- Autores: Thaam Wijnker
- Sinônimos de nomes: Setton
- Ano de aprovação: 2015
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Peso da lâmpada, g: 70-90
- A forma: arredondado
- Escamas secas: marrom
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Densidade: denso
- Gosto: semi-afiado
As variedades de cebolas holandesas gostam muito de cultivar tanto jardineiros como agricultores, uma vez que os vegetais se adaptam rapidamente às condições climáticas, praticamente não adoecem, são despretensiosos no cuidado e também dão um alto rendimento. A variedade de cebola intermediária Setton é dotada dessas características - as mais produtivas quando cultivadas na região Central.
História de criação
Setton Onions é um representante da seleção holandesa, criada por cientistas da empresa agrícola Syngenta Seeds B. V. em 2001. A forma original desta variedade é a cebola Sturon. Após uma série de testes de variedades, em 2015 a cultura foi inscrita no registro de aprovada para uso no território da Federação Russa. O autor da variedade é o criador Wijnker Thaam. Recomenda-se cultivar uma verdura em terreno aberto - hortas, campos, campos agrícolas.
Descrição da variedade
O vegetal holandês é uma planta compacta com uma roseta ereta. As penas da cebola têm uma cor esmeralda brilhante e uniforme, flor de cera clara, espessamento moderado. A vegetação cresce até 40-45 cm de altura Durante a estação de crescimento, as flechas praticamente não são formadas.
Características da aparência de plantas e bulbos
Os bulbos amadurecem bem alinhados e bonitos, então a variedade é amplamente cultivada para venda. A variedade pertence à grande frutificação. O peso médio das amostras é de 70-90 gramas, às vezes os vegetais pesando 110-200 gramas amadurecem. O formato dos bulbos é redondo ou elíptico, com pescoço alongado e estreito. A superfície da cebola é lisa, brilhante e firme, consistindo em uma casca marrom-dourada de quatro camadas. A polpa da cebola é branca como a neve. A densidade do fruto é alta. Em estrutura, o vegetal é aninhado, pois consiste em uma cebola.
As cebolas retiradas podem ser facilmente transportadas por longas distâncias e também podem ser armazenadas por muito tempo em um local seco, escuro e fresco, sem apodrecer e brotar. A vida útil de uma safra de vegetais é de cerca de 6-7 meses.
Objetivo e gosto
Os vegetais holandeses são famosos por seu excelente sabor. A polpa branca como a neve é caracterizada por uma textura carnuda, macia, suculenta e ligeiramente crocante. O sabor é dominado por uma leve pungência, doçura sutil e notas de picante. Não há amargor e pungência pronunciados no vegetal. A polpa da cebola contém uma quantidade aumentada de vitaminas B, PP, C, K, bem como componentes minerais, aminoácidos e ácidos graxos ômega-3, ômega-6.
A cebola colhida é amplamente utilizada na culinária - é adicionada a saladas, primeiros pratos, carnes, enlatados e em conserva. Devido à sua rica composição química, as cebolas Setton são utilizadas na medicina popular e na cosmetologia.
Maturação
O vegetal holandês é da classe média. Da germinação em massa de brotos aos bulbos maduros nos canteiros, passam de 80 a 90 dias. O amadurecimento da cultura é lento. Os bulbos podem ser colhidos no final de julho e continuados ao longo de agosto e início de setembro. Assim que um terço das penas murchar e se espalhar no solo, a colheita pode começar.
Produção
A produtividade dessa variedade é alta. Num ambiente favorável e com os devidos cuidados, podem ser escavados até 6 kg de bolbos suculentos a partir de 1 m2. O rendimento médio é de 185-285 kg / ha.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
A semeadura costuma ser realizada de meados de abril à primeira semana de maio. O Sevok pode ser plantado em campo aberto no início de maio, quando o regime de temperatura estabilizou (+ 15-18) e o solo aqueceu até + 12-13 graus.Diretamente, o momento do plantio das cebolas depende das características climáticas da região de cultivo. Além disso, as mudas são plantadas antes do inverno - como regra, este é o final de outubro - início de novembro (a temperatura do ar deve estar em +5).
Crescendo e cuidando
A variedade de cebola holandesa é cultivada principalmente por sementes e conjuntos. Com o método de sementes, algumas características são levadas em consideração: a semente é pré-desinfetada e tratada com estimulador de crescimento, os sulcos são preparados com profundidade de 1-2 cm, onde as sementes são distribuídas uniformemente, distância entre as linhas é de 15 cm.
Ao plantar com sevkom, também existem vários recursos. As lâmpadas devem ser do mesmo tamanho, isentas de danos e sem odores estranhos. O aprofundamento no solo é feito em 2 cm, observando-se a distância entre as cabeças de 8-10 cm, e 20 cm entre as linhas.
A semeadura antes do inverno é realizada de acordo com o mesmo esquema do plantio na primavera, mas o aprofundamento no solo deve ser mais forte - até 8 cm. Pepinos, batata, tomate e repolho são considerados os melhores predecessores da cebola.
A agrotecnologia das hortaliças consiste em medidas básicas: rega abundante, especialmente durante o período de crescimento das penas (são totalmente interrompidas 3 semanas antes da escavação), cobertura de cobertura três vezes por temporada (matéria orgânica, complexos de fósforo-potássio e cálcio), afrouxamento e remoção de ervas daninhas, prevenção de doenças e invasões de insetos. Muitos horticultores experientes recomendam uma cobertura leve com serragem e húmus, que inibe o aparecimento de ervas daninhas.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
As hortaliças não apresentam condições especiais quanto à estrutura do solo. As cebolas crescem confortavelmente em solos soltos, férteis, bem drenados, respiráveis e moderadamente úmidos. Além disso, não deve haver ocorrência próxima de águas subterrâneas, bem como alta acidez. Arenitos nutritivos serão ideais.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
A cebola holandesa é uma cultura resistente à geada, tolera facilmente a seca, bem como as flutuações de temperatura. Na ausência de cobertura de neve, a proa sobrevive a -15 graus e durante os períodos de neve pode suportar até -23-34 ° C.
Para o cultivo de uma hortaliça, opta-se por uma área plana e livre de ervas daninhas, abundantemente iluminada pelo sol e pela luz ao longo do dia. Alguns agricultores preferem plantar cebolas em baixas altitudes, onde há proteção contra correntes de ar. Além disso, a cultura é muito suscetível à estagnação da umidade, alagamento, portanto, a estrutura do solo e o nível de umidade devem ser controlados.
Resistência a doenças e pragas
Esta hortaliça possui forte imunidade que protege contra muitas doenças fúngicas.A violação da tecnologia agrícola ou umidade / umidade pode provocar doenças. Entre as doenças a que um vegetal pode estar exposto, destacam-se o míldio, a podridão do pescoço e a murcha de fusarium. Para a prevenção de infecções fúngicas, são usados fungicidas ou uma solução de sulfato de cobre.
As pragas que atacam as plantas incluem a mosca da cebola e os nematóides. No combate às pragas, a pulverização com uma solução com adição de cinza de madeira é eficaz. A solução salina é muito eficaz contra os nematóides.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.