- Autores: Blickman L.
- Sinônimos de nomes: Turbo
- Ano de aprovação: 2015
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Peso da lâmpada, g: 125-140 até 200
- A forma: arredondado
- Escamas secas: marrom
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Densidade: Alto
- Gosto: semi-afiado
Nos últimos anos, as variedades de cebola holandesa tornaram-se cada vez mais populares entre os jardineiros e agricultores. Isso se deve ao fato de serem capazes de se adaptar a qualquer condição climática, possuírem alta imunidade e apresentarem bons rendimentos. Uma delas é a variedade Turbo de meia temporada.
História de criação
As cebolas turbo são cebolas holandesas criadas por cientistas da empresa agrícola Seed Supply B. V. em 2011. Após uma cadeia de testes de variedades, em 2015, a cultura de hortaliças foi inscrita no Registro Estadual de aprovadas para uso no território da Federação Russa. A autoria pertence ao criador Blikman L. O vegetal é cultivado em 8 regiões da Rússia (Central, Ural, Baixo Volga, Central Terra Negra, Leste / Oeste Siberiano, Extremo Oriente, Volgo-Vyatka). As cebolas são cultivadas em pequenos canteiros de jardim e em campos agrícolas,
Descrição da variedade
A cebola Turbo é uma planta bienal compacta com belas penas eretas. O verde que forma a base da planta distingue-se por uma cor esmeralda brilhante e uniforme, espessamento abundante, flechas densas. As penas crescem em altura até 30-35 cm. Na superfície das penas, uma flor cerosa é perceptível, dando ao verde uma cor incomum. Esta placa desempenha uma determinada função protetora, protegendo o tecido de danos e congelamento.
Características da aparência de plantas e bulbos
A cebola holandesa se destaca entre seus parentes pela excelente apresentação. Os espécimes amadurecem alinhados e limpos. A variedade pertence à grande frutificação. O peso médio do bulbo é 125-140 gramas, às vezes as amostras individuais crescem até 200 gramas. O formato dos bulbos é correto - arredondado, com gargalo pequeno. A casca dos vegetais é lisa, densa, composta por 2-3 escamas de cor marrom-dourada. A polpa da cebola é branca como a neve, com densidade aumentada. Em estrutura, o vegetal é pequeno, constituído por um único bulbo.
Os vegetais escavados são bem transportados. E também tem uma longa qualidade de manutenção. Em um porão / adega fresco (+ 4 ... 6 graus) e seco, as cebolas podem ser armazenadas por cerca de 6-8 meses. Devido à firmeza da casca e ao seu ajuste apertado, as cebolas podem ser colhidas mecanicamente.
Objetivo e gosto
O vegetal holandês tem um gosto ótimo. A polpa branca apresenta uma textura suculenta, carnuda, ligeiramente crocante e tenra. O sabor é dominado por uma pungência picante, combinada com uma doçura sutil. Uma das vantagens da variedade é a rica composição vitamínica da polpa, em que o aumento do teor de vitaminas C, E, PP, B, glicosídeos, fitoncídeos, flavonóides, pectinas e macro / microelementos (potássio, ferro, enxofre, fósforo )
A safra colhida pode ser amplamente utilizada na culinária - adicionada a sopas, vários pratos frios e quentes, em conserva, usada para conservar vegetais e também comida fresca. Alguns especialistas em culinária acreditam que as cebolas Turbo são a variedade perfeita para picles.
Maturação
A variedade holandesa representa uma classe de hortaliças de meia-temporada. Da germinação ao alojamento completo das penas, decorrem 80-95 dias. O amadurecimento dos bulbos não é muito rápido, por isso você não deve hesitar em plantar a verdura. Se as datas de plantio padrão forem observadas, a colheita cai na segunda metade de setembro - início de outubro. O principal indicador de que vale a pena cavar cebolas são as verduras secas.
Produção
A variedade holandesa é altamente produtiva.A partir de 1 m2 de plantio, você pode cavar de 5 a 8,5 kg de cebolas semi-afiadas e suculentas. Em escala industrial, o indicador médio atinge 245-337 centners / ha de plantações. A colheita máxima recorde foi registrada em 661 c / ha (região de Moscou).
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
As datas de plantio dependem diretamente do clima da região de cultivo. Em média, a semeadura no solo é realizada no início de maio, quando o solo é aquecido até + 10 ... 12 graus. Os conjuntos de cebola também são plantados na primeira semana de maio. Antes do inverno, as cebolas são plantadas em meados de outubro (a uma temperatura não superior a +5 por uma semana).
Crescendo e cuidando
No primeiro ano, as cebolas são cultivadas a partir de sementes para a obtenção de conjuntos. No segundo ano, uma saborosa e aromática cebola (nabo) é cultivada a partir de um conjunto plantado em campo aberto. No cultivo pelo método de sementes, recomenda-se observar algumas características do plantio: desinfecção da semente, tratamento com estimulador de crescimento, aprofundamento das sementes em 1-1,5 cm, observando uma distância entre elas de 1,5-2 cm.
No cultivo de mudas, também existem sutilezas: processamento preliminar de bulbos com permanganato de potássio e fungicidas, aprofundamento de 2 cm, a distância entre os bulbos é de 5-10 cm, e a distância entre os sulcos é de cerca de 25-50 cm. Após a semeadura , as camas devem ser regadas com água morna. Bons precursores da cebola são feijão, repolho, abobrinha e pepino. Não é recomendado plantar cebolas em um lugar por mais de 4 anos consecutivos.
Ao plantar antes do inverno, o mesmo padrão de plantio é mantido e as mudas são processadas e pré-aquecidas. É muito importante cumprir o regime de temperatura - + 3 ... 5 graus (em climas mais quentes, pode apodrecer e disparar prematuramente)
O cuidado da cebola consiste em medidas padrão: regar conforme a necessidade (o solo deve ter tempo para secar), afrouxar o solo após cada rega, capinar espaçamentos entre linhas, o que ajuda no combate às ervas daninhas, alimentação com matéria orgânica e fertilizantes complexos (2 vezes por estação), prevenção de doenças e infestações de pragas.
Além disso, os horticultores experientes recomendam o uso de cobertura morta com grama ou palha cortada, o que retarda o crescimento e o aparecimento de ervas daninhas. É importante lembrar que a rega é interrompida 3 semanas antes da colheita da cebola. Os fertilizantes líquidos para cebola, que são aplicados no solo, são considerados os melhores.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
O vegetal não tem requisitos especiais para a estrutura do solo. O solo deve ser leve, solto, bem drenado, nutritivo e fértil. É importante que o solo tenha acidez neutra ou baixa. O melhor solo é considerado aquele dotado de alta permeabilidade ao ar, além de ser diluído com uma pequena quantidade de areia. Muitos residentes de verão plantam cebolas holandesas em substratos de argila arenosa.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
A variedade holandesa Turbo é uma cultura resistente à geada, tolera facilmente aumentos de temperatura, sombra curta e calor, mas é muito suscetível à umidade. As cebolas são confortáveis para crescer em áreas planas, sem ervas daninhas, bem iluminadas pelo sol e luz ao longo do dia. Além disso, a cultura requer proteção contra correntes de ar, bem como contra umidade excessiva e água estagnada. Não é recomendado plantar cebolas holandesas em áreas úmidas nas terras baixas.
Resistência a doenças e pragas
Apesar da alta imunidade, as cebolas são frequentemente expostas a uma série de doenças - fusarium, bacteriose, míldio e podridão cinzenta. Entre os insetos que mais atacam as plantações de cebola, destacam-se o carrapato e a mosca da cebola. Pulverizar com decocções de ervas amargas é muito eficaz no controle de pragas.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela própria é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.