De que tipo de solo as cebolas gostam?

Contente
  1. Escolhendo o tipo de solo
  2. Que acidez é necessária e como alcalinizar a terra?
  3. Preparação antes do pouso

Cultivar cebolas não é tão fácil quanto pode parecer à primeira vista. Um jardineiro inexperiente pode nem mesmo saber sobre os princípios da rotação de culturas, sobre quais vizinhos, solo e outras técnicas agronômicas preferem cebolas.

Escolhendo o tipo de solo

Para que a cultura da cebola agrade com qualidade e quantidade, é preciso lembrar os requisitos da tecnologia agrícola, a composição do solo, o nível de iluminação da área de plantio, sua acidez e umidade ideal. Cebola define amor argila e arenito, mas reage de forma diferente à primeira e segunda opções:

  • na marga, o sabor da cebola, seu aroma e gosto residual se manifestam plenamente;
  • pedras arenosas garantem rápido crescimento e formação de bulbos;
  • solos argilosos densos e pesados ​​impedem o desenvolvimento da cabeça da cebola devido à densa crosta ao redor do rizoma, sendo necessário afrouxamento regular.

Para os cumes, deve-se escolher áreas com boa ventilação e iluminação - para que na primavera fiquem livres da neve o mais rápido possível.

Deve ser lembrado que você não pode plantar em locais onde o lençol freático está muito próximo à superfície.

  • Para alho-poró e nabo, é necessário garantir uma boa fertilidade do solo, portanto, eles não economizam na introdução de matéria orgânica e fertilizantes químicos. É especialmente bom se a fertilização intensiva do solo ocorreu no ano anterior.
  • Necessidade de cebolas em solo com boa saturação orgânica.
  • Rega regular realizadas no início da estação de crescimento, e interrompê-los na fase de crescimento do bulbo.
  • No início da estação de crescimento, as safras são fertilizadas substâncias de nitrogênio e potássio.

Bons predecessores são abobrinha e pepino, repolho, quaisquer saladas, safras de beladona e leguminosas, bem como siderados e grãos. Mas depois de alho, morango, especiarias, o plantio de cebolas não é recomendado. Cenoura, beterraba, espinafre, repolho, salgados são considerados bons vizinhos, embora devam estar localizados mais longe do bastão. Freqüentemente, os canteiros de cebola são executados de forma combinada. Cebola e cenoura são plantadas em uma área, e rabanetes são plantados nos corredores.

Os rabanetes são removidos primeiro, depois as cebolas amadurecem e, após a colheita, as cenouras continuam a se desenvolver ao ar livre.

Que acidez é necessária e como alcalinizar a terra?

A determinação da aptidão do terreno para o cultivo de nabo pode ser feita de forma simples e inequívoca. A terra umedecida é comprimida em uma massa, se depois disso a massa não se desintegrar, a composição requer a adição de areia de rio. O solo solto está pronto para o plantio. As cebolas crescem mal em solos ácidos, seu desenvolvimento requer um nível de pH neutro ou ligeiramente alcalino de 6,4 a 7,9 unidades. O solo azedo precisa de alcalinização. Isso é feito com farinha de dolomita, cal, gesso. A adição de turfa pode aumentar a acidez, por isso é melhor não usá-la.

A farinha de dolomita não pode ser aplicada junto com fertilizantes minerais, portanto, o solo é desoxidado primeiro e, em seguida, são adicionadas composições de nitrogênio e potássio-fósforo. Deve-se ter em mente que a própria "dolomita" pode servir como fertilizante, pois contém cálcio e magnésio, o que tem um efeito positivo no desenvolvimento do bulbo. A farinha pode ser aplicada em toda a temporada e até mesmo o ano.

Se a desoxidação ocorre com o auxílio de cal, eles fazem no outono, para não interferir na absorção do fósforo. A cinza de madeira também reduz a acidez, mas seu efeito é mais fraco, então você precisa de 4 copos de cinza por 1 metro quadrado... Essas são todas as recomendações para a desoxidação do solo. Siderados, por exemplo, phacelia, mostarda branca, funcionam bem nessa direção, mas não imediatamente. Levará tempo para ver resultados suficientes, embora a estrutura do solo tenha melhorado significativamente. A farinha de dolomita é a opção ideal em termos de eficiência e valor nutricional.

Preparação antes do pouso

As cebolas são semeadas com sementes ou plantadas em pequenos conjuntos de cebola. Tudo depende da variedade, objetivos, propósito. A forma mais popular de obter cebolas em uma cabeça para alimentação é plantando com conjuntos, embora existam variedades de cebolas quando grandes bulbos recordes são cultivados a partir de sementes em campo aberto em uma temporada:

  • "Lyubchik";
  • "Veselka";
  • "Candy" F1;
  • Copra F1;
  • Daytona F1;
  • Sterling F1;
  • "Exibição".

O plantio é realizado na primavera e no outono, mas primeiro é necessário preparar bem o canteiro.

Na primavera

O trabalho da primavera na preparação de canteiros para as cebolas começa com a gradagem da terra, o que permite manter a umidade o maior tempo possível. A terra é desenterrada antes do plantio com a introdução simultânea de fertilizantes minerais - 20 g / m2 de nitrato de amônio, um terço do pacote de superfosfato e cloreto de potássio, 60 g de nitrophoska. Depois disso, os sulcos são feitos diretamente. O crescimento da cebola pode ser estimulado artificialmente ou limitado pela aplicação ou redução da fertilização.

Para obter verduras, é introduzida uma dose de choque de nitrogênio, que reduz o crescimento do bulbo, que passa a dar toda sua força à formação de uma massa vegetativa. As cebolas são geralmente cultivadas em cumes elevados que ficam de 15 a 20 centímetros acima do nível do solo. Esta técnica proporciona melhor aquecimento e arejamento, elimina o excesso de umidade nas terras baixas e favorece o desenvolvimento de plantas em solos pesados.

Em solos claros e respiráveis, não é necessário elevar as camas.

No outono

O outono é a melhor época para preparar os cumes da cebola. É hora de restaurar a estrutura do solo e o equilíbrio químico e ácido. Após a colheita, é realizado o descasque, ou seja, aração rasa (10 cm) ou escavação manual. Mais perto do início do frio, em outubro, são realizadas escavações profundas com introdução simultânea de nutrientes: matéria orgânica, superfosfato duplo, cinza de madeira, cloreto de potássio. Se for observada alta acidez, adiciona-se farinha de dolomita, cal ou giz.

No final do outono, é feita a última escavação e o terreno é deixado desta forma, garantindo que o terreno se mantenha limpo, sem mato. Costuma-se cultivar cebolas para obter sementes, cabeças, penas. Todo o ciclo - da semente à cabeça - leva um intervalo de três anos. Primeiro, as sementes são semeadas e o sevok é obtido. No ano seguinte, o sevok é plantado para obter um nabo. E já no terceiro ano, o nabo é plantado para obtenção de sementes (nigela). Então o ciclo começa novamente.

Graças ao desenvolvimento das empresas de cultivo de sementes, a necessidade de cultivo de cebolas para nigella e sevka desapareceu. A possibilidade de comprar qualquer material de plantio em lojas especializadas reduziu o ciclo para uma estação. No entanto, verdadeiros conhecedores de jardins ainda cultivam suas próprias sementes e conjuntos, acreditando que seu material de plantio não pode ser comparado em qualidade, germinação e confiabilidade com um produto produzido em massa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário