- Autores: Bejo
- Sinônimos de nomes: Manas
- Ano de aprovação: 2008
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Peso da lâmpada, g: 85-100
- A forma: arredondado
- Escamas secas: marrom
- Colorir escamas suculentas: esverdeado
- Densidade: denso o suficiente
- Gosto: semi-afiado
Ao escolher uma cultura específica para cultivo, os jardineiros geralmente são guiados pelas características. Onion Manas distingue-se por uma massa de críticas positivas, que recebeu devido aos seus dados externos, rendimento, qualidade de manutenção e também despretensão.
História de criação
A cultura foi criada por criadores holandeses. A conhecida empresa de sementes Bejo agiu como os criadores. Na Rússia, a variedade foi aprovada para uso em 2008.
Descrição da variedade
A cebola Manas pertence à espécie cebola e é considerada híbrida. Pode ser cultivada em canteiros de jardim, em estufas, bem como em pequenos recipientes em casa.
Entre os aspectos positivos, destaca-se o alto rendimento em relação às demais variedades, boa imunidade a doenças fúngicas, sendo que, com os devidos cuidados, as pragas não atacam a cebola.
A cultura tem boas taxas de manutenção. É possível germinar em uma pena, mantendo todo o sabor e versatilidade do uso posterior.
Os residentes de verão observam algumas desvantagens que vale a pena conhecer. A primeira é a impossibilidade de propagar a cultura com suas próprias sementes, já que a variedade pertence a híbridos, o que significa que todas as sementes obtidas após a safra ficarão vazias. A segunda desvantagem é a baixa resistência às mudanças climáticas e geadas.
Características da aparência de plantas e bulbos
A forma da lâmpada é redonda, seu peso é de 85-100 gramas. A cor das escamas secas superiores é marrom. A fusão entre as escalas é bastante forte.
Os bulbos são formados em 2-3 peças por ninho. Eles são fortes e densos. A polpa é verde-esbranquiçada, crocante.
A pena é suculenta, lisa, verde-escura. Pode ter um leve revestimento ceroso.
Objetivo e gosto
A cebola Manas pertence a variedades universais, por isso pode ser consumida fresca, em saladas preparadas, enlatada e congelada.
Em termos de sabor, é semi-acentuado. Em média, contém 8,6% de matéria seca. A composição, além de microelementos, contém:
proteínas;
açúcar;
óleos essenciais;
vitaminas do grupo C, B.
Maturação
A cultura tem prazos de amadurecimento tardio. O período da germinação à colheita é de 114 dias em média.
Produção
A variedade Manas tem alta produtividade, uma média de 392-550 centners por hectare. A produtividade depende diretamente da maturidade (para uma cultura é de 85%).
A longevidade da safra é de 6 a 9 meses.
Regiões em crescimento
As cebolas podem se adaptar perfeitamente a qualquer condição climática. Mas de acordo com o memorando Rosreestr, as melhores regiões para cultivo são:
Central;
Nizhnevolzhsky;
TsCHO;
Volgo-Vyatsky;
Caucasiano do Norte.
Crescendo e cuidando
Para semear cebolas, é necessário selecionar sementes que não tenham mais de 2 anos. Sua taxa de germinação será de cerca de 85-93%. Quanto mais antigo for o material, menor será a porcentagem.
A preparação da semente é realizada de uma das seguintes maneiras:
desinfetar (manganês ou permanganato de potássio);
aquecimento;
borbulhando;
estimular.
Muitos residentes de verão simplesmente combinam vários estágios de preparação ou escolhem apenas um.
O solo nutriente preparado é despejado em caixas de mudas. São feitos pequenos sulcos com uma profundidade de 1,5-2 cm, com uma distância entre eles de 5-7 cm. As sementes são semeadas com o seguinte cálculo: cerca de 15-20 g por 1 m2.
Até o momento da emergência, é melhor manter a temperatura não superior a + 25 ° С e, em seguida, baixá-la para + 17 ° С.
A plantação no canteiro é realizada 50-60 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos.Durante este tempo, as mudas devem desenvolver bem o sistema radicular, e também formar 2 a 4 folhas.
O padrão de aterrissagem deve ser o seguinte: o buraco não deve ter mais de 15-20 cm de profundidade e a distância entre as fileiras é de pelo menos 45 cm.
Para ter uma boa colheita no outono, é necessário observar o regime de irrigação. A irrigação deve ser feita de maneira correta, ou seja, durante o primeiro mês após o transplante para o solo, as cebolas são regadas a cada 3 dias. Em seguida, o regime é alterado para irrigação a cada 7-12 dias. Também é necessário observar o umedecimento correto do solo. A água deve penetrar a uma profundidade de 30-35 cm.
Todas as regas são interrompidas um mês antes da colheita.
Afrouxar o solo é necessário para um melhor fluxo de ar e uma penetração mais profunda na água. Afrouxar remove todas as ervas daninhas e outras plantas. Em média, é necessário realizar o procedimento de 4 a 5 vezes por temporada. Este último é feito um mês antes da coleta.
A cobertura deve incluir matéria orgânica: esterco, fezes de galinha, uréia. Então você precisa adicionar minerais: potássio, fósforo.
Se a cebola for cultivada em uma pena, deve-se adicionar nitrato de amônio.
Periodicamente, a cultura é inspecionada quanto à presença de pragas de insetos ou doenças fúngicas. Se uma doença for detectada, o trabalho preventivo é realizado.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
Para que a cebola cresça bem é preciso escolher o local certo. A variedade Manas cresce bem em solo fértil e fértil. Deve ser neutro com um nível de acidez não superior a 7 pH.
É necessária uma quantidade moderada de umidade. Não deve haver água estagnada ou um riacho nas proximidades.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.