- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Poeira estelar
- Ano de aprovação: 1999
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Peso da lâmpada, g: 30-50
- A forma: arredondado para rômbico
- Escamas secas: Branco
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Gosto: semi-afiado
- Resistência a doenças e pragas: resistência média à podridão radicular rosa
Onion Stardust F1 é um híbrido de alto rendimento e despretensioso, quando cultivado, você pode obter uma colheita de penas verdes no primeiro ano de cultivo e cabeças de cebola no segundo ano de cultivo. Graças a esta característica, a variedade é procurada tanto por horticultores amadores como por explorações agrícolas de cultivo industrial, que apontam para um longo período de armazenamento da colheita e um bom transporte. Excelentes características gustativas, estrutura suculenta e notas picantes permitem utilizar cebolas tanto para consumo in natura como para a criação de obras-primas culinárias.
Descrição da variedade
A cebola Stardust F1 é um híbrido holandês de primeira geração, obtido na sequência de um criterioso trabalho de selecção de especialistas da exploração agrícola Bejo Zaden BV. Em 1995, o híbrido se espalhou por todo o território dos países europeus, e em 1999 a cultura foi oficialmente registrada na Rússia e entrou no atacado e varejo. Uma safra despretensiosa e de alto rendimento está em demanda em regiões com diferentes condições climáticas, e a possibilidade de obter uma grande quantidade de massa caducifólia no primeiro ano de cultivo, e no segundo ano uma safra de cebola estável e de alta qualidade torna-se demanda não só entre os horticultores privados, mas também entre as grandes explorações agrícolas de hortaliças ... O excelente sabor e a longa vida útil permitem que o vegetal seja usado para cozinhar vários pratos até o final da primavera.
Atenção especial deve ser dada à composição química da cultura, que consiste nos seguintes elementos:
vitamina C;
vitamina PP;
vitamina E;
Vitaminas B;
fósforo;
potássio;
sódio;
magnésio;
enxofre;
Vestigios;
aminoácidos;
ácidos orgânicos;
fitoncidas;
flavonóides.
Vantagens:
alto rendimento;
colheita precoce;
ganho rápido de massa verde;
resistência às flutuações de temperatura;
alta porcentagem de germinação de sementes;
cuidado despretensioso;
ausência de danos mecânicos significativos durante o transporte;
propósito universal;
separação rápida da camada de superfície protetora;
a presença de grande quantidade de vitaminas e minerais;
a formação de uma grande quantidade de massa verde no primeiro ano da estação de crescimento;
vida útil de 6 a 9 meses (sujeito a estrita observância aos níveis de temperatura e umidade);
alta resposta imunológica às doenças e ataques de pragas mais comuns;
preservação da apresentação e composição vitamínica durante o armazenamento a longo prazo.
Desvantagens:
tendência para formar flechas;
exatidão para regar;
o aparecimento de amargor com irrigação insuficiente;
a impossibilidade de auto-coleta de sementes.
Características da aparência de plantas e bulbos
Onion Stardust F1 é uma planta poderosa com uma roseta decídua ereta e um pescoço grosso. A altura da rica massa caducifólia verde varia de 20 cm a 30 cm.Toda a parte aérea da cultura possui um revestimento leve e fosco, bem como uma estrutura suculenta e densa.
Dependendo do grau de maturação e da região de cultivo, o peso dos bulbos pode ser de 30 a 50 gramas. A forma de pequenas cabeças pode ser esférica ou em forma de prisma rômbico. As escamas tegumentares superiores são brancas prateadas, enquanto as camadas internas são brancas peroladas. Uma característica distintiva é o ajuste frouxo das camadas protetoras superiores com as internas.
Objetivo e gosto
O sabor doce e as notas picantes da cebola Stardust tornam-na versátil de usar. A safra colhida pode ser usada tanto para o preparo de saladas frescas quanto como ingrediente integral no preparo de sopas, miscelânea, pratos de carne e peixe. As cebolas não perdem o sabor quando conservadas, em conserva e mesmo congeladas e secas.
Maturação
Um híbrido despretensioso de alto rendimento pertence às primeiras safras, nas quais a colheita do segundo ano de cultivo ocorre 120 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
Durante o período de colheita em massa, o percentual de maturação dos bulbos chega a 85% e, após breve armazenamento, o percentual chega a 98%.
Produção
Uma característica distintiva de um híbrido despretensioso de alto rendimento é a capacidade de colher no primeiro e no segundo ano da estação de crescimento. De uma parcela de 1 m2 no primeiro ano de cultivo, uma média de 3 kg de massa caducifólia suculenta pode ser colhida. No segundo ano de cultivo de um híbrido, ao plantar mudas, pode-se colher de 4 a 6 kg de bulbos suculentos em uma parcela de 1 m2. Se todos os requisitos agrotécnicos forem observados, a quantidade de safra colhida pode chegar a 8 kg. O cultivo em grande escala com a finalidade de obter lucro econômico permite obter de 42 a 45 toneladas de cabeças de cebola em uma área de 1 hectare.
Crescendo e cuidando
É possível aumentar a qualidade da colheita e a suculência dos frutos no cultivo de uma variedade híbrida de cebolas, observando todas as normas agrotécnicas. É melhor plantar uma safra que ame o calor em áreas bem iluminadas, protegidas de fortes correntes de ventos frios. A cultura é capaz de obter o máximo rendimento em solos férteis e chernozems com acidez ligeiramente alcalina. A semeadura para obter massa verde e a semeadura é melhor realizada na segunda e terceira décadas de abril. Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas em água morna e tratadas com soluções desinfetantes e estimulantes de crescimento. O consumo de matéria-prima para uma parcela de 1 m2 é de 250 unidades. A profundidade de semeadura não deve ultrapassar 15 mm, e a distância entre os canteiros deve ser mantida em torno de 30 cm É possível aumentar a porcentagem de germinação e proteger a cultura das geadas de primavera com a criação de abrigos de filme. Ao longo da estação de crescimento, as plantas precisam de rega regular, sacha e sacha.
O cultivo da cultura no segundo ano envolve o plantio de mudas no solo. No início da primavera, as cabeças devem ser cuidadosamente separadas e parte da parte superior deve ser cortada. Na primeira década de maio, o sevok deve ser plantado no solo. A profundidade dos furos não deve ultrapassar 5 cm, e a distância ideal entre os bulbos é de 12 cm. A largura entre as fileiras é de 25-30 cm.
A frequência de irrigação de uma safra depende da região de cultivo e das condições climáticas sazonais. A frequência média de rega é uma vez a cada 7 dias. A hidratação do solo deve ser interrompida 2 semanas antes da colheita. Para aumentar a produtividade, é necessário capinar regularmente os canteiros a uma profundidade de pelo menos 5 cm enquanto remove as ervas daninhas. Afrouxar o solo irá acelerar o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao sistema radicular, o que afetará positivamente a qualidade da cebola. Não se esqueça do enriquecimento do solo com fertilizantes minerais e orgânicos, que deve ser realizado a cada 14 dias. É possível simplificar o processo de cuidar da cultura e reduzir significativamente os custos de mão de obra com a cobertura morta dos canteiros.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Um bom crescimento requer solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Resistência a doenças e pragas
Antes de iniciar o cultivo desta variedade de cebola híbrida, é necessário estudar cuidadosamente sua suscetibilidade a doenças e pragas. Na maioria dos casos, a cultura resiste a infecções virais e fúngicas. No entanto, o híbrido pode ser afetado pelo míldio verdadeiro e penugento. Moscas da cebola e nematóides do caule às vezes podem ser vistos nos canteiros do jardim. Para obter uma colheita suculenta e de alta qualidade, os criadores de vegetais recomendam tratar regularmente a cultura com preparações químicas e biológicas, bem como cultivar cenouras perto das cebolas.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.