Como cultivar cebolas a partir de sementes?
Cultivar cebolas a partir de sementes em sua parcela economiza dinheiro e obtém uma colheita de alta qualidade. Para obter um bom resultado, você precisa saber com antecedência todas as informações necessárias sobre este processo.
Prós e contras de crescer
Este método de cultivo de cebolas tem várias vantagens principais.
- Lucratividade. Comprando material de plantio, você economiza um pouco, pois é mais acessível.
- Resistência de sementes a doenças. O material da semente devidamente preparado é resistente a várias doenças. Portanto, é muito mais fácil cuidar dele.
- Alta qualidade da colheita. As cebolas cultivadas desta forma recebem uma quantidade suficiente de nutrientes e umidade. Portanto, os bulbos ficam grandes e saborosos.
Mas esse método tem suas desvantagens. Portanto, se as sementes forem plantadas na primavera, pode não haver tempo de amadurecer totalmente até o outono. Devido a isso, as lâmpadas não serão armazenadas por muito tempo. Além disso, na primeira vez após o plantio, as plantas deverão ser cuidadas com especial cuidado.
Seleção de variedade
Para o cultivo desta forma, você pode usar diferentes variedades de cebolas.
Maduro precoce
As variedades de maturação precoce existentes crescem muito rapidamente. Geralmente, leva de 2 a 3 meses desde o momento de semear as sementes no solo até o processo de coleta de bulbos crescidos. Ao mesmo tempo, o material coletado é caracterizado pela boa qualidade de conservação. As lâmpadas podem ser armazenadas em condições adequadas até a próxima primavera.
As cebolas de amadurecimento precoce populares são consideradas Carmen vermelha, Candy branca ou Centurion.
Meia temporada
Essas variedades levam cerca de dois meses a mais para amadurecer. Essas variedades de cebolas geralmente são cultivadas nas regiões do sul do país. As variedades de meia estação adaptam-se perfeitamente ao tempo seco. Portanto, os jardineiros podem não ter medo de que o material de plantio morra. Variedades populares de meia temporada são Shakespeare e Globus.
Maturação tardia
Leva muito mais tempo para crescer essas cebolas. No primeiro ano, os jardineiros semeiam e cultivam mudas. No ano seguinte, as plantas são cultivadas.
Variedades populares de maturação tardia incluem Globo e Stardust.
Seleção e preparação de material
Escolha sementes saudáveis e fortes para o plantio. A cebola retém excelente germinação por 2-3 anos. Plantar material que está mais deitado não vale mais a pena plantar no solo. Antes do plantio, as sementes devem ser devidamente preparadas. Este processo consiste em várias etapas principais.
- Seleção do material de plantio. O primeiro passo é selecionar sementes saudáveis. Eles devem estar livres de manchas escuras ou mofo. Vale a pena escolher sementes grandes do mesmo tamanho para o plantio. Em seguida, eles precisam ser colocados em um recipiente com água e deixados lá por uma hora. As sementes adequadas para o plantio irão para o fundo. Mas cópias de baixa qualidade aparecerão rapidamente. Você precisa se livrar deles imediatamente, porque eles ainda não podem germinar. As sementes restantes devem ser bem secas.
- Desinfecção. A desinfecção pré-plantio de sementes ajudará a proteger o material de plantio de doenças fúngicas comuns. Para o processamento, geralmente é usada uma solução de permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio. Em um recipiente com esse líquido, a semente deve ser embebida por meia hora. Em seguida, as sementes são bem lavadas e, em seguida, secas espalhando-as sobre o papel.Este procedimento ajuda a acelerar significativamente o processo de germinação das sementes.
- Estratificação. As sementes processadas precisam ser aquecidas. Eles geralmente estão localizados próximos a dispositivos de aquecimento. Eles são deixados lá por 4-6 dias. Se você preparar as sementes desta forma, a planta, após o plantio, vai dedicar toda a sua força ao crescimento do bulbo, e não à floração.
- Endurecimento. Este procedimento ajudará as plantas a se adaptarem mais rapidamente após o plantio em um novo local. Existem duas maneiras principais de endurecer sementes. Normalmente, o material de plantio é simplesmente colocado no compartimento inferior da geladeira. Lá ele é deixado por 1-2 horas. Existe outra maneira de endurecer as sementes. Para começar, eles são colocados em um saco e mergulhados em água quente por 40 minutos. Em seguida, é colocado em um recipiente com água fria para o mesmo tempo. Um procedimento semelhante é realizado no dia do plantio da cebola no solo.
Se as sementes forem preparadas dessa forma, as mudas ficarão muito boas. Além disso, eles aparecerão no lote ao mesmo tempo.
Datas de desembarque
Ao planejar o plantio de sementes de cebola, vale a pena considerar o momento de seu desenvolvimento. Geralmente, leva cerca de dois meses desde o momento do plantio no solo até que uma muda madura apareça. Portanto, a semeadura de cebolas geralmente é feita na primavera. Na maioria das regiões do país, isso é feito na segunda quinzena de março ou no início de abril.
Ao escolher a época ideal para o plantio de plantas, muitos jardineiros são guiados pelo calendário lunar. Acredita-se que plantar as sementes nos dias certos permite fazer a colheita muito mais cedo.
Como cultivar mudas?
Para o plantio de mudas, vale a pena preparar recipientes de tamanho adequado. As cebolas podem ser semeadas em caixas baixas de sementes ou cassetes. Você não terá que fazer uma seleção em caixas separadas no futuro.
Antes de plantar cebolas para as mudas, você precisa preparar um solo nutritivo. É feito de húmus, solo fértil e turfa. Para desinfetar o solo, despeja-se abundantemente com água fervente.
Depois de preparar o solo desta forma, pode começar a semear. Para isso, são feitas pequenas ranhuras em cada recipiente. A profundidade de cada um deles não deve ser superior a 1 centímetro. As sementes são colocadas nessas ranhuras, borrifando-as no topo com uma pequena quantidade de terra seca.
Em seguida, a cebola é borrifada suavemente com água morna. Em seguida, os recipientes são cobertos com um filme transparente. Pequenos orifícios são feitos nele. Dessa forma, as mudas são enviadas para um local quente e escuro. Você pode armazenar recipientes com mudas em uma parte escura da casa, estufa ou qualquer outra estrutura. A temperatura deve estar na faixa de 20-25 graus.
Percebendo que a proa está subindo, o abrigo deve ser removido. Recipientes com plantas devem ser retirados para a luz. Depois de alguns dias, as mudas jovens precisam ser alimentadas. Para isso, vale a pena usar um fertilizante contendo nitrogênio de alta qualidade. Graças a esta alimentação, os verdes crescerão rapidamente.
Quando as mudas crescerem um pouco, elas precisarão ser desbastadas. A distância entre os tiros individuais deve ser de pelo menos três centímetros. No futuro, as mudas verdes são constantemente regadas. Para fazer isso, use água morna decantada. Para evitar que as mudas se estiquem e se tornem muito claras, elas devem ser mantidas constantemente na luz. Normalmente, os recipientes com mudas para isso são exibidos no parapeito da janela ou na varanda.
De 10 a 15 dias antes do plantio, vale a pena começar a endurecer as mudas. Para fazer isso, ela é levada para o ar livre. Se isso não for possível, a sala é simplesmente ventilada.
Pouso em terreno aberto
Dois meses após a semeadura, as mudas estarão fortes o suficiente. Nesta fase, pode ser transplantado para um terreno aberto. Você não deve fazer isso antes, caso contrário, as plantas não criarão raízes bem na nova área. A tecnologia de plantio para mudas jovens é a seguinte.
- Escolhendo um local de pouso. Para que a cebola brote mais rápido, o local de plantio deve ser escolhido com especial atenção. Não pode ser plantado onde anteriormente as leguminosas eram cultivadas. Solanaceae, repolho ou adubo verde podem ser excelentes precursores para cebolas jovens.A vizinhança também desempenha um papel importante. As cebolas novas são melhor colocadas ao lado de cenouras ou flores diversas. Isso terá um efeito positivo na condição de todas as plantas. A área selecionada também deve ser bem ventilada e bem iluminada. Neste caso, as mudas jovens se desenvolverão corretamente.
- Preparação do solo. Primeiro, você precisa desenterrar as camas. Húmus ou fertilizantes complexos são aplicados ao solo. Além disso, a superfície das camas deve ser nivelada. Pequenos sulcos são feitos ali. A profundidade de plantio deve ser de até três centímetros. A distância ideal entre as linhas é de 10-30 centímetros.
- Seleção de mudas fortes. Primeiro você precisa escolher plantas saudáveis e fortes que possam se adaptar rapidamente às novas condições. Eles devem ter aproximadamente o mesmo tamanho.
- Processamento de mudas. As mudas cultivadas em casa são retiradas dos recipientes. As raízes são removidas da terra e cuidadosamente encurtadas. As folhas também são aparadas a um terço de seu comprimento.
- Plantio de mudas. Depois de regar os sulcos preparados, as mudas são plantadas neles. A distância entre os tiros deve ser de 5 centímetros. Após o plantio de mudas verdes no solo, elas são cuidadosamente cobertas com terra. Em seguida, o solo é compactado. O plantio de cebolas é recomendado à noite ou de manhã. É importante que o tempo nesta hora seja seco e calmo.
As mudas plantadas dessa forma são imediatamente cobertas com cobertura morta. Recomenda-se o uso de composto fino para isso. Depois de alguns dias, as mudas precisarão ser regadas. V
A ode deve ser derramada pela raiz, tentando não tocar na folhagem.
As nuances do cuidado
No futuro, as plantas jovens precisam de cuidados adequados. Amostras fracas deverão ser removidas regularmente do local. Não há necessidade de jogá-los fora. Verduras podem ser comidas.
Além do desbaste, outras medidas agronômicas também desempenham um papel importante.
Afrouxando e removendo ervas daninhas
Para manter o solo suficientemente solto, os canteiros devem ser removidos regularmente. Também vale a pena remover todas as ervas daninhas no processo. Para evitar danificar as raízes, não afrouxe o solo muito profundamente. Todas as ervas daninhas removidas devem ser enviadas para a fossa de compostagem.
Rega
Para que o solo no local não seque, é necessário regá-lo conforme necessário. Normalmente, o local é irrigado uma vez por semana. Se o verão for quente, a frequência de rega é aumentada em até três vezes. Cerca de um mês antes de colher a cebola cultivada per capita, a rega é interrompida. Isso deve ser feito gradualmente.
Top curativo
As cebolas são geralmente fertilizadas várias vezes por temporada. O esquema de alimentação é bastante simples.
- Poucos dias após o plantio de mudas jovens em campo aberto, os canteiros precisam ser fertilizados com uréia ou fertilizantes orgânicos. Para tal, é adequado estrume de vaca ou estrume de galinha diluído em água quente. É importante usar alimentos estragados. Caso contrário, existe o risco de contaminação do local por ervas daninhas.
- Para um crescimento mais rápido no meio do verão, as plantas podem ser alimentadas adicionalmente com fertilizantes minerais complexos. Você pode encontrar facilmente um produto adequado na maioria das lojas de jardinagem modernas.
- Para aumentar a qualidade de conservação dos bulbos, além de torná-los maiores, no final do verão as plantas são regadas com fertilizantes que contêm potássio e fósforo.
É importante lembrar que a fertilização com nitrogênio não pode ser usada na segunda metade do verão. Isso pode levar ao crescimento da massa verde e à diminuição do tamanho do bulbo.
Doenças e pragas
Como qualquer outra planta do jardim e da horta, as cebolas estão frequentemente sujeitas a várias doenças. Eles se desenvolvem mais ativamente em condições de alta umidade. Os perigos para as cebolas cultivadas em casa são doenças como fusarium, oídio ou podridão do pescoço. Todas essas doenças podem retardar o crescimento das cebolas ou até mesmo levar à morte de plantas verdes.
Você pode prevenir a infecção do local monitorando cuidadosamente sua condição. O solo não deve ser alagado. As plantações também devem ser desbastadas regularmente para não ficarem muito espessas.
Para fins preventivos, as camas podem ser tratadas com líquido bordalês.
As pragas comuns também são perigosas para as plantas jovens.
- Centopéia prejudicial. Essas pragas atacam o local na primavera. Na maioria das vezes, eles começam nas camas, no caso de haver muitas ervas daninhas. Para evitar a contaminação do local, deve-se limpá-los regularmente. No outono, o solo deve ser desenterrado. Se as centopéias ainda estiverem no local, pode ser tratado com pó de mostarda. Para combater um grande número de pragas, o local é pulverizado com cianeto de cálcio.
- Traça da cebola. Vale a pena temer os ataques dessas pragas no verão. Eles danificam as verduras, prejudicando as plantações. Para evitar que a traça da cebola comece no local, os jardineiros precisam observar a rotação das culturas. Plantar flores com um aroma rico entre as fileiras de flores também tem um efeito positivo no estado do local. Seu cheiro repele essas pragas.
- Colher de repolho. Essa praga também come penas de cebola. Para combater a colher, a infusão de pó de mostarda é mais frequentemente usada: 10 gramas de produto seco são diluídos em um litro de água. O produto resultante é infundido durante a noite e, em seguida, diluído em uma proporção de 1 para 1. As plantas são pulverizadas com ele no final da tarde.
- Mosca da cebola. Como resultado da atividade dessas pragas, as pontas das penas verdes secam e os bulbos apodrecem. Para proteger as plantas desses insetos, o solo é regularmente desenterrado. Percebendo essas pragas em seu site, você precisa borrifá-lo com uma solução de amônia.
- Nematóide. Se houver nematóides no local, a folhagem da cebola começa a brilhar e se enrolar. Os rebentos infectados com pragas devem ser removidos do local e queimados. Se isso não for feito, o nematóide pode infectar outras plantas no jardim.
Para evitar o aparecimento de pragas no local, as cebolas também podem ser pulverizadas com decocções de copas de tomate ou batata, bem como de malmequeres. É melhor realizar esses procedimentos à noite.
Colheita e armazenamento
As cebolas com sementes são geralmente colhidas na primeira quinzena de agosto. Você pode entender que é hora de começar a colheita observando que as penas da cebola ficam amarelas e afundam no chão. Desenterre cebolas em um dia seco e quente. Você pode tirá-lo do solo com um forcado. Alguns jardineiros preferem simplesmente puxá-lo com a mão. Se o solo não estiver muito seco, será muito fácil fazer isso.
Recomenda-se pré-secar os bulbos coletados diretamente no canteiro. Além disso, é importante limpá-los bem da sujeira. Depois de algumas horas, as cebolas são retiradas para um local quente e seco. Lá, ele é mantido por vários dias seguidos. Durante esse tempo, os topos terão tempo de secar.
Graças a isso, a cebola vai ficar muito mais tempo em casa.
As condições de armazenamento dos frutos dependem das características da variedade. Normalmente as cebolas são colocadas em sacos de lona grossos ou caixas de madeira. É melhor armazená-los em uma adega ou em qualquer outro lugar fresco e seco. Antes do assentamento, os bulbos coletados devem ser cuidadosamente separados, deixando apenas espécimes inteiros e saudáveis, sem manchas e vestígios de danos.
Até mesmo um jardineiro novato pode cultivar cebolas a partir de sementes. O principal é cuidar regularmente das mudas e das plantas cultivadas.
O comentário foi enviado com sucesso.