Cultivo de alho-poró a partir de sementes

Contente
  1. Cronometragem
  2. Preparação
  3. Como semear?
  4. Como cuidar das mudas?
  5. Como plantar em terreno aberto?
  6. Cuidados de acompanhamento
  7. Doenças e pragas

Alho-poró, como ervas semelhantes, por exemplo: endro ou salsa, costumam aparecer no cardápio de muitos residentes de verão. Cuidar dele não requer medidas especiais - ele é protegido da maioria das pragas por padrão, como outras culturas bulbosas. No entanto, não há necessidade de lançá-lo pousando e esperando os jovens "atiradores".

Cronometragem

Para diferentes regiões, esses períodos diferem acentuadamente. Para que o material de plantio seja finalmente preparado para o período principal, as sementes são plantadas em casa para a obtenção de mudas de alta qualidade. As mudas acabadas não devem ter mais de dois meses. Isso significa que as sementes de alho-poró são semeadas em minicontas especiais (recipientes de células, embalagens de creme de leite, etc.) nos mesmos dois meses. O plantio, dependendo da região, é feito do final de abril ao início de junho. Isso significa que é necessário semear as mudas no início de março ou no final de fevereiro. Então, na região de Moscou, os arbustos cultivados em condições de estufa são plantados em meados de março, nas proximidades de São Petersburgo, nos distritos de Ural e da Sibéria - no final de março ou início de abril.

As mudas são plantadas até mesmo em um apartamento na cidade - desde que você tenha sua própria casa de verão. No sul da Rússia, as sementes são plantadas imediatamente em terreno aberto - no final de abril.

Preparação

O plantio de mudas em casa envolve uma seleção rigorosa tanto do biomaterial a ser cultivado e dos recipientes, quanto do solo onde irá germinar. Violações significativas farão com que as verduras possam germinar, mas você não vai esperar pelas lâmpadas infantis, não poderá reiniciar este ciclo quantas vezes precisar. Cultivar uma safra que não é capaz de produzir novas sementes ou alho-poró não será agradável para muitos - nem todos estão prontos para comprar suas sementes todos os anos.

Capacidade

Semear alho-poró exigirá uma decisão de plantio meticulosa e altamente calculada. Se as raízes não têm espaço vital, as mudas podem ser muito fracas e pequenas. Se as raízes foram danificadas, elas criarão raízes após o transplante por um longo tempo, e um tempo precioso para obter uma colheita de alta qualidade e material de semente (bulboso) será perdido. Escolhas não são permitidas. Decida com antecedência o tamanho do recipiente adequado para este tipo de cebola. Se o volume for insuficiente, uma coleta forçada pode destruir seu biomaterial de plantio. Portanto, semear em copos plásticos será útil (pode-se levar os descartáveis).

Um lugar especial na lista de utensílios possíveis é ocupado por células de turfa, nas quais são colocados comprimidos de matérias-primas semelhantes. O volume da célula ou vidro deve ser de pelo menos 100 ml - para cada uma das sementes. A profundidade do vidro ou célula é de pelo menos 10 cm.

Apesar do alho-poró ter um sistema radicular fibroso (sem uma raiz central espessa com brotos), a parte subterrânea tende a penetrar o mais fundo possível por padrão. É preciso criar todas as condições para isso.

Priming

Deve haver pelo menos um ou mais orifícios de drenagem na parte inferior do vidro ou célula. Isso evitará que as raízes sufoquem devido ao alagamento do solo, à falta de oxigênio livre devido ao deslocamento do ar pela água. Os comprimidos de turfa têm excelente permeabilidade à umidade e são inicialmente um material orgânico altamente poroso: eles não precisam de drenagem de umidade do recipiente - ela evapora igualmente bem de cima.

Se for usado solo preto comum, sem turfa - ou com sua quantidade mínima, ele deve ser aquecido em um forno a 100 graus para matar as pragas (esporos, fungos, micróbios). Não é recomendado acendê-lo em uma temperatura mais alta: a matéria orgânica queima e se transforma em fertilizantes minerais. A mistura de solo deve ser leve, nutritiva e solta - o alho-poró não pode crescer em uma mistura compactada. Areia fertilizada ou argila rica em húmus também não funcionam - muito denso, bem como muito leve, o ambiente do solo é inadequado para o cultivo de cebola. O solo não deve ser superacidificado - se a análise de acidez (pH) mostrou um valor de pH exorbitante (isso é feito com um analisador eletrônico), deve-se "alcalinizar" o solo adicionando, por exemplo, um pouco de uréia ou apagado Lima. Esta é uma das muitas maneiras de alimentá-lo. A melhor composição do solo é turfa, húmus, solo do local e areia (proporção 3: 1: 1: 1). Se não houver turfa, use biomaterial da pilha de compostagem de três anos de idade.

O alho-poró também não cresce em solos podzólicos ou castanhos, esgotados pela colheita de plantações anteriores.

Material de plantio

Peneire as sementes vazias com antecedência - elas flutuam na água, enquanto as "cheias" e viáveis ​​se afogam. Não é recomendado o uso de sementes superexpostas durante o armazenamento - seu período de envelhecimento não deve ser superior a três anos. Após esse período, a maioria morre. Não compre sementes, mesmo com um grande desconto: isso geralmente esconde um grande número de sementes "defeituosas" - você não receberá nenhum benefício. As sementes frescas de alho-poró podem ser semeadas sem tratamento prévio. Alguns residentes de verão os desinfetam em uma solução fraca de permanganato de potássio (não mais do que 1%).

Como semear?

O esquema de ações para o plantio de sementes de alho-poró é o seguinte.

  1. Espalhe uma pequena camada de drenagem no fundo do recipiente, por exemplo: perlita, argila fina expandida (mas não a argila da qual são feitos os grânulos de argila expandida), não mais do que 1,5 cm de altura.
  2. Despeje solo ou mistura de solo em cada um dos minicontêineres. Você não pode enchê-los até o topo - a diferença de nível entre a lateral do vidro (ou célula) e a superfície do solo é de pelo menos 1 cm.
  3. Regue o solo preenchido. Para tanto, é utilizado um nebulizador ou um capilar, conectado a um recipiente no qual é coletada a água assentada (não fervida).
  4. Cave um pequeno buraco de não mais que um centímetro de profundidade com um fósforo, palito, ponta de uma colher de chá ou outro objeto semelhante. Coloque uma semente no buraco - e enterre-a com cuidado. Regue este local novamente para que o solo se assente onde a semente é plantada - isso irá deslocar o ar remanescente que impediria os brotos de brotarem. Repita essas etapas para todos os copos (ou poços) com outras sementes.
  5. Coloque sua "bateria" em um local aquecido e bem iluminado. Você pode fechar as celas, por exemplo, com vidro ou plástico transparente: isso evitará que a água evapore do solo no dia seguinte, pois deve permanecer úmida. Se você planta alho-poró em um recipiente comum, por exemplo: um vaso com furos ou em uma caixa, a distância entre as sementes é de cerca de 2,5 cm em qualquer um dos quatro lados. Não importa como as sementes são plantadas: em "caracol", em padrão quadriculado (zigue-zague), a distância entre elas não deve ser inferior a 2,5 cm.

Para comprimidos de turfa, a sequência de ações é ligeiramente diferente. As lavadoras de turfa prensadas são colocadas em recipientes - e levemente umedecidas. Depois de uma hora, eles amolecerão - da mesma forma cavar buracos na mesma profundidade, plantar as sementes nos buracos formados e enterrá-los, regando esses pontos nas arruelas novamente. Retire o recipiente com células em local seguro e luminoso. Você não pode mergulhar com alho-poró - ele não tolera bem essas manipulações.

Como cuidar das mudas?

Tendo feito o plantio, passados ​​alguns dias notará que a cebola deu os primeiros rebentos. Ao descobrir que um broto eclodiu da semente, você pode remover o vidro ou plástico que cobriu todas as sementes plantadas - este obstáculo impedirá que cresçam ainda mais. Se é importante para você reter a umidade sem recorrer à necessidade de regas frequentes das sementes, então pode-se usar, por exemplo, um aquário virado de cabeça para baixo, instalado sobre uma folha de borracha. Nesta folha, por sua vez, há um recipiente com mudas. A desvantagem desse método é que antes de cada rega, o aquário (ou outra caixa transparente lacrada) deve ser removido para ter acesso às suas mudas. Recomenda-se derramar água não embaixo da raiz, mas na borda da célula ou vidro - isso ajudará a evitar que as raízes sejam lavadas.

Mas, além da rega oportuna, a fertilização é realizada para acelerar a germinação das mudas. Você pode usar quase os mesmos fertilizantes usados ​​para alimentar mudas adultas: composto mal diluído e sais de uréia, potássio, fosfato e nitrogênio. A dosagem é dez vezes menor que a das plantas adultas. Não exagere - "superalimentação" não é bom para alho-poró. Devido ao fato de que o fertilizante dissolvido é usado em uma concentração de no máximo 1–2%, o revestimento de cobertura é combinado com uma sessão de irrigação. Uma vez ao dia, para evitar a formação de mofo (seus esporos estão sempre no ar, mesmo em pequenas quantidades) ou fungos, ventile sua mini-estufa por 20 minutos: umidade relativa próxima de 100% não é menos prejudicial que a secagem para fora do solo.

Em dias nublados e cinzentos, quando há pouca luz solar e o dia é reduzido em mais de uma hora e a iluminação cai 3 vezes ou mais, use a luz de fundo LED. A luz solar pode ser totalmente simulada pelo brilho de painéis de LED brancos quentes com um pequeno número de outros LEDs emitindo luz ultravioleta suave (baixa frequência). Não economize no brilho da luz de fundo. Um poderoso holofote LED, além de luz forte, emite uma pequena quantidade de calor - útil quando a temperatura na loggia está abaixo de +18 à noite, neste caso simula o calor solar. Mudas de alho-poró raramente crescem mais de 60 dias.

Se a capacidade do recipiente permitir, à medida que as mudas crescem, um pouco de terra é despejado nele. Este amontoado permite que o bulbo se forme adequadamente. Se o solo inicialmente não correspondesse aos parâmetros de um meio nutriente completo para mudas em germinação, o número e a intensidade das sessões de alimentação aumentariam ligeiramente. É dada atenção especial aos sais contendo potássio, nitrogênio e fósforo.

Duas semanas antes do início do plantio, para que as mudas não morram em campo aberto (ou em estufa), use o chamado. endurecimento de plantas jovens. De manhã e à noite, eles abrem a janela - por algumas horas. Conforme a temperatura média diária aumenta, as mudas ficam cada vez mais com a janela aberta.

A poda parcial das folhas da cebola também é praticada - esta medida permitirá que você crie raízes mais rápido e melhor após o transplante para um local aberto.

Como plantar em terreno aberto?

Existem várias regras para o plantio de mudas de alho-poró em solo "maduro".

  1. Espere até que as mudas jovens tenham 3-4 folhas cheias. Esta fase no tempo corresponde à idade de 60 dias das plantas prontas para o transplante.
  2. A época de plantio é escolhida de acordo com o clima local, que possui regime de temperatura próprio. Nos Urais, por exemplo, o alho-poró é plantado no início do verão calendário.
  3. Prepare sua futura cama. O solo deve ser afrouxado, capinado. A acidez do solo é escolhida para ser neutra (pH = 7). Além da cal, lascas de dolomita e giz são adequadas para desoxidação.
  4. É desejável que em anos anteriores leguminosas, tomates, repolho, batatas, aipo crescessem neste local. Os siderados proporcionam uma boa proteção contra as pragas. Beterraba, morango e cenoura são bons vizinhos para o alho-poró.
  5. Profundidade de plantio - ao longo da borda inferior das raízes - cerca de 12 cm.A distância entre as mudas é de aproximadamente 18 cm, o espaçamento entre as fileiras é de 35 cm, as aparas de madeira e o composto superexposto são colocados no fundo do sulco ou covas.
  6. Depois de plantar e regar, as folhas são aparadas não mais do que um quarto de seu comprimento. Se você se lembrar de apará-las imediatamente, isso permitirá que as plantas criem raízes mais rapidamente. Você não precisa aparar as folhas uma segunda vez - até a própria colheita.
  7. Se necessário, acrescente mais solo - depois de regar, ele se acomoda e se comprime sozinho. Se a planta é regada abundantemente e o solo cede imediatamente, não há necessidade de pisá-la.

Seguindo essas instruções, você terá uma colheita abundante de alho-poró. Quando o ano é, apesar das previsões dos meteorologistas, anormalmente frio, é recomendado construir uma estufa completa, o solo no qual pode ser isolado com um cabo de aquecimento - nos dias em que a temperatura está abaixo de +16 durante o dia, e à noite, pode cair para zero. Embora o alho-poró e as culturas bulbosas sejam menos exigentes no aquecimento do solo, eles crescem já a + 8 ... +10 (e não a +16, como, por exemplo, a abóbora), uma queda excessiva de temperatura pela manhã pode arruinar todos os seus plantações bulbosas em botão.

Cuidados de acompanhamento

Cuidar de plantas maduras não é muito diferente de cuidar de mudas.

  1. É necessário alimentar os canteiros com fertilizantes inorgânicos e cobertura morta (grama picada, cascas picadas), usar verbasco diluído ou esterco. Não é proibido usar dejetos humanos que tenham sido pré-tratados e superexpostos (por exemplo, urina). Antes do uso, qualquer composto é diluído até um estado de pasta, cuja concentração não excede 2-3%, caso contrário, as raízes da cebola podem ser queimadas. O número de curativos não passa de 3 por safra.
  2. Colher o alho-poró é feito até 4 vezes - como a batata. Caso contrário, as lâmpadas permanecerão pequenas.
  3. O solo ao redor das plantas é solto a cada 10-12 dias.
  4. O consumo de água para cada metro quadrado de plantio de alho-poró não passa de 10 litros.

Essas regras permitirão que você obtenha uma boa colheita com exatidão e no prazo.

Doenças e pragas

A agrotecnologia do cultivo do alho-poró não é mais difícil do que ações semelhantes para o cultivo da cebola. Apesar de seu amargor e fitoncidas, que estão contidos na seiva das plantas, também existem muitas pragas no alho-poró. Os pulgões do mosaico afetam a cultura de hortaliças em questão principalmente nos meses de verão. O indicador de derrota são manchas amarelas oblongas. A enfermidade enferrujada (manchas amarelo-laranja) e o oídio (manchas ovais acinzentadas crescendo em tamanho) tornam as folhas da cebola não comestíveis.

Dos produtos químicos usados ​​são oxicloreto de cobre, cobre e sulfato ferroso. Como medidas de antecipação - tratamento de sementes antes da semeadura, realocação de várias safras, eles não permitirão que as pragas comecem em um local permanente.

A mosca da cebola choca as larvas no meio do caule principal - eclodidas dos ovos, elas penetram nele a partir da superfície. O caule afetado parece podre depois de alguns dias. A cinza e o pó do tabaco permitem que os jardineiros se livrem dessa praga. Uma forma alternativa é usar pimenta-do-reino moída. Borrife uma colher de chá em um metro quadrado da área, e essa mosca eclodirá antes de ter tempo de reproduzir as larvas. Além disso, o tabaco é criado em 10 litros de água, a mistura é fervida e insistida - então a área é pulverizada. Plantar aipo entre as fileiras de alho-poró impedirá a entrada de muitas pragas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário