Cultivo de cebolas a partir de sementes em um ano por meio de mudas

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Datas de desembarque
  3. Seleção e preparação de material
  4. Semeando sementes
  5. Transplante de terreno aberto
  6. Cuidado
  7. Doenças e pragas

A capacidade de cultivar cebolas a partir de sementes é uma habilidade que será útil para qualquer jardineiro. Em geral, esse processo não é particularmente complicado.

Seleção de variedade

Nem toda variedade de cebola é adequada para cultivo a partir de sementes. Recomenda-se dar preferência às variedades de maturação precoce, cuja época de cultivo é de 90 a 100 dias. As características da variedade selecionada devem corresponder às características climáticas da região em que a cultura será cultivada. Se as cebolas forem armazenadas por um longo inverno, então é melhor escolher variedades com cabeças pesando mais de 400 gramas, bem como boa qualidade de conservação.

Apesar de as variedades multi-germe, cujos ninhos consistem em várias cabeças, permitirem uma colheita abundante, é preferível dar preferência às variedades de pequeno germe, lâmpadas que receberão a quantidade máxima de nutrientes.

  • Portanto, o holandês "Exibishen" é adequado para a reprodução de sementes. Apesar de a variedade ser de meia temporada, tem forte imunidade e agrada aos jardineiros com frutos grandes, que chegam a pesar 600 gramas, além disso, podem ser armazenados sem problemas por 3-4 meses.
  • Universal "Siberian one-year", cultivado para nabo e penas, é adequado para armazenamento mesmo em climas frios. As lâmpadas não disparadoras pesam cerca de 50 gramas.
  • No início do amadurecimento "Shaman" aparecem pequenos frutos, pesando de 50 a 90 gramas. Não têm medo da falta de rega e sentem-se bem mesmo em canteiros compactados.
  • "Fazendeiro" maduro cedo desenvolvido para a região Central. Essa variedade despretensiosa amadurece rapidamente cebolas picantes que pesam de 80 a 110 gramas, que são armazenadas até a primavera.
  • "Centauro" de tamanho pequeno amadurece perfeitamente no final da temporada. O peso das raízes com excelente qualidade de conservação pode variar de 150 a 300 gramas.
  • As variedades criadas pelos criadores apresentam-se com bastante sucesso. Por exemplo, Albion F1 permite obter frutas de sabor fraco, cujo peso varia de 70 a 100 gramas. Ele lida com sucesso com geadas e secas, e os bulbos colhidos são armazenados no inverno.
  • Tenho Copra F1, ideal para as regiões Central Negra e Extremo Oriente, as cebolas peninsulares com peso entre 30 e 40 gramas amadurecem.

A colheita é armazenada até a próxima safra.

Datas de desembarque

É possível plantar cebolas para mudas quase desde o início da primavera, e é costume enviar mudas para campo aberto assim que atingem a idade de 45-50 dias. No entanto, é claro que devemos nos guiar pelas características climáticas da região.

  • Na região Central, inclusive na região de Moscou, a semeadura é realizada no final de março. A temperatura em que a planta é plantada em campo aberto ocorre na segunda quinzena de maio.
  • Na Sibéria As cebolas são mais frequentemente cultivadas dentro de casa e, portanto, podem ser plantadas a qualquer momento.
  • Na região de Leningrado, onde o período de calor varia de 107 a 137 dias, o plantio das mudas é realizado no início do verão. Para cumprir o prazo, a semeadura deve ser acertada no início de abril.
  • Nos Urais, cujo clima não é estável, os trabalhos com material de plantio são realizados do final de março aos dez primeiros dias de abril.

Seleção e preparação de material

Para obter as sementes de cebola, é necessário cortar as pequenas "caixas" em que se formam, junto com uma flecha de 30 centímetros de comprimento.... O número de sementes pode variar em caixas diferentes, além disso, amadurecem de forma desigual, de cima para baixo. Assim que essas formações pretas aparecem, a semente pode ser colhida. Como as sementes são muito pequenas, devem ser removidas de maneira especial. As setas para a esquerda são amarradas em buquês e penduradas em um espaço escuro com boa ventilação.

O chão sob eles é coberto com jornais ou pano branco. Quando as sementes secam, elas cairão - isso será um sinal de que atingiram a maturidade. Além disso, eles precisarão ser avaliados enchendo-os com água salgada, deixando por 5 minutos e agitando. Aqueles que surgirem precisarão ser jogados fora. O material selecionado é lavado, seco, ventilado e disposto em envelopes de papel. Eles podem ser armazenados em local seco por 3 anos.

Imediatamente antes do plantio a “caixa” deverá ser desinfetada. Isso é feito de várias maneiras. No primeiro caso, as sementes são imersas em água aquecida a +70 graus por 3 minutos, e então são enviadas para um líquido frio por vários minutos. O segundo método envolve envolver o material em um pano e colocá-lo na água por um quarto de hora, aquecida a mais 45-50 graus. Após a conclusão, as “caixas” devem ficar em água fria por 1 minuto.

Para a desinfecção, as sementes podem ser endurecidas: coloque em um pires coberto com gaze e despeje água morna. Após 24 horas, a gaze é embebida em água fria e todo o sistema é retirado por alguns dias na geladeira.

Semeando sementes

Apesar de ser habitual cultivar mudas em casa, em alguns casos propõe-se semear imediatamente na estufa.

Em caixas

A maneira mais fácil é plantar o material em caixas, recipientes, potes ou cassetes - ou seja, recipientes típicos para recebimento de mudas... Recomenda-se manter as sementes preparadas por algumas horas em um estimulador de crescimento - em suco de aloe vera ou Epine, algumas gotas das quais são diluídas em 100 mililitros de água. As "caixas" lavadas e secas são semeadas de forma que fique cerca de 1 centímetro entre elas, e o espaçamento entre linhas chega a 4-6 centímetros. Um leito improvisado é borrifado com terra para que uma camada de cerca de 1-2 centímetros seja obtida. É comum usar 2-3 sementes para cada cassete e em recipientes maiores - cerca de 20 gramas por metro quadrado.

As plantações são apertadas com película aderente e transferidas para uma sala onde a temperatura é mantida de +24 a +25 graus. Neste estado, a cebola permanecerá até o surgimento dos brotos, quando então a tampa deverá ser removida, e a temperatura deverá ser baixada para mais 14 - 16 graus para evitar esticamento excessivo. As mudas precisarão ser alimentadas de vez em quando, por exemplo, com uma infusão de esterco de galinha diluído em água na proporção de 1: 10... Para o transplante em terreno aberto, é necessário aguardar o aparecimento de 3-4 folhas maduras, o que pode levar de 40 a 60 dias.

Para os "caracóis"

O cultivo de mudas de cebola em "caracóis" também parece interessante.... Esses designs requerem papel higiênico e uma fralda descartável cortada em tiras de 10 centímetros de largura. A base da fralda é coberta com papel, após o qual a superfície é umedecida com um estimulante ou suco de babosa. Na parte superior da tira, posicionada horizontalmente, as sementes são dispostas com um intervalo de 1 a 2 centímetros. Tudo é coberto com outra camada de papel higiênico, borrifado com um borrifador e coberto com uma fralda.

Toda a estrutura é enrolada e instalada verticalmente em um copo plástico. A água é derramada dentro de forma que uma camada de 1-1,5 centímetros é formada na parte inferior do vidro. De cima, tudo é esticado com película aderente, na qual já foram feitos vários orifícios.O "caracol" finalizado é deixado em uma sala escura até que os brotos apareçam.

By the way, em vez de papel higiênico, propõe-se o uso de solo comum.

Para a estufa

As cebolas estufadas requerem uma cama de vapor especial. Em primeiro lugar, o biocombustível é colocado no local escolhido, que depois é coberto com terra. É importante que a cebola não cresça na mistura de solo usada anteriormente e também que forme uma camada de 10 centímetros de espessura. No estágio seguinte, um solo de estufa é colocado no canteiro do jardim. Será possível obtê-lo com 4 partes de húmus de estufa, a mesma quantidade de grama, 1 parte de serragem podre e a mesma quantidade de lascas de turfa. Antes do uso, o solo precisará ser fertilizado: adicione 1 colher de chá de superfosfato a cada balde da mistura, a mesma quantidade de nitrato de amônio e sulfato de potássio, além de meio copo de cinza de madeira. Aliás, o canteiro de cebolas deve receber iluminação suficiente, por isso é melhor organizá-lo próximo às janelas.

Durante o plantio, as sementes devem ser colocadas com intervalo de 1 centímetro, e o espaçamento entre linhas deve ser mantido em 5 centímetros. Cada "caixa" deverá ser aprofundada em 1,5 centímetros. Após a conclusão, a superfície é coberta com húmus, borrifado com água morna de um borrifador e, após a compactação, é coberto com qualquer material adequado. Idealmente, a camada de cobertura morta deve ser de 1 centímetro.

Transplante de terreno aberto

É necessário plantar mudas em terreno aberto quando parece forte o suficiente... As mudas devem ser inspecionadas quanto a danos e limpas de espécimes doentes ou enfraquecidos. As raízes e a massa verde são aparadas em um terço, após o que o sistema radicular é mergulhado em uma mistura de argila e verbasco. Se a cultura foi cultivada em casa de vegetação, isso não é necessário, pois a muda é transportada junto com o torrão de terra.

Nas primeiras semanas na estufa, será necessário manter a temperatura de +18 a +20 graus. Nos próximos 4-5 dias, cai para mais 10-11 graus. Finalmente, durante o dia, você precisará manter o calor mais 15 - 16, e à noite - de +10 a +12 graus. No caso de ondas frias noturnas, é melhor proteger a cama com um material especial, por exemplo, fibra agrícola. Claro, não devemos esquecer a ventilação regular.

Deve-se mencionar que uma colheita pode ser necessária a qualquer momento antes do transplante das mudas para o campo aberto. Os patamares também precisarão ser reduzidos se o espaço livre entre eles for inferior a 1,5 - 2 centímetros.

O procedimento em si geralmente é realizado em um dia quente e ensolarado.

As plantas estão localizadas no jardim de modo que o espaçamento entre fileiras seja de 30 a 55 centímetros e o espaço entre os espécimes individuais permaneça igual a 7 a 10 centímetros. As mudas só terão que ser aprofundadas em 2 centímetros. Além disso, o canteiro é irrigado com uma quantidade de água tal que cada planta recebe cerca de um litro. A superfície é compactada e coberta com cobertura morta e, após 3 dias, é realizada a soltura.

Cuidado

Para cultivar cebolas com sucesso a partir de sementes em um ano por meio de mudas, atenção suficiente deverá ser dada aos cuidados com a safra. Portanto, é impossível cultivar um nabo em uma estação sem rega regular. Até que o sistema radicular das mudas fique mais forte, ele precisará estar em solo úmido o tempo todo. No entanto, assim que os frutos começam a se formar, a irrigação deve ser reduzida. Deste ponto em diante, a planta deve receber umidade somente quando necessário.

25 dias antes da colheita cessa totalmente a rega, para não prejudicar o sabor e manter a qualidade das cabeças. O cultivo de mudas também é acompanhado de alimentação regular. 10-15 dias após o plantio em campo aberto, a cultura deve ser fertilizada pela primeira vez. Para este efeito, é adequada uma combinação de superfosfato e estrume diluído ou "Humisol" suplementado com um complexo contendo fósforo.... No futuro, é recomendado alimentar as cebolas apenas com fertilizantes minerais, excluindo todas as preparações contendo nitrogênio a partir de julho.Aliás, alguns jardineiros preferem alimentar a cultura com amônia pela primeira vez, e depois fazer os tratamentos foliares.

Para cuidar de uma planta com sucesso, você precisa remover regularmente as ervas daninhas e soltar o solo. Boa

A solução também será aparar as penas - isso não apenas simplificará a manutenção, mas também estimulará o sistema radicular e formará um bulbo limpo.

Doenças e pragas

Se a cebola morrer porque seu fundo começa a apodrecer, a culpa é da podridão branca. Somente o uso de produtos químicos como "Hom" e "Ridomil" pode ajudar nisso, embora alguns jardineiros estejam tentando eliminar o problema espanando os bulbos com giz amassado.

Com o míldio, as penas ficam cobertas de manchas brancas e pretas e, devido à ferrugem, formam-se formações vermelhas e inchadas na folhagem. Em ambos os casos, você terá que usar os fundos comprados. Se a cultura simplesmente ficar com manchas amarelas, faz sentido borrifar as plantações com uma solução universal de 1 colher de chá de sulfato de cobre, uma colher de sopa de raspas de sabão e 10 litros de água. No entanto, esta ferramenta é proposta para ser usada apenas a partir do momento em que o comprimento da massa verde é de 15 centímetros.

Das pragas, as cebolas são mais frequentemente atacadas pela centopéia, mosca da cebola e mariposas, colheres de repolho e nematóides. O combate é feito com inseticidas potentes, embora se possa tentar borrifar as plantações com amônia ou polvilhar as plantas com pó de mostarda.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário