- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Rossana
- Ano de aprovação: 2003
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Peso da lâmpada, g: 50-70 (até 150)
- A forma: oval (para redondo)
- Escamas secas: vermelho escuro
- Colorir escamas suculentas: cor de rosa
- Densidade: denso
- Gosto: semi-afiado
Ao escolher uma variedade de cebolas para cultivo em canteiros de jardim, muitos horticultores e agricultores preferem variedades holandesas. Isso porque eles, via de regra, não são caprichosos no cuidado, adaptam-se rapidamente às peculiaridades do clima, além de serem muito produtivos. Entre as variedades populares holandesas está a cebola Rossana.
História de criação
Rossana é uma representante da seleção holandesa, criada por um grupo de cientistas ISI Sementi S. P. A. em 1998. A safra de hortaliças foi incluída no registro de safras aprovadas em 2003. As cebolas são cultivadas na região do Cáucaso do Norte. Você pode plantar uma verdura tanto em pequenos canteiros de jardim quanto em fazendas. Recentemente, as cebolas foram cultivadas maciçamente em diferentes zonas climáticas da Federação Russa.
Descrição da variedade
A cebola Rossan é uma planta compacta com uma parte aérea bem cuidada. Penas eretas são caracterizadas por uma forma tubular incomum, uma cobertura verde brilhante uniforme, uma flor de cera quase imperceptível, espessamento moderado, assim como flechas finas que aparecem extremamente raramente. Em um ambiente favorável, os verdes crescem até uma altura de 30-35 cm.
Características da aparência de plantas e bulbos
A cultura holandesa se destaca entre seus parentes pela apresentação atraente e precisão dos espécimes. Em média, os bulbos amadurecem com uma massa de 50-70 gramas. Às vezes, as amostras individuais ganham peso de até 140-150 gramas. O diâmetro do vegetal varia entre 8 cm e o formato dos bulbos pode ser oval, redondo ou alongado-oblongo. A densidade do vegetal é aumentada. Estruturalmente, a cebola pertence à categoria de ninhos pequenos, pois é composta por um único bulbo. A casca do fruto é lisa, fina, mas firme, composta por 3-4 escamas bem aderentes, uniformemente coloridas de vermelho escuro. A polpa da cebola tem uma cor bonita e incomum - rosa.
Os espécimes escavados toleram bem o transporte e também têm uma longa vida útil em um porão ou adega escuro, seco e fresco. A uma temperatura de + 15-20 graus, a vida útil dos vegetais é reduzida pela metade. Durante o armazenamento, o vegetal não apodrece, não perde densidade e mantém o sabor.
Objetivo e gosto
A cebola de Rossan é famosa pelo seu sabor excelente. A polpa rosa claro é caracterizada por suculência, maciez, leve crocância e carnosidade. O sabor é dominado por um picante pronunciado, leve pungência, doçura sutil e aroma agradável. O vegetal não é mesquinho. A polpa da cebola contém vitaminas (C, PP, B), valiosa composição mineral (potássio, magnésio, ferro), antioxidantes, antocianinas, componentes anticancerígenos.
Os vegetais cavados certamente terão ampla aplicação na culinária: as cebolas são adicionadas às saladas de vegetais, no primeiro e no segundo pratos são em conserva, utilizadas para a conservação. Além disso, essa variedade é idealmente combinada com carnes, como espetadas.
Maturação
Rossana é uma variedade do meio da temporada. Da emergência em massa das mudas ao alojamento das penas, passam 112-125 dias. O amadurecimento das cebolas é lento. Para acelerar, basta desnudar um pouco as raízes do solo para que sequem. Você pode começar a cavar um vegetal quando um terço das penas estiver dobrado no chão e seco. Via de regra, isso ocorre no final de julho ou no início de agosto.
Produção
A variedade é caracterizada por alta produtividade. Com muito cuidado, a partir de 1 m2 podem ser colhidos de 3 a 5 kg de cebolas suculentas.Em escala industrial, os indicadores também são encorajadores: de 1 hectare de plantio, você pode desenterrar 186-282 centavos de vegetais úteis.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
As melhores épocas para o plantio da cebola Rossan são finais de abril e meados de maio. Recomenda-se plantar com sevk e sementes em uma época em que o ar e o solo estejam suficientemente aquecidos. Normalmente, esta é a primeira semana de maio.
Crescendo e cuidando
Cebolas holandesas podem ser cultivadas através de mudas, bem como plantando sementes ou sementes no jardim. Ao semear as sementes, algumas sutilezas devem ser levadas em consideração: vale a pena aprofundar a semente não mais do que 3-5 cm, mantendo uma distância de 8-10 cm. A distância entre os sulcos no solo deve ser de 20-25 cm A semente é desinfetada preliminarmente em uma solução fraca de permanganato de potássio.
O método de sementes é aceitável para as regiões do sul, e o plantio com sevka é mais adequado para as regiões do norte. Os bulbos (conjuntos) são calibrados e aquecidos bem antes do plantio, o que evitará a formação de flechas. Para o plantio, são preparados sulcos com profundidade de 3-5 cm. A distância entre os nabos deve ser de cerca de 10 cm e o espaçamento entre linhas deve ser de 20-25 cm. Você pode fazer sua própria semeadura semeando sementes de cebola no outono .
Não é recomendável plantar cebolas Rossan por dois anos consecutivos na mesma cama. Abobrinha, pepino, tomate e batata são considerados bons precursores de safras. A tecnologia agrícola das hortaliças inclui regar a cada 10 dias (você precisa parar de regar as plantas 3 semanas antes da colheita), afrouxamento e remoção regulares de ervas daninhas, fertilização duas vezes por temporada (uréia, fezes de pássaros, solução de nitrofoska), prevenção de vírus e infestações de pragas . Ao regar, o solo deve ser embebido com 10 cm de profundidade.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
Não há requisitos especiais para o solo, mas a cultura é confortável para crescer em solos soltos, fofos e férteis que permitem que a umidade e o ar passem bem. É importante que o solo não seja ácido e encharcado. As cebolas devem ser plantadas em solos franco-arenosos bem drenados.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Condições climáticas exigidas
A cebola holandesa é uma cultura resistente à seca e amante do calor, portanto, é recomendável plantar uma hortaliça em uma área ensolarada, onde seja constantemente quente e leve, e também haja uma barreira protetora contra correntes de ar. Deve-se ter em mente que a menor onda de frio, flutuações bruscas de temperatura podem levar à morte da planta. Os horticultores experientes plantam cebolas em uma pequena colina.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem alta imunidade, então as cebolas são resistentes a muitas doenças comuns.Mas se você não seguir as recomendações de cuidados, a cebola pode adoecer com podridão cinzenta, icterícia, oídio ou oídio. Dentre as pragas que mais atacam a cebola, vale destacar a mosca da cebola e o ácaro da raiz. Plantar cenouras repelentes de pragas ou plantas aromáticas nas proximidades será uma boa proteção contra a mosca da cebola.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.