher de sopa de uréia, meia colher de sopa de fertilizante de potássio em um balde padrão de água.

A próxima alimentação durante o cultivo da planta ocorre na época da formação do bulbo, quando já 5 penas sairão do solo. A planta precisa de fósforo e potássio, o que significa que uma mistura de 10 g de cloreto de potássio e 15 g de superfosfato para o mesmo balde de água lhe será útil.

Mas um mês antes da época da colheita, a alimentação para: se não terminarem, não funcionará cultivar cebolas grandes - toda a energia será gasta no cultivo de verduras.

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas

É imprescindível soltar o solo, caso contrário o ar não fluirá para as raízes da cebola. O processo deve ser realizado pelo menos uma vez por semana, sendo melhor ajustar o modo para 2 afrouxamento. Isso impedirá a formação de uma crosta na superfície do substrato, ou seja, evita que a umidade chegue uniformemente às raízes dos bulbos.

Capinar é praticamente inseparável de se soltar, porque as ervas daninhas de crescimento rápido devem ser removidas sem esperar que tomem o território. Eles obstruem pousos úteis. E sem capinar, é impossível imaginar uma luta de pleno direito contra pragas e doenças virais.

Desbaste

As flechas que aparecem devem ser quebradas imediatamente até atingirem os 10 cm. No início de julho, os ninhos de chalota também devem ser desbastados: agite-os para jogar fora a bola de terra, retire todas as cabecinhas bem com os verdes, deixando 5-6 primórdios bem desenvolvidos. Todas essas características da tecnologia agrícola buscam um objetivo - cultivar cebolas grandes.

Doenças e pragas

Não quer dizer que as chalotas são uma planta muito dolorosa. Mesmo assim, existe um certo perigo - principalmente para o cultivo de vegetais no local. O mesmo que se desenvolve no peitoril da janela, esses infortúnios não ameaçam tanto.

Quais doenças fúngicas atacam a cultura:

  • fusarium;
  • oídio;
  • míldio;
  • podridão do pescoço.

Pode-se dizer que as amostras infectadas não podem ser evitadas. Eles irão definhar muito rapidamente. Portanto, é melhor apenas desenterrá-los e destruí-los para que não tenham tempo de infectar o resto das mudas. O que ainda está ótimo terá que ser tratado com fungicidas ("Pentophag" vai ajudar, "Mikosan"). Deve ser lembrado que após a manipulação do medicamento, não se pode comer chalota por algum tempo, o período específico está indicado na embalagem do produto.

Descubra quais pragas ameaçam a chalota.

  • Mosca da cebola. Torna-se mais ativo durante a temporada de flor de cerejeira. As larvas das moscas são perigosas para as chalotas, cujas penas ficarão brancas e murcharão. Vale a pena caminhar sobre a planta e o solo ao redor com cinza de madeira.
  • Nemátodo da cebola. Dobra a parte inferior do bulbo da mãe, o que pode infectar todo o plantio. As plantas afetadas devem ser removidas imediatamente, sem arrependimento. O material de plantio deverá ser tratado com solução de formalina 4% (embeber por um breve período).
  • Worms... As penas são regadas com solução salina com o cálculo de 1 copo de sal para 1 balde de água - tais ações contra a praga geralmente são suficientes.
  • Jardim de pulgões. Ocupa penas e rapidamente suga todos os sucos delas.

O tratamento de cebolas com decocção de pimenta ou uma decocção de camomila ajuda bem contra pulgões. Se for decidido confiar em drogas especiais, será "Verticilina".

Em geral, a chalota é uma cultura sem problemas e, em mais uma estação, ela pode se apaixonar por todas as famílias.Por serem saborosos e saudáveis, os bulbos tornam os pratos muito macios (tanto na adição de cebola crua quanto na termoforma). O cultivo cuidadoso e cuidadoso de chalotas definitivamente vale a pena!

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário