Alho-poró e seu cultivo
O alho-poró não é um visitante frequente das hortas russas, embora sejam despretensiosas e constituam uma cultura gastronômica valiosa. Vamos ver como é um alho-poró e como pode ser fácil de crescer.
descrição geral
O alho-porro é uma planta herbácea bienal... Cultivado como anual. Externamente, difere das cebolas comuns. As folhas são mais largas, envolvendo uma haste poderosa como um leque. O bulbo usual está ausente: à primeira vista, a planta termina com um caule, do qual sobressai um pequeno ramo de raízes. Na verdade, essa é uma impressão enganosa. Tanto o bulbo visível quanto o caule são falsos. Nos ancestrais do alho-poró moderno, o bulbo era mais pronunciado, hoje sua largura diminuiu. O que se parece com um caule e um bulbo são as partes inferiores espessadas das folhas. O comprimento do chamado bulbo é de 10-12 cm, o diâmetro é de 2-8 cm. As partes inferiores das folhas são verdes claras.
O alho-poró floresce, como todas as plantas da família da cebola, com um guarda-chuva esférico de pequenas flores soltas. A floração começa no 2º ano. A planta lança uma flecha de até 2 m de altura As sementes são muito semelhantes às sementes de cebola - triangulares. Eles comem todas as partes, são todos comestíveis, e isso não difere das cebolas. Na maioria das vezes, as pernas brancas (haste falsa) são comidas. Você também pode comer a parte verde, mas fica mais grossa com o tempo. Mas as folhas verdes jovens têm um sabor picante, ligeiramente picante, provocante, aromático e mais interessante do que o da cebola. Conhecida desde a época do Antigo Egito, foi amplamente cultivada na Europa medieval. O líder mundial na produção de alho-poró é a França.
As variedades mais interessantes.
- Columbus. Uma variedade adequada para a região de Leningrado. Muito cedo. As pernas chegam a 7 cm de diâmetro, até 35 cm de comprimento, muito suculentas. Destaca-se contra o fundo de outras variedades com patas muito grossas.
- "Karantansky". Amadurecimento tardio, compacto, patas até 25 cm de comprimento, 4 cm de diâmetro, tenro e suculento. Ideal para canteiros pequenos e semeadura densa.
- "Casimir". Variedade alta e esguia com pernas longas e elegantes. Falsos caules com 22-26 cm de altura.
- "Golias". Uma variedade primitiva universal muito grande, as pernas podem atingir 8 cm de diâmetro e até 50 cm de comprimento.
- "Terminal". Variedade tcheca no meio da temporada. As pernas são muito longas e delgadas, até 40 cm de comprimento. As plantas são poderosas e graciosas ao mesmo tempo.
- Gigante Siberiano. Variedade média, muito resistente, com patas gigantes até 50 cm de comprimento. O peso das pernas é 2-2,7 vezes maior que o do "Terminal".
- "Gigante búlgaro". Ele difere do "gigante siberiano" em pernas ligeiramente menores. Comprimento - até 45 cm. Caso contrário, é muito semelhante, o mesmo a meio da estação, resistente ao frio.
O alho-poró costuma ser confundido com a cultura da alface. Mas a diferença entre eles é fundamental. O gênero de alface da família Aster não tem nada a ver com cebolas. Alface é o nome comum para várias saladas de folhas ou de cabeça.
Aterrissagem
A cultura tem um longo período de crescimento - até 6 meses. A perna começará a crescer apenas 2-3 meses após a semeadura. Portanto, na maioria das regiões da Federação Russa, o alho-poró é cultivado por meio de mudas. As sementes são imediatamente plantadas no solo apenas nas regiões do sul.
Sementes
As sementes são semeadas de meados de março a abril em uma estufa ou estufa. Para evitar a colheita, as sementes são imediatamente colocadas em um recipiente individual.... Pellets de turfa ou células de cassete são os mais adequados. 1-2 sementes são colocadas em cada célula.
Semeada imediatamente para local definitivo no final de junho, neste caso, a colheita será apenas no próximo ano. Em outubro, em vez da colheita, as plantas são novamente picadas e cobertas. E também é possível semear antes do inverno: em outubro, as sementes são semeadas imediatamente em um lugar permanente e cobertas com uma camada de turfa ou húmus. As sementes permanecem viáveis por 2 a 4 anos.
Mudas
As mudas precisam ser destacadas, as mudas devem receber de 10 a 12 horas de luz. Faixa de temperatura:
- germinação de sementes - + 22 ... 24 ° С;
- imediatamente após a germinação - diurna + 17 ... 20 ° С, noturna + 10 ... 12 ° С.
As temperaturas mais altas farão com que as flechas das flores se formem muito rapidamente. As mudas são plantadas em campo aberto de 1 a 20 de maio, a idade das mudas é de 50-60 dias. 2 semanas antes do desembarque, as mudas são acostumadas ao ar puro - levadas para a rua, aumentando gradativamente o tempo. A distância entre as mudas é de 7-10 cm, dependendo da variedade, em espaçamentos entre linhas - 15-40 cm cada. São possíveis diferentes esquemas de plantio, é melhor focar nas recomendações do fabricante de sementes... Por exemplo, o alho-poró "Karantansky" é semeado a cada 6 cm, em espaçamento entre linhas de 25 cm.
Ao plantar mudas, você pode encurtar as folhas do alho-poró. Principalmente se as raízes estiverem danificadas. E você também pode encurtá-los no verão para direcionar os sucos da planta para a formação e crescimento das pernas. As folhas são encurtadas em não mais do que 1/3. O solo para o alho-poró deve ser fértil e úmido. A melhor escolha é argila com alto teor de húmus. Em solos argilosos pesados, as plantas costumam ficar doentes. Em muito areia, eles não têm comida suficiente, eles crescem lentamente. Solos ácidos não são adequados, o pH deve ser 7-7,6.
Antes do plantio, qualquer solo, exceto muito oleoso, será útil para fertilizar com húmus: 2-3 baldes por 1 sq. m.
Cuidado
Mudas de alho-poró são plantadas em buracos especiais no canteiro do jardim. Faça ranhuras de até 12-15 cm de profundidade. Os poços são necessários para facilitar o agrupamento das plantas. O amontoado permite que você tenha pernas mais longas, mais suculentas e brancas. Após a primeira rega, o solo será lavado para os sulcos, e eles serão iguais a outro solo. Ou seja, tal organização de plantio dispensa o jardineiro do primeiro amontoado. No futuro, o plantio é repicado 3-5 vezes durante o verão. Se você precisa de sementes, as plantas são deixadas para o inverno. Os arbustos selecionados são spud, coberto com turfa e serragem.
A rega do alho-poró é muito importante, mas nos primeiros 3 dias após o plantio da muda no solo é melhor não regar, para não provocar o desenvolvimento de doenças... No futuro, regado 1 vez em 5-7 dias com água morna, despejando 1-1,5 baldes de água por 1 sq. M. Leek adora se alimentar.
Portanto, além do primeiro enchimento do solo com composto, será útil regar os canteiros com infusão verde em folhas de urtiga ou confrei uma vez a cada 3-4 semanas.
Doenças e pragas
As principais pragas e doenças do alho-poró.
- Moscas de cebola... Alimenta-se de tecidos vegetais e espalha doenças virais. As folhas estão cobertas por uma flor escura. A partir deles e de tripes de tabaco são tratados com as preparações "Confidor", "Karate Zeon".
- Thrips do tabaco.
- Mosca da cebola - a praga mais perigosa para a cultura. As larvas da mosca se instalam dentro dos caules e sugam o suco deles, os adultos se alimentam das partes inferiores da planta. Trate com os inseticidas "Connect", "Vantex" ou polvilhe as camas com pimenta em pó e cinza de madeira.
- Alternaria... O alho-poró é mais comumente afetado em climas quentes e úmidos. Muitas vezes é uma doença secundária - em plantas já afetadas por outras doenças ou enfraquecidas por um excesso de nitrogênio no solo. Tratamento - fungicidas "Quadris", "Signum", "Kurzat", "Acrobat".
- Oídio. As folhas são cobertas por uma flor branca, que lembra farinha ou geada. Os agentes causadores são vários fungos. As plantações são tratadas com preparações Topsin M e Quadris.
Prevenção de doença.
- Limpeza completa do local no outono. Todos os resíduos de plantas são queimados ou arados profundamente.
- Conformidade com a rotação de culturas. As cebolas não devem ser semeadas no mesmo local todos os anos. Deve haver pelo menos 500 m entre plantações para venda e para sementes.
- Não semeie cebolas ao lado ou depois dos tomates... Na maioria das vezes, são a fonte do oídio.
- Plantio conjunto com cenoura. O cheiro das folhas da cenoura repele a mosca da cebola.
- Tratamento de sementes antes da semeadura com Fitosporin.
- O uso de estimulantes de crescimento e agentes de proteção biológica: Biocin-F, Fitosporin, Epin, Zircon.
- Bom atendimento. O oídio freqüentemente afeta plantas que sofrem de deficiência de umidade. A água parada no solo provoca bacteriose e atrai a mosca da cebola.
Ocasionalmente, o alho-poró pode ser afetado pelo fusarium.
Coleta e armazenamento
A limpeza é realizada no outono, antes da chegada da geada. As plantas maduras não têm medo do frio, mas as temperaturas negativas são indesejáveis. O período de colheita ideal é de 1 a 15 de outubro. Cave com cuidado, com um forcado, para não danificar os caules. As plantas desenterradas são deixadas deitar ao ar livre por 2-3 horas para secar. A colheita está resolvida, não faz sentido colocar todos os talos pequenos para armazenamento. Os maiores são selecionados. As raízes são cortadas, mas para não danificar o fundo. É melhor deixar 1/3 das raízes. Não há uma opinião definitiva sobre o corte das folhas. Mas a maioria dos jardineiros acredita que é melhor deixar as folhas. Qualquer dano enfraquece a planta e infecções podem penetrar nas feridas. Armazene a colheita em um local fresco e seco por até seis meses. Um porão, adega e varanda são adequados como um lugar. Temperatura de armazenamento - de 0 a + 4 ° С. Com um abrigo quente, pode resistir a geadas de até -7 ° C.
Você pode colocar as plantas nas pontas em uma tigela, no fundo da qual uma mistura de areia, serragem e turfa é colocada. Os caules são colocados firmemente, um a um, a mistura é ligeiramente vertida sobre as raízes, mas para que os caules brancos fiquem no ar. O substrato é ligeiramente umedecido. A uma temperatura de + 2 ° C, as plantas crescerão lentamente. Como resultado, a colheita vai durar mais - até meados da primavera. O alho-poró é perfeitamente armazenado em congelamento - até 1 ano. É bem lavado, cortado em pedaços, colocado em sacos plásticos e colocado no freezer. Os caules do alho-poró podem ser secos, especialmente se estiverem abaixo do padrão e não forem adequados para armazenamento. Todo o excesso de folhas é cortado, as pernas são liberadas, lavadas em água corrente para enxaguar os seios da face.... Em seguida, os caules são cortados em placas finas de 1 mm cada, desmontados em anéis, secos na estufa, armazenados em recipiente fechado.
O alho-poró é o único vegetal que melhora, e não piora, durante o armazenamento. Uma planta em clima frio e escuro armazena vitamina C e se torna ainda mais útil.
O comentário foi enviado com sucesso.