Preciso cortar minhas cebolas antes de plantar e como faço isso?
A cebola pode ser considerada um dos vegetais mais úteis e comumente usados para a alimentação. Está na mesa da maioria dos residentes quase todos os dias. É adicionado a vários pratos, saladas, consumido fresco, frito, cozido. Mas, para cultivá-lo, você precisa fazer algum esforço. Embora este vegetal seja considerado despretensioso, algumas manipulações na forma de poda permitirão obter uma colheita maior. Muitos jardineiros ainda estão discutindo sobre a conveniência de tal poda, mas, como a prática tem mostrado, isso deve ser feito. Como realizar o procedimento corretamente, sobre sua necessidade, bem como sobre o processamento posterior, será discutido neste artigo.
A necessidade de poda
Existem opiniões diferentes sobre a possibilidade de cortar as cebolas na primavera antes do plantio, mas, como se viu, esse procedimento é desejável. Seu comportamento permitirá que a planta se desenvolva melhor em decorrência do fornecimento mais rápido de oxigênio após a retirada do topo.
Dado que a cebola está hibernando há muito tempo, ao podá-la, o forçamento começará a ocorrer mais rápido. Graças a isso, os bulbos começam a brotar juntos, o que posteriormente leva a uma boa colheita. Remover a obstrução da poda permitirá que as hastes eclodam mais facilmente e mais rápido.
Os benefícios da poda incluem vários fatores.
-
Como resultado, o crescimento do caule é acelerado. A presença de escamas dificulta a perfuração da pena de cebola. Com a circuncisão, esse processo é acelerado. O início da formação de cabeças depende diretamente de como os primeiros brotos verdes aparecem.
-
Aceleração do crescimento de lâmpadas. Após realizar tais manipulações, as cabeças da cebola crescem lisas e uniformes, sem deformações e outros defeitos.
-
Circuncisão da cultura tem um efeito positivo na vida de prateleira das cebolas.
Ao cortar o conjunto, você pode remover espécimes ruins e estragados com vestígios de podridão. Isso é extremamente importante, especialmente quando ocorrem infecções bacterianas.
O procedimento é realizado imediatamente antes do plantio da cultura. Se apenas a cauda for aparada, isso pode ser feito com antecedência.
Como cortar corretamente?
Existem várias maneiras de realizar o procedimento:
-
Se os bulbos forem pequenos, uma incisão é feita até os ombros. Esse método é o mais usado, pois é o mais simples.
-
Para lâmpadas grandes, a parte superior é cortada em 1/3.
-
Você também pode dividir a cebola em 2 partes com uma faca afiada. Mas, segundo os jardineiros, esse método é ineficaz, pois leva à diminuição da produção.
A poda pode variar de acordo com os objetivos de plantio.
Se a cultura for plantada em uma pena, você precisará cortar a cabeça em 1/3. Neste caso, escolha um conjunto maior que possa fornecer a quantidade máxima de vegetação. Ao podar as verduras, elas sairão rapidamente, sem pontas irregulares.
Ao plantar uma cultura em um nabo, apenas as pontas são cortadas em 0,5 cm. O material é selecionado em tamanhos pequenos e médios.
Caso seja necessária uma cebola, e não uma pena, o material é inspecionado, sendo selecionados bulbos médios e pequenos. Depois disso, a cauda é cortada sem afetar a cabeça. Cortando na altura dos ombros, você pode danificar a muda, enquanto os rudimentos das penas serão danificados, sem os quais uma cultura de alta qualidade não crescerá. A seguir, a cultura é desinfetada, endurecida e mantida em meio nutriente.
As variedades de inverno são preparadas para o plantio de uma maneira diferente. Para isso, o material é rejeitado e classificado por tamanho. O sevok de inverno é plantado um pouco mais denso do que as variedades de primavera.Ao mesmo tempo, nem as raízes nem as pontas são cortadas. Também não é necessário absorver a cultura e aquecê-la.
A maioria dos especialistas em sua área aconselha, após realizar as manipulações, que o material de plantio seja mergulhado em água por 20-24 horas e, em seguida, plante-o no solo.
Ao mergulhar em água, é aconselhável adicionar um dos componentes na forma:
-
bicarbonato de sódio;
-
sal;
-
amônia;
-
solução de permanganato de potássio;
-
sulfato de cobre;
-
alcatrão de bétula.
E também uma boa opção seria usar estimulantes de crescimento prontos que podem ser adquiridos na loja.
Antes de plantar, verifique se o solo está bem aquecido e qual é a umidade. É desejável que a distância entre as linhas seja de cerca de 25 cm, e entre os orifícios - até 10 cm. As lâmpadas são baixadas na profundidade por 2-3 cm.
Para os iniciantes, é melhor aparar o material de plantio sob a orientação de uma pessoa mais experiente no assunto, caso contrário existe a possibilidade de machucar o pescoço. Removê-lo levará a uma diminuição acentuada no crescimento. Nesse caso, ocorre dano à primeira pena, ela começa a crescer de forma irregular, o que leva ao apodrecimento.
É melhor podar com uma tesoura de poda ou usar uma faca afiada para isso. É aconselhável realizar manipulações dois dias antes do plantio no solo.
De acordo com a maioria dos jardineiros, embeber e podar os bulbos no futuro leva a uma vida útil mais longa do vegetal, um aumento na manutenção da qualidade.
Tendo cortado os topos, o material de plantio é colocado por um dia ao lado de uma bateria quente. Depois disso, a imersão em fertilizante é realizada por 10-12 horas. Imediatamente antes do plantio, os bulbos são imersos em uma solução de permanganato de potássio por 10-15 minutos e depois lavados com água.
Aquecer as lâmpadas em temperaturas de até 40 graus ajuda a despertar as cabeças adormecidas, reduz a probabilidade de aparecimento de flechas e oídio no futuro.
Pós-processamento
Posteriormente, o canteiro requer cuidados integrais, que consistem em afrouxar regularmente o solo, remover o mato e regar. Deve-se lembrar que 30-40 dias antes da colheita, não se deve fazer a próxima rega, caso contrário, a umidade excessiva pode prejudicar o amadurecimento dos bulbos, provocando seu crescimento.
Plantar alho ou cenoura próximo a uma cama também aumentará o rendimento da colheita. A presença dessas plantas afugentará as moscas da cebola dos espaços verdes. Mas em áreas onde o alho ou a cenoura costumavam crescer, não se devem plantar cebolas, caso contrário, a colheita aqui será ruim e as plantas vão doer. Se não houver outro lugar, você pode aplicar fertilizantes minerais fazendo isso antes do plantio.
É aconselhável plantar cebolas em áreas onde antes cresciam tomates e verduras, bem como ervilhas e abóbora.
Para esta cultura, são mais adequadas áreas de jardim, que serão limpas de neve cedo, locais iluminados e bem ventilados.
Para toda a temporada, você precisa alimentar as cebolas 2 ou 3 vezes.
-
Pela primeira vez, a alimentação é realizada com um fraco crescimento das folhas. Para fazer isso, use um verbasco, espalhando um copo dele em um balde de água. Ao regar, consomem até 3 litros de solução por 1 sq. metro.
-
Após 14-16 dias, uma segunda alimentação é realizada. Para fazer isso, dilua 2 colheres de sopa em um balde de água. colheres de nitroammophoska.
-
A última alimentação é realizada durante um período em que o tamanho dos bulbos se assemelhe a uma noz. Eles são alimentados com uma solução de 2 colheres de sopa. colheres de sopa de superfosfato diluído em um balde de água.
Como esta cultura é suscetível ao míldio, é necessário realizar tratamentos para doenças fúngicas. Isso é feito durante o período em que a pena cresce 15 cm, usando preparações de cobre para isso. Além disso, bons resultados são obtidos tratando os leitos com cinzas, pó de tabaco e makhorka.
O comentário foi enviado com sucesso.