- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Stur BC 20
- Ano de aprovação: 2011
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Peso da lâmpada, g: 90-130
- A forma: rômbico
- Escamas secas: marrom com um tom de bronze
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Gosto: semi-afiado
- Compromisso: universal
Ao escolher uma variedade de cebola para plantar em um canteiro de jardim ou campos agrícolas, muitos produtores preferem variedades holandesas que raramente adoecem, se adaptam rapidamente às condições de cultivo e também fornecem safras abundantes que podem ser armazenadas por um longo tempo. Essas variedades incluem a variedade de cebola média Shtur BS20 da seleção holandesa.
História de criação
Onions Shtur BS20 é uma variedade popular desenvolvida pelos cientistas Bejo Zaden B. V. (Holanda) em 2010. Desde 2011, a variedade está listada no Registro do Estado de aprovação para uso no território da Federação Russa. As cebolas são cultivadas principalmente na região Central. Você pode cultivar um vegetal tanto em uma pequena crista de jardim quanto em fazendas.
Descrição da variedade
Esta espécie de cebola é uma planta poderosa com uma roseta de penas semi-espalhada. É caracterizada por uma roseta de espessamento médio de penas verde-esmeralda com um florescimento ceroso quase imperceptível, um sistema radicular desenvolvido e resistência ao brotamento durante a estação de crescimento. Em condições favoráveis, as penas atingem uma altura de 30-40 cm.
Características da aparência de plantas e bulbos
Onion Shtur BS20 se destaca entre seus parentes por uma apresentação atraente. As cabeças das cebolas amadurecem bem alinhadas e limpas. A variedade pertence à categoria de fruta média. Como regra, os bulbos crescem em massa de 90-130 gramas, mas às vezes são encontrados espécimes maiores - 150-160 gramas. O diâmetro da cabeça do meio chega a 6-8 cm.
O formato do vegetal não é padrão - rômbico com pescoço alongado de largura média. A superfície da lâmpada é lisa, brilhante, sem defeitos. A casca do vegetal é fina, mas forte, consistindo de 2-3 escamas secas que cobrem firmemente a polpa da cebola. Externamente, o vegetal é de cor marrom-bronze uniformemente, e a polpa do vegetal de raiz é branca como a neve. O vegetal é bastante denso e sua estrutura é pequena, consistindo em um único bulbo.
Os bulbos escavados toleram transporte sem perdas significativas e também têm uma longa vida útil - até 8 a 10 meses se a colheita for armazenada em local fresco e ventilado.
Objetivo e gosto
As cebolas holandesas são caracterizadas pelo bom gosto. O núcleo branco como a neve é dotado de uma textura carnuda, moderadamente densa, macia, crocante e suculenta. O vegetal tem um sabor equilibrado - pungência média vai bem com notas de doçura, picante e aroma clássico de cebola. O vegetal não tem uma pungência pronunciada.
O uso da cebola holandesa é variado - é adicionado a saladas, vários pratos quentes e frios. Além disso, o vegetal é delicioso em conserva e adicionado à famosa sopa de cebola francesa. Muitos deles são cultivados especificamente para a colheita de inverno.
Maturação
Esta espécie de cebola pertence às variedades intermediárias. A estação de crescimento dura 95-115 dias. O amadurecimento absoluto dos espécimes é indicado por penas amareladas, que se deitam no solo por um terço. A escavação pode começar em agosto e a colheita a granel em setembro.
Produção
A variedade é declarada de alto rendimento. É característico que o indicador de produtividade não dependa de caprichos climáticos. Cultivando cebolas em escala industrial, você pode desenterrar uma média de 279-310 centners por hectare de plantações. O rendimento máximo foi registrado em 464-464 c / ha.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
Esta variedade é cultivada principalmente por sevk. Sevka é plantada no final de abril - início de maio. A semeadura das mudas é realizada em março e, do final de abril aos primeiros dias de maio, os arbustos fortalecidos são transferidos para o cume do jardim. Além disso, a variedade é adequada para a semeadura no inverno.
Crescendo e cuidando
O vegetal é cultivado pelo método de mudas e sevkom. No plantio com sevkom, recomenda-se selecionar bulbos sadios do mesmo tamanho, que são enterrados 3 cm no solo de sulcos previamente preparados.
Ao cultivar um vegetal por muda, é necessária uma distância de 11-12 cm entre as plantas, bem como uma distância entre linhas de 25-30 cm.
O cuidado da cebola é padrão - regar com água morna a cada 7 a 10 dias, capinar e soltar o solo, fertilizar duas vezes por temporada, evitando infecções.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
O vegetal é totalmente pouco exigente para a qualidade do solo, o principal é que ele é leve, respirável, enriquecido com nutrientes, úmido e não azedo. As cebolas podem ser plantadas em solo franco, argiloso e fértil.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
O vegetal é caracterizado por uma boa resistência ao estresse - não tem medo de ondas de frio, picos repentinos de temperatura, seca. Para o plantio, é selecionada uma área livre de ervas daninhas com abundância de sol, luz e calor. Depois de plantar uma safra, é recomendável fornecer proteção contra correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
A cultura holandesa tem uma alta imunidade, devido à qual raramente é exposta a infecções fúngicas e outras - míldio, vírus do mosaico do tabaco. Os insetos que costumam atacar a plantação, por exemplo, a mosca da cebola, trazem mais problemas para o vegetal.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.