- Autores: Gavrish S.F., Logunov A.N., Tiko E.A.
- Ano de aprovação: 2019
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Compromisso: salada, para consumo in natura, para congelar
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 3,3 kg / m²
- Regiões em crescimento: Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, TsChO, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Siberiano Ocidental, Siberiano Oriental, Extremo Oriente
- Esquema de plantio Sevka: 7-10x50-60 cm
- Armazenar: 3-4 meses
- Rega: conforme o solo seca
Leek Mammoth, apesar do nome alto, tem arbustos compactos. As principais vantagens da variedade: durabilidade, produtividade, sabor delicado e manutenção da qualidade.
Descrição da variedade
Mammoth é uma variedade de alho-poró de temporada intermediária a tardia. Variedades de verão-outono de alho-poró são caracterizadas por maior robustez no inverno, eles toleram bem o frio tardio, com bom cuidado têm pernas poderosas e suculentas. A variedade Mammoth foi incluída no Registro Estadual de Variedades em 2019. O originador é a empresa Gavrish. Não deve ser confundido com o alho-poró Autumn Mammoth, uma antiga variedade inglesa.
Características da aparência de plantas e bulbos
A roseta é de altura média, até 50 cm, não muito densa, as folhas são bastante esparsas. As folhas são verdes escuras com uma flor cerosa moderadamente pronunciada. A largura e o comprimento da folhagem são médios. Não há placa de antocianina. Pernas brancas de comprimento médio - 25 cm, e diâmetro médio - 4 cm. O peso da parte útil da planta é de 250 g. Este é um valor alto, porque o peso médio de 1 planta de alho-poró é de 200 g.
Objetivo e gosto
O sabor é picante, doce e delicado. A pungência é muito mais suave do que a cebola. A variedade é versátil. Pernas e verduras são ótimas em saladas, aperitivos, pratos principais e pratos principais. As cebolas são incrivelmente deliciosas no recheio de tartes, nas omeletes, nas sopas de cebola, em quaisquer pratos ligeiros e rápidos que requeiram muita cebola. A variedade Mammoth mantém perfeitamente suas qualidades quando congelada. As pernas são cortadas em anéis e secas. Manter a qualidade das pernas devidamente preparadas para armazenamento leva de 3 a 4 meses.
Maturação
A variedade está no meio de maturação, às vezes é chamada de maturação tardia. Ao semear em março, a colheita é feita em setembro. Ao semear em fevereiro, você pode ter pernas cheias em agosto.
Produção
A variedade é muito prolífica, com 1 sq. m receber uma média de 3,3 kg de produtos.
Regiões em crescimento
A variedade é oficialmente recomendada para cultivo em todas as regiões da Rússia. As variedades de maturação média ou tardia são cultivadas por meio de mudas, o alho-poró é despretensioso e resistente, portanto crescerá bem mesmo em áreas com verões curtos ou contrastantes.
Tâmaras de plantio com sementes, mudas e mudas
As sementes são plantadas em março. Plantar mudas no solo - maio-junho. As mudas no momento do desembarque devem ter 70 dias.
Crescendo e cuidando
A variedade Mammoth amadurece nos períodos intermediário e tardio, por isso é melhor cultivá-la por meio de mudas. É melhor semear um pouco mais cedo, por exemplo, no início de fevereiro, sob iluminação.
Antes da semeadura, as sementes são estratificadas na geladeira por 3 dias. Em seguida, eles são plantados em solo macio e solto, colocados em um local quente. As filmagens aparecem em 2 semanas.
Durante o plantio, deve-se manter uma distância de 7 a 10 cm entre as plantas e de 50 a 60 cm entre as linhas, pela primeira vez será útil sombrear as mudas.
O alho-poró exige menos água do que as cebolas. Regue conforme necessário, certificando-se de que o solo tem tempo para secar. Nos primeiros 3 dias após o plantio das mudas em campo aberto, não é necessário regar. Em seguida, regado com água morna 1-2 vezes por semana. Por 1 sq.As plantações de m precisam de 1-1,5 baldes de água.
Eles são alimentados uma vez a cada 4 semanas. Use uma solução de verbasco (1 litro por 10 litros de água) ou fezes de pássaros (0,5 litros por balde de 10 litros de água).
Spud 3-4 vezes por temporada. É muito útil polvilhar os talos do alho-poró com cinza de madeira antes de amontoar. Nutre e protege contra doenças e moscas da cebola.
O fato de estar na hora de iniciar a limpeza é sinalizado pelo alojamento da pena. A limpeza é realizada em tempo seco. As plantas são arrancadas do solo, o solo solto permite isso facilmente. As cebolas são deixadas no jardim para secar ou são removidas sob um dossel por 2 semanas. Em seguida, as folhas podem ser encurtadas e as raízes podem ser aparadas. Apenas as pernas maduras, bonitas e inteiras são levadas para o armazenamento, são colocadas em caixas com areia ou serragem, e colocadas em local fresco. Apenas as amostras muito finas, verdes ou danificadas são mal armazenadas.
Por ser uma planta despretensiosa e resistente ao frio, a cebola pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É necessário preparar adequadamente o material de plantio, preparar com competência o canteiro e determinar o momento do plantio.
Requisitos de solo
O alho-poró adora solos soltos, nutritivos e bem drenados. Antes do plantio, a cama é desenterrada, transformada em 1 sq. m, meio balde de composto bem podre e 1 copo de cinza de madeira. Se o solo for denso, adicione turfa e areia.
O arco não é tão despretensioso quanto parece. Para um bom crescimento, você precisa de solo fértil, cuidados de qualidade e fertilizantes nutritivos. Sem o revestimento superior, os bulbos ficarão pequenos e os verdes não serão exuberantes. Em diferentes estágios, deve ser alimentado com diferentes substâncias. O vegetal precisa de alimentação orgânica e mineral. Um bom resultado para fertilizar cebolas é o uso de remédios populares.
Apesar de a cebola ser uma planta muito útil, capaz de repelir e matar muitos micróbios e bactérias, ela mesma é frequentemente danificada e sofre vários infortúnios. Doenças e pragas da cebola podem reduzir significativamente o rendimento. É necessário determinar corretamente a presença desta ou daquela doença e tomar as medidas adequadas a tempo.
Visão geral da revisão
Existem poucas críticas, mas isso não se deve à variedade em si, mas à atitude dos jardineiros russos em relação à cultura. O alho-poró ainda é considerado uma planta problemática e exigente. A variedade Mammoth prova com sucesso que este não é o caso. Aqueles que tentaram cultivá-lo ficaram muito satisfeitos. A tecnologia agrícola é simples, o alho-poró é mais fácil de cultivar do que muitas plantações de jardim já conhecidas, por exemplo, o tomate. O mamute não é caprichoso, tolera bem o tempo instável, não adoece e não requer cuidados exóticos.
Todos os investimentos de forças são mais do que recompensados com bom gosto e benefício. O alho-poró funciona bem em pratos onde as cebolas precisam ser embebidas para amolecê-las. Com o Mammoth, você pode evitar problemas. Tem um sabor delicioso e delicioso. Parece uma polpa de repolho macia com um leve aroma de cebola, crocante, suculenta, picante. Uma grande variedade para iniciantes.