- Sinônimos de nomes: Rumba
- Ano de aprovação: 2014
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Peso da lâmpada, g: 100-120
- A forma: arredondado
- Escamas secas: marrom
- Colorir escamas suculentas: Branco
- Densidade: denso
- Gosto: apimentado
- Compromisso: universal
Muitas variedades europeias de cebola criam raízes bem e apresentam alta produtividade na Rússia. Junto com os populares desenvolvimentos holandeses, produtos de origem britânica, como a cebola Rumba, dão excelentes resultados.
História de criação
A variedade de cebola Rumba foi desenvolvida pela empresa britânica Allium Seeds UK LTD. Esta empresa tem um ramo de atividade restrito: dedica-se ao cultivo de cebolas (amarela, vermelha) e chalotas para a produção industrial e explorações agrícolas privadas.
Na Grã-Bretanha, a Rumba se tornou uma das principais variedades dessa cultura. É muito popular na maioria das regiões da Europa, especialmente na Polônia, Bélgica, França.
Desde 2014, Rumba foi incluída pela Comissão Estadual de Classificação da Federação Russa no registro de realizações de reprodução e zoneada para a Região Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
Rumba é uma variedade de cebolas de altíssima qualidade, com períodos de maturação médios, de alto rendimento, despretensiosa no cuidado, resistente a algumas doenças, versátil no uso. Os bolbos são castanho-amarelados, redondos, firmes e bastante grandes. É cultivado por sementes, mudas e conjuntos.
Características da aparência de plantas e bulbos
A cultivar Rumba forma bulbos de formato esférico nivelado com colo de espessura média e escamas externas secas (não mais de 5 camadas) de cor vermelho-ouro. As dimensões são médias e acima da média: o peso pode atingir de 100 a 350 g, mas na maioria das vezes esse valor é de 100-120 g.
A variedade pertence a raças pequenas: 1-2 cabeças são formadas em um fundo. A cebola produz penas verdes claras com uma flor azulada cerosa. A densidade do bulbo é alta, sem vazios no meio, as escamas internas são brancas e suculentas.
Objetivo e gosto
A Rumba tem um sabor picante, com uma combinação harmoniosa de doçura e leve amargor picante. Esta cebola é usada fresca em saladas, aperitivos, hambúrgueres. É utilizado para acompanhamentos: cozidos e fritos. Várias opções de marinada permitem que você prepare muitas preparações enlatadas para o inverno, por exemplo, cebola no vinho ou geléia de cebola.
Maturação
Rumba é uma variedade de meia temporada, mas em algumas regiões amadurece tarde. Na maioria das vezes, após 2-2,5 meses (60-80 dias) após o plantio da semente, já é possível colher. Amostras grandes amadurecem completamente em cerca de 3-4 meses (100-130 dias).
Produção
Esta variedade de alto rendimento rende em escala industrial de 150 a 500 quintais por hectare. Os indicadores médios variam de 190 a 316 c / ha. Durante a colheita, o indicador de cebola madura é de 94%, portanto parte da colheita é enviada para o amadurecimento.
A variedade apresenta boa qualidade de conservação: em condições bem organizadas, a safra pode ser armazenada por até 9 meses.
Regiões em crescimento
A cebola Rumba é cultivada em praticamente todo o território da Federação Russa, a variedade tem resistência ao frio suficiente até mesmo para as regiões do norte. A melhor produtividade é típica para as latitudes sul e temperadas. Os testes de variedade foram realizados na Região Central da Terra Negra, e a produção de Rumba excedeu o padrão para esta área.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
A sementeira (sementes de nigela) é plantada na primavera, em solo aquecido, dependendo da região: do início de abril aos primeiros dias de maio.Durante a temporada de verão, os bulbos maduros não serão capazes de crescer e amadurecer totalmente, então as mudas são cultivadas com sementes. No meio do verão, os conjuntos precisam ser coletados, secos, separados e armazenados.
Sevok pode ser plantado na primavera (de abril a junho) e antes do inverno 2-3 semanas antes do início da geada (na segunda década de setembro - no norte, em outubro - no centro da Rússia, no início de novembro - no sul). Cebolas pequenas podem ser tratadas com uma solução de manganês. Ao plantar, as seguintes distâncias são mantidas: 20-40 cm entre linhas e 5-10 cm entre cebolas. O sevok não fica enterrado mais do que 5 cm. No plantio na primavera, a safra é colhida de agosto a setembro, com foco no acamamento e amarelecimento das copas das cebolas.
Para o cultivo de cebola de um ano, o método de mudas é usado: a partir dos últimos dias de fevereiro, as sementes são semeadas em recipientes e caixas, germinadas sob uma película até a germinação e após 2 meses as mudas são transferidas para o canteiro.
Crescendo e cuidando
A plantação de cebola Rumba não requer manutenção excessiva. Esta variedade não tem tendência para disparar. A tecnologia agrícola consiste em eliminar ervas daninhas, soltar e amontoar o solo, regar regularmente e aplicar fertilizantes adicionais.
Para forçar as penas, fertilizantes orgânicos e contendo nitrogênio são necessários. As cinzas e um suplemento de fósforo e potássio têm um efeito positivo na formação de lâmpadas.
Durante o plantio de mudas ou mudas e durante a estação de crescimento, as plantas são exigentes no nível de umidade: a rega deve ser abundante, cerca de 10-13 litros por 1 m². Antes de amadurecer e colher as cebolas, a rega é interrompida.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
A variedade não é muito exigente quanto à qualidade do solo, embora o solo esgotado afete o tamanho dos bulbos. É importante que o solo tenha um alto grau de aeração: o local deve ser escavado e solto. A rumba cresce na maioria dos tipos de solo, embora seja mais franco ou arenoso com um nível de acidez neutro. Não é desejável colocar o leito em uma área com alto nível de água subterrânea.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Resistência a doenças e pragas
Rumba é bom em resistir a infecções como:
- podridão branca;
- faixa amarela (nanismo);
- podridão inferior ou fusarium;
- mancha marrom da folha.
O perigo pode ser representado pelo vírus do mosaico da cebola, fungo do míldio, podridão do pescoço e podridão do mofo que afeta as cebolas durante o armazenamento.
Os inseticidas são usados contra os ácaros da cebola, gorgulhos, pulgões, traças e outras pragas. Um bom resultado é o plantio próximo a plantas que repelem insetos nocivos, por exemplo, cenouras.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.