A cebola e o alho podem ser plantados lado a lado e como fazê-lo?

Contente
  1. Compatibilidade cultural
  2. Tecnologia de pouso
  3. Dicas de cuidados

Ao plantar qualquer safra em seu site, é importante levar em consideração as regras de rotação de safra. Se as plantas plantadas na vizinhança se darem bem, isso terá um efeito positivo na frutificação. No artigo, vamos considerar se é possível plantar cebola e alho lado a lado e como fazê-lo.

Compatibilidade cultural

Ambas as culturas pertencem à mesma família. Portanto, não é recomendável plantá-los na mesma área. Se o jardim onde o alho e a cebola são cultivados for grande o suficiente, é melhor colocar essas plantas longe umas das outras. Em uma pequena área, eles podem crescer juntos. Essa vizinhança não prejudicará as cebolas ou os alhos.

Essas plantas prosperam em solos leves. Eles reagem mal ao excesso e à falta de umidade. No primeiro caso, as plantas começam a doer, no segundo, ressecam e frutificam muito mal. Não é recomendável plantar cebola e alho em solo ácido. Isso leva à infecção de plantas com míldio. Para evitar isso, o solo é desoxidado antes do plantio com cinza de madeira ou cal.

Cebola e alho também gostam de lugares bem iluminados. Se as plantas recebem luz solar suficiente, elas se desenvolvem muito bem. Mas você não deve esperar o aparecimento de frutas grandes no local. Normalmente, as plantas são cultivadas nessas condições para ter sempre ervas frescas à mão. Com os devidos cuidados, pode ser cortado dos arbustos várias vezes por estação.

Tecnologia de pouso

Para que as plantas cresçam rapidamente e se desenvolvam bem, elas precisam ser plantadas obedecendo a certas regras.

  1. Escolhendo um lugar. Em primeiro lugar, é importante escolher um local onde essas plantações irão crescer. As cebolas são plantadas melhor onde pepinos, repolho ou rabanetes costumavam crescer. É melhor plantar alho depois da batata ou da beterraba. O solo no qual os canteiros serão colocados deve ser fértil e não muito mole. Caso contrário, o alho ficará muito profundo no subsolo. Isso afetará negativamente a condição da colheita.

  2. Preparação do site. Para desinfetar os canteiros, o solo é tratado com uma solução de sulfato de cobre ou permanganato de potássio antes do plantio das plantas. A alimentação correta das camas também desempenha um papel importante. Para isso, geralmente são usados ​​fertilizantes de potássio e fósforo. Mas a matéria orgânica fresca não é recomendada para ser introduzida no solo. Assim, uma pessoa só vai prejudicar as plantas.

  3. Seleção de material de plantio de qualidade. Ao plantar cebola e alho no mesmo jardim, é importante que essas plantas sejam fortes o suficiente. Para fazer isso, escolha sementes saudáveis ​​que estejam livres de mofo ou apodrecimento.

  4. A escolha dos restantes vizinhos. Morangos podem ser plantados na mesma cama com cebola e alho. Os tomates e várias saladas vão crescer bem nas proximidades. Mas as leguminosas não devem ser plantadas na área com amarílis. Isso levará a uma queda na produção e à infecção do local por várias doenças. Muitos jardineiros plantam flores como ásteres, gladíolos ou rosas nas bordas dos canteiros. Esta vizinhança tem um grande efeito no estado das plantas. Eles se protegem contra pragas e várias infecções. Você pode plantar flores não apenas na borda com a crista, mas também entre arbustos individuais.

  5. Desinfecção de material de plantio. Para evitar a maioria das doenças, o alho e a cebola devem ser bem secos antes do plantio e, em seguida, colocados em uma solução leve de permanganato de potássio por 2-3 horas. Em vez disso, eles podem ser tratados com uma solução leve de sulfato de cobre.Uma pequena quantidade de cinza de madeira pode ser adicionada às ranhuras antes de plantar as plantas.

Vale a pena usar cinzas limpas obtidas após a queima de resíduos vegetais. Este produto ajudará na desinfecção da área, além de proteger as plantas de pragas.

Você precisa plantar cebolas ao lado do alho da maneira certa. Normalmente as linhas se alternam. A distância entre eles deve ser de pelo menos 20 centímetros. Isso é para garantir que algumas plantas não sombreiem outras. Cebola e alho também podem ser escalonados. Este esquema de plantio é popular entre muitos jardineiros.

Você precisa plantar vegetais em uma profundidade rasa. Se você colocá-los muito fundo, terá que esperar muito tempo para que os primeiros brotos apareçam. Ao plantar, o cravo não deve ser pressionado muito no solo. Isso pode danificar as raízes.

Se a cebola e o alho forem plantados antes do inverno, os canteiros devem ser colocados em uma colina. Nesse caso, na primavera, durante o derretimento da neve, as raízes não serão inundadas. Alguns dias antes do início da geada, o local precisa ser coberto com palha. Para proteção das plantas, geralmente são usados ​​folhagens, húmus ou galhos limpos e secos. Quando a neve cai no local, você não deve removê-la do local. Servirá como uma espécie de “manto” que protege as plantas da geada.

Dicas de cuidados

Tanto o alho quanto a cebola são considerados plantas despretensiosas. Portanto, leva pouco tempo para cuidar deles. Para melhorar o estado das plantas, é necessário realizar regularmente as seguintes medidas agrotécnicas.

  1. Afrouxamento. Cebola e alho adoram solo solto. Portanto, é recomendável afrouxá-lo constantemente. Caso contrário, será muito denso. O afrouxamento também ajuda a proteger as plantas contra ervas daninhas. Isso só é bom para eles, porque se o alho crescer ao lado da cebola, ele já terá falta de nutrientes.

  2. Rega. Essas plantas não gostam de solo altamente úmido. Nessas condições, muitas vezes adoecem e crescem muito lentamente. Portanto, vale a pena regar cebola e alho apenas se o solo no local estiver muito seco. Isso geralmente acontece em verões quentes. Para isso, utiliza-se água morna e bem sedimentada. Se os vegetais foram plantados antes do inverno, eles definitivamente não precisarão de rega. Na primavera, a neve derretida fornecerá às plantas a umidade necessária.

  3. Proteção contra doenças. Para o alho e a cebola, as mesmas doenças são perigosas. Portanto, ao plantar essas plantas nas proximidades, é preciso ter uma atenção especial aos cuidados com o local. Na maioria das vezes, sofrem de doenças como podridão-branca ou negra, além de peronosporose. Para proteger o local dessas doenças, o material de plantio é sempre desinfetado. Mas se o local ainda estivesse infectado com uma dessas doenças, os canteiros deveriam ser tratados com fungicidas de alta qualidade. Recomenda-se que os arbustos muito afetados sejam removidos do local.

  4. Controle de pragas. Para proteger os canteiros das pragas mais comuns, os jardineiros plantam calêndulas e várias ervas entre as fileiras de cebolas e alho. Isso ajuda a repelir insetos. No outono, os caules dessas plantas ficam embutidos no solo. Este procedimento tem um bom efeito na condição do solo. Além disso, cavar permite que você se livre de ovos e larvas de insetos.

Se a cebola voar, gorgulhos ou outras pragas perigosas aparecerem no local, ele é tratado com uma solução preparada à base de sabão em pó. Um grande número de insetos precisa ser tratado com inseticidas.

Uma vez a cada 2-3 anos, a localização dessas plantas deve ser alterada. Depois da cebola e do alho, o melhor é semear adubos verdes na região. Esta é a maneira mais rápida de restaurar o solo e torná-lo mais nutritivo. É possível plantar cebolas e alho no local de cultivo anterior, não antes de 5 anos após a colheita. Só neste caso darão bons frutos.

Para resumir, cebola e alho são bastante compatíveis.Mas para obter uma boa colheita e evitar a morte das plantas, ainda é recomendável plantá-las em áreas diferentes, ou pelo menos deixar uma grande distância entre as linhas individuais. Se você seguir esta regra e cuidar bem dos arbustos, não haverá problemas com o cultivo de amarílis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário