Cultivo de cebolas

Contente
  1. Cronometragem
  2. Métodos de plantio
  3. Cuidado
  4. Como transplantar para um novo local?
  5. Doenças e pragas
  6. Colheita e armazenamento

A cebola, ou cebola fisty, é plantada para obter massa verde. Essa cultura pode ser encontrada na natureza, mas é sempre mais conveniente quando um depósito de vitaminas está disponível. Contém mais nutrientes do que cebolas normais, mas a parte inferior praticamente não está formada.

O valor está no alto teor de açúcares, óleos essenciais, ácido ascórbico. A propósito, há duas vezes mais ácido ascórbico no batun do que em uma cebola comum. A pena aparece quase assim que a neve derrete. No artigo, falaremos sobre os métodos de plantio da cebola batuna, sobre como cuidar delas para que as plantações dêem uma boa colheita.

Cronometragem

Cebola Batun é considerada uma cultura universal em termos de datas de semeadura... Naturalmente, o inverno é uma exceção, e no resto do tempo você pode plantar. É claro que no verão você deve evitar o calor extremo: se você não regar adequadamente as sementes com o calor, elas simplesmente vaporizarão sob a cobertura do solo e não germinarão.

O momento ideal é qualquer mês de outono ou primavera. No período primavera-outono, o solo fica bem umedecido e as sementes germinam rapidamente. No inverno, você pode semear sementes para mudas em uma estufa para obter verduras frescas o mais rápido possível; o melhor é fazer isso no início de janeiro.

Métodos de plantio

Esta planta perene é cultivada de várias maneiras: você pode semear as sementes diretamente em terreno aberto e propagar dividindo o arbusto e a muda. Neste último caso, o esquema é o seguinte: as sementes são semeadas em uma estufa no início do segundo mês de inverno, depois são transplantadas no início da primavera, quando a neve acaba de derreter.

Neste caso, você obterá verduras precoces. Você pode plantar sementes antes do inverno (elas resistirão a temperaturas de -30 graus), e então a pena também crescerá cedo. Mas se você se esqueceu de fazer isso, ou não deu tempo, use o método da muda para propagar esse tipo de cebola.

Em geral, tendo plantado uma cebola trombeta no local por pelo menos 5-6 anos, você não pode se preocupar - esta é uma planta perene e crescerá de ano para ano: os verdes irão aparecer imediatamente após a neve derreter. Penas jovens estão prontas para resistir até mesmo geadas, até -8 graus.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos métodos de pouso.

Sementes

Devo dizer de imediato que plantar sementes em terreno aberto permitirá que você colete a massa verde por completo somente após vários anos. Batuna "Chernushka" pode ser germinada, mas este processo é bastante longo - a semente da cebola germina por muito tempo. E você ganha apenas uma semana, ou seja, os brotos vão romper apenas 7 dias antes do que quando são plantados diretamente no solo.

Jardineiros experientes mergulham a "nigella" por 30 minutos em uma solução quente de manganês de um tom rosa claro. Graças a este procedimento, as sementes incham um pouco e são desinfectadas. Em seguida, eles são semeados no solo e regados conforme necessário. Mas se você tiver tempo, aja de acordo com todas as regras.

  1. Primeiro, mergulhe a semente em uma solução de manganês por 30-40 minutos.

  2. Em seguida, enxágue-os com água decantada.

  3. Dobre o pano de algodão em várias camadas e embrulhe as sementes.

  4. A gaze é colocada em um recipiente com água morna (não mais que 30 graus) por 24 horas. Nesse caso, a água deve ser trocada a cada 8 horas.

  5. Após o tempo especificado, a gaze deve ser puxada e bem espremida, as sementes devem ser retiradas e secas.

A semente da cebola deve estar novamente quebradiça - desta forma é semeada no solo, regada, e ao fim de 6-7 dias obtêm-se os primeiros rebentos.

Mudas

"Chernushka" para mudas é semeado no início de janeiro em um complexo de estufas, e no meio do verão são colhidas. Mas, neste caso, o batun é totalmente retirado com o bulbo, o método da muda não permite o cultivo do punho como planta perene.

As sementes das mudas são semeadas no solo, consistindo em metade do solo comum, 30% de húmus ou base de composto e 10% de areia e serragem podre (ou agroperlita) cada. Além disso, os fertilizantes não são adicionados porque todos os nutrientes necessários estão no húmus (ou composto).

E as reservas da própria semente são suficientes para uma boa germinação. A semente deve ser processada da mesma forma descrita acima. As mudas são cultivadas em copos, vasos ou em banhos longos. O recipiente na parte inferior deve ter orifícios para o excesso de líquido drenar durante a rega.

A "nigela" do trampolim é semeada a uma profundidade não superior a 3 cm. As mudas dão uma sensação boa a uma temperatura de 6-12 graus Celsius... Nessas condições, em abril, já é possível plantar em área aberta, deixando de 10 a 12 cm entre os arbustos e até meio metro entre as linhas.

Não se preocupe se depois de algum tempo após o transplante das mudas, todas elas se deitarem - esta é uma reação normal à mudança de "habitat", após 2-3 dias os arbustos criarão raízes, se adaptarão e se endireitarão.

Cuidado

Não é difícil cultivar e cuidar de uma cebolinha: a técnica agrícola é a mesma de uma cebola comum. Existem nuances, é claro, mas não são tão significativas. Vamos considerar cada técnica agrotécnica separadamente.

Rega

Para que a cebola, após o transplante das mudas da estufa, cresça ainda mais bem no jardim, a rega é feita apenas quando necessário. Se se trata de cultivo em terreno aberto, então também é necessária uma medida aqui: basta regar as plantações para que a terra fique umedecida em até 20 cm de profundidade.

Em clima normal, 2 regas por semana irão satisfazer as necessidades de umidade da planta, mas se o tempo estiver seco, você provavelmente precisará regar a cada dois dias. É melhor fazer isso de manhã ou à noite. Só não permita que o solo fique encharcado.

Afrouxamento

O solo terá que ser constantemente afrouxado após cada rega ou chuva para evitar a formação de uma crosta terrestre. Isso é importante para aerar o solo e prevenir a formação de fungos. O procedimento deve ser seguido com atenção, principalmente quando o arco acabou de sair em forma de agulha.

Desbaste

O desbaste é um procedimento importante no cultivo da cebola. Não é à toa que é chamado de fisty: as penas devem ter um lugar onde cresçam. Assim que as "agulhas" germinarem, deixe-as endireitar e desbaste.

Deixe pelo menos 1 cm (e de preferência 2 cm) entre as plantas, retire o restante dos brotos. O mesmo desbaste é realizado em casa de vegetação, se as mudas forem cultivadas em grandes recipientes alongados e as sementes forem plantadas nas ranhuras.

Posteriormente, o desbaste ocorre às custas da colheita. Onde o batun cresce muito densamente, arbustos mais poderosos são arrancados pelas raízes.

Poda

As folhas do batun podem ser cortadas um pouco em qualquer idade, mas são retiradas em massa quando atingem pelo menos 25 cm de comprimento. Se deixar o crescimento desta cebola seguir seu curso, você pode fazer 2-3 podas de folhagem, e até 5 para a que você está cuidando.

O rendimento máximo pode ser alcançado apenas por 3-5 anos de crescimento da cultura. Você pode cortar a cebola completamente de uma vez, mas jardineiros experientes não aconselham fazer isso. É melhor deixar uma certa quantidade de folhagem jovem para crescer mais - assim será mais fácil para o bastão se recuperar após uma colheita massiva.

Se cortar as penas antes da geada também não é muito correto, a planta vai entrar no inverno exausta. E sim, você precisa deixar alguma folhagem para o inverno. Essas penas vão morrer, terão que ser retiradas na primavera, mas vão sustentar a cebola no outono-inverno.

Top curativo

As cebolas pistoladas são alimentadas imediatamente após a coleta massiva de folhagem, ou seja, pelo menos várias vezes a cada seis meses, deve-se aplicar fertilizante na plantação. No primeiro ano é feita a infusão de verbasco, diluído na proporção de 1: 10 com água e regado.

Quando o fertilizante é absorvido, a cinza de madeira é adicionada ao solo na proporção de 1 xícara por metro quadrado. No segundo ano, a mesma infusão de verbasco é usada, apenas menos concentrada (diluída em água na proporção de 1:15), mas é adicionado mais componente de cinza (sem restrições especiais - a critério do proprietário).

Em solo fértil a cebola vai crescer sem cobertura, assim que precisar de nutrientes, vai se manifestar pela aparência: vai começar a amarelar, vai abrandar o seu crescimento e assim por diante. Nesse caso, para tratamento de emergência, basta diluir 1 colher de sopa de uréia em um balde d'água e derramar nas camas.

Antes e depois de qualquer cobertura, as plantações são regadas abundantemente, mas não são levadas ao alagamento do solo.

Como transplantar para um novo local?

A cebola é transplantada dividindo o arbusto. O período de julho a setembro inclusive é adequado para isso. Você precisa cavar um arbusto, cortar o sistema radicular, dividir em várias partes, para que cada um tenha 3 filhos. E então o procedimento padrão: plantar, regar.

Melhor plantar o arbusto em um novo lugar com fita adesiva. Deve haver uma estrutura quebradiça perto do solo - assim a cebola será mais bem aceita. Para atingir o estado desejado, esterco de cavalo ou serragem de conífera podre podem ser adicionados ao solo com antecedência.

Doenças e pragas

As pragas podem atacar a cebola, assim como outras culturas. Ele também é suscetível a doenças, portanto, não há necessidade de negligenciar as regras de prevenção e cuidados, especialmente durante a estação de crescimento... Manter os canteiros sempre limpos, não permitir o crescimento de ervas daninhas e pântanos na hora de regar.

Se você começar a plantar, eles certamente serão afetados. A infestação por mosca da cebola é a ocorrência mais comum, embora outros insetos nocivos que não desprezam o cheiro da cebola não sejam avessos a festejar com esta cultura.

Das doenças, o fungo afeta mais frequentemente a cebola. A rega periódica com "Fitosporin" ajudará a prevenir infecções fúngicas nas camas. A propósito, esta preparação também destrói bem as larvas da mosca da cebola. Você também pode usar remédios populares.

Colheita e armazenamento

As cebolas pistoladas crescem por cerca de 6 meses e, quase durante todo esse período, as verduras podem ser colhidas em intervalos de 20 a 30 dias (se estamos falando de colheita em massa). No entanto, você pode rasgar algumas penas para uma salada pelo menos todos os dias.

Se estamos falando de colheita final, então com o plantio da cama elástica na primavera, em meados de outubro, as cebolas já podem ser colhidas. E se você plantou no verão, a safra terá que ser colhida apenas na primavera. É muito importante cortar as folhas corretamente: recomenda-se fazê-lo com um objeto bem afiado de baixo para cima.

É importante não danificar o caule, o corte é feito na base da folha. Se você quiser remover mais verduras "carnudas", regue a plantação à noite antes da colheita, então as folhas irão absorver a umidade e se tornarão mais elásticas e suculentas.

Toda folhagem é geralmente cortada quando o comprimento das penas atinge pelo menos 25-30 cm. Se o objetivo é não deixar flechas de flores, então é melhor quebrá-las assim que começarem a aparecer. As cebolas verdes são bem armazenadas em cachos na geladeira.

Você pode usar sacos plásticos para armazenamento, mas eles não precisam ser bem fechados. As verduras ficarão assim por uma semana, mas se você cortá-las e congelá-las, sempre terá penas de cebolinha nas tortas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário