- Autores: Logunova V.V., Vorobieva A.A., Ershov I.I., Medvedeva N.N.
- Ano de aprovação: 1996
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Peso da lâmpada, g: 35-60
- A forma: arredondado
- Escamas secas: amarelo dourado
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Densidade: denso
- Gosto: semi-afiado
- Resistência ao míldio (míldio): resistência média
Cebola Zolotnichok é uma variedade popular entre os jardineiros, valorizada por seu excelente sabor e rápida sobrevivência em quase todos os solos.
História de criação
A variedade foi criada por criadores domésticos e entrou no Registro Estadual após passar com sucesso nos testes em 1996.
Descrição da variedade
O carretel é adequado para o cultivo anual com o plantio de sementes. Entre as vantagens da variedade está o tipo de bulbos formados comerciável e apresentável, além da versatilidade de mesa e um percentual de maturação bastante elevado.
Características da aparência de plantas e bulbos
Dentre as principais características do arco Zolotnichok, vale destacar:
- a forma da lâmpada é redonda;
- peso - até 35-60 g;
- a cor das escamas secas é amarelo dourado;
- a cor das escamas suculentas é branca.
A casca tem elevada densidade e boa conservação, o que permite transportar a cebola mesmo em longas distâncias. Em média, o ninho forma até 2-3 lâmpadas.
Objetivo e gosto
Os residentes e provadores de verão falam sobre o sabor delicado das cebolas semi-afiadas, que contêm até 14% de matéria seca e 12% de açúcares. O Zolotnik é bom tanto fresco como como parte de vários pratos.
Maturação
A variedade pertence ao grupo das plantas de meia temporada, em média, os bulbos são formados em 79-105 dias a partir do momento do plantio das sementes e sujeitos às recomendações agrotécnicas necessárias.
Produção
Com os devidos cuidados, o indicador de rendimento chega a 329 centners de cebolas por hectare. O indicador mínimo é 159 c / ha.
Crescendo e cuidando
Zolotnichok é cultivado principalmente com sementes ou conjuntos, os primeiros são plantados em março, o último - em abril-maio. Antes de plantar, é necessário preparar a semente.
Deve-se dar preferência a amostras grandes de até 1 cm de diâmetro e também é recomendado inspecionar as lâmpadas quanto a rachaduras e outros tipos de deformações. Essas amostras devem ser removidas. Após a seleção, as lâmpadas devem ser transferidas para um local aquecido por 2-3 dias. Em seguida, eles são embebidos em sal por 5 minutos. Isso ajudará a fortalecer o sistema imunológico da cebola e evitar sua morte durante o crescimento ativo.
O local para o plantio de Zolotnichka também precisa ser preparado. Algumas semanas antes da semeadura, o solo deve ser completamente solto e fertilizado para saturar o solo com nutrientes e oxigênio. O pouso é realizado de acordo com o esquema 25x20 centímetros.
Após o plantio dos bulbos, restará cobri-los com terra e água em abundância, passando um regador entre as fileiras. A próxima etapa é cuidar da cultura.
- Rega. A planta não é particularmente exigente para regar. Recomenda-se regar os arbustos pela primeira vez após o plantio, somente após 3 dias. Em seguida, a água é adicionada ao solo 1 vez em 3-5 dias, levando em consideração o clima e as características climáticas da região.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Procedimentos obrigatórios com os quais é possível saturar o solo com oxigênio e acelerar o fluxo de nutrientes para as raízes. A sacha, por sua vez, evita ainda mais a propagação de doenças e pragas.
- Top dress. A primeira vez que o solo é fertilizado 2 semanas após a germinação, utilizando compostos orgânicos na forma de uma solução de fezes ou verbasco. Além disso, a cebola é fertilizada duas vezes mais por temporada, dando preferência aos complexos de fósforo-potássio.
Recomenda-se interromper a rega 2 semanas antes da colheita para que os bulbos não comecem a apodrecer no solo.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
O carretel é despretensioso para o tipo de solo e enraíza-se bem em quase todos os tipos de solo. No entanto, a conformidade com recomendações adicionais permitirá que você obtenha um alto rendimento. Considere o seguinte ao escolher um local.
- Acidez. É preferível dar preferência a solos com pH neutro. Se desejar, também pode ser abaixado ou aumentado com o fertilizante apropriado. Além disso, o solo deve ser leve, fértil e bem drenado.
- Localização. É melhor plantar cebolas em áreas sombreadas ou ensolaradas, onde não há correntes de ar.
- Nível do lençol freático. Eles devem estar localizados em um local baixo, caso contrário, há uma grande probabilidade de que a planta morra.
Quando o local está em baixada, vale a pena cuidar do sistema de drenagem.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é bem resistente à maioria das doenças e pragas populares para as cebolas. Mas com o cuidado inadequado, a imunidade da planta diminui, vários insetos e doenças começam a atacá-la. Para evitar a morte de Zolotnichk, você deve realizar regularmente o tratamento preventivo com a ajuda de preparações especiais.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.
Visão geral da revisão
Os jardineiros deixam críticas positivas sobre as qualidades e características da variedade Zolotnichok. As vantagens da planta incluem:
- alta produtividade;
- imunidade forte;
- frutas grandes;
- excelente qualidade de manutenção.
Além disso, os jardineiros apreciam a variedade pelas suas excelentes características gustativas, que permitem utilizar a cebola na preparação de pratos únicos.