- Autores: "Substitui Mauser Quedlinburg" (Alemanha)
- Ano de aprovação: 1995
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Peso da lâmpada, g: 50-94
- A forma: redondo plano e plano
- Escamas secas: marrom dourado
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Densidade: denso
- Gosto: apimentado
- Resistência ao míldio (míldio): altamente suscetível
Stuttgarter Riesen (Stuttgarter) pode ser seguramente chamada de uma das variedades de cebola mais populares na Rússia. É apreciado pela preservação das qualidades varietais, excelente sabor de penas verdes e outras partes da planta, e despretensão geral. Esta cebola com casca dourada é bem reconhecível tanto na fase de sevka como após a maturação completa.
História de criação
Stuttgarter Riesen foi obtido por criadores da Alemanha, especialistas da empresa "Replacement Mauser Quedlinburg". A variedade foi inscrita no Registro do Estado da Federação Russa em 1995, 14 anos após a apresentação do pedido de admissão. O criador foi Saatzucht Quedlinburg GMBH.
Descrição da variedade
Este arco é versátil. A maturação da variedade é de 55% antes da colheita e de até 95,7% após a maturação. Cebola pequena, de gema única, com altas taxas de conservação. Adequado para colheita mecanizada.
Características da aparência de plantas e bulbos
Os bolbos desta variedade são de tamanho médio e grandes, de formato achatado ou redondo. O peso médio de cada um é de 50-94 g, suas escamas secas são brilhantes, marrom-douradas, dentro das escamas são suculentas - brancas, estão bem unidas. A própria cabeça é densa.
Quando cultivado em uma pena, atinge uma altura de 45-47 cm em 50 dias. O número de folhas na cabeça é de até 8. As penas são verdes, brilhantes e suculentas. Pedúnculos altos, engrossados. As sementes coletadas retêm todas as propriedades da variedade.
Objetivo e gosto
A variedade é usada na culinária, fresca em saladas, em conserva. Adequado para secar. As cebolas maduras têm um sabor forte e pronunciado. Os verdes são suculentos, com um aroma brilhante. O objetivo principal da variedade é a produção comercial e jardinagem.
Maturação
Cebolas maduras precoces. Da germinação ao alojamento da pena, decorrem 66-73 dias, as mudas amadurecem em 85-95 dias.
Produção
Esta é uma cebola de alto rendimento com um rendimento médio na faixa de 101-351 c / ha. Em condições suburbanas, 5-8 kg são coletados em 1 m2.
Regiões em crescimento
A variedade é dividida em zonas para a Sibéria Oriental e a região do Médio Volga, Rússia Central. Cultivado na região de Volga-Vyatka.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
A variedade é cultivada em uma cultura anual ou bienal. O nabo é obtido a partir de sementes semeando sementes em março. As mudas são transferidas para um campo aberto no início de maio. Sevok é plantado diretamente no solo, geralmente antes do inverno, estabelecendo temperaturas constantes na faixa de 0 a -3 graus, a uma profundidade de cerca de 5 cm, sem engrossar. Portanto, a cebola não terá tempo de crescer, ela hibernará com sucesso.
Crescendo e cuidando
Costuma-se plantar Stuttgarter Riesen de acordo com o esquema 30 × 5 cm, escolhendo para ele áreas ensolaradas protegidas de ventos fortes. A rega é organizada em corredores de forma que não haja contato direto com o bulbo. Também é útil cobrir a superfície da cama com húmus para aumentar a produtividade. Um mês antes da colheita, a rega para, até que o solo seja umedecido regularmente, evitando a formação de uma crosta seca, solta e capinada.
Você pode obter as cabeças de cebola maiores e da mais alta qualidade com o uso do método de cultivo de mudas. Os canteiros com ele devem ser afrouxados regularmente, desbastando o plantio, caso seja feita a semeadura. Superalimentar as plantas não é recomendado, especialmente ao forçar as penas. O excesso de nitrogênio prejudica o sabor e a qualidade das verduras.
No processo de crescimento, na primavera, as cebolas plantadas antes do inverno podem ser fertilizadas com matéria orgânica.A uréia também serve. Os fertilizantes são aplicados duas vezes, com intervalo de 5 dias.
As cebolas com sementes de inverno amadurecem rapidamente, por isso plantá-las é considerado o mais preferível. A semeadura na primavera é realizada apenas em solo bem aquecido, de maneira uniforme, em ranhuras, com intervalo de 1 cm. À medida que a folhagem cresce, é feito o desbaste.
A safra colhida deve ser seca bem na horta. Se isso não for feito, o Stuttgarter Riesen irá apodrecer rapidamente. A colheita começa com o amarelecimento das folhas.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
A variedade cresce bem em chernozems argilosos. Tolera mal os solos ácidos. Você pode plantar em terra limpa, depois de adicionar cinzas de madeira e composto, complexos de potássio e fósforo.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
Esta cebola é bastante despretensiosa e é cultivada com sucesso mesmo em climas temperados. Tolera mal a alta umidade e calor extremo. Durante a estação fria, é cultivado em casa de vegetação.
Resistência a doenças e pragas
As cebolas desta variedade são suscetíveis à podridão do pescoço. Fortemente e frequentemente afetado por míldio. Ela pode ser atacada por uma mosca da cebola, mas o problema pode ser resolvido semeando cenouras juntos no mesmo jardim. E também medidas preventivas incluem a desinfecção de sementes e mudas em solução de manganês, cumprimento dos requisitos de rotação de culturas, escavação do solo antes do inverno.
A falta de minerais é frequentemente confundida com sinais da doença nesta variedade de cebola. A palidez e flacidez das penas indicam falta de nitrogênio. Murchando e amolecendo podem ser um sinal de deficiência de potássio.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.
Visão geral da revisão
A opinião dos residentes de verão sobre a variedade de cebola Stuttgarter Riesen pode ser considerada muito alta. Numerosas análises indicam a alta qualidade do material da semente, boas taxas de germinação. Note-se que ao plantar sementes, você pode obter verduras frescas até mesmo no peitoril da janela. A variedade é absolutamente despretensiosa, mas exigente quanto à qualidade do solo, deve ser alterada a cada semeadura. O material de plantio adquirido praticamente não tem bulbos vazios.
Para a vegetação, os residentes de verão recomendam tomar exatamente o sevok, que dá uma suculenta flecha branca. Na germinação, é melhor cortar as pontas para ir mais rápido.Na fase de construção da cabeça, cultivadores de vegetais amadores experientes aconselham a varrer o solo à sua volta. Na zona intermediária da Federação Russa, a variedade é elogiada pelo rápido amadurecimento da safra, o que ajuda a prevenir a infecção com a requeima. Os residentes de verão também aconselham calibrar as cabeças durante o plantio, para que seja mais fácil separar as cebolas maduras durante a colheita.
As desvantagens da variedade manifestam-se principalmente quando cultivadas por bolbo. Cabeças grandes são mal armazenadas, é melhor deixar amostras menores para o inverno. Em períodos prolongados de chuva, as cebolas no solo podem apodrecer rapidamente e ser atacadas por um fungo. Muito zeloso com rega também não vale a pena. Alguns residentes de verão também consideram o formato achatado das cabeças uma desvantagem; nem todos os chefs gostam disso.