- Autores: Faustova I.M., Tarakanov G.I., Trippel V.V., Kokoreva V.A., Kostyrkina O.A.
- Ano de aprovação: 1993
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Compromisso: salada, para consumo in natura, para enlatamento
- Rendimento médio: 5,7 kg / sq. m
- Maturação: Alto
- Regiões em crescimento: Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, TsChO, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Siberiano Ocidental, Siberiano Oriental, Extremo Oriente
- O período da germinação à colheita: 120-135 dias
- Esquema de plantio Sevka: 7-10x50-60 cm.
Vesta é uma variedade de alho-poró criada por especialistas russos. Essa variedade pode ser chamada de orgulho da seleção doméstica, uma vez que praticamente não tem inconvenientes e tem sido amplamente utilizada para cultivo por jardineiros russos por quase 30 anos. Considere quais são as características da variedade Vesta.
Descrição da variedade
Esta cebola tem um bom estado de maturação, pelo que pode ser cultivada em quase todas as regiões do país. As lâmpadas podem ser armazenadas por 2 a 3 meses. A polpa contém uma grande quantidade de magnésio, potássio, fósforo, caroteno, riboflavina e outras substâncias úteis.
Características da aparência de plantas e bulbos
Cebola Vesta tem uma roseta compacta de folhas, as folhas são verdes claras com uma leve floração cerosa, seu comprimento é de cerca de 70 cm, o próprio bulbo é coberto por escamas brancas. A planta atinge uma altura de 100-140 cm e, embora seja considerada bienal, é, no entanto, cultivada como anual, já que no segundo ano a cultura começa a florescer.
Objetivo e gosto
As folhas têm um sabor adocicado, quase não há amargor. Esta cebola pode ser usada para dar um sabor picante a saladas de vegetais frescos, também pode ser usada como molho para sanduíches ou para enlatados.
Maturação
Do início da germinação à colheita, passam 120-135 dias, o que é típico para variedades de alho-poró de amadurecimento precoce.
Produção
Vesta pertence a variedades com bons rendimentos e dá uma média de 5,7 kg de cebola por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Se as cebolas são cultivadas a partir de sementes, isso deve ser feito por meio de mudas. Normalmente, este método é relevante quando cultivado em uma zona de clima temperado em março-abril. O plantio de mudas em campo aberto é realizado em maio-junho de acordo com o esquema 7-10x50-60 cm.
Na hora de plantar as mudas, prepare recipientes transparentes, escorra, encha os copos com solo não ácido, leve e nutritivo e espalhe as sementes sem aprofundar, polvilhe com terra por cima e compacte um pouco. Além disso, o local de plantio deve ser bem regado com água morna. Após cinco dias, as sementes são umedecidas novamente e removidas sob um filme antes da germinação. As mudas podem ser plantadas em campo aberto com a idade de 50-60 dias, quando já devem ter eclodido três folhas.
Antes do transplante, muitos residentes de verão recomendam cortar a parte superior das folhas para que o caule não dobre com o peso. Este procedimento torna a planta mais potente e suculenta. Atenção especial deve ser dada ao local antes do embarque. Portanto, a variedade Vesta prefere crescer em áreas ensolaradas. Os predecessores mais favoráveis para ele são legumes, batata, tomate, berinjela. A área do alho-poró deve ser trocada a cada três anos. Antes do plantio, recomenda-se que as raízes da planta sejam mergulhadas em uma solução de argila e verbasco para o crescimento ativo.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono.É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Resistência a doenças e pragas
Vesta tem alta imunidade a doenças e insetos, mas essa variedade ainda não é imune a alguns parasitas. Entre doenças, por exemplo, os mosaicos podem atingi-lo. Recomenda-se destruir espécimes doentes e, como medida preventiva, devem ser utilizadas sementes de 2 a 3 anos atrás para o plantio, de forma que o vírus já tenha morrido. Outro inimigo desta cebola é o oídio. As folhas afetadas por esta doença não podem mais ser utilizadas para cozinhar, a planta deve ser desenterrada e queimada.
De pragas, a mosca da cebola pode afetar a cultura, por isso é recomendável plantar a variedade ao lado da cenoura, cujo aroma assusta esse inseto. Para combater a praga, é usada a rega das raízes com solução salina.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela própria é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.
Visão geral da revisão
Os consumidores apreciam muito as propriedades gustativas da cebola Vesta, sua versatilidade, fácil manutenção e alto rendimento. No entanto, os jardineiros prestam atenção ao fato de que esta variedade precisa de amontoamento regular, e ignorar esta manipulação afeta negativamente a quantidade e a qualidade da colheita.